Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pintura no Case...


Dr Hardware

Posts recomendados

I aí galera !!!!!!

beleza ??

Tipows......

to animanu a faze o Mod no meu Case, um Troni 320KL ....

mas, primeiro, eu to compranu tudo, tipo, pra pegar em um final d semana e faze tudo !!!!!!!!!

aí, to com uma duvida em qual tinta utilizar na pintura externa e interna do meu case.......

1> C eu tenho um compressor e a pistola, preciso das tintas em latas ??

2> Pra pintar as partes plasticas devo aploicar o Primer ??

3> C não precisar das tintas em latas, qual tipo de tinta devo utilizar no compressor e com q diluo ela ??

Agradeço desde já....

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro amigo, nas partes metalicas do seu case, você pode utilizar tinta automotiva, daí sendo aplicada por compressor. Já nas partes plasticas eu recomendo a tinta de spray.

experiencia propria, fica muito bom, so tem que fazer um teste antes, para qe não de diferença nas tonalidades!

obs: a parte metalica também pode ser pintada com o spray, mas vai sair muito facilmente, comparado com a automotiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte : se você quer uma pintura profissional mesmo , opte por tintas automotivas , recomendo a GLASURIT .

Nas partes metalicas basta você dar uma lixada com uma lixa 600 e água até deixar a superficie fosca (não retire toda a tinta original , pois ela serve como base pra nova pintura) , depois de ter lixado todas as partes metalicas , lave-as com bastante água e seque bem direitnho .

As partes plasticas requerem um tratamento especial , ou seja você NÃO  deve lixar , e sim lavar muito bem lavado com água e detergente neutro (pra limpar os residuos de desmoldante) ,depois de bem lavado e bem seca , aplique uma fina camada de PRIMER PRA PLASTICOS DA GLASURIT .Deixe secar  por umas 2hs e já pode pintar junto com as peças de metal .

Bom , vou fazer uma pequena lista do material que você irá precisar :

Tinta base poliéster glasurit linha 54 (cores metálicas)

Tinta poliuretano ( PU ) glasurit linha 21 (cores lisas)

Catalisador pra tinta PU

Verniz Poliuretano (PU) bi-componente

Catalisador pra vernis bi-componente

Lixa 600 (5 folhas )

Thinner 2154 Glasurit (1 litro pra diluição das tintas )

Thinner vagabundo (2 litros pra limpeza da pistola etc )

Primer pra plastico Galsurit (1/4 )

Bom essa é uma lista resumida , maiorer detalhes você pode me procurar via icq ou email . Mas se prepare porque fazer uma pintura dessa sai caro e é trabalhoso . Uma opnião é você comprar um spray de 10 conto e mandar ele em cima do case , fica um resultado razoável e fica muito barato . Se contar na facilidade de fazer .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando as deixas vou postar minhas principais duvidas

Kal é o solvente do Primer ??

o Thinner ou existe um específico ?

A glasurite é a melhor marca ??

A colorgin so vende em spray ??

porque não se deve lixar o plástico (quando se lixa fica com um cheiro de ovo. . .)

Como se aplica o selador p/ plasticos (com pincel ou compressor ?)

Qual a medida correta de dissolução do primer e da tinta (quantas partes de primer para quantas partes de tinta, quantas partes de solvente (ainda não sei qual é o solvente) para quantas parte de primer )

Quando fui pintar o meu acho k dissonvi pouco tinha comprado um cinza metalica e quando pintei saiu uma cor meio esverdeada por que (to achando k dissolvi pouco)? Apliquei o primer universal.

Qual as diferenças básicas (e práticas )de efeito desses tipos de tinta. . .?

Quantas demaos são necessarias para termos uma boa pintura?

Existe alguma tinta que imite o cromado ?

Obrigado aí galera . . . se puderem ajudar . .

Te mais. . . (estava meio sumido. . .)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por E-magine@Jan. 27 2003,13:43

Aproveitando as deixas vou postar minhas principais duvidas

Kal é o solvente do Primer ??

o Thinner ou existe um específico ?

A glasurite é a melhor marca ??

A colorgin so vende em spray ??

porque não se deve lixar o plástico (quando se lixa fica com um cheiro de ovo. . .)

Como se aplica o selador p/ plasticos (com pincel ou compressor ?)

Qual a medida correta de dissolução do primer e da tinta (quantas partes de primer para quantas partes de tinta, quantas partes de solvente (ainda não sei qual é o solvente) para quantas parte de primer )

Quando fui pintar o meu acho k dissonvi pouco tinha comprado um cinza metalica e quando pintei saiu uma cor meio esverdeada por que (to achando k dissolvi pouco)? Apliquei o primer universal.

Qual as diferenças básicas (e práticas )de efeito desses tipos de tinta. . .?

Quantas demaos são necessarias para termos uma boa pintura?

Existe alguma tinta que imite o cromado ?

Obrigado aí galera . . . se puderem ajudar . .

Te mais. . . (estava meio sumido. . .)

O solvente do primer é o thinner 2154 da Glasurit (se não me falha a memória pois faz 5 anos que não trabalho mais com isso )

A Glasurit é uma das melhores marcas de tinta do mercado (pertence ao grupo basf que fabrica as tintas suvinil )

Existe tinta colorgim em lata também

não se deve lixar o plástico porque ele "arrepia" todo ficando áspero !

A saeladora p/ plásticos se aplica com pistola de pintura , assim como a tinta e o verniz

não me lembro mais a proporção de diluição da tinta e do primer etc ...mas isso é simples o proprio balconista da loja te explica , vem escrito na lata !

Sua tinta ficou meio esverdeada por vários motivos possíveis ,um dele pode ter sido a baixa diluição , outra coisa pode ter sido mal misturada deixando pigmentos no fundo da lata , a pressão de ar da pistola também influi , muita pressão cor mais clara , pouca pressão cor mais escura .

Umas 3 demãos cruzadas são suficientes para uma boa cobertura , mas isso varia de tinta pra tinta , marca pra marca , as tintas metálicas tem menor poder de cobertura do que as tintas lisas , as cores mais claras tem menor poder de cobertura do que as cores mais escuras.

Existe um spray que imita cromado , mas o resultado não é grande coisa ...procure esse spray nas lojas de tinta que você encontra (importado) .

Te + !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder fazer com fé esse esquema que o Madmax passou, Eu pintei o meu case dessa mesma forma e ficou beleza.

Só cometi um erro, lixei as partes plásticas...

Mas ainda bem que não fez diferença, ficou show de bola.

Quanto ao uso do primer no meu caso não precisou, a tinta original do gabinete seviu como base e para as partes plásticas não precisam aplicar o Primer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinta que imita cromado é um lixo, sai na mão mesmo depois de seca. Se você passar um pano na superfície pintada, o pano fica prateado...

É melhor mandar cromar de verdade numa empresa de cromeação (procura na lista telefônica, tem uma pancada, muitas aceitam serviços avulsos e não sai caro). Nos plásticos os caras usam um método que fica igual a cromado, mas não é (não são todas as empresas que fazem).

Quando a usar a própria tinta do gabinete como "fundo", ou seja, dispensar o primer, cuidado: isto só vale para tinta em spray, pois o thiner automotivo pode "arrepiar" a tinta original, aí você vai ter que remover a tinta toda para repintar. Eu usaria primer.

E se resolver usar spray, eu recomendo a marca Krylon, é excelente (exceto para todas as cores metálicas, que ficam soltando tinta na mão). O preto fosco dos caras é o melhor que eu já comprei...

A proporção de diluição para pistola é a que deixa a tinta com a consistência de leite, aproximadamente 50/50 para esmaltes e lacas automotivas. Use demãos leves e cruzadas na aplicação, deixe secar um pouco entre uma demão e outra. Não aplique demãos carregadas, nem tente cobrir perfeitamente na primeira demão, porque a tinta vai escorrer e o seu trabalho vai ficar um lixo.

Ah, e não pinte em dias frios ou chuvosos, porque a tinta ficará esbranquiçada (a menos que você tenha uma cabine de pintura, o que eu acho que não é o caso...).

E a tinta ficou esverdeada porque foi mal misturada. Cores metálicas são susceptíveis a este problema, porque os pigmentos são à base de sais metálicos pesadas, que se depositam no fundo da lata. Para facilitar a mistura, guarde a lata (bem fechada) de ponta cabeça, até a hora em que for usar, aí misture bem (guardando a lata de ponta cabeça, os pigmentos estarão no topo da lata quando você colocar na posição "normal").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Finck@Jan. 27 2003,21:33

Quando a usar a própria tinta do gabinete como "fundo", ou seja, dispensar o primer, cuidado: isto só vale para tinta em spray, pois o thiner automotivo pode "arrepiar" a tinta original, aí você vai ter que remover a tinta toda para repintar. Eu usaria primer.

Olá Finck , obrigado por complementar minhas dicas , só que discordo de você quanto ao "arrepiar" a tinta de fundo do case .Isso não acontece de jeito nenhum porque essa tinta de case é à base de epox (pintura à pó) e o epox é o material mais "social" digamos assim que eu conheço , pois ele aceita qqr pintura em cima dele . Se fosse pintado coma quelas porcarias de Laca Nitrocelulose (Vulgo Duco) aí acoisa mudaria de figura . Outra coisa , a proporção nem sempre é 50% , isso varia muito do tipo de tinta (Poliéste , laca nitro , poliuretano etc ) e de marca da tinta .

Uma outra dica , já que nossos amigos não tem uma cabine de pintura é além de pintar em dias quentes , pré aquecer as peças à serem pintadas com um secdor de cabelos  . Pode ate usar o secador pra ajudar na secagem , caso no dia num tenha sol .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dr Hardware@Jan. 28 2003,01:45

A proposito....

qual é o teu e-mail Mad ??

falou.. :-BEER

ICQ : 111 578 256

MAIL : [email protected]

você pode mandar cromar seu case inteiro se você quiser ....não fica muito baratinho , mas da pra pagar , calculo uns R$100.00 pra fazer isso (estou por fora , faz tempo que não mexo com isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doc, dependendo da empresa, vai sair de R$ 100,00 a R$ 200,00 para cromar o chassis. Mas eu não recomendo não, porque os cantinhos internos são difíceis dos caras polirem, então pode ficar meio feio.

Agora, as tampas laterais e o topo do case devem ficar com bom acabamento.

Já estou imaginando, um gabinete cromado por fora, com janela acrílica e o interior e a frente pintados com tinta fluorescente... Aí só vai faltar o adesivo "baiano é a mãe"  (ôpa, desculpem-me casemoders nordestinos, mas eu não pude resistir...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu é fodah Finck.........

zoa ***** !!!!!!!

tipo....

de cromar o case todo por fora eu nun gostei não... vou mete preto brilhante memu (o mais brilhante possivel...)

mas.....

tinta fluorecente...

ummm....

você me deu uma ideia aí !!

existe memu ?/

é caro ??

rola de pintar o interior com ela ?/

vai funcionar ??

falou. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madmax, se a pintura é epoxi ou a pó, você tem razão. Mas eu achei que só tinha epoxi brilhante...

E a diluição de 50/50 que eu falei é a que eu uso no aerógrafo para pintar miniaturas com esmalte sintético... Mas você tem razão quando diz que não é para todo tipo de tinta, por isso que eu falei em "consistência de leite"...

Doc, na lojinha da CasemodBR eu ví um case que o cara tinha pintado, por encomenda, de preto fosco por fora e laranja fluorescente por dentro.

Sob luz normal a tinta fluorescente fica meio fosca, feia até, mas quando iluminada com luz negra, ela "acende". Tem em spray Colorgin, não é caro não, deve custar uns R$ 15,00 a lata. Só que para aplicar, é bom usar um primer de cor clara (branco ou cinza claro) antes, porque a mardita escorre muiiiiiito e a cobertura é uma m...a, então você terá que aplicar várias demãos finas até ficar bom. Mais uma coisa: sua resistência mecânica (riscos) e química (líquidos, polidores, lustra móveis e outras porcarias) é ruim, portanto, resista à tentação de pintar com ela o lado de fora do case, e aplique sempre um spray de verniz após a tinta estar bem seca, para proteger. Na lata da tinta vem instruções sobre que verniz usar. Tem várias cores, quanto mais clara, mais difícil de conseguir um bom acabamento, e mais "iluminada" a tinta fica... Laranja parece ser a melhor relação entre facilidade e efeito...

Boa sorte, e querendo comprar o "adesivo" que recomendei,  dá um toque que a gente acha prá você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Finck@Jan. 30 2003,21:32

Madmax, se a pintura é epoxi ou a pó, você tem razão. Mas eu achei que só tinha epoxi brilhante...

E a diluição de 50/50 que eu falei é a que eu uso no aerógrafo para pintar miniaturas com esmalte sintético... Mas você tem razão quando diz que não é para todo tipo de tinta, por isso que eu falei em "consistência de leite"...

Doc, na lojinha da CasemodBR eu ví um case que o cara tinha pintado, por encomenda, de preto fosco por fora e laranja fluorescente por dentro.

Sob luz normal a tinta fluorescente fica meio fosca, feia até, mas quando iluminada com luz negra, ela "acende". Tem em spray Colorgin, não é caro não, deve custar uns R$ 15,00 a lata. Só que para aplicar, é bom usar um primer de cor clara (branco ou cinza claro) antes, porque a mardita escorre muiiiiiito e a cobertura é uma m...a, então você terá que aplicar várias demãos finas até ficar bom. Mais uma coisa: sua resistência mecânica (riscos) e química (líquidos, polidores, lustra móveis e outras porcarias) é ruim, portanto, resista à tentação de pintar com ela o lado de fora do case, e aplique sempre um spray de verniz após a tinta estar bem seca, para proteger. Na lata da tinta vem instruções sobre que verniz usar. Tem várias cores, quanto mais clara, mais difícil de conseguir um bom acabamento, e mais "iluminada" a tinta fica... Laranja parece ser a melhor relação entre facilidade e efeito...

Boa sorte, e querendo comprar o "adesivo" que recomendei,  dá um toque que a gente acha prá você...

A nen !!!

q complicaçaum...........

já desisti do fluorecente....

hehehehehehe....

mai..

tipo......

afinal....

resumindo aqui.........

Rola deu pintar meu case com tinta de "Esmalte Sintetico - Coralit" da Coral, diluida na proporçaum de 50 50 com..... com o q memu ?? Continuanu.... no compressor todas as partes.....

tipo...

pegei um folhetim aqui com todas as cores e amostras....

estava pensanu em por "500 Amarelo - Alto Brilho" dentro e "008 Preto - Alto Brilho" por fora ....

só issow.....

mais......

me passa uma explicaçaum resumidaça aí de como pintar, e separada em tres partes : Dentro, Tampas e Frontal .......

rola ??

q q eu posso por de barato pra iluminaçaum interna no meu case ??

quero não...

brigadu........

dessti da ideia do fluorecente..

heheheh

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Finck@Jan. 30 2003,21:40

Olha este link, Doc:

Gabinete pintado internamente com tinta fluorescente verde

Atenção para o fato de que a tinta fica "acesa" como na foto por causa da luz negra...

Cacilda !!!!!!!!!!!!!!

Q louco q ficou a parada verdona lá !!!!!!!!!!!!!

lokura....

falou..... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

######....

meu amigo aqui do forum, o Shis, me deu uma ideia boa...

Levar as tampas prum funilero fazer o serviço !! aí fica pintura automotiva da boa !! e nen deve sair estão caro......

quantos cs acham q fica ??

e o frontal ??

como q vai pintar ele ??

e por dentro ??

vale a pena mandar pro cara também ou rola + de taca um Spray, ou esmalte sintetico no kompressor......??

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doc, taca spray...

Lave todas as peças que for pintar com água e detergente, enxágue bem e deixe secar naturalmente (panos soltam fiapos). Uma vez seca a peça, evite encostar as mãos, para não deixar gordura, pois isso derruba o acabamento.

Por fora, pinta de preto FOSCO, as chances de ficar bom são maiores (o brilhante é ###### de pintar com spray, fica com acabamento ruim devido ao overspray, que nada mais é do que a "poeira de tinta").

Compre preto fosco da Krylon que eu garanto o acabamento (se não achar, use Colorgin mesmo). Não precisa fundo (no metal). Aplique camadas finas (pode carregar um pouco mais na última camada, para igualar a pintura). Depois de bem seco (uns dois dias), passe uma flanela velha (as novas soltam fiapos) com lustra móveis, para tirar a "poeira" de tinta" (overspray). Pratique antes num pedaço de papelão, para "sentir" o spray.

Por dentro, use Colorgin fluorescente, aplicando antes um bom fundo (primer, que você acha também em spray, da mesma marca). Se desejar, use um verniz protetor depois de bem seco o fluorescente.

Siga as instruções das latas, trabalhe em local ventilado e limpo, abrigado do vento, e USE UMA MÁSCARA, ou, pelo menos, amarre um lenço no rosto cobrindo boca e nariz (você não acredita a quantidade de tinta que  entra no seu pulmão se você não usar).

Material:

2 latas de preto fosco (*)

2 latas de fluorescente Colorgin da cor que quiser (*)

1 lata de primer cinza em spray Colorgin

1 lata de verniz protetor para fluorescentes e metálicas (opcional)

lixa d'água grana 400 e 600 (para fosquear a pintura original externa e para "alisar" o primer). Se preferir, use bombril ou esponja Scotchbrite.

Detergente para lavar as peças (ou xampu).

Jornal, fita crepe.

(*) compre uma lata primeiro, se não der, compre a segunda.

E lembre-se, como você é menor de idade, os caras não vão te vender spray, peça ajuda ao seu pai (inclusive para pintar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Finck@Jan. 31 2003,23:57

Doc, taca spray...

Lave todas as peças que for pintar com água e detergente, enxágue bem e deixe secar naturalmente (panos soltam fiapos). Uma vez seca a peça, evite encostar as mãos, para não deixar gordura, pois isso derruba o acabamento.

Por fora, pinta de preto FOSCO, as chances de ficar bom são maiores (o brilhante é ###### de pintar com spray, fica com acabamento ruim devido ao overspray, que nada mais é do que a "poeira de tinta").

Compre preto fosco da Krylon que eu garanto o acabamento (se não achar, use Colorgin mesmo). Não precisa fundo (no metal). Aplique camadas finas (pode carregar um pouco mais na última camada, para igualar a pintura). Depois de bem seco (uns dois dias), passe uma flanela velha (as novas soltam fiapos) com lustra móveis, para tirar a "poeira" de tinta" (overspray). Pratique antes num pedaço de papelão, para "sentir" o spray.

Por dentro, use Colorgin fluorescente, aplicando antes um bom fundo (primer, que você acha também em spray, da mesma marca). Se desejar, use um verniz protetor depois de bem seco o fluorescente.

Siga as instruções das latas, trabalhe em local ventilado e limpo, abrigado do vento, e USE UMA MÁSCARA, ou, pelo menos, amarre um lenço no rosto cobrindo boca e nariz (você não acredita a quantidade de tinta que  entra no seu pulmão se você não usar).

Material:

2 latas de preto fosco (*)

2 latas de fluorescente Colorgin da cor que quiser (*)

1 lata de primer cinza em spray Colorgin

1 lata de verniz protetor para fluorescentes e metálicas (opcional)

lixa d'água grana 400 e 600 (para fosquear a pintura original externa e para "alisar" o primer). Se preferir, use bombril ou esponja Scotchbrite.

Detergente para lavar as peças (ou xampu).

Jornal, fita crepe.

(*) compre uma lata primeiro, se não der, compre a segunda.

E lembre-se, como você é menor de idade, os caras não vão te vender spray, peça ajuda ao seu pai (inclusive para pintar).

Afff...

valeu aí Finck..

mas....

as minhas perguntas memu se nun me respondeu....

tirei da cabeça a ideia de fa Z de qqlr jeito......

por fora q é onde tem q tá bonitim, queria serviço de funilero memu....

tipo....

aí é só tu respoder as perguntas do q eu postei ali em cima e prontow.......

hehehehehe

(folgadu né ??)

AEOuhAEOuhAEUIOH

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Finck@Jan. 30 2003,20:32

Madmax, se a pintura é epoxi ou a pó, você tem razão. Mas eu achei que só tinha epoxi brilhante...

E a diluição de 50/50 que eu falei é a que eu uso no aerógrafo para pintar miniaturas com esmalte sintético... Mas você tem razão quando diz que não é para todo tipo de tinta, por isso que eu falei em "consistência de leite"...

E aí Finck , beleza pura ? Po você gosta de plastimodelismo ? Eu sou fissurado em automodelos , e adoro ficar pintando as bolhas , hehehe... Cara você já viu um case feito numa bolha de automodelo ? Pena que eu não tenho mais o link se não eu te mandava , ficou muito louco .

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doc, na minha terra um cara como você é chamado de "pidoncho"  :P

Não dá para saber quanto um funileiro (na verdade, um pintor) vai te cobrar. Leva o case lá e pergunta, o preço varia muito de oficina para oficina. Os caras costumam ter restos de tintas guardadas, talvez a tinta venha "de grátis" (depende do seu xaveco...).

Agora, se for comprar a tinta, eu usaria preto vinílico. É bem resistente a arranhões, e fica um acabamento acetinado bonito, nem fosco nem brilhante (um meio termo).

Para a frente será preciso usar um primer especial para melhorar a aderência e evitar que a tinta ataque o plástico.

Como nas oficinas de funilaria os caras tem as manhas para pintar parachoques plásticos, vão saber fazer o serviço e dizer o que você precisa comprar. Acho que o preto vinílico também poderá ser usado na frente, se puder, melhor, assim não fica diferença de tonalidade.

Agora, fica esperto: se o cara te pedir "só um café" pelo serviço, e fizer #####, você não poderá reclamar... Então, insista num preço justo (mas não num "café completo", senão você fica na mesma...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mad, eu gosto de plasti, sim, e já ví o case que você mencionou, é muito legal!

Automodelismo não é minha praia não, eu até comecei a montar um carro elétrico com bolha de Ford 40, mas tá encostado faltando pintar a bolha e não comprei o controle nem os servos... problemas com as minhas prioridade$$$, você entende?

Agora, plasti de verdade, modéstia a parte eu já fiz umas coisas legais... p.ex. uma oficina em miniatura com um Dodge, bancada, ferramentas... O motor do carrinho tem cabinhos de velha, filtro de ar de alumínio e até vareta de óleo...

Dá uma olhada nestes links (em inglês), o primeiro contém um fórum excelente sobre plasti:

Brian's Model Cars

Scale Auto Magazine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...