Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não inicia boot do Windows XP


Posts recomendados

Olá, peguei um PC para formatar faz umas duas semanas e o cliente pediu para que eu instalasse o Windows 7. Até aí tudo bem, mesmo tendo que passar por alguns erros, consegui instalar o SO. Então, eu fui para a parte mais chata da formatação: os drivers;

Busquei os drivers da placa-mãe que é uma ASUSTeK P4S800, só que a última atualização desses drivers era do Windows XP.

1. Eu consigo instalar os drivers do XP, por exemplo, em uma máquina que opera com o Windows 7?

Segue o link dos drivers: http://support.asus.com/Download.aspx?SLanguage=en&m=P4S800&os=17

 

Tentei instalar somente um driver do XP no 7 e aparentemente não deu certo, então optei por formatar para o XP novamente. Segue aí o maior problema: gravei uns 4 CD's do Windows XP, em formato CD e DVD e com diferentes ISO's e NENHUM deu boot, eliminando a possibilidade do problema estar no CD. Fiz todo o passo a passo de colocar o leitor de CD/DVD para dar o boot primário e etc., mas não aparece a mensagem "pressione qualquer tecla para iniciar o CD". O cursor fica piscando e pula para o próximo boot (para o HD, por exemplo). O mais estranho é que utilizando o CD do Windows 7, a mensagem aparece e eu consigo fazer a instalação normalmente.

PS: Tentei também um CD do Ubuntu e não consegui iniciar o boot.

2. O que posso fazer para solucionar esse problema de inicialização do CD?

 

Já pesquisei de diferentes formas, mas o problema persiste e eu não encontro uma solução. Muito obrigado, desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa dica eu dava em 2003, apesar de ter mudado muito, veja se dá para aplicar no seu caso alguma coisa:

 

Formatando

 

-Primeiro pegue um cd de boot com os arquivos de inicialização, pode se o do Windows 98, insira no drive e ligue o pc;
-Escolha no menu a opção 1, sem apoio a cd-rom e tecle enter;
-Digite em A:>\Format C:/u ( atenção para a barra invertida )

 

Instalação com o CD bootável

 

Com o cd bootável, configure na bios o cd-rom como primeiro dispositivo de boot, coloque o cd no drive e de o boot, o sistema irá pedir para acionar qualquer tecla para iniciar do cd- rom, e quando ele der o primeiro reinicio, não aperte nenhuma tecla, deixe rolar que a instalação seguirá normalmente.

 

Instalando com cd sem boot

 

Sem o cd bootável, de o boot com o disquete do w98 conténdo nele o arquivo smartdrv.exe para facilitar, nesse caso a bios tem que estar configurada para o primeiro boot pelo disquete, escolha a opção com apoio a cd rom. Copie o arquivo srmartdrv.exe para o disco rígido assim: A:>\Copy srmartdrv.exe C:\ ; à seguir execute o arquivo smartdrv.exe instalado no drive C ; feito isso, coloque o CD do Windows no drive de cd rom e digite X:\I386\WINNNT.EXE ( onde X corresponde ao drive que contém o cd-rom ) e nesse momento a instalação irá iniciar.

Atualizando um Sistema Existente ( W98, ME )

Também pode ser instalado como atualização em um so existente, bastando colocar o cd-rom do XP no drive, clicar instalar o XP e "atualizar".

 

Instalando por um Sistema Existente

 

Abra o Windows e coloque o cd-rom do XP no drive, clique em instalar XP e escolha a opção "instalação nova" , marcando as caixas "deixar escolher o local da instalação" e "copiar os arquivos para o disco rígido" .
Mesmo que so tenha um disco ou partição, o programa de instalação no decorrer da mesma , irá perguntar se quer criar , formatar e qual formato de partição, bastando marcar que sim e escolher um espaço vazio no disco C, formatar e FAT32 , com isso o programa irá criar um dual boot, onde se pode escolher que sistema iniciar.

Obs: Antes de instalar o XP em caso de atualização ou via outro sistema existente, rode o utilitário de verificação de wardware para verificar a incompatibilidade e a necessidade de drivers adicionais ou atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não aparece a mensagem de "clicar em qualquer tecla para iniciar o sistema" ou a midia não tem os arquivos de boot, não foi configurado de fato para dar o boot no driver de dvd ou este estar com defeito.

Pensei em controladora SATA, mas mesmo a falta dela não impede o inicio da instalação, no caso se fosse, bastaria clicar em F6 quando surgisse a mensagem e inserir a midia com os drivers da controladora.

Experimente criar um pen bootável com o windows Xp, o melhor programa para isso é o Windows7-USB-DVD-tool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...