Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Higor Senna

Java Trabalho - Integração de ônibus

Recommended Posts

Bom dia galera, estou com uma dúvida no meu trabalho de java, segue abaixo o enunciado:

“A empresa VrumTil, possui vários ônibus que interligam diversas cidades do pais, cada ônibus tem um capacidade de passageiros, e os ônibus leitos tem maior conforto a um customaior. Os ônibus estão em uma linha que realiza a viagem em uma data e hora, com uma previsão de chegada. Nos ônibus as poltronas são numeradas e os clientes podem escolher entre as cadeiras disponíveis. Faça um sistema em java que permita ao atendente da empresa cadastrar as linhas e os itinerários (cidade origem e destino) bem como o ônibus que irá atender a essa linha. O sistema deve ser capaz de realizar a venda da passagem, lembrando que para cada viagem a empresa deve disponibilizar a venda de duas passagem gratuitas para idosos.

O sistema deve mostrar o valor arrecadado em cada viagem
bem como a quantidade de passageiros por viagem.”

TUDO NO MEU PROGRAMA ESTÁ FUNCIONANDO, MAS NAO CONSIGO FAZER UM MÉTODO PARA REALIZAR A RESERVA DE CADA ASSENTO, no meu programa está assim:
o método é esse:

public void getLugaresDisponiveis(int num,String opcao) {
	int lugares[] = new int[num];
	if (opcao.equalsIgnoreCase("sim")) {
		for(int i = 0; i <lugares.length;i++) {
			lugares[i] = 0;
			if (lugares[i] == 0) {
				System.out.println("Assento " + i + " Disponivel");
			} else {
				System.out.println("Assento " + i + " Indisponivel");
			}
		}
	}
}
O parâmetro "num" eu passo ele na classe principal quando peço para o atendente digitar o numero de lugares que o ônibus possui, então é criado um vetor com o numero de assentos, o problema está ocorrendo no seguinte:

Eu fiz esse método que é o método utilizado para realizar de fato a escolha dos assentos, porém, os vetores só existem dentro de cada método, então eles são "diferentes", eu queria saber
como PASSAR O VETOR DO MÉTODO ACIMA COMO REFERENCIA PARA O VETOR DO MÉTODO ABAIXO, pois creio que isso resolveria o meu problema, ou então que alguém me desse uma dica de como resolver, eu sei que está meio confuso, pois o código todo ja está extenso, então tentei resumir o meu problema,agradeço desde ja.

public int checarAcento(int numero,int tamanho) {
	int lugares[] = new int[tamanho];
	if (lugares[numero] == 0) {
		lugares[numero] = 1;
		return 1;
	} else {
		return 0;
	}
}

Editado por Simon Viegas
Ajuste no título; Ajuste de indentação dos códigos
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Higor Senna, estes vetores que está criando em cada método são locais, ou seja, acabou o método o vetor é destruído. Você deve colocar eles num local onde pode manter o estado deles entre as chamadas. Eu recomendo criar isso numa classe Viagem:

public class Viagem {
	Itinerario itinerario;
	Onibus onibus;
	double valorPassagem;
	boolean reservasPoltronas[];
	int poltronasIdosos[];
	public Viagem() { // aqui inicializei direto o itinerario e o ônibus, mas normalmente seriam passadas no construtor por exemplo
		onibus = new Onibus();
		itinerario = new Itinerario();
		poltronasIdosos = new int[2];
		reservasPoltronas = new boolean[onibus.getPoltronas()];
		for (int i = 0; i < poltronasIdosos.length; i++) {
			poltronasIdosos[i] = 0;
		}
		for (int i = 0; i < reservasPoltronas.length; i++) {
			reservasPoltronas[i] = false;
		}
	}
	/**
	* @param poltrona  * @[member="Return"] true se reservou corretamente, false se já estava reservada  */
	public boolean reservar(int poltrona) {
		if (reservasPoltronas[poltrona-1]) {
			return false;
		} else {
			reservasPoltronas[poltrona-1] = true;
			return true;
		}
	}
	/**
	 * @param poltrona  * @[member="Return"] true se reservou corretamente, false se já estava reservada ou se  *
	 * os 2 bilhetes para idosos já foram reservados  */
	public boolean reservarParaIdoso(int poltrona) {
		for (int i = 0; i < poltronasIdosos.length; i++) {
			if (poltronasIdosos[i] == 0) {
				boolean reservou = reservar(poltrona);
				if (reservou) {
					poltronasIdosos[i] = poltrona;
				}
				return reservou;
			}
		}
	return false;
	}
}
Editado por Simon Viegas
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Higor Senna, cara tudo tranquilo?

Seu programa sobre a empresa de onibus deu certo?

Tem como postar ou enviar por e-mail?

Agradeceria muito!

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/10/2017 às 19:33, LuisLucas disse:

@Higor Senna, cara tudo tranquilo?

Seu programa sobre a empresa de onibus deu certo?

Tem como postar ou enviar por e-mail?

Agradeceria muito!

Olá @LuisLucas. Tente fazer o seu próprio programa... favor seguir acompanhamentos lá na seu tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais