Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre o 7805


Posts recomendados

Estou fazendo um projeto de um carregador de celular externo (através de uma bateria) ai me veio uma duvida:

O 7805 vai limitar minha corrente em 1 Ah? Minha bateria q usarei é de 4 A, se eu colocasse ela em meu celular ela queimaria.

Se o 7805 queimar ele bloqueia a passagem de corrente/tensão?

Vocês teriam um sistema de segurança caso o 7805 falhe?

Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queimar um LM7805 é coisa difícil de acontecer... Rara mesmo..

Esse CI tem limitação por corrente e também limitação térmica..

Suas proteções são melhores que qualquer outra que nele venhas a implementar..

A demanda de corrente é regulada, controlada, pelo próprio conjunto celular/bateria.. Não te preocupe pois ela vai pedir somente o necessário..

Coloque o LM7805 em um dissipador de calor e isso é tudo o que tens que te preocupar..

Quanto a fonte de tensão, que entendi ser de 12V x 4Ah poderia ser de 12Volts x 150 Ah sem nenhum problema..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o maximo q o 7805 vai conseguir enviar é 1 A, ne?

Mas se por acaso ele queimar ele n vai deixar os volts/corrente passar direto ne?

Sim, pode acontecer, mas considere o que segue:

 

- Se em qualquer carregador de celular algum elemento chave estragar pode também acontecer exatamente isso dai, desregular e largar maior corrente e tensão no aparelho;

- Se um raio cair na rede elétrica e danificar um dos mais de 100 semicondutores de seu televisor ele pode deixar passar maior corrente e danificar o equipamento;

- Se um CI da injeção eletrônica de seu carro estragar poderá fazer com que ela faça disparar o motor, numa curva, e que faça seu carro capotar;

- Uma má operação dos dispositivos de proteção de seu Junker de aquecer agua do banho pode fazer com que ele ligue quando não deve e lhe trazer transtornos;

 

A todos esses típicos eventos, possíveis de acontecer, a gente costuma chamar de Teoria da Conspiração.....

 

Pode acontecer???? Pode, mas o CI foi feito para funcionar e não para dar problema...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayOfNoob

 

 

Acontece que a unidade de medida mAh é de carga elétrica, não de corrente elétrica. Isto é, um valor em mAh representa a carga transferida, sendo que a corrente é basicamente igual à carga por unidade de tempo F5Rua4D.gif.

 

 

 

A corrente circulante em si dependeria da tensão, que não é muita no caso, e da impedância do equipamento.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu vou usar 2 baterias de 3.7 v e 3800mAh, que vão ficar 7.4 v e 3800 mAh, se eu passar toda essa corrente em meu 7805 ele queimara, certo?a entrada do mesmo

Você teria algum circuito limitado de corrente? Esse limitador de preferência passasse até 800 mAh

Essa tensão de 2 x 3,7 = 7,4 Volts esta bem no próxima ao limite absoluto da folga chamada de Vdrop, que é a diferença entre a tensão e entrada e de saída..

Considere normal que a tensão de saída, de 5 Volts caia a partir de certo nível de descarga das pilhas... É porque foi ultrapassada essa Vdrop dai.. Se a tensão final das baterias cair 0,4 Volts a tensão de saída de 5 Volts pode começar a ficar prejudicada..

 

O CI é um limitador de corrente em 1 Ampere..

Seu conceito está errado, quanto a corrente.. Não é você quem passa a corrente pelo LM7805.. Você estabelece a tensão na entrada do mesmo e ele, o 7805, deixa passsar o que a carga pedir até chegar aos 1 Amperes. Ai o 7805 limita essa passagem de corrente.. Adicionalmente o 7805 tem a proteção térmica.. Se a temperatura do mesmo chegara  subir para valores elevados ele se bloqueia, vai estreitando a corrente que ele deixa passar..

Leia a descrição do mesmo ai na primeira página...  https://www.fairchildsemi.com/datasheets/LM/LM7805.pdf

 

Se você encontrar um CI LDO para colocar ai seria melhor do que usar o LM7805..

Com o uso do LM7805 vais ter a bateria disponível de 7,0 a 7,4 Volts.. Assim que a bateria baixar dos 7 Volts a saída de 5 Volts poderá baixar também..

 

O LM7805 necessita de 2 Volts de saída para entrada para operar bem.. Os CI's LDO podem operar não com 2 Volts mas sim com até 0,3 Volts da saída para entrada..

 

Vou ver se encontro um LDO (Low Drop Out) comercial por aqui e se achar te digo..

 

E desfaça essa sua impressão de que uma bateria com muita capacidade (3800 Ah) vá queimar seu LM7805. Pode até botar uma bateria de caminhão, 12V x 150 Ah antes do CI que ele vai deixar passar somente aquele máximo de 1 Ampere e se a carga pedir menos, só vai passar essa corrente menor..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai eu faço a ligação do lm1117 do mesmo jeito do 7805?

Sim e não...

 

Repare o encapsulamento do LM1117-05

 

img04-12.gif

 

Ou, se achares, esse dai:

a3739170-225-LM1117T-3.3_NOPB..jpg?d=129

 

Ai monte desse modo dai:

 

LM1117-05%20esquematico_zpsb6gfin4w.jpg

 

A bateria de 7,4 Volts vai com positivo no INPUT e negativo no GND e a saída de 5 Volts será o positivo no Output e o negativo no GND

Desisto, agora ficou pior...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...