Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de Hospedagem no Brasil: Usar ou não usar CDN?


Posts recomendados

Olá amigos, tudo bom?

Estou com uma dúvida sobre CDN (Content Delivery Network ou em português, Rede de Fornecimento de Conteúdo).

Sei que muitos afirmam o uso de CDN em servidores de hospedagem reduzir a latência ou ping do servidor por entregar conteúdo estático geralmente de um datacenter mais próximo do usuário que acessa do que do servidor de origem, além de oferecer recursos para "proteger" e aumentar a segurança do servidor, principalmente ataques DDOS e similares.

Quanto à segurança, não discuto, embora também não tenha absoluta certeza do quanto isso "melhora" utilizando os planos gratuitos como o oferecido pela Cloudflare.

Mas minha dúvida principal aqui diz respeito ao ping (ou latência), principalmente para quem já tem servidor com datacenter geograficamente próximo do público alvo.

No meu caso, 95% do meu público é brasileiro residente no Brasil, sendo a grande maioria da região Sudeste, exatamente onde está localizado meu datacenter do tipo "cloud" (em São Paulo - SP).

Fui testar o plano gratuito da CloudFlare em meu servidor de hospedagem e sites hospedados e me surpreendi, negativamente... infelizmente.

1. O ping subiu de 11ms sem CDN para absurdos 160ms com CDN!
2. A carga do servidor (uso da CPU, por exemplo) não reduziu em nada ou se reduziu, foi de forma insignificante, praticamente imperceptível nas primeiras 72 horas.

Aí pergunto, até onde vale realmente a pena usar um CDN quando seu servidor já está localizado próximo do público alvo?

 

Será que só é interessante ou significativamente vantajoso usar CDN quando o servidor de hospedagem está localizado nos EUA, Canadá ou Europa e o público alvo está longe, no Brasil, por exemplo?

Desde já, obrigado pela ajuda amigos ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só para atualizar o tópico, fiz vários testes a médio prazo e realmente vale a pena usar o CDN, principalmente porque é grátis na Cloudflare e tem IDC no Brasil.

 

  1. A carga do servidor caiu depois de um tempo, pois agora, cerca de quase 80% das requisições são entregadas pelo cache do CDN e apenas 20% passam para o servidor, imaginem o quanto isso reduziu a carga e o tráfego de dados no link do servidor;
  2. A velocidade para quem acessa no Brasil (onde está o meu servidor), depois de um tempo, passou a ser baixíssima, devido ao Data Center da CloudFlare aqui no país. Para quem acessa de fora, devido ao número de data centers espalhados pelo mundo (acabaram de inaugurar um na Índia), também ficou absurdamente baixa. Um amigo que mora na Itália, que antes tinha quase 300ms de ping (tempo de resposta) ao acessar meus sites hospedados no Brasil, agora com o CDN, está com menos de 20ms, acreditem se quiserem;
  3. A estabilidade em horários de pico é absurda! Geralmente, quando pegava cerca de 300~400 usuários simultâneos, o acesso se tornava lento e raramente, chegou a travar o servidor necessitando o fechamento manual de processos abertos. Com o CDN, mesmo em horários de pico, o servidor se mantém estável e rápido;
  4. A segurança, pelo que me falaram, também aumenta, tanto para ataques do tipo DDOS, por usar firewall do CDN e por não sobrecarregar o servidor, quanto para evitar ou dificultar invasões, mas não sou expert no assunto, mas acredito no que me falaram pessoas que entendem a fundo o tema.

Na verdade, pelo que percebi, minhas primeiras impressões acerca do CDN eram demasiadamente precipitadas. Verdadeiramente, pelo que entendi, é preciso esperar os data centers da rede CDN "cachear" o conteúdo do servidor original, criar os "espelhos" do servidor original. Com o tempo, o servidor original vai deixando de ser utilizado com tanta frequência e a grande maioria do tráfego vai para os IDCs do CDN.

No meu caso, comecei a sentir melhor a diferença após 72 horas depois de propagados os DNSs do CDN no Registrar dos domínios dos sites.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara, ouvi dizer que se você quer algo profissional a CloudFlare não é muito aconselhável, por dois motivos:

1) No plano gratuito, quando eles tem congestionamente, eles ferram com você e mandam seu tráfego lá pros Estados Unidos, deixando seu site supre lento.

2) No Brasil eles tem servidores apenas em São Paulo, e quem está no Norte, Sul ou Nordeste acaba tendo lentidão.

Depois de vários problemas, eu comecei a usar a GoCache: http://www.gocache.com.br. Eles tem servidores espalhados em todo o Brasil, então seu site fica rápido pra quem mora longe de São Paulo também.

Eles não tem plano gratuíto :-( , mas é bem barato, então eu achei que vale a pena pela segurança e pela garantia de usar só servidores no Brasil.

Dá uma olhada lá no site deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2017 às 17:57, valdiney disse:

Cara, ouvi dizer que se você quer algo profissional a CloudFlare não é muito aconselhável, por dois motivos:

1) No plano gratuito, quando eles tem congestionamente, eles ferram com você e mandam seu tráfego lá pros Estados Unidos, deixando seu site supre lento.

2) No Brasil eles tem servidores apenas em São Paulo, e quem está no Norte, Sul ou Nordeste acaba tendo lentidão.

Depois de vários problemas, eu comecei a usar a GoCache: http://www.gocache.com.br. Eles tem servidores espalhados em todo o Brasil, então seu site fica rápido pra quem mora longe de São Paulo também.

Eles não tem plano gratuíto :-( , mas é bem barato, então eu achei que vale a pena pela segurança e pela garantia de usar só servidores no Brasil.

Dá uma olhada lá no site deles.

 

Obrigado pela dica... hoje, não uso mais servidor no Brasil, cansei dos problemas!!! Servidor no Brasil é sinônimo de custo elevado e qualidade e confiabilidade péssimos.

 

Vou verificar uma opção de CDN com servidor no Brasil que seja confiável... usei por alguns anos a Cloudflare no plano gratuito e não tenho tido problemas, gostei mesmo.

 

Sobre só ter servidor em São Paulo, ainda acho muito melhor alguém do Nordeste ou Sul acessar de São Paulo do que acessar dos EUA, Canadá ou Europa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que tenho que concordar com você, servidores no Brasil são caros e o serviço muuuito é ruim. Já usei UOLhost, Locaweb, etc. Hoje uso Amazon AWS Brasil, é muuuito bom, mas é muito caro.

Ai que entra uma CDN nacional também. Eu tava gastando muito com dados na Amazon, e com a GoCache eu transformei R$1.500,00 de gastos em R$199,00. E ainda continuo com a vantagem de ficar muito rápido, pois os servidores continuam no Brasil.

Atualmente, meus gastos na Amazon são 80% em processamento, pois o tráfego de dados transferi quase todo pra CDN. 

19 horas atrás, UMARIZAL disse:

 

Obrigado pela dica... hoje, não uso mais servidor no Brasil, cansei dos problemas!!! Servidor no Brasil é sinônimo de custo elevado e qualidade e confiabilidade péssimos.

 

Vou verificar uma opção de CDN com servidor no Brasil que seja confiável... usei por alguns anos a Cloudflare no plano gratuito e não tenho tido problemas, gostei mesmo.

 

Sobre só ter servidor em São Paulo, ainda acho muito melhor alguém do Nordeste ou Sul acessar de São Paulo do que acessar dos EUA, Canadá ou Europa...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@UMARIZAL Se seu servidor está fisicamente no Brasil e seu tráfego é praticamente 100% brasileiro, creio que CDN não ajudaria. No Clube do Hardware usamos a CloudFlare porque nosso servidor está nos EUA e a CloudFlare tem um datacenter em São Paulo, assim realmente nos ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2017 às 21:13, Gabriel Torres disse:

@UMARIZAL Se seu servidor está fisicamente no Brasil e seu tráfego é praticamente 100% brasileiro, creio que CDN não ajudaria. No Clube do Hardware usamos a CloudFlare porque nosso servidor está nos EUA e a CloudFlare tem um datacenter em São Paulo, assim realmente nos ajuda.

Então, caro amigo @Gabriel Torres, recentemente fui obrigado a migrar para um servidor nos EUA.

Sempre dei preferência por hospedar 100% no Brasil, tanto por questão da redução drástica na latência quanto para ajudar economicamente nosso país ao invés de enviar capital para fora dele.

Mas infelizmente não dá, não consegui continuar remando contra a maré. Servidores no Brasil, em sua maioria, jamais conseguem manter ao mesmo tempo a qualidade e o preço acessível. Das duas, uma: Ou se paga muito caro por um serviço razoável, ou se paga um preço razoável por um serviço de péssima qualidade.

Hoje, nos EUA, consegui um servidor com mais que o dobro de recursos (CPU, Memória e espaço em disco SSD) pelo mesmo preço que pagaria no Brasil, além de licença do cPanel/WHM+Cloudlinux, e olha que não estou contratando diretamente, ainda assim, uso um intermediário (empresa devidamente estabelecida) que aluga o servidor lá e repassa para mim. Se contratasse diretamente, acho que ainda reduziria em 10~15% esse valor. O único problema foi a latência que partiu de 16ms para 165ms em média.

Daí, em razão da necessidade de reduzir esta latência, visto que 90% do público dos meus sites é exatamente do Brasil, sendo que destes, 70% são da região sudeste.

Um CDN como a Cloudflare, que tem IDC em São Paulo, seria realmente uma ótima pedida para reduzir a latência (ping). Além de outros ganhos que já ouvi falar, como maior proteção à ataques e menor consumo de recursos do servidor, visto que a maior parte dos dados será acessada no espelho do CDN ao invés dos originais no servidor.

Só não consigo entender como a Cloudflare consegue oferecer o serviço básico gratuitamente... creio que seria uma estratégia de marketing, mas aí fico na dúvida de até quando vão manter essa modalidade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, UMARIZAL disse:

Só não consigo entender como a Cloudflare consegue oferecer o serviço básico gratuitamente... creio que seria uma estratégia de marketing

 

É exatamente isso. Eles oferecem parte do serviço de graça, mas se quiser alguma funcionalidade extra terá que pagar.

Além disso, em caso de congestionamento na rede deles, o serviço gratuito é obviamente o primeiro a ser comprometido, pois eles desviam o tráfego pros EUA.

O que você colocou é muito pertinente, afinal, não existe nada "de graça"! Gente, é óbvio que algo de graça não será tão bom quanto algo pago.

Como meu site tem muitos usuários e quero a melhor qualidade possível, eu prefiro pagar pela CDN e usar todos os recursos como WAF, DDoS, SSL, etc... Já que tenho que pagar, preferi pagar a GoCache, pelo fato de ter mais servidores no Brasil. Também gosto muito do suporte deles, é bem rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@UMARIZAL Realmente não há como hospedar no Brasil. É simplesmente muito caro por conta do famoso "custo Brasil" e falta de escala. Como já expliquei em um editorial, os serviços de telecomunicações, como hospedagem, têm uma carga violenta de impostos, além do hardware que é taxado em 100%. Simplesmente não dá. Não vou nem discorrer mais sobre o assunto para não virar um "rant" off-topic.

 

A CloudFlare funciona muito bem. Além de fazer cache de conteúdo estático, há opções de otimização de imagens (reduzindo o tamanho e com isso aumentando a velocidade de carregamento do site), proteção contra DDoS e muitas outras coisas. Vale muito a pena. Começamos com o plano grátis mas rapidamente migramos para o plano pago, por US$ 20/mês é um benefício que vale muito a pena, ainda mais se você pensar no quanto você está economizando em não hospedar no Brasil.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...