Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD


Posts recomendados

Boa noite,
 
Após adquirir uma GTX 660 e perceber que, apesar de o desempenho em jogos ter melhorado e muito se comparado com o integrado (Intel HD Graphics) que eu usava, a performance geral do PC ficou estranhamente pior, inclusive prejudicando minha navegação na Internet (o Chrome fica vários segundos "Aguardando cache") resolvi que era hora de comprar um SSD.
 
Como não entendo nada do assunto fui pesquisar um pouco e várias dúvidas surgiram:

 

- Diferente do que eu imaginava, o SSD OCZ Vertex 4 128GB seria uma boa opção, melhor que a Kingston (minha primeira escolha por questão de preço), pois ao que parece essa unidade trabalha em modo síncrono o que, segundo li, é melhor que os modelos "mais em conta", que são assíncronos.

 

Porém, não tenho certeza disso, então, fica como primera pergunta, se isso procedem isto é, se esse disco é realmente síncrono e, caso sim, o quão melhor é o desempenho de um síncrono para um assíncrono?

 

- Outra coisa que me chamou a atenção é o fato de que SSDs aparentemente tem vida útil bem menor que o HD convencional. Eu deveria me preocupar com isso a longo prazo? Eu não monitoro a quantidade de MBs / GBs que eu movimento por dia, claro, mas não seria exatamente agradável investir tanto em algo que fosse exigir substituição cedo, apesar de que, o artigo que melhor me esclareceu alguns pontos, mencionou que isso seria coisa de perto da casa dos 50 anos.

 

- Quando eu adquiri a VGA nova achei por bem trocar minha fonte também e adquiri uma Seasonic SI2 II 80 Plus Bronze de 520W. Lembro de ter usado uma dessas calculadoras técnicas online e verificado que eu precisaria de algo em torno de 350W se não me engano. A inclusão do SSD pesaria quanto?

 

- No quesito compatibilidade, entra minha placa-mãe, uma ASUS P8B75-M LE. Pelo que li os SSDs se conectam em portas SATA de 6 Gb/s e essa placa tem pelo menos uma. Isso procede? Digo, utilizar essa como conexão para o SSD, se é que é esta mesmo, é realmente a melhor forma de maximizar o potencial da unidade?

 

- Deixando o lado técnico de lado, eu tentaria "reduzir a salinidade" desse preço com sugestões de modelos igualmente confiáveis e performáticos, mas que não fosse assim tão caro.

 

- Por fim, mas não menos importante, meu gabinete é relativamente antigo e, como o SSD é bem menor, consequentemente, eu precisaria de uma adaptação. Mas como não sei exatamente o nome desse acessório que li apenas sendo denominado como "gaveta", não pude localizar algo, de repente, no próprio Kabum.

 

Agradeço pela paciência de antemão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

  1. "o da kingston" não diz muito. Tem o HyperX, esse é bom. Mas tem também o V300. Com relação a esse último, uma vez eu pesquisei a palavra "lixo" no dicionário; só apareceu a foto desse SSD. Ou seja, qualquer SSD que não seja o V300 e o da PNY (que eu esqueci o modelo) vai ser bom.
     
  2. Outra confusão, vinda do tempo em que SSDs ainda era uma tecnologia nova e não desenvolvida. Fizeram, recentemente, uns testes com vários SSDs, e eles só começaram a dar problema a partir de 700 TB de dados escritos. Lembrando, eles demoraram ANOS para conseguir chegar nisso tudo, e isso porque eles estavam usando programas específicos para usar a velocidade máxima teórica.

    Ou seja, para usuários normais, um SSD só vai falhar depois que você jogar-lo na privada, antes disso não falha.
     
  3. SSD gasta menos energia que 1 hd. Ou seja, quase nada. Pode ficar tranquilo.
     
  4. Esses SSDs funcionam que nem USB 3.0. Você pode colocar em uma porta mais fraca (Sata 3 gb/s) sem problemas, vai funcionar. Mas colocando numa porta melhor (6gb/s), a velocidade aumenta.

    Segundo a página da sua placa mãe (link aqui), você possui uma porta Sata 6gb/s. É a cinza.
     
  5. #Dolar maldito.... boa sorte. Vai precisar...........
     
  6. Olha, como o SSD é uma peça sem partes mecânicas, você pode colocar em qualquer lugar, do jeito que quiser. Se você sempre deixa o pc parado, só joga em qualquer canto, sem se preocupar. Se você mexe muito o PC de lugar, usa fita adesiva e cola ele em alguma parede do gabinete.

    Veja como você não precisa se preocupar com SSDs. Olha só o que o cara faz com 24 deles: 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow! Isso responde bastante, menos a questão do preço. Eu sei, eu sei, você mencionou mas, e quanto a isso. Pesquisei um pouco sobre a loja e não vi queixas, mas saber que alguem mais experiente ou que já comprou com eles, é outra história.

 

E não é nada, não é nada, são quase 200 Dilmas de diferença. Se não fosse  informação sobre a PNY, eu poderia, de repente, até dobrar a capacidade do disco optando pelo modelo deles com essa diferença toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei da GuerraDigital, é uma boa loja. Particularmente, eu nunca pedi nada de lá; o sistema de busca é ruim e os preços (do que eu queria) não estavam tão bons. Mas vi bastante gente recomendar essa loja aqui no fórum. Eu só comprei online na Kabum e na Terabyte; foi ótimo, mas os preços não estão tão bons.

 

Se quiser, pode tentar ir pelo Mercado Livre. Você consegue preços bem mais camaradas:

 

  1. Vendedor com +/- 500 vendas concretizadas, 100% de aprovação. Mas não possui o selo Mercado Líder (ou mais). E também não é o melhor dos melhores. Em compensação, o preço é ótimo para produto novo; chega até a ser suspeito.... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643424282-ssd-gamer-hyper-x-kingston-shfs37a120g-fury-120gb-25-_JM
     
  2. O santo graal dos SSDs de meros mortais (que nem nós), a série 840/50 evo. Por 324 R$, com frete grátis. 12k de vendas, Mercado Plátinum. Se eu quisesse comprar "confiança+performance", eu comprava isso aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632831083-hd-ssd-samsung-840-evo-120gb-sata-6gbs-lacrado-sata-3-_JM
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

@Magnus Thorek

 

Se a grana ta curta mesmo, pode ir de Kingston 240. A diferença de desempenho entre  um SSD ( mesmo sendo kingston) e um HD é gritante. Se a grana ta curta, muito curta, tem excelentes vendedores no ML...agora, colocar SSD de 120 e ficar limitado por conta de espaço é muito ruim. Eu prefiro um SSD maior, kingston, do que um SSD menor, muito rápido. O barato mesmo é deixar os arquivos que você mais usa no SSD, o pc virá outro, de tão rápido. 

 

No pouco tempo que tenhos SSDs da kingston (versão bichada, capenga, lixo ou como vocês queiram chamar) estou muito satisfeito se comparado com HDs. Mas fui no kingston por causa do preço... SSD 120GB por R$ 200,00 (na época) era muito atrativo. 

 

Mas acaba que tudo isso é relativo ao uso que será dado ao SSD e o valor que se pode pagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

@Magnus Thorek

 

Se a grana ta curta mesmo, pode ir de Kingston 240. A diferença de desempenho entre  um SSD ( mesmo sendo kingston) e um HD é gritante. Se a grana ta curta, muito curta, tem excelentes vendedores no ML...agora, colocar SSD de 120 e ficar limitado por conta de espaço é muito ruim. Eu prefiro um SSD maior, kingston, do que um SSD menor, muito rápido. O barato mesmo é deixar os arquivos que você mais usa no SSD, o pc virá outro, de tão rápido. 

 

No pouco tempo que tenhos SSDs da kingston (versão bichada, capenga, lixo ou como vocês queiram chamar) estou muito satisfeito se comparado com HDs. Mas fui no kingston por causa do preço... SSD 120GB por R$ 200,00 (na época) era muito atrativo. 

 

Mas acaba que tudo isso é relativo ao uso que será dado ao SSD e o valor que se pode pagar.

Eu acho 120gb de bom tamanho. Nunca senti necessidade de por mais que isso. Claro, se você tem arquivos enormes que abre com frequência, talvez até valha um SSD grande. Mas esses casos são a minoria.

 

E antes que alguém diga "põe os jogos no SSD, eles ocupam muito espaço!", é bom que essa pessoa saiba que a diferença é poucos segundos. Pensando no tanto de dinheiro necessário para ter um SSD maior, fica claro que não valer à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que a grana esteja assim tão curta mas também não está nascendo em árvore. Se for possível economizar um pouco, é lógico que vou preferir, mas sem abrir mão da segurança, coisa que, pode até parecer preconceito, mas eu não consigo considerar com o ML.

 

Sobre jogos no SSD, essa é uma das minhas intenções. Como apesar de boa, minha VGA ainda não é top, os jogos mais recentes precisariam de alguns workarounds pra funcionar com melhor desempenho e/ou qualidade. Além disso, sou muito fã de Skyrim que é um elefante por definição e, pra piorar, eu o jogo fortemente modificado e eu estava esperando que, com um SSD, eu conseguiria reduzir o tempo de carregamento dos saves que já estão perto dos 25MB (mais de 800horas de gameplay)

 

Esse SSD da Kingston que você citou, é síncrono ou assíncrono. Já que é pra comprar, já quero logo o certo (ou menos errado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que a grana esteja assim tão curta mas também não está nascendo em árvore. Se for possível economizar um pouco, é lógico que vou preferir, mas sem abrir mão da segurança, coisa que, pode até parecer preconceito, mas eu não consigo considerar com o ML.

 

Sobre jogos no SSD, essa é uma das minhas intenções. Como apesar de boa, minha VGA ainda não é top, os jogos mais recentes precisariam de alguns workarounds pra funcionar com melhor desempenho e/ou qualidade. Além disso, sou muito fã de Skyrim que é um elefante por definição e, pra piorar, eu o jogo fortemente modificado e eu estava esperando que, com um SSD, eu conseguiria reduzir o tempo de carregamento dos saves que já estão perto dos 25MB (mais de 800horas de gameplay)

 

Esse SSD da Kingston que você citou, é síncrono ou assíncrono. Já que é pra comprar, já quero logo o certo (ou menos errado).

Pera, PARA TUDO! Um SSD NÃO vai melhorar sua performance em game nenhum. A ÚNICA coisa que ele vai fazer é permitir que o jogo carregue mais rápido, sem afetar o desempenho. Se antes você tinha 10.000 fps, depois você vai ter os mesmos 10.000 de fps; se antes tinha 2 fps, depois vai continuar tendo seus 2 fps. O SSD não muda nada nesse aspecto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me referia mais quanto ao tempo de leitura dos arquivos do jogo, especificamente os saves. Uma cópia fortemente modificada de Skyrim com tantas horas como eu disse que tenho tem um save de aproximadamente 25MB, demorando bastante pra carregar. E como eu li que o tempo de leitura de um SSD é muito superior, imaginei que resolveria essa questão. Ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me referia mais quanto ao tempo de leitura dos arquivos do jogo, especificamente os saves. Uma cópia fortemente modificada de Skyrim com tantas horas como eu disse que tenho tem um save de aproximadamente 25MB, demorando bastante pra carregar. E como eu li que o tempo de leitura de um SSD é muito superior, imaginei que resolveria essa questão. Ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...