Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

Os Correios bateram seu próprio recorde. Chegou hoje um produto comprado do eBay que demorou 6 meses e 1 semana (comprado em 24/07/16 recebido em 30/01/17), recorde absoluto em todos os tempos, a caminho da ruindade total.

 

Falando nisso, tenho uma revista que sou assinante, que está completando 3 revistas mensais sem chegar (mais de 2 meses de atraso). Acho que vou cancelar a assinatura, mesmo a culpa não sendo da editora (isto é relativo, pois é só mudar de entregador, a Quatro Rodas nunca atrasou). De que adianta fazer assinatura se as revistas não chegam, assim eu prefiro comprar nas bancas, que está disponível mais rápido. Acho que os Correios estão fazendo muitas editoras perderem assinantes (eu já fui assinante da Isto É e deixei por problemas na entrega).

 

Imagino que ai em São Paulo os Correios entregam as coisas enviadas da China bem mais rápido do que eu recebo aqui em Salvador.

 

E imaginar que os correios querem virar operadora de celular, vão conseguir serem piores que a OI (o que parece ser quase impossível).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, aphawk disse:

 

Opa se for isso mesmo, a potência é de cerca de 1,1 Watt, bem próxima dos 1.2 Watts, e nesse caso eu também aposto que 5V é a tensão correta.

 

Paulo

Estou testando o OCXO por um padrão de 10Mhz de 1E-12 de precisão, encontrei 1,3E-9 de erro (comparando com a frequência padrão), isto depois de algumas horas de aquecimento.

 

Condições do teste:

Temperatura 24ºC e 33% umidade relativa (sala com ar-condicionado)

VS: 5,0V

EFC: 2,50V (ponto de melhor precisão com VS = 5,0V , usei para polarizar um padrão de tesão de +/-0,01% de erro regulado para 5,000117V, estou polarizando o EFC usando um trimpot multivoltas de 1Kohms)

VREF: continua como zero, eu posso ter danificado esta saída, eu ainda não tenho certeza se ela estaria disponível.

Corrente: 135mA (quando frio começa com 230mA, independentemente de ser 5 ou 3,3V e depois reduz depois de algum tempo para 135mA, isto se repete quando ele é desligado e ligado mesmo já estando quente).

 

No teste com VS: 3,3V consegui estabilidade e precisão em 10Mhz com EFC em 2,80V, o que claramente me diz que a tesão VS ideal do OCXO é mesmo 5,0V para ter a maior faixa de ajuste do OCXO.

 

 

No final eu gostei da precisão do OCXO, 1,3ppb com um consumo baixo, 0,68W, é uma precisão excelente, só não sei por quanto tempo ele vai se manter tão estável com este ajuste (não posso nem encostar o dedo na carcaça que já faz o lissajous ficar mais nervoso, e um protoboard não é exatamente a coisa mais estável para se testar algo tão  preciso). Com um GPS fazendo a calibração automática deve ser possível obter uma precisão muito melhor (vira um GPSDO) e a temperatura da carcaça aparenta estar um pouco acima de 40ºC (infelizmente não tenho agora um termômetro para medir).

 

Fiquei realmente tentado para criar um GPSDO com estes OCXOs (21 USD é muito barato) com um ESP8266 (ou Arduino que neste caso talvez seja melhor por ter mais IOs).

 

Eu nem tenho coragem de fotografar a mesa (para mostrar) onde estou testando isso, fiz uma gambiarra terrível, nada aconselhável quando se quer precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Eu nem tenho coragem de fotografar a mesa (para mostrar) onde estou testando isso, fiz uma gambiarra terrível, nada aconselhável quando se quer precisão.

 

Que bom que serviu !

 

E também vejo pelos seus testes que 5V é a melhor opção mesmo.

 

Realmente essa precisão depois de 11 anos de idade é muito boa !

 

Quanto a corrente maior no início, realmente está prevista no datasheet também. Só não gostei que ela me parece ser "burra" , isto é, mesmo quente ela continua sendo fornecida, o que deve fazer demorar mais tempo para alcançar a estabilidade.

 

Mas não tenha vergonha de postar uma foto !!!!!

 

Muita gente acha que precisa ter uma baita bancada, tudo coisa de primeira, com trocentos cuidados na montagem, e tenho certeza de que vão se sentir mais capazes ao ver como que você conseguiu determinar toda essa informação !

 

Posta aí pra todos verem !

 

Paulo

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Esta precisão, consegui por um tempo curto (que ainda não determinei), imagino que 30 minutos ou menos. A sensibilidade no trimpot multivoltas é grande (coloquei um de 1K porque não encontrei o de 10K), um leve toque muda totalmente a frequência (no lissajous, mas num frequencímetro deve ser indistinguível). Comparo colocando duas frequências no osciloscópio e observo a lissajous que é formada (acho que estou ensinando padre nosso ao vigário), dá para conseguir uma precisão grande com frequência elevada, consegui um ciclo a cada 73 segundos comparando com 10Mhz padrão e ajustando na mão (com ajuste automático deve ficar muito mais preciso). Ajustei hoje a tarde vamos ver como ele vai estar amanhã. A precisão alta mesmo só com correção permanente por GPS, sem correção ele sempre vai divergir depois de algum tempo. Eu realmente gosto de brincar com estas coisas.

 

Vou ficar devendo as fotos, a gambiarra que montei é meio constrangedora (e principalmente, a minha mesa está vergonhosa, eu sempre fui bagunceiro), tenho certeza que vai queimar o meu filme, prefiro não mostrar, fiquem na imaginação (Paulo, se você quiser eu mando para você por MP, mas para todos não).

 

A forma de onda continuou aquela mesma, nem senoidal e nem quadrada.

 

Ainda estou pensando em como fazer um GPSDO (eu tenho dois Picosync antigos, que devem ter mais de 10 anos, e que eu uso como frequência padrão, quando comparo um com outro o erro é 1E-12) mas eu quero montar um caseiro, de preferência com um ESP8266, não sei se é possível fazer isto sem ter que colocar muitos periféricos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Intrudera6 , num português simples, para iniciantes, o que é um GPSDO? O Google não me ajudou muito.

adicionado 56 minutos depois
Em 17/01/2017 às 10:19, aphawk disse:

um transistor BD135-16 OU BD139-16 com aquele famoso dissipador padrão para eles

 

@aphawk, o ganho máximo do BD139-16 só pode chegar a 160 mA. Uma coisa que está importando muito é a potência total de 8 Watts, não é? Deve ser por isso que não é um BC548... certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

É um oscilador sincronizado pelo GPS, estes osciladores são normalmente TCXO (oscilador compensado em temperatura) ou OCXO (oscilador com temperatura estabilizada), estes são mais estáveis mas gastam mais energia. O que o GPSDO é: um oscilador de alta estabilidade cuja base de tempo é ajustada automaticamente pela rede de satélites GPS para melhorar ainda mais a estabilidade e corrigir a deriva dos TCXOs ou OCXOs, e isto faz com que eles tenham desvios da ordem de 1E-12 (0,001ppb), o que chega perto da precisão dos relógios de césio. Vou passar um link de uma pessoa que construiu um caseiro para você entender melhor. Eu uso um Picosync (GPSDO) da primeira geração como base de tempo de 10Mhz no meu frequencímetro HP, até tentei calibrar ele usando o GPSDO, mas ele não mantinha a estabilidade por muito tempo, e ai eu acabei radicalizando e colocando ele na entrada de frequência auxiliar do frequencímetro.

 

http://ludens.cl/Electron/fodgps/fodgps.html

 

https://hackaday.io/project/6872-gps-disciplined-xcxo

 

http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=GPS+Disciplined+Oscillator&_in_kw=1&_ex_kw=&_sacat=0&_udlo=&_udhi=&_ftrt=901&_ftrv=1&_sabdlo=&_sabdhi=&_samilow=&_samihi=&LH_SALE_CURRENCY=0&_sop=15&_dmd=1&_ipg=200

 

Atualmente se consegue uns usados em boas condições por menos de 200 USD. Mas já tem empresas produzindo uns perto deste preço.

 

http://www.leobodnar.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=107&products_id=234

 

http://www.force12inc.com/products/gpsdo-precision-frequency-reference-450-hz-to-800-mhz-gps-locked-low-jitter-clock-leo-bodnar-electronics.html

 

http://www.jrmiller.demon.co.uk/projects/ministd/frqstd.htm

 

Hoje se pode comprar um micro relógio atômico de césio (CSA), que gasta menos de 1W por menos de 2000 USD.

http://www.microsemi.com/products/timing-synchronization-systems/embedded-timing-solutions/modules/gps-disciplined-oscillators/gps-2700-and-gps-2750

https://share-ng.sandia.gov/news/resources/news_releases/atomic-clock/

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ViniciusKruz , o que eu fiz duas ou três vezes, remotamente, foi um processo trabalhoso de identificar vendedor ou loja virtual que tivesse variedade, não fosse "careiro" e emitisse nota. Os preços variam muito. Coisa que um vende a R$ 9,00 outro vende a R$ 14,00. Mas o que importou foi o conjunto diluindo o frete.

 

Eu prefiro o comércio local, sempre que possível. Porém, como nada é ideal, eu sempre passo por ele com pressa, e isso tem me rendido alguns transtornos. Comprar pela Internet propicia calmaria e consequente melhor planejamento.

 

Update

 

@ViniciusKruz e @Papibakigrafo

 

Às vezes a loja física está pronta para atender. Mas a variedade é grande, e surge as questões das equivalências. Você se vê tentado a levar mais unidades do que precisa imediatamente. Há um lado positivo se você está montando kits "pra guardar", mas a economia acaba passando longe. Pra inexperientes como eu, comprar sempre é complicado. Um detalhe errado nas equivalências propostas pelo vendedor provocará novas viagens.

 

Eletrônica não é pra todo mundo nem pra todos os bolsos. Não basta ter boa capacidade de aprender os assuntos. É preciso gostar e gastar. Ter tempo e muita paciência para planos. Quem mora quase dentro do comércio já terá  facilitação nessa parte.

 

Tenho a impressão de que quando um vendedor vê você fazendo a segunda compra errada ou mal dimensionada, ele já passa a lhe ver com outros olhos (negativos), e aí você também perde a disponibilidade de orientação dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos! Pessoal tá meio sumido aqui!

 

Bem, eu acabei o novo layout do meu ESP8266. Seguem as fotos:

 

IMG_4244.thumb.PNG.00fa9d41cb223561374ae853dda2979d.PNG

 

IMG_4245.thumb.PNG.d46693f707a0fc47c2133b247b43ea41.PNG

 

IMG_4246.thumb.PNG.f0d8f2bc1ddc0ba029dc95a86283a979.PNG

 

IMG_4247.thumb.PNG.842a705d6092f8bf9be17378c4119949.PNG

 

IMG_4248.thumb.PNG.626b23b0febcdb76bb2088a20dac7f20.PNG

 

Fiz somente o aplicativo para android, pois tenho conta no Google Developer. O aplicativo se conecta ao seu esp8266 (você definindo o IP).

É praticamente um browser (webapp) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo  Putz, ta ficando legal heim!! Eu tenho mexido pouco com meu projeto, ainda nem cheguei no App, primeiro eu quero deixar todas as configurações disponíveis no próprio ESP, veja as telas...

 

1.jpg.8c4de80e478e0d2fac2b1357a231fce1.jpg

 

2.thumb.jpg.453e2647ae8499e266534a1812e392ce.jpg

 

3.thumb.jpg.aaba2562ac2c0f1d2098dbf7cc1ce6e9.jpg

 

4.thumb.jpg.2692b4fa1976cee03506d6ca2ac2a374.jpg

 

5.thumb.jpg.a1de16008221ed50365eb14a7a763178.jpg

 

6.thumb.jpg.0c88cd45ededb22e643b2671357aeb06.jpg

 

7.thumb.jpg.ee08a56095931d66bc44d877a38e2a77.jpg

 

8.thumb.jpg.cf20d4401319dea2c28c788be47b9267.jpg

 

9.thumb.jpg.58742574feca92f077905817418c2b95.jpg

 

 

Estou trabalhando agora(na medida do possível), nas opções de auditoria, ou seja, deixar gravado na eeprom os horários que foi ligado ou desligado, a temperatura ao longo do dia, etc... com isso dá pra gerar os gráficos. 

 

Eu fiz um teste em meu site, onde o ESP envia pra ele e recebe dele as informações, quando estiver pronto vai ficar bem legalzinho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como incorporar bibliotecas de terceiros no Eclipse, não consigo encontrar nada (acho que não estou procurando direito) para C, só para java (muita coisa), e o pouco que encontrei não funcionou. Estou precisando usar umas bibliotecas externas (LCD I2C - fmalpartida-new-liquidcrystal-bb6d545c00c3 e BMP280 - Arduino-ESP8266-BME280-master), no meu programa e não estou conseguindo. Ainda não consegui sair do básico no Eclipse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, lucianolcoa disse:

haha ninguem pra ajudar com meu transmissorzim fm??? :(

Já te ajudei no seu post do fórum principal:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1210900-modulo-transmissor-radio-fm-arduino/

 

20 horas atrás, lucianolcoa disse:

ViniciusKruz. Qual serviço de ioT voce colocou no seu esp???? voce pegou serviço de nuvem ou fez seu propio protocolo usando o rasp?

Não estou usando nenhum serviço ou protocolo em especial, o ESP simplesmente envia para uma página no meu servidor na net em formato json e o servidor checa a autenticação e se estiver correta, devolve uma resposta com os comandos que estavam na espera. Esse camarada chamado rasp eu nem conheço kkkkk, desculpa a minha ignorância kkkk

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2017 às 15:17, alexandre.mbm disse:

@Intrudera6, eu não sei. Será que algum dos cinco links do post abaixo lhe ajudará?

 

 

 

Já estou conseguindo usar bibliotecas de terceiros no Elipse (ainda com algumas dificuldades), mas não estou conseguindo uma biblioteca LCD i2c que funcione no Eclipse, as que eu encontrei não estou conseguindo fazer funcionar, imagino que com uns ajustes isto possa acontecer, mas eu ainda não domino o Eclipse. Nem no fórum do eclipse eu consegui alguma informação. Eu ainda não sou capaz de criar uma ou adaptar as que existem do Arduino IDE para o Eclipse, o Eclipse é bem mais engessado (pelo menos é o que parece para mim).

 

As vezes estas dificuldades me cansam, dá vontade de largar de lado (por uns tempos). Eu passei vários dias aperfeiçoando as minha rotina de calibração de RTC (me bati com alguns bugs quando passei a usar a interrupção do RTC no ESP para fazer o sincronismo com mais precisão, demorei semanas para entender o que estava dando errado, e no final teve efeito mínimo na precisão, a Internet já provoca muito mais incertezas). O meu critério de aceitação é bastante rigoroso na rotina de sincronismo com compensação de atrasos já muito preciso, e usar a interrupção teve efeito mínimo.

 

Agora estava querendo usar o LCD e testar algumas técnicas para evitar conflitos de interrupções acessando vários periféricos i2c, mas travei na biblioteca LCD com i2c, e por enquanto desisti do Arduino IDE (e ele parou de funcionar já tem um tempo). Acho o Arduino IDE muito simples e de recursos limitados mas também é muito simples de instalar bibliotecas de terceiros.

 

O interessante é que o meu RTC DS3231 está tão preciso (erro menor que 0,1 ppm) que dá para aferir o clock do meu ESP8266 (usando a interrupção do RTC), e encontrei o meu ESP de teste atrasando precisos 6,7 uSeg para cada segundo (6,7ppm), na condição de temperatura de Salvador. O cristal do ESP até que é bastante preciso, e me impressionou, mas isto certamente seria diferente com uma temperatura ambiente mais instável (Salvador tem a temperatura ambiente estável demais, entre a mínima de inverno e a máxima de verão são só uns 15 °C de variação, neste verão terrível, mas em condições normais é bem menos que isso).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Intrudera6 disse:

eu ainda não domino o Eclipse

 

@Intrudera6 , nem eu! Há muito tempo me ensinaram ele para Java. Mas o uso muito esporadicamente. E nunca o fiz para embarcados. Não me lembro mais quando foi a última vez que abrir a IDE. Declaro isso porque pode estar implícito que eu poderia estar lhe ajudando. Lamento! Está fora do meu alcance neste momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

@Intrudera6 , nem eu! Há muito tempo me ensinaram ele para Java. Mas o uso muito esporadicamente. E nunca o fiz para embarcados. Não me lembro mais quando foi a última vez que abrir a IDE. Declaro isso porque pode estar implícito que eu poderia estar lhe ajudando. Lamento! Está fora do meu alcance neste momento.

 

 

Ninguém aqui é obrigado a ajudar a ninguém, ajuda quando pode ou quando acha que pode ou deve.

 

Acho que o problema não é da biblioteca, acho que sou eu que não estou sabendo fazer direito no Eclipse. Ontem eu dei muitas cabeçadas, e às vezes parecia que estava conseguindo e ai voltava a estaca zero (talvez conflito de biblioteca, não sei ???). Dá vontade de largar a porcaria do Eclipse e voltar ao Arduino IDE (quem sabe se eu reinstalar do zero eu consiga fazer ele funcionar de novo), tudo no Arduino é simples e funciona, sem frescura e complicação. No Eclipse é só precisar de outra biblioteca que não seja a padrão que o pesadelo recomeça. Estou perdendo tempo demais com estas picuinhas ao invés de programando e resolvendo bugs do programa, desse jeito é difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 mano quando tentei usar o Arduino pelo eclipse foi pura perda de tempo. Bugou  o eclipse de um jeito que U não conseguia usar o python nem JavaScript nele. Não achava o interpretador. E ainda por cima não compilava o Arduino nele. Sei que meu conhecimento em programação e fortemente limitado mas tive que reinstalar o eclipse novamente. E isso no Ubuntu que é uma sofrencia,não é igual o Windows que é só dá instala e uninstall. Se eu fosse você usava a ide que Vinícius sugeriu. Parece um eclipse para o arduino ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutes ago, lucianolcoa said:

tive que reinstalar o eclipse novamente. E isso no Ubuntu que é uma sofrencia,não é igual o Windows que é só dá instala e uninstall

 

Nesses ambiente é melhor usar o Eclipse standalone, apenas descompactando-o numa subpasta do usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...