Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RF 433mhz + antenas...


Posts recomendados

Bom Galera, olha eu aqui de novo..

 

Seguinte, minha duvida é em relação as antenas dos modulos transmissores de 433,92 mhz... não encontrei tal duvida aqui no forum...

 

Bem, minha duvida é a seguinte: Estou a transmitir dados de um pic a outro sem problemas, ja testei em campo aberto a 150 mts e obtive 100% de recepção.. Com uma antena de 17,3 cm de fio rigido no TX e sem antena no RX ( esse RX não tem indicação para usar antena)

 

Esse são os modulos, encontrados aos montes internet afora:

2vv29oz.jpg

 

Estou desenvolvendo um projeto onde seria importante não ter uma antena esticada saindo do envolucro de plastico. tanto por questões estéticas como por questões praticas...

 

Dai pensei.. naqueles transmissores que todos usamos para abrir os portões, desarmar alarmes etc...

 

esses:

5tp20.jpg

Eles não tem antena de fio rigido!! e prometem um alcance de 100 mts campo aberto !!

 

Essa foto são de uns que tenho aqui, ECP, securi service, ppa, e ecp smart.. alguns tem aquela pecinha metalica escrito 433, outros tem trimmer.. e o mini da ecp tem uma "pecinha mealica"  minuscula hehe

 

Alguem imagina como usar esse modulos TX 433 sem antena? ou com algum tipo de antena impressa? e manter o bom alcance através de paredes !!

 

Att.

 

Rodrigo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz pois é.. está sim.. só que ai vem a pergunta...

 

de tudo que li sobre a frequencia 433,92.. sobre antenas sempre vi que o ideal é usar a antena de tamanho de 17,3 cm.. tem uma formula pra calcular mas nao me lembro...enfim..

 

se pra transmiir em 433 precisa de 17,3 cm de antena como esses carinhas ai conseguem transmitir sem elas nesse tamanho?? impressa nas trilhas, sim, mas e o tamanho??

 

Em todos receptores desses controles (TX´s da foto) tem antena do tamanho supracitado..

 

E como falei esse modulo RF 433 que comprei, não tem "local" para soldar antena na RX, somente no TX !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! já fiz projetos com módulos diferentes onde ao fazer a placa eu puxava a antena em formato da trilha como antena interna,como eu usava junto com ele um HT-12E, na placa final fazia a antena na placa de PCI. Espero ter ajudado.


Acertou. A antena está nas trilhas da pci. E tem um tamanho certo pra certa frequência. Nem me pergunte como calcular. Também deve estar na direção correta

No receptor me lembro de ter visto um fio

pode colocar como se faz os cálculos? Por gentileza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia! já fiz projetos com módulos diferentes onde ao fazer a placa eu puxava a antena em formato da trilha como antena interna,como eu usava junto com ele um HT-12E, na placa final fazia a antena na placa de PCI. Espero ter ajudado.

pode colocar como se faz os cálculos? Por gentileza. 

Não. O que posso sugerir é que faça uma com um fio de cobre rígido e vá cortando até achar o tamanho de maior 'ganho'.  Lembrando que pode ser posicionado na vertical, horizontal ou apontado pro receptor. Medo de calejar os dedinhos ou gâmbi d+ pro seu gosto? Aguarde algum bom amigo teórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. O que posso sugerir é que faça uma com um fio de cobre rígido e vá cortando até achar o tamanho de maior 'ganho'.  Lembrando que pode ser posicionado na vertical, horizontal ou apontado pro receptor. Medo de calejar os dedinhos ou gâmbi d+ pro seu gosto? Aguarde algum bom amigo teórico.

 

Boa dica, mais uma excelente dica, concordo, as vezes não fazemos as coisas mais simples, tenta ai, você só tem a ganhar.

Não. O que posso sugerir é que faça uma com um fio de cobre rígido e vá cortando até achar o tamanho de maior 'ganho'.  Lembrando que pode ser posicionado na vertical, horizontal ou apontado pro receptor. Medo de calejar os dedinhos ou gâmbi d+ pro seu gosto? Aguarde algum bom amigo teórico.

 

E ai?? mais alguem tem alguma opinião em relação aos transmissores RF 433 mhz funcionarem com bom alcance sem antena de fio?? algum tipo de antena impressa??

 

tente fazer o que a isadora aconselhou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico:

Estou interessado em utilizar este módulo mas a minha dúvida é: para transmissão de dados seriais, basta ligar o TX SA usart do PIC direto no pino data do transmissor? Pergunto isso porque a serial do PIC é nivel ttl. E se eu deixar 5v constantemente transmitindo, na recepção terei nível lógico high constante? Agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico:

Estou interessado em utilizar este módulo mas a minha dúvida é: para transmissão de dados seriais, basta ligar o TX SA usart do PIC direto no pino data do transmissor? Pergunto isso porque a serial do PIC é nivel ttl. E se eu deixar 5v constantemente transmitindo, na recepção terei nível lógico high constante? Agradecido

Liga direto o pino do TX da usart do pic no TX do transmissor, mas alimente o TX só no momento da transmissão,, nao deixe-o alimentado. acabou de transmitir desliga o TX.  o RX do receptor no RX do outro pic!! Sugiro testar o codigo antes com um fio, depois vai para os modulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

300.000K/s - Velocidade aproximada de propagação de uma onda de RF

433MHz - Frequência do se TX e RX...

300000 / 433000KHz = 0,69mt -> comprimento da onda

Usando uma antena de 1/4 de onda, então

0,69 / 4 = 17cm

attachicon.gifrecep.jpg

sim, mas a duvida é, tem como embutir essa antena nas trilhas da PCI. como nos exemplos de foto que coloquei, sendo que é a mesma frequencia de operação mas os TX´s do exempo nao tem antena!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim, mas a duvida é, tem como embutir essa antena nas trilhas da PCI. como nos exemplos de foto que coloquei, sendo que é a mesma frequencia de operação mas os TX´s do exempo nao tem antena!!

Bom, creio que não vai poder alterar as trilhas.

Procurei na net a outra face da placa do TX ou o datasheet deste FS100A mas não encontrei nada muito detalhado. http://e-radionica.com/productdata/datasheet-im120628014.pdf

Aquela bobina maior deve ser parte integrante da antena, como em outros transmissores que conheço, por isso está conseguindo transmitir mesmo sem ela.

HR433.92S-circuits.jpg

 

Mas eu simplesmente faria isto com um pequeno pedaço de fio rígido pra "tentar" melhorar o alcance:

post-387879-0-76965700-1447939955.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, creio que não vai poder alterar as trilhas.

Procurei na net a outra face da placa do TX ou o datasheet deste FS100A mas não encontrei nada muito detalhado. http://e-radionica.com/productdata/datasheet-im120628014.pdf

Aquela bobina maior deve ser parte integrante da antena, como em outros transmissores que conheço, por isso está conseguindo transmitir mesmo sem ela.

HR433.92S-circuits.jpg

 

Mas eu simplesmente faria isto com um pequeno pedaço de fio rígido pra "tentar" melhorar o alcance:

attachicon.gifant_tx.jpg

_xyko_ agradeço a atenção...

 

Com a antena em campo aberto consegui transmitir a 150 mts de distancia... vou fazer isso que sugeriu e fazer outro teste em campo aberto e ver quanto perde de alcance...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, aproveitando sua boa vontade para responder:

O RX fica sempre ligado?

Como fica a questão do stop bit no RX?

Eu terei que mandar ele ler somente no momento em que estiver transmitindo ou vou ter que mandar um caractere antes para o PIC RX identificar que há dados chegando?

Sim o RX fica sempre ligado..

 

Nos pic´s que uso tem uma função que quando chega dados na serial ele chama uma interrupção e trata o que chegou... tem modelos de pic´s que nao tem essa função, no caso o 12f675 que uso pra uma aplicação... ai fio lendo getc();  sempre o que esá chegando e tratando, se validar o que enviei com o que tratou está correta a recepção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha. Vou tentar aplicar. Meu maior problema é entender o que acontece na recepção. Não sei porque o TX deve ser desligado, talvez seja pra ele não ficar transmitindo high constante e ter um consumo muito alto.Enfim, grato pela atenção!

Eu li aqui mesmo no forum, onde no momento da transmissão liga-se o TX através de um pino do uC transmissor, e desliga esse pino no fimda transmissão..

 

se é pra economizar energia ou pra nao super-aquecer de certa forma o transmissor eu nao sei.. mas fiz assim e está funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...