Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Driver Smartlink No Kernel 2.6.x


Roger_2

Posts recomendados

finalmente consegui fazer funcionar meu modem (chipset ICH3 Intel) no kernel 2.6.7 com o driver da SmartLink... baseado em uma super-dica do Bruno Dias lá no forum do kurumin... então resolvi compartilhar aqui...

é o mesmo driver para chipset netodragon, pctel, pc-chips onboard e diz a lenda que pegam alguns modens Intel também... quanto mais gente testar e postar resultados melhor...

no kurumin é preciso dos compiladores (que já havia baixado para compilar o kernel) e o próprio kernel-source (que também não vem como default no kurumin)... as demais distros já vem com isto tudo...

pegue o source do driver em ftp://ftp.smlink.com/linux/unsupported ... tem um monte de versões (o antonypeople as conhece bem... né?!)... eu usei a 2.9.8 mais recente que esta em ftp://ftp.smlink.com/linux/unsupported/snapshots ... mas já tem até a 2.9.9 disponível...

editado: o link acima esta quebrado... use a versão oficial para o kernel 2.6 http://www.smlink.com/main/item.php?ln=en&...d=84&main_id=32

ai basta descompactar (com guiTAR, Ark, Konqueror, tar, etc.) entar no diretório criado e editar o arquivo Makefile com seu editor de textos predileto, onde estiver escrito...

KERNEL_DIR:=/lib/modules/$(shell uname -r)/build 

troque pelo caminho do seu kernel-source... se você tiver aquele famoso link "linux" na pasta /usr/scr fica assim...

KERNEL_DIR:=/usr/scr/linux 

detalhe: eu precisei do kernel-source para compilar no 2.6 (como diz no README), mas já o Bruno Dias disse que compilou só com o kernel-headers mesmo... então o MakeFile dele ficou assim...

KERNEL_DIR:=/usr/src/kernel-headers-2.6.6-1-k7 

então se falhar com um tente com o outro... ai é só compilar como de costume...

$ make 
# make install

levante o módulo no kernel (depois coloque ele no /etc/modules para carregar no boot)...

# modprobe slamr 

rode o daemon para testar...

# slmodemd --country=BRAZIL /dev/slamr0 

confira se foi criado este /dev/ttySL0... pois ele só aparece se estiver funcionando... ai para garantir que ele possa ser acessado crie um link para ele...

# ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem 

no meu caso o kppp não consegue abrir o modem... então parti para o wvdial e coloquei a linha "Carrier Check = no" no arquivo /etc/wvdial como diz no README... configurei e rodei #wvdial... conectei no iG numa boa... por várias horas sem cair ou travar...

problemas

segundo o Bruno Dias, para ter suporte logo no boot, adicione estas linhas no /etc/init.d/bootmisc.sh

echo "Carregando módulo do modem..."
start-stop-daemon --start --pidfile /var/run/slmodemd.pid --exec /usr/sbin/slmodemd --make-pidfile --background --quiet -- --country=BRAZIL /dev/slamr0
echo "Concluído"

mas comigo não funcionou... só pelo comando mesmo... então criei um link no desktop para conectar que executa o seguinte...

sudo slmodemd --country=BRAZIL /dev/slamr0 | sudo xterm -e wvdial

e outro para desconectar que executa...

sudo killall wvdial

to do list

- descobrir porque o kppp não acessa o /dev/modem... (editado: item resolvido, veja abaixo...)

- rever como iniciar o daemon durante a sequencia de boot... (editado2: resolvido também, veja o ultimo post lá embaixo...)

agora é só testar e postar... ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai CyberFox... espero que funcione ai também... testa e posta aqui também... beleza?!

aproveito para dizer que resolvi o meu problema com o kppp... tive uma sugestão do leandro.ss (aquele do kalango) que podia ser falta de permissões...

então como não manjo muito de chroot... dei uma fuçada no help do daemon (# slmodemd -h) e tive umas idéias interesantes...

primeiro inclui meus usuários no grupo "uucp" pelo kuser... depois alterei o comando para habilitar o modem deixando assim...

$ sudo /usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL --group=uucp --perm=0660 /dev/slamr0

pronto... agora qualquer usuário pode acessar tanto pelo kppp ou wvdial...

só falta botar para rodsar no bootmisc.sh... que ainda não deutempo de pesquisar... ai vai ficar show de bola... até mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai pessoal... fechando o to do list que deixei lá em cima... resolvi o lance do bootmisc.sh... para testar executei o comando direto no terminal e olha o que deu...

roger@thinkpad:~$ sudo start-stop-daemon --start --pidfile /var/run/slmodemd.pid --exec /usr/sbin/slmodemd --make-pidfile --background --quiet --country=BRAZIL /dev/slamr0
start-stop-daemon: unrecognized option `--country=BRAZIL'
Try `start-stop-daemon --help' for more information.
roger@thinkpad:~$

então alterei retirando a tal opção --country=BRAZIL e então...

roger@thinkpad:~$ sudo start-stop-daemon --start --pidfile /var/run/slmodemd.pid --exec /usr/sbin/slmodemd --make-pidfile --background --quiet /dev/slamr0
roger@thinkpad:~$

verifiquei o /dev/ttySL0 e estava lá... conectei beleza... só que em vez de BRAZIL o modem responde como USA... até ai nada de mais né?!

outra coisa... como o grupo uucp é default... mesmo sem esta opção todos usuários que adicionei neste grupo acessaram o /dev/modem pelo kppp sem problemas...

finalmente editei o /etc/init.d/bootmisc.sh deixando assim...

# Carregando modulo do modem no kernel 2.6.7...
echo "Carregando módulo do modem..."
start-stop-daemon --start --pidfile /var/run/slmodemd.pid --exec /usr/sbin/slmod
echo "Concluído"

reiniciei e tá ok... agradeço ao Bruno Dias pela dica inicial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Roger_2, tudo beleza?!

Cara este problema do kppp não conseguir abrir o modem eu tambem tive na instalação do meu... so que resolvi de outro jeito: como meu modem fica no ttyS2 (com 3) e no Makefile esta setado para o modem na ttySL0 eu mudei o Makefile para ttyS2 e tambem alterei la o caminho para os sources e os headers do kernel... dei o make/make install-amr e tudo funciona beleza ate hoje aqui... tambem nunca cai na net (estou começando a achar que as reclamações de quedas no ig são por culpa do windows :))...

E o interessante é que o driver do windows xp para este winmodem que eu peguei no site da placa mãe (e é o mais atualizado) é uma porcaria... minha conexão fica horrivel e completamente instavel... que interessante... no linux meu winmodem é uma seda :)...

Tio Bill entende essa...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, com a volta do meu site ao ar, q tal vocês montarem um tutorial com essas informaçoes, deve ter um monte de gente querendo saber como faz isso q vocês descobriram ai... Assim sendo, eu posto lá no meu site esse tuto, dando total liberdade para altera-los e dando o direito de criação a vocês, postando o nome de vocês e tal.... se quiserem, me mando uma MP...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Douglasgm achei uma otima ideia... unir experiencias sobre softmodems que tanto atormentam usuarios de linux, principalmente os iniciantes...

E quanto ao seu Intel leandrolrs... tenta os drivers do link abaixo (os dois links são para o mesmo site so que dentro da pasta 537):

http://linmodems.technion.ac.il/packages/Intel/

E os 537:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/Intel/537/

Espero ter ajudado...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por douglasgm@19 jul 2004, 01:26

Vamos ver se o Roger_2 também se indentifica com a ideia...

então douglas... to nessa sim, já me registrei no seu site e tudo... vou atualizar já usando o driver 2.9.9... que já saiu como "oficial" da SmartLink p/ o kernel 2.6...

já baixei esta versão e to testando... ainda esta semana posto lá... ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal, eu instalei este modem no Conectiva 7, (kernel, 2.4-5cl e 2.4.9-21) após esquentar muito a cabeça com os arquivos incluidos no modversions.h , acabei conseguindo fazer ele funcionar, recompliando (e compliando no caso do 2.4.9-21) o kernel... ele funcionou em termos... o modem responde, disca e até conecta, mas não consegue de jeito nenhum acessar a internet, quando tento um ping pra um ip externo não responde, nem mesmo consegue fazer um resoluçaõ de nomes DNS :blink: será que alguém sabe o que está acontencendo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...