Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com amplificador com tip41 e tip42


Serj Adam

Posts recomendados

Quando eu nao sabia, eu fazia com TDA usando os circuitos prontos que o fabricante dava... Nunca mais fiz com TDA, todos meus amplificadores que monto sao projetados por mim, de alta fidelidade e velocidade...

É aquele negocio... voce acha que tal coisa é a melhor ate ouvir uma outra kkkk

voce vai montar esse? Quando? Quando montar avise aqui com resultados...

Quando for ligar pela primeira vez, lique com uma lampada em serie para fazer o ajuste da corrente, gire o trimpot ate que o filamento da lampada fique quase apagado.. Lampada de 40W... Ou se nao quiser ir pelo brilho, meça com um multimetro em serie a corrente, ajuste para u

qual tipo você acha que é mais fácil de fazer? com a lampada ou com o multímetro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Serj Adam O melhor é o papel papel glossy, como foi mostrado no vídeo.

Na dúvida leve seu próprio papel.   

vou procurar nas papelarias da minha cidade pra ver se encontro este papel glossy, porque  não encontrei o tranfer na minha cidade 

@Serj Adam O melhor é o papel papel glossy, como foi mostrado no vídeo.

Na dúvida leve seu próprio papel.   

vou procurar nas papelarias da minha cidade pra ver se encontro este papel glossy, porque  não encontrei o tranfer na minha cidade 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Se voce corta a corrente quiescente, quando a amplitude do sinal na saída é pequena, vai ter uma região em que os dois transistores de saída estarão fora da região linear, e isso causa uma baita distorção na saída. Como é que voce conseguiu reduzir essa distorção ???

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Se voce corta a corrente quiescente, quando a amplitude do sinal na saída é pequena, vai ter uma região em que os dois transistores de saída estarão fora da região linear, e isso causa uma baita distorção na saída. Como é que voce conseguiu reduzir essa distorção ???

Paulo

Nao causa distorcao @aphawk!

Meus projetos sao de alta velocidade, ao contrario dos comuns que vão ate 25khz - 40khz, Os meus vão á 500khz - 1Mhz... E com ganho elevado!

Com a corrente de repouso cortada a distorcao nos meus amplificadores ficam na faixa dos 0.05% THD! E com ela, ate menor! (Com o amplificador a plena potencia)..

Concordo que com o amp em volume baixo, tipo 1Vp na saida, essa distorcao aumenta, mas Ainda assim a nivel que nem se percebe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Essa distorção é percebida em baixa potência, e em sinais do tipo de 1 Vpp na saída ela deve passar fácilmente de 5% sem a corrente quiescente. Mas concordo que se você ouve musica em alto volume, ela representa bem pouco. Mas que diabo, porque você não monta o circuitinho ????? Assim sua distorção abaixa ainda mais ! Deixa de preguiça, tem de sujar as mãos na pasta térmica kkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WHAT?? 5%??? @aphawk você nao tem ideia do que são os meus amplificadores!!!! Kkkkk

O circuito esta montado @aphawk, por exemplo no meu aqui no momento esta ajustado, mas as vezes corto a corrente pra nao nao ficar esquentando à toa!

Os 0.05% foi puro chutometro com base nos calculos do projeto...! Olha, o meu ultimo amplificador, que tem resposta ate 500khz, com a corrente cortada, a distorcao fica na casa dos 0.02% com sinal de 1vp na saida! Por isso afirmo que meus amplificadores mesmo sem corrente de repouso nao há distorcao audivel!!! Acabei de fazer o teste pratico aqui, cortei a corrente, senoide de 60Hz e rodei FFT!

o que me diz @aphawk?? Kkkkk se você escuta esses amplificadores da vida que so responde ate 20 - 40khz, e quando a corrente de repouso e cortada a distorcao sobe pra esse absurdo de 5%, então vou te presentear com um meu!! Kkkkk

Obs. Este projeto que fiz pro autor do topico nao é nem de perto a nivel desse meu, nao chega nem perto! O dele eu fiz na tarde de domingo depois de um churrasco kkkkk :D

Agora o meu foi um projeto com os minimos detalhes calculados e algumas revisoes para chegar á esse nivel!

---------

Teste com corrente de repouso e 1Vp na saida: Na casa dos ~0.005%...

É estão baixo que pega mais ruido do que harmonicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk, quem faz o controle da corrende de repouso e o Q9....

E repare que nesse circuito, e ainda mais critico porque sao 3.6V de diferenca que deve ter, poir sao "triplo" darlington kkkkkk sensacional ele reproduzir 1vp na saida sem nenhuma distorcao mesmo Q9 nao produzindo esses 3.6V de diferenca.... :D

post-668745-0-00147800-1429624956_thumb.

Conforme os valores dos resistores, com o trimpot ajustado completamente pra baixo, havera 1.2V... Faltaria 2.4V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

 

Posta o esquema da saída para eu entender. Se os seus transistores de saída não conduzem nenhuma corrente quando a tensão de saída é zero, deveria haver grande distorção na região entre 0 e 1 volts.

 

Paulo

 

Parece que deu para entender:

 

Primeiro que segundo ele o circuito foi calculado para freqüência de 500Khz.

Então digamos que o circuito de realimentação seja capaz de corrigir qualquer distorção na onda, numa velocidade de 0.000002 segundos. Isso é muito rápido, imperceptível a qualquer ouvido humano ou animal hehehe.

 

O ponto chave que ele cita, é que o ganho das etapas de realimentação é muito elevado.

 

Isso me faz imaginar que quando surge um mísero sinal de áudio de 1mV na entrada, os transistores de saída dão um pulo de 0V até 0,6V numa velocidade de chaveamento de 0.000002 segundos, e ao chegar nos 0,6V dá um da um break, e passa a subir seguindo o sinal de áudio, por causa da realimentação.

 

Digamos que o ganho das tais etapas de realimentação seja realmente tão grande a ponto do transistor de saída chavear quando tiver 1mV na entrada.... Teríamos então uma distorção de 1mV hehehe.

 

Em teoria pode funcionar, mas acredito que o circuito fique oscilando a 500Khz numa amplitude de 0 a 1V tentando compensar a "lacuna de condução" do transistor hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@albert_emule,

Isso do vídeo é a própria teoria da realimentação negativa. Mas repare uma coisa : na prática ninguém usa isso assim sem nenhuma polarização, pois se voce tem bastante realimentação negativa, significa que também tem um alto ganho de malha aberta, e assim uma variação grande no sinal de entrada, tipo uns 70 dB de amplitude, já vai causar um monte de distorção interna por saturação, e assim vai saturando as etapas intermediárias, fazendo com que o sinal que se apresenta na saída não seja mais uma fiel reprodução do sinal aplicado na entrada, e portanto a realimentação vai reduzir a amplitude do sinal, mas como não é mais exatamente o sinal da entrada invertido, causa a distorção. Com alto slew-rate, esse efeito acaba sendo muito rápido e acaba se tornando quase imperceptivel, mas pode causar oscilação no circuito até ocorrer a estabilização. E para evitar isso usa-se outras técnicas, que usam efeito Miller e outros, para que isso não ocorra.

Claro que a realimentação negativa ajuda em um monte de coisas em um amplificador, inclusive ajuda muito a abaixar a distorção total, mas tem de ter um nível "sadio", e isso depende de todo o projeto do amplificador.

Por exemplo, montar um amplificador com ganho em malha aberta de 90 dB e depois aplicar 50 dB de realimentação negativa, para terminar com apenas 40 dB não é considerado um projeto correto.

Tem um montão de livros sobre isso, do próprio "deus" dos amplificadores em todos os tempos, e que ainda está vivo e produzindo artigos, procure pelos artigos do Douglas Self. Ele defende que os ganhos em cada etapa sejam ajustados, em vez de fazer o ajuste total no final. Isso entre um montão de dicas incríveis sobre amplificadores de tudo que é forma.....

Aliás, tem um livro dele, onde ele publicou todas as correspondências trocadas com o próprio Baxandall ( o nome te lembra alguma coisa ?) onde ambos discutiram tudo que existe em áudio, e o Self diz hoje que é impressionante que tudo o que o Baxandall escreveu na época dos anos 60,70 ainda é pura realidade hoje.

Recentemente, foi publicado numa Elektor um pré-amplificador, projeto do Self, procure o artigo, porque só de ler dá para ter uma ideia de tudo o que o cara se preocupou com os detalhes.

E também tem um projeto maluco dele, na Elektor, de um super-amplificador de áudio onde a distorção é o limiar da medição dos melhores medidores da R&S, e sabe o que é o amplificador ? Apenas 32 CIs amp op de baixíssimo ruído, ligados em paralelo..... Tem a melhor relação sinal/ruído, tem a menor distorção, tem uma resposta em frequência super plana, e entrega 10W Rms sob 8 ohms.

Eu fiz um amplificador para fone de ouvído usando o mesmo princípio, com 5 CI's apenas, e o som ficou fantástico.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Isso do vídeo é a própria teoria da realimentação negativa. Mas repare uma coisa : na prática ninguém usa isso assim sem nenhuma polarização, pois se voce tem bastante realimentação negativa, significa que também tem um alto ganho de malha aberta, e assim uma variação grande no sinal de entrada, tipo uns 70 dB de amplitude, já vai causar um monte de distorção interna por saturação, e assim vai saturando as etapas intermediárias, fazendo com que o sinal que se apresenta na saída não seja mais uma fiel reprodução do sinal aplicado na entrada, e portanto a realimentação vai reduzir a amplitude do sinal, mas como não é mais exatamente o sinal da entrada invertido, causa a distorção. Com alto slew-rate, esse efeito acaba sendo muito rápido e acaba se tornando quase imperceptivel, mas pode causar oscilação no circuito até ocorrer a estabilização. E para evitar isso usa-se outras técnicas, que usam efeito Miller e outros, para que isso não ocorra.

Claro que a realimentação negativa ajuda em um monte de coisas em um amplificador, inclusive ajuda muito a abaixar a distorção total, mas tem de ter um nível "sadio", e isso depende de todo o projeto do amplificador.

Por exemplo, montar um amplificador com ganho em malha aberta de 90 dB e depois aplicar 50 dB de realimentação negativa, para terminar com apenas 40 dB não é considerado um projeto correto.

Tem um montão de livros sobre isso, do próprio "deus" dos amplificadores em todos os tempos, e que ainda está vivo e produzindo artigos, procure pelos artigos do Douglas Self. Ele defende que os ganhos em cada etapa sejam ajustados, em vez de fazer o ajuste total no final. Isso entre um montão de dicas incríveis sobre amplificadores de tudo que é forma.....

Aliás, tem um livro dele, onde ele publicou todas as correspondências trocadas com o próprio Baxandall ( o nome te lembra alguma coisa ?) onde ambos discutiram tudo que existe em áudio, e o Self diz hoje que é impressionante que tudo o que o Baxandall escreveu na época dos anos 60,70 ainda é pura realidade hoje.

Paulo

Horas, mas nao era voce que dizia que aquele tal de operacional produzia o som mais fiel do mundo, aquele tal de amp que foi construido com varios daquele CI... Esqueci qual operacional era...

Mas enfim, como qualquer op, o ganho é teoricamente infinito, certo?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Kkkkk pois é, mas é um amp op específico para áudio, com um monte de técnicas especiais que só se encontram em componentes específicos para uma função. Não é um amp op comum !

É o NE5532, embora hoje em dia tenha CI's ainda melhores do que ele para áudio, mas o custo é maior do que 200% acima e são bem difíceis de se encontrar por aqui. Já o NE5532 encontro fácil.

Se tiver dinheiro sobrando, olha este CI, é o sonho dos audiófilos :

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lme49860.pdf

Esse é o amplificador estéreo que mencionei, da Elektor :

http://www.diyaudio.com/forums/blogs/alexcp/attachments/1054d1368388175-ne5532-power-amplifier-ne553210.jpg

@albert_emule,

Esse maluco do Self veio com uma ideia diferente, na verdade eles estão EM QUASI PARALELO ! Embora o Self sempre afirme que prefere utilizar transistores discretos, ele percebeu que da maneira descrita resolvia fácil muitos problemas e o resultado final seria muito bom.

Em vez de voce ter várias partes ativas, como num amplificador normal do Roberto, nesse amplificador maluco equivale a ter apenas 1 componente ativo, e com muitas vantagens, como o ruído interno que já é absurdamente baixo sendo reduzido pela raiz quadrada do total de amp ops utilizados !

O mesmo ocorre com a distorção, e a vantagem de ter todas essas saídas em um quase paralelo é que a impedância de saída pode ser reduzida , assim se um CI desse comporta 200 ohms como impedância de saída, todos os 32 juntos enxergam 200/32 = menos de 8 ohms !

Repare que em um amplificador normal voce teria no mínimo uns três estágios por onde o sinal tem de passar em série, cada estágio acrescenta ruído, distorção de várias maneiras, e ganho também. Já esse amplificador maluco é inigualável na performance em termos de distorção e ruído.

Se quiser ter uma ideia de um pré-amplificador com qualidade compatível para esse amplificador :

http://www.elektor-labs.com/sites/default/files/110650-51.jpg?1334751603

Também é um projeto do Self, publicado em 2012. Bateu todos os pré-amplificadores da época, mesmo os top de linha. Se ler o artigo completo, que foi publicado em duas revistas seguidas, vai se impressionar com o conhecimento técnico do cara, as dicas e as soluções.

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Kkkkk pois é, mas é um amp op específico para áudio, com um monte de técnicas especiais que só se encontram em componentes específicos para uma função. Não é um amp op comum !

Em vez de voce ter várias partes ativas, como num amplificador normal do Roberto, nesse amplificador maluco equivale a ter apenas 1 componente ativo, e com muitas vantagens, como o ruído interno que já é absurdamente baixo sendo reduzido pela raiz quadrada do total de amp ops utilizados !

O mesmo ocorre com a distorção, e a vantagem de ter todas essas saídas em um quase paralelo é que a impedância de saída pode ser reduzida , assim se um CI desse comporta 200 ohms como impedância de saída, todos os 32 juntos enxergam 200/32 = menos de 8 ohms !

Repare que em um amplificador normal voce teria no mínimo uns três estágios por onde o sinal tem de passar em série, cada estágio acrescenta ruído, distorção de várias maneiras, e ganho também. Já esse amplificador maluco é inigualável na performance em termos de distorção e ruído.

Paulo

Este CI tem mais estagios do que um Amplificador discreto simples!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mroberto98,

Claro que tem, mas a construção com componentes totalmente casados faz milagres ( tudo na mesma pastilha garante igualdade de características ).

Internamente são usados resistores de valor muito baixo, e repare no esquema interno, existem transistores especiais, de dois coletores e também tem com dois emissores..... Tudo foi projetado pensando em baixíssima distorção, baixíssimo ruído, e uma boa capacidade de corrente e tensão na saída.

Compare as especificações dele com a dos amp ops comuns.

E depois veja o LME49860... Isso ainda é sonho por aqui....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto de ganho em malha aberta, se conclui então que quanto msior o ganho, maior sera a fidelidade certo!?

Maior ganho e velocidade...

Baixa velocidade:

post-668745-0-43253700-1433165235_thumb.

Alta velocidade:

post-668745-0-25993700-1433165302_thumb.

Ambos estão sem corrente de repouso!

A correção do de cima esta baixa e lenta... O do de baixo esta quase instantanea..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Esse maluco do Self veio com uma ideia diferente, na verdade eles estão EM QUASI PARALELO ! Embora o Self sempre afirme que prefere utilizar transistores discretos, ele percebeu que da maneira descrita resolvia fácil muitos problemas e o resultado final seria muito bom.

Em vez de voce ter várias partes ativas, como num amplificador normal do Roberto, nesse amplificador maluco equivale a ter apenas 1 componente ativo, e com muitas vantagens, como o ruído interno que já é absurdamente baixo sendo reduzido pela raiz quadrada do total de amp ops utilizados !

O mesmo ocorre com a distorção, e a vantagem de ter todas essas saídas em um quase paralelo é que a impedância de saída pode ser reduzida , assim se um CI desse comporta 200 ohms como impedância de saída, todos os 32 juntos enxergam 200/32 = menos de 8 ohms !

Repare que em um amplificador normal voce teria no mínimo uns três estágios por onde o sinal tem de passar em série, cada estágio acrescenta ruído, distorção de várias maneiras, e ganho também. Já esse amplificador maluco é inigualável na performance em termos de distorção e ruído.

Se quiser ter uma ideia de um pré-amplificador com qualidade compatível para esse amplificador :

http://www.elektor-labs.com/sites/default/files/110650-51.jpg?1334751603

Também é um projeto do Self, publicado em 2012. Bateu todos os pré-amplificadores da época, mesmo os top de linha. Se ler o artigo completo, que foi publicado em duas revistas seguidas, vai se impressionar com o conhecimento técnico do cara, as dicas e as soluções.

Paulo

 

 

Até até aí eu compreendi.

Você já tinha mencionado este amplificador em outras ocasiões.

 

Também entendi que cada estágio coloca distorção e com muito ganho, um deles pode saturar antes do amp atingir potência máxima.

 

Daí compreendi também que apesar do NE5532 possuir inúmeros estágios, estes não saturam como os dos amplificadores discretos, devido o CI ter sido fabricado especialmente para este fim:

11350257_723189637809012_1411444025_n.jp

 

Daí te pergunto:

Posso fazer a mesmo montagem que o rapaz fez lá no vídeo usando o NE3255? sem corrente de repouso?

 

Levando em conta que este CI é especial para áudio, e não satura, as formas de onda vão ser corrigidas??

 

O áudio vai ficar perfeito? 

Voltando ao assunto de ganho em malha aberta, se conclui então que quanto msior o ganho, maior sera a fidelidade certo!?

Maior ganho e velocidade...

Baixa velocidade:

attachicon.gifimage.jpg

Alta velocidade:

attachicon.gifimage.jpg

Ambos estão sem corrente de repouso!

A correção do de cima esta baixa e lenta... O do de baixo esta quase instantanea..

Resultado de simulação, certo?

 

Mostre um resultado real, testado na bancada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...