Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de desempenho em i7-3770k + GTX970!


Posts recomendados

(meu teclado esta em inglês e nao sei mudar, desculpe a falta de pontuacao)

Olá! Estou com um leve problema e gostaria de opiniões de pessoas mais entendidas do que eu.

Gostaria de começar com os meus specs(logo posto eles no meu perfil para aparecer nos meus posts):(tudo sem v sync)

placa-mãe ASUS p/ Intel P8Z77-V PRO Thunderbolt
i7 3770k(sem OC)(stock cooler, comprei o Hyper T4 que chega essa semana)

GTX 970 Gigabyte Windforce(sem OC)
16GB(4x4) RAM Corsair XMS 2000mhz
OS Win 7 ultimate 64 bits em um SSD de 60GB
HD Seagate 1TB 7200RPM pro resto.
Gabinete Corsair 600T
EDIT: Fonte XFX PRO850W Core Edition
Monitor(nao muda nada, mas vai que né) Phillips 242G 144hz

 

Testei alguns jogos no meu PC, sendo- GTA V, The Evil Within e CS GO.
No GTA V, as vezes a GPU fica em 95% de uso e o CPU 50%. Em outras vezes, o CPU fica em 85% e a GPU em 50% de uso. Sei que e normal variar o desempenho, porém nenhum dos dois jamais chega a 99%. Um dos possiveis problemas é a temperatura- Ela chegava a 90 graus, mas agora eu controlo manualmente as FANS, e deixo a do CPU e as aux a 100% quando vou jogar.(a sys eu nao mudo).

Dei uma olhada na bios, e quis ativar o OC Tuner da Asus para testar. O uso do CPU ficou alto, e a GPU ficou sempre a 100%, porém a temperatura chegou a 100 graus. Quando eu vi isso, fechei o jogo imediatamente, e desativei o OC Tuner. O problema talvez seja da temperatura do CPU, que quando fica alto, ele tenta diminuir o uso. porém, desde que deixei em 100% as fans, ele fica na media de 75-80 graus, e o desempenho nao mudou de quando chegava a 90 graus.(ja comprei um Cooler Master T4 Hyper, para relembrar, e chega sexta no maximo)
Alem disso, o jogo esta bem jogavel. NADA DISSO chega a ser um problema ainda, mas talvez o problema nao seja 100% temperatura.(troquei pasta termica com 1 tecnico nesse ultimo fim de semana, e ele me recomendou a compra de um cooler quando falei as temps)

No teste do The Evil Within, foi a mesma coisa, so que houve menos variacoes de subir e descer desempenho. Ainda e jogavel. porém quando eu testei no CS GO foi quando eu pensei que houvesse algum problema de configuração errada no pc. O jogo fica com FPS bom(200+) so que nem a GPU nem o CPU passa de 40% de uso nesse game. Isso que eu jogo em 1280x1024(preferência) com quase tudo no minimo. nao ha motivo para usar 40% dessas duas pecas cruciais, ainda mais porque o limite default é 300FPS. no CSGO, a temperatura fica a menos de 75 graus, então o problema ainda esta para ser descoberto.

Obrigado pela atencao! Quero muuuito ajuda, e estou ansioso para a chegada do Cooler. Amanha posto prints com o MSI Afterburner mostrando info. se pedirem!

E ai, alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Fraga Benetti

 

A temperatura pode está afetando com certeza não sei bem, mas olha só, no CS:GO especificamente, por que diabos você joga em 1280x1024???? e no mínimo? obviamente não vai usar hardware nenhum já que o CS:GO vira um jogo de Nintendo 64 pra um i7 e uma GTX970. Até eu aqui jogo em 1920x1080 nas configurações máximas e tenho 60FPS+ sem quedas com R9 270X, e se você não tem monitor de 144hz não a motivo pra querer 200FPS na tela, sendo que isso nem será processado pela sua tela caso seja de 60Hz.

 

No caso do GTA V o desempenho da GPU cair assim, das duas uma, ou você não está com esse jogo no talo pra o limite ser a VGA ou está tendo gargalo (coisa impossível com i7) nesse caso pode ser por causa da temperatura, por que mesmo não estando em 90º (75~80) isso ainda é extremamente quente, ideal é ficar na faixa de 50~55º no máximo em atividades pesadas (jogo).

 

Mas um detalhe a CPU nunca atingirá 100% nem meu quadcore da AMD atinge 100% em nada (salve apenas para render), só a VGA atinge 100% em jogos, CPU pode variar dos 30%~80% dependendo do cenário, mas ocorrer uma troca de porcentagem grande como essa sua, da VGA cair pra 50% pode ser essa temperatura limitando a CPU, ocasionando um gargalo talvez. É isso que acho pelo que você descreve, quando pegar esse CPU cooler, comente se mudou algo, abaixar a temperatura agora é prioridade.

 

@edit

 

E se você também joga sempre nessa resolução baixa e configurações baixas nos jogos, certamente está desperdiçando hardware e não vai realmente usar da VGA.

 

 

Pode me informar a fonte que usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Fraga Benetti

 

A temperatura pode está afetando com certeza não sei bem, mas olha só, no CS:GO especificamente, por que diabos você joga em 1280x1024???? e no mínimo? obviamente não vai usar hardware nenhum já que o CS:GO vira um jogo de Nintendo 64 pra um i7 e uma GTX970. Até eu aqui jogo em 1920x1080 nas configurações máximas e tenho 60FPS+ sem quedas com R9 270X, e se você não tem monitor de 144hz não a motivo pra querer 200FPS na tela, sendo que isso nem será processado pela sua tela caso seja de 60Hz.

 

No caso do GTA V o desempenho da GPU cair assim, das duas uma, ou você não está com esse jogo no talo pra o limite ser a VGA ou está tendo gargalo (coisa impossível com i7) nesse caso pode ser por causa da temperatura, por que mesmo não estando em 90º (75~80) isso ainda é extremamente quente, ideal é ficar na faixa de 50~55º no máximo em atividades pesadas (jogo).

 

Mas um detalhe a CPU nunca atingirá 100% nem meu quadcore da AMD atinge 100% em nada (salve apenas para render), só a VGA atinge 100% em jogos, CPU pode variar dos 30%~80% dependendo do cenário, mas ocorrer uma troca de porcentagem grande como essa sua, da VGA cair pra 50% pode ser essa temperatura limitando a CPU, ocasionando um gargalo talvez. É isso que acho pelo que você descreve, quando pegar esse CPU cooler, comente se mudou algo, abaixar a temperatura agora é prioridade.

 

@edit

 

E se você também joga sempre nessa resolução baixa e configurações baixas nos jogos, certamente está desperdiçando hardware e não vai realmente usar da VGA.

Eu jogo nessa resolução porque jogo melhor assim mesmo. Deixo no minimo para diferenciar bem o cenario dos players, e deixo a sombra no high pra talvez ver a sombra antes do cara, me dando vantagem. no CS, jogo competitivamente, por isso essas configs, mas no resto, curto deixar no talo. E o monitor é 144hz xd.

Pode me informar a fonte que usa?

Bah, esqueci mesmo! é XFX PRO850W Core Edition

Além de informar a fonte, como solicitado pelo colega @Rafael Faleiro, informe como você liga a fonte na energia (direto na tomada/estabilizador/etc).

Em um filtro de linha, que vai direto na tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu jogo nessa resolução porque jogo melhor assim mesmo. Deixo no minimo para diferenciar bem o cenario dos players, e deixo a sombra no high pra talvez ver a sombra antes do cara, me dando vantagem. no CS, jogo competitivamente, por isso essas configs, mas no resto, curto deixar no talo. E o monitor é 144hz xd.

144hz... faz sentido querer 200 FPS então, mas caraca, nunca pensei que alguém jogaria no mínimo pra diferenciar os player do cenário shauehuahsuahe, mas que é um desperdício de hardware é xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Fraga Benetti

 

Vou ser bem honesto. Você montou um computador GAMER, (Processador, Placa Mãe, Placa de Video, Fonte, Memória...), peças de altissimo desempenho, e tudo isso gera bastante calor correto? Bastante calor!!! Depois fez um overclock em um sistema já saturado que não suportou obviamente a carga extra a que foi submetido... Você não está esquecendo de algo?

 

Amigo, você esqueceu de planejar o sistema de resfriamento para seu PC GAMER. É necessário um bom sistema WATER COOLER, para dar conta, e a partir daí você começar a pensar em Overclock. Tem a opção mais barata de Water Cooler, que a Corsair oferece para o seu processador, o H60 ou se tiver dinheiro sobrando, pode comprar um sistema completo que inclue blocos para resfriamento de (Processador, MotherBoard/Chipset e GPU/Chipset), demanda estudo, dinheiro e paciência. O Hyper T4 não é o ideal para seu processador, e sim o Water Cooler Corsair H60. Já que comprou ele, não tente fazer overclock. Sei que investiu bastante nessa máquina, mas, senão investir em um bom sistema de refrigeração, todo o investimento visando desempenho vai por água abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

E ai pessoal beleza? Bom tenho um Desktop com uma configuração boa. Mas tenho 2 coolers de 140mm, para ajudar a resfriar o desktop. Mas se eu fico muito tempo jogando ele começa a travar, e sei que precisa ser mais refrigerado.

Bom Bruno Fraga Benetti , manter a placa de vídeo com os drivers atualizado ajuda bastante, e o Windows também.

Minha configuração;

Processador i7 3770

Memoria RAM 8GB 2x4GB  1600MHZ

SSD 320GB kingston

HD Seagate 1TB

2 HD Externa Seagate 1TB

placa-mãe ASUS P8H77-V LE

Placa de Video GTX 970 EVGA

Fonte EVGA 1000w Platinum

 

Meu upgrade futuro e um water cooler. Ai já era.

Tenta deixar o desk com a tampa aberta para ver se ajuda, até você colocar um cooler ou um water cooler no processador.

 

Peguei uma fonte mais forte por conta de upgrades futuros. No começo achei que a placa de vídeo GTX 970 ia consumir muita energia. Mas quando fiz os testes com o amperímetro, deu no máximo 220w/hr com o monitor e maioria das vezes deu abaixo disso. Então tenho um pc gamer de baixo consumo, e você também Bruno Fraga Benetti, estas placas são uma ótima união de potência e baixo consumo. Mas que exige uma boa dissipação. Filtro de linha e p caso aumente a carga de energia, então recomendo colocar um disjuntor no desktop, e fazer um aterramento, assim é certeza de que nunca irá dar problema com excesso de energia. Disjuntor para quem não sabe, se passar a quantidade de energia que precisa ele desliga, e mesmo se desligar o aterramento faz com que o excesso caia direto nele, e assim não queima o desktop. porque as vezes a Fonte tem um monte de proteção, mas do nada ele queima, por conta de carga alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

kkkkk e engracado os caras que nunca jogaram competitivamente perguntando, porque você quer + de 60 fps, meu deus, desperdicio de hardware. Mudar resolucao e qualidade dos graficos resolveria sim o problema das % de uso da GPU e CPU, porém ele prefere jogar no low e baixa resolucao. O proprio pc entende que nao e necessario mais que isso, a nao ser q você faca um OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...