Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As Fontes Tda Gamer entregam a potência real?


Naca268

Posts recomendados

Marca boa de fonte é Corsair.

Nem todas as Corsair são boas.. Vide a linha VS e algumas RM.. Mas, de modo geral, a chance de dar problema é pequena..

 

 

@Naca268

 

No Brasil, tem 4 marcas boas de fontes: Seasonic, XFX,EVGA e Corsair.. E alguns modelos de outras marcas, como PCYes!, Cooler Master, etc..

 

TDA Gamer já ouvi falar.. Que eu lembre, são genéricas.. Tem o modelo específico pra gente analisar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sim e são essas: 

 

FONTE ATX GAMER 750W REAL TDA

essa a tabela mostra que é 44A no +12v.

FONTE ATX GAMER 500W REAL TDA

essa diz que é 30A no +12v.

 

a loja diz que elas são REAL, mas só acredito quando eu ver o teste!

 

Grato por me responder, RS Faria e Thalles Aguair!

 

Quanto a corsair eu sei que é uma das melhores mais o meu bolso, como o da maioria dos brazucas esta lascado, então é por isso que eu vou ter que comprar uma fornte de segunda linha, mas quero ter certeza se é real mesmo!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto você pretende gastar com  a fonte?

 

189,00 da EVGA: http://www.kabum.com.br/produto/48572/fonte-evga-430w-80-plus-white-100-w1-0430-kr

Até pode ser Thalles, mas gostaria que os técnicos do Clube do Hardware fizessem testes com essas fontes.

 

valeu pelo link, mas prefiro comprar em uma loja fixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser Thalles, mas gostaria que os técnicos do Clube do Hardware fizessem testes com essas fontes.

 

valeu pelo link, mas prefiro comprar em uma loja fixa.

O Gabriel Torres seu mudou dos EUA para a Austrália e o equipamento de teste de fontes ficou "enroscado" nos EUA, então vai demorar um pouco para os testes voltarem e a distância física entre a Austrália e o Brasil provavelmente tornará demorado (ou até economicamente inviável) o teste de fontes que só são vendidas por aqui.

Mas 99% de certeza que essas TDA são apenas "mais do mesmo" xing-ling.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gabriel Torres seu mudou dos EUA para a Austrália e o equipamento de teste de fontes ficou "enroscado" nos EUA, então vai demorar um pouco para os testes voltarem e a distância física entre a Austrália e o Brasil provavelmente tornará demorado (ou até economicamente inviável) o teste de fontes que só são vendidas por aqui.

Mas 99% de certeza que essas TDA são apenas "mais do mesmo" xing-ling.

Que pena, pois só com aqueles testes para se ter certeza plena. :(

 

Valeu pela resposta! ;)

 

Me lasquei além dessa TDA, tem na loja Br One, MaxPower, Xigmatek e a Cougar!!! hehehehe

 

Eai, qual dessas é a menos ruim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena, pois só com aqueles testes para se ter certeza plena. :(

 

Valeu pela resposta! ;)

 

Me lasquei além dessa TDA, tem na loja Br One, MaxPower, Xigmatek e a Cougar!!! hehehehe

 

Eai, qual dessas é a menos ruim? 

A menos ruim eu diria que pode ser a Cougar. "Pode ser" porque vai saber que modelo da Cougar você está falando.

 

Apenas frisando: menos ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pode ser Thalles, mas gostaria que os técnicos do Clube do Hardware fizessem testes com essas fontes.

 

valeu pelo link, mas prefiro comprar em uma loja fixa.

 

Comprar em loja fixa e pagar mais caro por um produto ruim...

Não que o problema seja a loja, em si, mas é que essas lojinhas, não todas, é claro, tem um estoque pequeno, e acabam comprando de Rico Peças, Pauta, etc, que tem oferta de produtos limitadas, cheio de produtos genéricos, e pagam caro por isso.

 

Que pena, pois só com aqueles testes para se ter certeza plena. :(

 

Valeu pela resposta! ;)

 

Me lasquei além dessa TDA, tem na loja Br One, MaxPower, Xigmatek e a Cougar!!! hehehehe

 

Eai, qual dessas é a menos ruim? 

 

A Xigmatek é boa, geralmente tem eficiencia de 85% (selo 80+), PFC ativo, bom sistema de filtragem. A Cougar tem alguns modelos bem avaliados, tem que pesquisar bem pelo modelo. O resto é porcaria genérica.

Veja um review da Xigmatek aqui do CdH https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-xigmatek-tauro-700-w/2615/4

 

Qual o modelo ou potencia da Xigmatek que tem na loja, e qual o preço?

 

Tem que nos passar qual a configuração do PC onde você vai instalar essa fonte, que aí podemos lhe indicar a potência que você vai precisar, pois 750W você não usa nem com um SLI de GTX 980, só vai gastar dinheiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena, pois só com aqueles testes para se ter certeza plena. :(

 

Valeu pela resposta! ;)

 

Me lasquei além dessa TDA, tem na loja Br One, MaxPower, Xigmatek e a Cougar!!! hehehehe

 

Eai, qual dessas é a menos ruim? 

Lojas físicas ai de Porto Alegre:

http://www.hardstore.com.br/p/evga-500w-atx12v-v2-31-100-w1-0500-kr

 

http://www.hardstore.com.br/p/corsair-500w-cx-builder-series-atx12v-v2-3-series-cp-9020047-ww

 

http://www.hardstore.com.br/p/evga-500w-atx12v-v2-31-500b

 

https://www.fgtec.com.br/produto/fonte-evga-500w-80-plus-100-w1-0500-kr/fontes/3822

 

https://www.fgtec.com.br/produto/fonte-corsair-cx500w-cp-9020047-ww/fontes/3009

Não tem desculpa para sair comprando lixo superfaturado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho sim e são essas: 

 

FONTE ATX GAMER 750W REAL TDA

essa a tabela mostra que é 44A no +12v.

FONTE ATX GAMER 500W REAL TDA

essa diz que é 30A no +12v.

 

a loja diz que elas são REAL, mas só acredito quando eu ver o teste!

 

Grato por me responder, RS Faria e Thalles Aguair!

 

Quanto a corsair eu sei que é uma das melhores mais o meu bolso, como o da maioria dos brazucas esta lascado, então é por isso que eu vou ter que comprar uma fornte de segunda linha, mas quero ter certeza se é real mesmo!?

Ora amigo, ponha a cabeça prá pensar, tente, não dói nada..

 

Já ensinei (tem alguns tópicos a respeito por ai) há mais de 5 anos que uma fonte é capaz de entregar a um PC moderno tudo que ela pode dar na linha de 12 Volts + 40 a 50 Watts.

Então confira.. A fonte de presumíveis 750 Watts diz entregar 44 Amperes em 12 Volts. Veja, se isso for verdade 44A x 12V = 528 Watts que somados aos 40 Watts que qualquer PC vai pedir nas soma das linhas de baixa tensão (+ 5 Volts e + 3,3 Volts) resulta em somente 568 Watts e nunca 750 Watts, e isso, dito pelo próprio fabricante.

Então sua dúvida é incabível e desnecessária.. Com certeza ela não entrega 750 Watts e no máximo dos máximos entrega 568 Watts a uma config típica...

Para exercitar o cálculo faça o mesmo para a outra fonte..  Viu como largar o cérebro morro abaixo, prá ver se pega no tranco, não dói nada!!!

 

Referência dos tópicos sobre o assunto:

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC   

 

Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??     

 

Como saber a corrente combinada das linhas de 12 Volts em uma fonte multilinhas???       

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas são as marcas e modelos das fontes!

 

FONTE ATX 500W REAL POWER TDA R$136,47 

 

FONTE ATX GAMER 750W REAL TDA R$255,36

 

Fonte 500W Calibre 5x SATA, 2x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6 Pinos XCP-A500 Xigmatek R$169,90

 

Fonte 500W Reais 4x SATA, 1x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6+8 Pinos SL500 Cougar

R$169,90

 

Fonte 400W Reais 4x SATA, 1x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6 Pinos 80PLUS Calibre Xigmatek R$152,92

 

Configuração do pc:!

 

M5A78L-M/BR AM3+

Phenom 2 X4 B95 3.0ghz 95w

2x2gb ddr3 1333 SMART

Plc.Vídeo HD4650 1gb ddr3 128bits

HD 1tb sata2 seagate 7200rpm

gravador DVD HP

 

Obs:

- Mas ganhei uma Mother ASUS Crosshair III Formula que usa 2x 12v que acho que vou usar, o que vocês acham?

 

- faller, Se eu postei esse tópico é porque eu não entendo e por isso pedi ajuda, ok!? Mas obrigado pelos links!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas são as marcas e modelos das fontes!

 

FONTE ATX 500W REAL POWER TDA R$136,47 

 

FONTE ATX GAMER 750W REAL TDA R$255,36

 

Fonte 500W Calibre 5x SATA, 2x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6 Pinos XCP-A500 Xigmatek R$169,90

 

Fonte 500W Reais 4x SATA, 1x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6+8 Pinos SL500 Cougar

R$169,90

 

Fonte 400W Reais 4x SATA, 1x IDE, 1x EPS(4+4), 1X PCI-E 6 Pinos 80PLUS Calibre Xigmatek R$152,92

As da TDA e as Xigmatek com certeza são horríveis.

Essa da cougar... não tem muita informação sobre ela na internet... pode ser decente ou pode ser tão ruim quanto/pior que as outras.

Dê uma olhada nas lojas que lhe indiquei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As da TDA e as Xigmatek com certeza são horríveis.

Essa da cougar... não tem muita informação sobre ela na internet... pode ser decente ou pode ser tão ruim quanto/pior que as outras.

Dê uma olhada nas lojas que lhe indiquei.

Já olhei e gostei de uma 

Fonte EVGA 430W 80 Plus - 100-W1-0430-KR

 na FGTEC, será que segura a configuração de meu pc?

 

Ah! E o preço é abaixo de 200 reais / R$ 198,55 hehehehe

 

Jorno, olha o que você escreveu sobre a Fonte Xigmatec ao Eugênio Lima:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1088607-recomenda%C3%A7%C3%B5es-sobre-esta-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-xigmatek-calibre-500w-xcp-a500-80plus/

 

Tem 80 plus standard e o "teste" foi feito em 2008:

http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/XIGMATEK_X-CALIBRE%20500_500W_ECOS%20671.2_Report.pdf

 

Me preocupa as tensões caindo para baixo do nominal no último teste que puxa 489W da fonte, principalmente porque a Ecova faz os testes com a fonte em uma temperatura ambiente baixa, então aqui no verão brasileiro temo que a fonte não seja capaz de entregar os 500W prometidos, mas sem melhores testes da fonte (em uma pesquisa rápida não achei), fica difícil dizer alguma coisa.

Pela idade da fonte, está me cheirando a desova de produto que ficou encalhado no mercado gringo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A EVGA 430W seria adequada para o seu pc.

 

Já olhei e gostei de uma 

Fonte EVGA 430W 80 Plus - 100-W1-0430-KR

 na FGTEC, será que segura a configuração de meu pc?

 

Ah! E o preço é abaixo de 200 reais / R$ 198,55 hehehehe

 

Jorno, olha o que você escreveu sobre a Fonte Xigmatec ao Eugênio Lima:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1088607-recomenda%C3%A7%C3%B5es-sobre-esta-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-xigmatek-calibre-500w-xcp-a500-80plus/

 

Tem 80 plus standard e o "teste" foi feito em 2008:

http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/XIGMATEK_X-CALIBRE%20500_500W_ECOS%20671.2_Report.pdf

 

Me preocupa as tensões caindo para baixo do nominal no último teste que puxa 489W da fonte, principalmente porque a Ecova faz os testes com a fonte em uma temperatura ambiente baixa, então aqui no verão brasileiro temo que a fonte não seja capaz de entregar os 500W prometidos, mas sem melhores testes da fonte (em uma pesquisa rápida não achei), fica difícil dizer alguma coisa.

Pela idade da fonte, está me cheirando a desova de produto que ficou encalhado no mercado gringo.

E como eu suspeitava nessa época, essa linha da Xigmatek não é confiável:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, quais foram as condições desse teste da fonte Xigmatek? Quando queimou qual foi a tensão atingida? E qual a conclusão?

 

Ah! gostaria de saber se colocasse 2 fontes para trabalhar juntas, digo, ligar uma na outra pelo fio verde e preto, para poder ligar os 12v na entrada da placa mãe, que é o caso da Mother ASUS Crosshair III Formula, será que vai funcionar bem, mesmo sendo fontes nominais? Qual o risco? Tem que ser da mesma marca e modelo de fonte por causa da corrente? 

 

Grato pelas respostas! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura ambiente na hora do teste era o de 400W e a temperatura ambiente era de 30°C... ai você leva em consideração que no brasil a temperatura chega a muita mais que isso e que dentro do gabinete a temperatura é mais alta que a temperatura ambiente...

Uma receita para dar *****
 

Ah! gostaria de saber se colocasse 2 fontes para trabalhar juntas, digo, ligar uma na outra pelo fio verde e preto, para poder ligar os 12v na entrada da placa mãe, que é o caso da Mother ASUS Crosshair Formula 3, será que vai funcionar bem, mesmo sendo fontes nominais? Qual o risco? Tem que ser da mesma marca e modelo de fonte por causa da corrente? 

 

Grato pelas respostas! ;)

 

Usando duas porcarias você tem o dobro de chance de dar M*  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Ah! gostaria de saber se colocasse 2 fontes para trabalhar juntas, digo, ligar uma na outra pelo fio verde e preto, para poder ligar os 12v na entrada da placa mãe, que é o caso da Mother ASUS Crosshair Formula 3, será que vai funcionar bem, mesmo sendo fontes nominais? Qual o risco? Tem que ser da mesma marca e modelo de fonte por causa da corrente? 

Quando você junta duas porcarias a resultante só consegue mesmo ser pior do que uma somente. Quando vier essas ideias estrambóticas sente e espere a vontade passar...

 

Fontes tem uma lógica a respeitar, uma troca de sinais, com a placa-mãe e isso elas fazem de acordo com um timming muito bem definido e isso faz com que ambas se entendam de modo coerente. Imagine que, só para simplificar, em um arranjo de duas fontes paraleladas assim como sugeres, uma delas fique mal e outra não. Ambas enviarão para a placa-mãe um sinal que nesse caso, fica fácil de se deduzir, serão antagônicos. O que você acha que irá acontecer. Uma fonte estará dizendo para a placa-mãe suspender todo o trabalho o processamento e entrar em "wait state", e a outra estará mandando a placa mãe tocar pra frente sem dó nem piedade...

 

E você certamente acha que foste o primeiro a pensar nisso dai e que ninguém mais teve essa brilhante ideia...

O possível resultado bem pode ser esse dai:

cogumelo_explosao_atomica_01.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela paciência e respostas. Vocês são ninjas neste assunto!!!  :ph34r:

 

Entendi que não dá pra se atirar em qualquer fonte barata, e querer ter qualidade e consequente durabilidade do equipamento, essa conta nunca vai fechar.  :tantan:

E na média de R$ 60,00 a mais, pode-se ter uma fonte confiável que dará mais durabilidade ao pc, mesmo sendo uma 430w, 80 Plus e PFC ativo (EVGA ou Corsair), pois suportam pcs com média configuração de boa ou futuros UPGRADES em pc mais simples. :blush:

 

Principalmente se tratando dos processadores da AMD que é o meu caso, um Phenom II x4 B95 de 3.0ghz que consome 95w e mais a placa de vídeo que no meu caso é uma amd ati radeon hd 4650 de 1gb ddr3 128bits que consome entorno de 65w e falta os outros periféricos como hd 1 tera seagate 7200rpm sata2, gravadora DVD HP, 2 coolers 80cm e a placa mãe.

 

Fica a dica: Não se aventurem e nem façam loucuras, ok!!!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Nenhuma dessas fontes entrega 100% da potencia que consome. Uma fonte 750W quer dizer que ela consome essa potencia da rede mas entrega menos. Fontes chaveadas utilizam indutores e capacitores na entrada o que faz com que haja um deslocamento entre a corrente e a tensão - o cosseno do angulo de atraso é conhecido como Fator de Potência. Mesmo fontes de boas marcas não tem fator de potência 1 (100%) e paga-se caro para ter uma fonte com fator de potência 0,9. O método mostrado pelo @faller é o mais indicado para averiguar o quanto a fonte entrega. Lembrando que a qualidade de uma fonte não é apenas o FP mas também sua durablilidade - e a escolha envolve a aplicação e uso que será feito: um servidor deve usar as melhores fontes mas um micro que pode ficar parado esperando uma fonte nova não precisa ter a melhor das fontes e a escolha deve ficar a cargo do orçamento de quem compra e do custo do hardware que ela vai suportar.

 

Lembrando, Fator de Potência diz respeito apenas a corrente alternada. Além disso, é importante lembrar que essas fontes chaveadas consomem energia mesmo com o micro desligado então prefira fontes que tenham o interruptor geral embutido.

 

Para quem quiser saber mais: o FP tem a ver com o fato de que a corrente em um capacitor é a derivada da tensão (derivada do seno é o cosseno e, portanto, a corrente fica 90 graus defasada) e a corrente em um indutor é a integral da tensão (novamente defasagem de 90 graus para o outro lado). Fontes chaveadas são cargas capacitivas que produzem esse efeito. Para corrigir o FP usa-se ligar indutores junto aos capacitores mas como indutores são caros e grandes geralmente conseguir um FP próximo de 1 sai muito caro. Agora o resto é com vocês: google, youtube, khan academy e escola estão aí pra isso: usem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, Rodolfo Netto disse:

Nenhuma dessas fontes entrega 100% da potencia que consome. Uma fonte 750W quer dizer que ela consome essa potencia da rede mas entrega menos. Fontes chaveadas utilizam indutores e capacitores na entrada o que faz com que haja um deslocamento entre a corrente e a tensão - o cosseno do angulo de atraso é conhecido como Fator de Potência. Mesmo fontes de boas marcas não tem fator de potência 1 (100%) e paga-se caro para ter uma fonte com fator de potência 0,9. O método mostrado pelo @faller é o mais indicado para averiguar o quanto a fonte entrega. Lembrando que a qualidade de uma fonte não é apenas o FP mas também sua durablilidade - e a escolha envolve a aplicação e uso que será feito: um servidor deve usar as melhores fontes mas um micro que pode ficar parado esperando uma fonte nova não precisa ter a melhor das fontes e a escolha deve ficar a cargo do orçamento de quem compra e do custo do hardware que ela vai suportar.

 

Lembrando, Fator de Potência diz respeito apenas a corrente alternada. Além disso, é importante lembrar que essas fontes chaveadas consomem energia mesmo com o micro desligado então prefira fontes que tenham o interruptor geral embutido.

 

Para quem quiser saber mais: o FP tem a ver com o fato de que a corrente em um capacitor é a derivada da tensão (derivada do seno é o cosseno e, portanto, a corrente fica 90 graus defasada) e a corrente em um indutor é a integral da tensão (novamente defasagem de 90 graus para o outro lado). Fontes chaveadas são cargas capacitivas que produzem esse efeito. Para corrigir o FP usa-se ligar indutores junto aos capacitores mas como indutores são caros e grandes geralmente conseguir um FP próximo de 1 sai muito caro. Agora o resto é com vocês: google, youtube, khan academy e escola estão aí pra isso: usem!!!

Nossa!!!!!   Você criou uma salada de baboseiras ai com fator de potência, com eficiência e sei lá mais o que. Primeiro que sua interpretação de fator de potência, em uma fonte, nada tem a ver com defasagem de corrente e tensão, ambas estão religiosamente em fase em uma fonte e o que muda é a forma de onda de uma com relação a outra.. Mas não vou ficar aqui e repetir um tópico que redigi lá por volta de 2007, já faz 10 anos portanto e só você não leu... Tai ele:

Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara    

 

Aproveite e aculture-se, ainda dá tempo..

 

E, antes que me esqueça, bem vindo ao fórum. Aqui você vai somar para ambos os lados, seu e do coletivo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma fonte TDA 500W, foi a que quase queimou minhas placas. Tensão: 9.8V na linha de 12V. Ela estava funcionando com uma das bobinas de ferrite estufadas, imagine a quantidade de ruído que entrou na placa...

Não economize na fonte, compre uma boa pra depois não ter dor de  cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...