Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor MJ4502 e 2N3773


Jemec

Posts recomendados

Fiz outro osciloscópio pois os que pegaram fogo, foram porque aguentavam até 1 e pouco de volts. Apesar de ter feito outro osciloscópio com resistores, fiz medição da rede 110v e outra medição usando um trafo de 10v, ele mede na boa um pouco com ruídos, mas aparece a onda senoidal de 60hz e a divisão de volts. Mas quando ligo no terminal do meio dos potenciômetros e nos terminais dos transistores não aparece nada.

 

Tem alguma medição a fazer com o multímetro em partes do circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta tem 2 transistor o Tip 29 e 30, onde a base e emissor, fazendo o teste de continuidade está como curto. Mas quando tiro do circuito e testo estão normais. Será que é porque há um resistor de 47 ohms na base de ambos os transistor? É normal isso?

 

E quando fiz os primeiros reparo tinha 2 resistores de 5k6 escuros de queimados " estava funcionando, mas troquei".

 

A foto contém os componentes citados com um circulo vermelho.

 

post-605264-0-26574500-1444733152_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Analisei o datasheet MJ4502 e o 2N3773 e vi que o ganho "hFe" é diferente.

MJ4502 ->hFE ->Min 25 e Max 100.
2N3773 -> hFE ->Min 16 e Max 60.

A substituição do MJ4502 pelo 2N3773 o ganho faz uma grande diferença. Estou certo? Podendo ter falta de potência? podendo ocasionar no ocorrido.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quando a etapa de potência não possui ajuste por trimpots. o HFE dos transistores pode ser crítico, limitando o uso apenas para os transistores originais!...

Se você não consegue os originais, pode esperar os mais variáveis defeitos e falhas diversas nos circuitos!!!... É inevitável!...

 

Um conhecimento profundo na eletrônica, será necessário para reparar o aparelho!...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 8 meses depois...

Boa Noite!

Faz um tempo que não posto nada sobre o Amp - Palmer "ainda não arrumei"

- Eu tirei o Pré Amp e liguei apenas o Power em um mp3 player e o som saiu muito feio, ou seja, muito distorcido, igual quando testado com a guitarra. Ou seja, o problema está no Power.

 

Fiz o circuito do amplificador no Isis Proteus: New Palmer.rar "Anexo"

Não sei muito bem fazer a analise, mas usei o osciloscópio do Isis e parece que o circuito está funcionando perfeitamente.

Alguém poderia visualizar e comentar?

New - Palmer.rar

adicionado 22 minutos depois

Quando coloco um sinal, no caso um mp3 Player e faço uma medição de tensão no Base e Emissor no Mj802 "NPN" tem uma tensão que varia de 8v a 10v, mas no Mj4502 "PNP" fica variando de 0,00 a 0,14v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Veja aqui mais uma daquelas inquietantes coincidências cronológicas cujo esquema pode lhe dar alguma luz. No caso, o resistor no emissor tem a função de tentar reduzir o desequilibrio das correntes que se somam dos 2 transistores que é causado por alguma diferença de ganho (ou vbe) entre eles. Devem ser de baixa resistência pra não haver muita perda e de potência alta pois a corrente é alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Isadora Ferraz!

Pessoal, consegui arrumar o Amplificar :thumbsup:.

Comecei observar os datasheet e descobri que o Emissor e a Base do MJ4502 estava invertido.

Quando peguei o amplificador que estava jogado em um canto com os transistores queimados e alguns capacitores estufado, apenas fiz a reposição dos mesmo e não havia notado que o transistor MJ4502, a base e o emissor estava invertido, como disse, só fiz a reposição. Já haviam dito que o amplificador estava com as distorções antes de queimar. Mas como não tenho osciloscópio e também estava aprendendo não havia notado que poderia estar invertido.  

Aprendi muita coisa tentando arrumar esse amplificador.

Como montei o esquema do Power no Isis, interface do Proteus, comecei a fazer testes, utilizando o osciloscópio integrado no mesmo, no qual também me ajudou a entender o que estava acontecendo com a inversão do Emissor e Base.


Agradeço a todos que postaram dicas e me ajudaram!

 

Valeu galera! 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tenho um trafo de 16A de 33.5v "Sem o center tape"

Fazendo um dobrador de tensão para obter 33.5 + 33.5v, a corrente vai se dividir certo?
 

A carga que quero usar, utiliza 5A. Posso usar um diodo que tem o IF = 8A?

Utilizando o dobrador de tensão, a corrente que irá passar pelos diodos será de 5A que será puxado pela carga ou passa 10A nos diodos e depois divide para 5A ou a divisão da corrente é feita antes de passar nos diodos?
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...