Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

@lucianolcoa ,

 

Nossa .... nem pense nisso.... um bom equalizador tem um monte de amp ops, um montão de potenciômetros, e sempre gera uma boa dose de ruídos, por mais que a gente tente blindar ....

 

Eu iria por aqui :

 

http://scopionz.blogspot.com.br/2015/05/10-band-i2c-graphic-equalizer-tea6360.html

 

Dois desses TEA6360 fazem um equalizador digital de 10 bandas !

 

E pelo datasheet, a qualidade de som será superior a do velho TDA8425, o que já atende perfeitamente meus ouvidos já degradados pela idade .....

 

Achei um vendedor no Ebay, mas ele está de férias e só volta no início de Fevereiro, aí eu comprarei duas peças e farei a montagem com um Attiny85.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Aumentar a equalização quer dizer exatamente o quê ???

 

Acho que você não sabe o que é um equalizador, senão não me perguntaria se tem pinos de graves, agudos e volume kkkkkkk !

 

Não tem nada de PWM, é puro comando via I2C.

 

Cada CI desse tem 5 filtros, que podem ser mudados por software, e cada filtro possui sua frequencia determinada pelos componentes R e C de cada um. Assim podemos escolher as frequências centrais, e o ganho pode variar entre 10 e 15 dB, apenas escolhendo os componentes de cada um dos filtros.

 

Este CI permite apenas controle de ganho de cada banda, tipo 5 valores positivos e 5 valores negativos ( ganho / atenuação ) . Não tem controle de volume, e nem controle de balanço, e eu usaria um TDA8245 junto com ele para poder fazer essas funções, além de ter um controle de tonalidade também.

 

O legal é que pode-se usar dois CIs em cascata, e assim projetar um equalizador de 10 bandas !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Desculpe e que tenho dificuldade em me expressar usando termos técnicos, prefiro o jargão populaxo mesmo kkkkkkkkkkkkkkk

 

Me permita explicar melhor..

 

Pensei neste ci como cada pino responsável por uma função, um pino que recebe input para aumentar ou atenuar os graves, outro os agudos e por ahe vai. E como seria o "comando" para que o pino executasse a ordem.

 

Ele precisaria receber apenas um input numa entrada, e ahe ele aumentaria os decibeis e numa outra entrada se ele recebesse outro input ele diminuiria?

 

Sei que o datasheet possui tais informações. E que de tanto fazer projetos e alguns não funcionarem, ultimamente eu vou na onda do que "eu ja fiz e funcionou" para não precisar ficar gastando à toa kkkkkkkkkkkk

A proposito o pre que fiz ontem a principio achei que não funcionava mas ele funcionou, so que o ganho é baixo, gostei não :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucianolcoa disse:

A proposito o pre que fiz ontem a principio achei que não funcionava mas ele funcionou, so que o ganho é baixo, gostei não :(

 

kkkk entendi ....

 

Bom, sobre o seu pré .... posta o circuito dele pra eu ver de que que se trata.

 

Quando um CI de áudio é chamado de "digital" , é justamente porque ele faz tudo via comandos digitais, no caso enviados pela interface I2C. Os pinos externos são apenas para a ligação de resistores e capacitores da parte de filtragem de áudio. 

 

Esse CI tem uma entrada estéreo, e uma saída estéreo também, e todas as alterações de ganho em cada banda de equalização são feitas mediante recebimento de uma sequência de comandos I2C.

 

Mas para entender bem, precisa ler o datasheet mesmo !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  Fiz este aqui

 

http://sombox.com.br/amplificadores/pre-amplificador-com-controle-de-agudos-e-graves-e-volume/

 

Na verdade eu tava procurando um pre com controle de tons que funcionasse bem com fonte simples. Fiz um com fonte simetrica que ficou o bixo!!!! O tda 7294 quase derrubava a parece com o pre de fonte simetrica...

 

Mas eu tava querendo fazer de fonte simples pois  queria presentear meu cunhado, e como ele viaja muito so teria a bateria de carro para usar como fonte de alimentação.

 

Fiz um tda 7394 que ficou o monstro!!!!!! 30 watts rms por 2 canais, acredito que seria a maior potencia que se pode tirar dum classe AB por 12 volts, acima disso acredito eu que teria que ser classe D, mas posso tar enganado kkkkkkkk

 

vou ve se adiciono um arduino com o circuito TEA não sei das quantas mais o display lcd, para fazer ele sintonizar rádio também*inclusive ja comprei os módulos*

O bixo ta pegando so no pre mesmo. Achei um circuito de pre na net baseado no tda 1524a.Só falta ele p me testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos!! Estou um pouco sumido do fórum, mas estou terminando um projeto antigo (aplicativo da Farmácia, para fazer pedidos / orçamentos). Dei continuidade pois comecei a mexer com o PhoneGap (ele pega seu HTML, JS e CSS e transforma em um aplicativo nativo), e agora ficou mais fácil de terminar!

E estou pensando na possibilidade de fazer o ESP funcionar com o PhoneGap (o aplicativo enviar comandos para o ESP8266), mas ainda não vi nada.

 

Vou começar ainda essa semana, e quando o aplicativo da farmácia estiver pronto, posto aqui para serem meus Beta-testers kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Off-Topic

 

@aphawk

Consegui este OCXO no eBay e não consigo identificar as características,

mc41erPYlkCmklGh4LsyrCg.jpg

o número escrito no corpo é (é diferente desta foto da Internet):

VECTRON

C4600A1-0106B

10.000MHZ

64246  A0923

não sei qual a tensão e nem nada. Estou querendo fazer umas experiencias com ele e não quero fritar o componente. Você ou alguém aqui consegue as características deste componente ? Pelo que eu andei lendo a tensão pode ser  3,3; 5,0; ou 12V e não sei nem se a frequência dele é ajustável e nem se é senoidal ou onda quadrada, não consigo achar nada com esta codificação, nem no datashit do fabricante. Estes vendedores chineses do eBay poderiam pelo menos facilitar um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6  ,

 

Pois é.... nem no datasheet tem informação......  o que sei é que esse oscilador tem 11 anos de idade, e acredito que os 10Mhz possam ter variado um pouco.

 

Sugiro aplicar 3,3 volts e ver se ele oscila com precisão em 10 Mhz; se não, teste com os 5V e se também não funcionar só pode ser de 12 Volts.

 

A forma de onda , mete o osciloscópio mesmo prå ver....

 

Complicado isso.....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... eu já fritei um TCXO tentando descobrir a tensão que ele operava (fui subindo a tensão e não consegui oscilação, até que consegui um bom aquecimento no componente), espero que não aconteça o mesmo com este OCXO (ele custou um pouco mais). Se as pinagens continuarem as mesmas do que aparece no datashit talvez de certo. Espero que este modelo tenha a frequência ajustável externamente, se for eu calibro ele usando um GPS, por exemplo aqueles NEO-7M (o 7N é melhor) tem a frequência ajustável, acho que dá para obter 10MHz diretamente do GPS, o que facilitaria muito o sincronismo do OCXO. Este é um dos motivos de estar querendo aquele conector, quero montar um GPSDO caseiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos! Com disse anteriormente, estava terminando o aplicativo da farmácia... Poiis bem, terminei e aproveitei o embalo e fiz o App da minha automação residencial! =)

 

O app é o seguinte: ele se conecta ao IP do ESP8266 (você o configura), e dentro do app é mostrado as páginas do webserver!

Ele funciona com QUALQUER ESP com um IP configurado!

 

On Home.png

 

Se alguém quiser testá-lo fiquem a vontade. Se encontrarem algum BUG, é só me comunicar!

 

Download: http://www.blocodochapolin.com.br/onhome/OnHome-v100.apk

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm então, só tem essa tela! kkkkk

Ele vai abrir, no próprio aplicativo, o ip ou página que você digitar no input.

 

Eu vou refazer todas as páginas do webserver da minha automação, pois vou usar um framework mais novo, e acho que combina mais: MaterializeCSS.

 

Assim que tiver mais novidades, eu posto aqui! =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Esse circuito que você montou não tem ganho ... ele apenas controla o volume, mas não amplifica nada o sinal.

 

Já o circuito com o TDA1524A vai ter um ganho máximo de 20 db, que já ajuda bastante.

 

Eu já usei várias vezes um LM386 como pré-amplificador, ele permite um ganho de 20 até 46 dB , aí você poderia usar ele ANTES dessa tua placa que você já montou. Pena que ele é mono, mas é um CI muito versátil. Comprei 50 deles no Ebay por uma bagatela .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2017 às 23:40, aphawk disse:

@Intrudera6  ,

 

Pois é.... nem no datasheet tem informação......  o que sei é que esse oscilador tem 11 anos de idade, e acredito que os 10Mhz possam ter variado um pouco.

 

Sugiro aplicar 3,3 volts e ver se ele oscila com precisão em 10 Mhz; se não, teste com os 5V e se também não funcionar só pode ser de 12 Volts.

 

A forma de onda , mete o osciloscópio mesmo prå ver....

 

Complicado isso.....

 

Paulo

 

 

Com 2,3V já consegui 10Mhz, a onda é uma mistura entre senoidal e quadrada. Testei até 5V, e não me atrevi a passar disso, provavelmente a tensão é de 3,3V (eu acho). Nessas tensões a corrente ficou em 200-230mA

 

Com 2,3V a forma de onde é essa.

Onda_2,3V.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com 3,3V:

Onda_3,3V.jpg

 

Achei que aqueceu pouco, muito pouco (esperava mais de um OCXO). Terça eu coloco ele num frequencímetro para ver como está a estabilidade dele.

 

Eu coloquei uma ponte de 2 resistências de 10K ligando o positivo ao negativo, liguei o pino EFC (acho que usei o pino certo) no meio, posteriormente vou colocar um trimpot para poder variar suavemente a tensão (quando for testar no frequencímetro). Você sabe qual é a função no OCXO do pino Reference Voltage Output, ainda não descobri para o que serve e na dúvida liguei no positivo .

 

Continuação:

Não devia ter ligado o Reference Voltage no positivo, se eu tivesse lido com um pouco mais de atenção o datashit do OCXO 4600, eu teria visto que a função deste pino é fornecer uma tensão de referência estabilizada para ajustar a deriva do OCXO através de um trimpot. O OCXO continua oscilando, mas medi a tensão deste pino e estava muito perto de zero, acho possível que eu tenha danificado esta saída (a não ser que neste OCXO em específico este pino esteja NC). As vezes faço estas cagad@s.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk  voce ve que nao da pra confiar nos sites. Tanto no toni eletronica quanto na sombox falam que ele da ganho kkkk. vou somar o sinal dele ao pre do bc 549, gostei mais dele que o lm386. Pois ja usei os 2 que um de meus hobbys e tocar guitarra e o bc 549 me atendeu melhor as necessidades *som alto, limpo e fácil de montar*

 

Gostei da parte de equalização e pas, funciona muito bem, se com o bc der um ganho alto ahe me apaixonarei por ele ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Intrudera6 disse:

Achei que aqueceu pouco, muito pouco (esperava mais de um OCXO). Terça eu coloco ele num frequencímetro para ver como está a estabilidade dele.

 

 

A potência consumida é em torno de 700 mW, acho que é suficiente para garantir a estabilidade em frequência, principalmente porque a gente não sabe como está tudo construído internamente.

 

Mas esse formato de onda é meio decepcionante... esperava ou uma senóide ou onda quadrada.... tá parecendo uma carga de rc e em seguida uma descarga do mesmo rc .....

 

 

@lucianolcoa ,

 

Poxa foi só olhar o datasheet desse CI e ficou bem claro que ele não amplifica nada heheheh.

 

Mas qual é a fonte de sinal que você quer amplificar ?  Pois devido à impedância dela existem configurações diferentes, e às vezes é mais recomendável usar dois transistores em vez de um...

 

Existem excelentes pré-amplificadores usando o parzinho BC549C / BC559C , o pessoal da Elektor adorava usar eles em prés top de linha com baixíssimo ruído, muitas vezes trabalhando com saída em classe A para diminuir ainda mais a distorção.

 

Sé procure usar mesmo a linha C desse transistor, com o ganho mais alto fica mais fácil chegar ao resultado calculado.

 

Se quiser conversar mais sobre isso, som, amplificadores, prés, etc, sugiro abrir um tópico na área de Eletrônica, estamos bem fora do tópico aqui !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

A principio amplifificar audio de celular mesmo. Na epoca que ainda tava aprendendo estourei um tda 2003 por usar um lm 386 como pre. Ate hoje não entendi por que isso ocorreu hehe..

 

Hum não sabia que tinha esse combo bc 549;559, voce tem um link de um pre nessa configuração pra me mostrar?

 

-----------

Em tempo, prometo que esté e mu ultimo post off-topic relacionado a amplificadores hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

Bom, a saída de áudio de celular é de baixa impedância, bem diferente de uma saída de aparelho de som que deveria ser ligada na entrada de um pré-amplificador. Mas é melhor esta situação do que a contrária ....

 

Baixe este programa :

 

http://en.transistoramp.de/download/

 

Instale e rode, clique em NEW AMPLIFIER, escolha a configuração common-emitter, e informe qual será a tensão de alimentação, qual a impedância de saída ( pode usar 4700 ohms ), qual a impedância de entrada ( use 4000 ohms ), e o ganho em tensão ( eu chutaria 15 ), qual a menor frequência a ser amplificada ( em hi-fi eu deixaria 10 Hz, mas o seu celular só deve deixar passar de uns 50 hertz prá cima... ) e pronto !!!  Seu projeto está pronto.

 

 

Quanto ao parzinho, vou sugerir este aqui que é bem antigo, mas serve para você ver o conceito :

 

http://www.newtoncbraga.com/index.php/circuit-bench/57-audio/1630-riaa-preamplifier-iii-cb958e

 

cb0958_0001.png

 

É um pré-amplificador para capsulas magnéticas, com equalização RIAA, de qualidade muito boa, com baixo ruído e alto ganho. Gozado que fazem uns 20 anos eu joguei fora meu toca-discos achando que isso nunca mais ia ser usado, e agora começou essa moda de toca-discos novamente..... vai entender !

 

Segue outro circuito de parzinho npn/pnp  de alto ganho mas sem a equalização :

 

Pre-amplifier-with-transistors.jpg

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, aphawk disse:

 

A potência consumida é em torno de 700 mW, acho que é suficiente para garantir a estabilidade em frequência, principalmente porque a gente não sabe como está tudo construído internamente.

 

Mas esse formato de onda é meio decepcionante... esperava ou uma senóide ou onda quadrada.... tá parecendo uma carga de rc e em seguida uma descarga do mesmo rc .....

 

Paulo

 

É, realmente é muito estranho esta forma de onda, nunca tinha usado esta ponta de prova em 10Mhz, pode ser que seja a ponta de prova que esteja provocando isso (com problema), no trabalho tenho uma que já usei em 10Mhz e ela está perfeita (agora só na terça para tirar a prova da forma de onda). Outra coisa que me deixou com a pulga atras da orelha foi ter começado a oscilar com 2,3 V , o que isto te diz ? 3,3 volts me parece a tensão mais plausível para o OCXO, mas será que existe menor que 3,3? Só sei que não tive coragem de passar de 5 V, pois se for mesmo 3,3 V com 5 Volts já foi arriscado, com 12 V seria morte certa. Não estou a fim de jogar 21,00 USD no lixo assim tão fácil.

 

Vou colocar uma fonte de tensão de alta estabilidade de 2,5 V que vou usar como referência com trimpot de 10K ligado ao negativo (tenho um mas preciso lembrar onde guardei) e ver o que acontece quando eu comparar com uma referência de 10Mhz de precisão (GPSDO), vamos ver se o OCXO varia a frequência mudando a tensão sobre o pino EFC, ver se ele está ativo.

 

Ainda estou intrigado com o consumo tão baixo, 0,7W, e o pouco aquecimento na carcaça, é um consumo muito baixo para um OCXO, parece até um OCXO moderno de alta eficiência e não um que tem 11 anos de fabricado (acabei encomendando outro igual para testar  e como backup, neste eu serei mais rigoroso nos testes, e lá se vão mais 21 USD). A tentação para montar um GPSDO caseiro é grande (ou servidor NTC, mas terei que aprender realmente como funciona o protocolo NTC, parecer ser bastante complexo, talvez seja um passo um pouco grande), principalmente com esta tensão tão baixa, perfeita para um ESP8266, e talvez seja mesmo possível usar mesmo um ESP8266 nisso (não é o forte dele mas acho que é possível usando alguns truques), não sei se quero usar um arduino nisso (apesar de que com as IOs que ele tem seria ótimo para isso), ainda não sei como vou polarizar o pino EFC com uma resolução de 12 bits ou maior, talvez seja necessário algum componente extra (um conversor DA de alta resolução por I2C por exemplo), o projeto da Elektor me inspirou.

 

Eu e minha mania de precisão, se Salvador não fosse um lugar tão atrasado, eu deveria trabalhar no INMETRO, iria me divertir e fazer algo útil com o meu rigor com a precisão (é quase um pleonasmo).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6  

 

Tive uma boa ideia olhando de novo o datasheet.

 

https://www.vectron.com/products/ocxo/c4600.pdf

 

Repare que independente da tensão de alimentação, a potência consumida, APÓS 3 MINUTOS, é máxima de 1.2 Watts ! E sabemos que ele só pode ter alimentação de 3,3 ou 5 ou 12 Volts.

 

Então, sugiro ligar ele com 3,3 volts, espere 3 minutos, e meça a corrente consumida e calcule a potência!

 

Se for bem abaixo, então é a tensão errada, desligue tudo, espere esfriar, ligue com a próxima tensão e espere mais 3 minutos e meça a corrente e assim sucessivamente.

 

Acho que existe um tipo de regulador para a parte eletrônica, que permite ele funcionar mesmo com baixa tensão, mas para atingir a especificação, precisa gerar a potência para manter a temperatura. 

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá ??? Acho que já testei com 5V e a corrente era a mesma (0,220A), não aumentou, mas eu não tinha esperado esfriar, só sei que nessa brincadeira posso acabar fritando o OCXO, continuo com bastante receio de passar dos 5V, acho que tem uma boa possibilidade de fritar o OCXO se passar de 7V, e pode ser que a tensão seja realmente 5V (desconfio da potência consumida mas também acho muito estranho ele conseguir funcionar com 2,3V se a tensão é de 12V, a diferença é muito grande).

 

Seria muito bom se pudesse conseguir informações sobre esta serie, estou no escuro. A única informação foi que veio escrito no saco antiestático "PWR-587" (que eu não sei o que significa exatamente). Pelo datasheet a versão de 3,3 e 5V suportam até 7V na tensão de alimentação, a versão de 12V suporta até 15V (ele é bastante tolerante a sobretensão).

 

Talvez seja melhor testar vendo a estabilidade da frequência com esta tensão mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Intrudera6 disse:

Acho que já testei com 5V e a corrente era a mesma (0,220A), não aumentou, mas eu não tinha esperado esfriar,

 

Opa se for isso mesmo, a potência é de cerca de 1,1 Watt, bem próxima dos 1.2 Watts, e nesse caso eu também aposto que 5V é a tensão correta.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...