Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Azul em games pesados ou renderizando vídeo. (se ficar muito tempo ligado as vezes também da)


davisouza
Ir à solução Resolvido por davisouza,

Posts recomendados

Olá amigos já tentei quase de tudo! Alguns dizem ser problema de compatibilidade!

Realmente não sei mais o que fazer!

Meu pc é o seguinte:

Peça - Modelo - Marca

CPU - i7 4790K - intel

GPU - GTX 980 - pny

MoBo - Z97x SOC FORCE - Gigabyte ultradurable

Mem - 8GB DDR3 1600mhz - Corsair vengence

SSD - 240 gb - PNY

HD - 2 tb - samsung

Fonte- 1050w - Cougar

Gabinete- H440 - NZXT

Adicionais - iluminação Led customizada instalada a parte.

Bom acho que coloquei tudo o que é necessário inicialmente sobre a maquina em sí

Na tela azul, podemos perceber é erro de hardware!

O que eu já fiz até agora

Mudei frequência das memórias

Usei o Burn In para estressar as peças, e nada

usei os programas hwmonitor para checar temperaturas que não passam de 100 graus celsius

ROdei um memtest para checar as memórias e nada!

Só não consigo testar outro pente por que não tenho um amigo que empreste e não gostaria de gastar com isso sem ter certeza de que são as memórias

O PC passou por 3 assistências, a única que realmente fez alguma coisa diagnosticou memória, porém não trocaram para testa-lá

Ou seja estou na mesma!

Já faz um mês que estou com este problema!

Minha Placa mãe foi trocada recentemente, antes eu usava a Z97x SLI, dps troquei para a SOC force para fazer overclicking.

Junto veio o ssd.

Nunca mais tive sossego!

A maquina se fica muito tempo ligada, trava e dps dá tela azul,

Se eu abrir jogos pesados como tomb raider, ou nba 2k15, ou qualquer game pesado no ultra, o pc trava e dá tela azul

Porém posso passar o dia jogando DotA ou Heroes of newerth por exemplo que ele não trava

Trabalho com edição,

Se eu edito vídeo, ele funciona bem porém na hora de renderizar ele fica alguns minutos e depois trava!

O que pode ser?

Alguma ideia?!

Estou desesperado!

Desculpem pelo textão"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte aí amigo. Samsung 1050W ???

Me parece que ela n aguenta quando o sistema pede aí da oscilação e erro. Por mim é isso. Tem que conferir se essa fonte é confiável se a marca dela e se ela realmente entrega os 1050W. Se não pegue uma CX 500 Que pra mim já segura essa sua configuração, mas em caso de duvida, pegue uma CX 600. Mas espere outros colegas aí que eles podem te indicar outras peças ou apontar outro problema se existir.


Que fonte é essa?? Modelo??


Agora vi. kkk

Amigo n sei te dizer o que seja. Já tentou formatar, e instalar tudo do 0?

Além disso n entendi bem o fato da troca da placa mãe, o problema começou depois da troca?

O bom seria monitorar os usos do processador e placa de video quando acontece isso.

A placa de video também tem overclock??

Já tentou rodar sem nenhum overclock e deu o mesmo problema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flávio Santana! Obrigado pela resposta! e a disposição em me ajudar!

1º a fonte é aparentemente muito boa, tem até aquele selinho lá 80 plus num sei o que lá, e tem garantia. Se for ela eu ainda posso trocar.

2º Sobre o que disse na questão de formatar, já formatei quando troquei o ssd, (porque antes era HD), e o problema continuou! E outra, na tela azul o windows especifica erro de hardware ou isso não tem nada a ver?

3º Não existe overclock em nenhuma das peças, troquei de placa para garantir que SE eu fizesse, e quando eu fizesse, a placa mãe iria aguentar de boa! e não perder vida útil ao faze-lo.

4º testei diminuindo as configurações do jogo, por exemplo, e ele trava da mesma forma!

Agora ele deu de travar até fazendo coisas comuns, como editando fotos, ou digitando códigos (programando)!

Não sei se posso dizer que sou um entusiasta, porém não sou tão leigo quando o assunto é PC's, inclusive este foi eu mesmo quem montou.

E aparentemente não tem nada errado, com nenhuma das peças, nem com a montagem.

Estressando a CPU ela não ultrapassa os 100 graus , a gpu fiz alguns testes mais leves, e ums medianos, e aparentemente esta tudo ok, hoje vou tentar o firestrike ou aquele cine sei q lá, pra ter certeza se é algum defeito no pci da placa mãe ou a própria placa de não vídeo.

Mas acredito que não, em testes simples como o BurnInTest ta tudo ok

Sobre a fonte, olha, eu comprei ela em janeiro deste ano, é muito impossível que seja algo assim. só se tiver algum tipo de curto, ou algum defeito na rede elétrica da casa, ou que também não pode ser por que o erro aconteceu normalmente na assistência, e eles não constataram nada deste tipo.

Ainda existem alguns testes que posso fazer

Por exemplo:

Desligar os LEDs

Desligar alguns componentes

Tirar a placa de vídeo e ver se o pc trava da mesma forma

Conferir o PCI (se realmente está configurado para X16)

Enfim deve ter alguma coisa que eu possa fazer! porque estou perdendo dinheiro com esta maquina que custou tão caro pra montar!

Um colega me falou que Placas específicas para Overclock são bastante complicadas de configurar, e este modelo da Gigabyte tem bastante botão e opção. A BIOS tem muito recurso.

Pode ser alguma coisa por lá, ou algum erro de firmware.

Outra coisa é que o slot onde está conectado a placa de vídeo está conectado diretamente na CPU.

Não sei se isso tem alguma coisa a ver....

Enfim, ainda estou fazendo alguns testes para ter certeza que realmente não faço a mínima ideia do que é

porque na real, eu não faço a mínima ideia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, tente isolar o problema. Por exemplo: Remova a GPU como você disse e teste tudo novamente, se travar, n é a GPU. Você n me respondeu se antes de trocar a placa tinha o problema, então ... tinha??

Remova uma memória e ligue o pc e veja se trava, se não trava, tire ela e coloque a outra. Aí no caso se travar sem a GPU também, e depois de fazer o teste das memórias travar de novo, já descartou dois componentes. A questão da pci n tem muito haver, por conta que se colocou na primeira pci-e, geralmente já é direcionado pra ela as 16 pistas, que só são reduzidas caso coloque outra placa pci-e, aí a placa mãe divide e deixa x8 x8.

Benchmarks usam geralmente um hardware por vez, o que n é o usual, assim combine dois, um de CPU e outro de GPU, mas antes, monitore com o MS afterburner e CPU z, GPUz ou apenas o HW monitor, e quando travar, veja os valores de uso da CPU e placa de video. Se tiver alguma queda pode ser isso. Tem que ver as configurações na bios também, pois lá pode estar setado uma certa tensão menor , aí quando exige do processador trava, mas isso tem que testar direito e é muito difícil pois sempre vem no automático.

O que eu to achando ser os itens cruciais é a memória ou a GPU. Se a fonte for boa realmente não ta tendo problema nela. Mas faça os dois testes que disse antes, tentando isolar o problema.

A e atualize a bios da sua placa mãe, geralmente ela melhora diversas funções dela e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flavio Santana! Bom dia! A primeira coisa que notei!

Ao remover a placa de vídeo, não tinha instalado o driver da intel, que faz com que o windows use a função gráfica do processador, pois bem, instalei o driver direto do site da Gigabyte, e instalei.

Para minha surpresa o computador trava direto, e tem uma hora que trava até desligar!

As vezes trava e volta, dai aparece aquela mensagem que diz que o driver de vídeo parou e se recuperou!

Na hora de baixar eu escolhi o windows 7, porém aqui aparece como driver windows 8 (Será que é isso?)

Ou será que o meu windows está bugado e deve reinstalar o sistema operacional?

Entrei no modo de segurança e restaurei o sistemas sem os drivers da intel.

Porém ao instalar o intel Chipset, e o Intel Graphics o sistema volta a travar! configurei o uso da memória compartilhada para 64mb, é o suficiente não é?

Aguardo respostas.

Hoje entro no serviço as 16, não sei se é melhor já formatar logo, ou se o problema vai continuar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim instalei o intel HD graphics para processadores 4º geração 4600!
E ainda sim ele trava!
O que será que pode ser?
Erro do windows? tem q formatar? ou tenho que aumentar o limite da memória? pra uns 1gb? 
Detalhe que ele trava assim que entra no windows!
A gtx 980 está desinstalada!

Como saber se o erro é no driver ou se é no Windows?
Só reinstalando mesmo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se sem GTX 980 ainda da o erro, o problema não é ela, tire uma memória e use só um pente, e veja se acontece, depois troque os pentes para testar cada um separado, caso ainda ocorra, já sabe que não é a memória também. Ou pode ser os dois pentes, mas isso seria difícil de provar. O melhor é achar alguem para ir e trocar os componentes, assim você testar as peças no outro pc e depois no seu e vai isolando as coisas.

Ou se não tiver isso em mão leve em alguma assitência só por isso, mas por enquanto vamos continuar tentando esses testes pequenos e ver se tem algum erro.

Talvez até seja erro no sistema, assim formate de novo, instale apenas os drivers e se continuar o erro, aí podemos descartar o software, e se puder tirar foto do erro caso apareça a tela azul, já ajuda, que aí é só jogar no google e ver se alguem já teve o mesmo erro, aí ver se a solução dessa pessoa funciona pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Flávio! Consegui estabilizar o driver! Instalei o driver direto do windows update, e ele ficou estável!
Dai pensei ter resolvido o problema, então o que eu fiz? Abri um jogo bem simples, (Heroes of Newerth) que é tipo um DotA1 só com graficos mais modernos.
O jogo roda bem por uns 15 minutos dps o pc trava!, então eu peguei, reiniciei o pc, e liguei novamente o game, pra minha surpresa ele travou ainda mais rápido.

Na hora eu já pensei ser temperatura,!
Em uma terceira vez ele travou ainda mais rápido!!!!

Então sai do game, e instalei o MSI afterburner
E percebo que dentro do jogo, o processador chega a 100 graus celsius muito rápido!

Será que é este o problema? 
100º Celsius é muita coisa? por isso que o windows desliga a Máquina?
Se eu uso a GTX 980, o pc não trava com este game, posso ficar o dia todo jogando com ele sem problemas, porém games mais pesados como Tomb Raider, ele trava dps de 15 minutos e cada vez que eu jogo ele trava mais rápido (Isso com a gtx 980) Sem a placa de vídeo ele trava em games mais simples pois eu acho que é porque ele usa a placa integrada do processador, intel hd graphics o que faz ele esquentar ainda mais rápido!

Será que descobri o problema? será que é mesmo temperatura?

Estou usando o stock cooler, o cooler original da intel!

Checkei e ele está bem instalado, com uma pasta térmica basica.

você acha que devo trocar a pasta térmica?
Ou talvez até investir em um WC?

Será que rodar games em uma temperatura mais baixa vai manter a estabilidade do sistema?
Ou não tem nada a ver?


Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tirei um pouco da pasta termica e instalei a gtx 980, as temperaturas abaixaram, como formatei agora estou baixando tomb raider, e o Adobe premiere pra testar em render e em games, pra ver se vai travar, E monitorar a temperatura da CPU, pra confirmar se é mesmo este o problema!

Aparentemente é isso, agora que coloquei a gpu, e tirei a pasta terminca o game simples (HoN) que travava agora não passa dos 70º C e roda tranquilamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá Flávio! Passando pra agradecer e dizer que confirmei o problema! como o pc trava sempre quando eu chegava nos 100º C quando eu monitorava no afterburner só comprando um WC que resolveu o problema em renderizações em full hd, ou seja, gastei 400 conto! mas comprei o H100i da Corsair e não tive mais nenhum problema! PC 100%

Um abraço e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...