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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RogerLoko

Capacitor de partida

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Boa noite pessoal se estiver postando em local errado ou se o assunto não for relativo ao forum peço a um administrador que mova ou delete o post.Mandei enrolar um motor de bomba de vacuo e como a caixa onde fixa as chaves está danificada o enrolador deixou a fiação solta.Acontece que não sei como o capacitor sumiu e não tenho ideia de onde ligar  outro capacitor e preciso usar a bomba e o enrolador está viajando.O motor possui 6 fios sendo que o unico solto é o 5 que com certeza é um polo do capacitor, poderia me dizer qual seria o outro fio?O motor possui centrifuga e platinado.Obrigado

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Roger, teria como postar alguma foto do motor? Teria a disposição algum instrumento que indique a continuidade dos fios?

 

Penso que o local mais apropriado para a sua pergunta seja este: Fontes e energia

Editado por Baquelite

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Ta certo, é aqui mesmo, essa parte é completamente eletrônica, vai precisar nos mandar umas fotos... se tiver um multímetro ajuda também. 

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  • Autor do tópico
  • Obrigado pela atenção amigos, como é difícil fotografar com detalhes fiz um esquema incluindo fiação e chave de tensão.Os fios aqui são pretos mas colorizei para facilitar visualização.Observando que o fio 3 aqui é o único que está com a isolação solta.MOTOR-gif.gif

    Editado por RogerLoko

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    Geralmente o capacitor está entre o 5 e o 6, o 5 costuma ser a fase auxiliar que é utilizada na partida do motor e quando ele atinge uns 75% a 80% da rotação nominal essa fase é desligada sozinha, invertendo as pontas 5 e 6 muda o sentido de rotação do motor, porém achei um tanto quanto estranha essa ligação que você postou.

    não tenho certeza, espere mais respostas, isso pelo menos é o que mais encontro por aqui, sabe se esse capacitor é de auxiliar a partida ou é permanente ?

    Editado por Matthwus
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  • Autor do tópico
  • Geralmente o capacitor está entre o 5 e o 6, o 5 costuma ser a fase auxiliar que é utilizada na partida do motor e quando ele atinge uns 75% a 80% da rotação nominal essa fase é desligada sozinha, invertendo as pontas 5 e 6 muda o sentido de rotação do motor, porém achei um tanto quanto estranha essa ligação que você postou.

    não tenho certeza, espere mais respostas, isso pelo menos é o que mais encontro por aqui, sabe se esse capacitor é de auxiliar a partida ou é permanente ?

    Creio ser de partida pois possui centrifuga e platinado

    Seria isso que procuras, creio eu...

    Sem+t%C3%ADtulo.png

    Desculpe Felipe mas sou leigo em interpretar diagramas.Poderia explicar?Obrigado

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    Não tem muito o que explicar, é o diagrama para o q o Matthwus falou, tem uma bobina auxiliar de partida, e assim que o motor atinge rotação de trab se desliga a bobina.. sendo que o capacitor vai em serie com essa bobina... a chave q você tem ali seria para mudar entre 220v e 110v certo? sendo assim você simplesmente coloca as bobinas principais em serie ou em paralelo para cada uma ter sempre 110v sobre ela.

     

    Se eu entendi direito ( por favor se alguém notar algum erro corrija) seu capacitor vai entre o 5  e o 3 .. Bote o capacitor com uma ponta no 5 e a outra no 3... agora não tenho certeza como você vai desligar essa bobina auxiliar depois... melhor esperar alguem com mais experiencia nisso...

    Editado por FelipeZ.

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    Ta certo, é aqui mesmo, essa parte é completamente eletrônica.

     

    Na realidade esta parte tem relação com energia / eletrotécnica...

     

    Obrigado pela atenção amigos, como é difícil fotografar com detalhes fiz um esquema incluindo fiação e chave de tensão.Os fios aqui são pretos mas colorizei para facilitar visualização.Observando que o fio 3 aqui é o único que está com a isolação solta.

     

    Primeiro tente identificar as 3 bobinas como na figura do post acima postado pelo FelipeZ. Tem algum instrumento que te permita verificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.rificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.

    Editado por Baquelite

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  • Autor do tópico
  • Na realidade esta parte tem relação com energia / eletrotécnica...

     

     

    Primeiro tente identificar as 3 bobinas como na figura do post acima postado pelo FelipeZ. Tem algum instrumento que te permita verificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.rificar a continuidade dos fios? Este é o primeiro passo.

    Como meu multímetro morreu usei meu alicate amperímetro em escala de 200 ohms, separei todos os fios e medi e obtive o seguinte resultado:

     

    FIOS 1 E 3= VALOR 9

     

    FIOS 2 E 4= VALOR 9

     

    FIOS 5 E 6= VALOR 17

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    Pelo que entendi os fios vieram com os números ja do rebobinamento, então se eles já estão identificados ligue o capacitor como eu te disse e seja feliz...

    • Curtir 1

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