Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Natan Prado da Silva

Placa mãe com capacitores muito quentes

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

 

Estou com um problema que realmente não consegui resolver com limpeza e troca de cooler do processador.

 

Acontece que minha placa mãe é uma AS ROCK: A55M-HSV.

 

Estou utilizando com uma VGA Radeon 7770 MSI GDDR5.

 

E alguns capacitores estão muito quentes. Quando utilizei o HW Monitor para medir as temperaturas, ele trouxe AUXTIN em 127 ºC.

 

Pesquisei e muitas pessoas informaram que não tem nada a ver essa temperatura, que poderia ser erro do sensor.

 

Porém, desliguei o computador e apalpei os capacitores que ficam ao lado do processador e percebi que estavam muito quentes... Quase não dava para colocar a mão sobre eles...

 

Segue imagem identificando os capacitores que estão fervendo. Os capacitores estão circulados em vermelho.

 

Alguém sabe como resolver esse problema?

post-718171-0-22966400-1448546132_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como voce sabe que essa suposta alta temperatura é só agora, voce tocou neles antes e a sensação de calor era menor?

Como tudo dentro do gabinete aquece e muito, talvez esteja faltando um sistema de refrigeração no seu gabinete.

Obs: A temperatura obtida, 127º era C ou F????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bom dia misterjohn. Obrigado por responder. A temperatura é em ºC. Tenho certeza. ºF estava marcando 200 e alguma coisa. Minha fonte também é boa, tenho 2 fontes, e testei cada uma: EVGA 430 watts 80 Plus Bronze e uma Corsair 430 watts 80 Plus Bronze.

     

    Os capacitores continuam fervendo. Se for normal, tranquilo. Mas fico preocupado porque já tive problemas com travamentos em aplicações 3D, principalmente em jogos.


    Demorei um pouco para descobrir esses capacitores quentes. Pensei que pudesse ser o processador o problema, já que as memórias são boas e novas (Kingston e Corsair).


    Segue imagem com a temperatura elevada:

     

    (essa imagem é do computador da empresa que trabalho)

     

    No caso, apenas para mostrar onde estou vendo a temperatura alta no meu computador.


    No meu computador, essa temperatura fica oscilando entre 95ºC e 127ºC mais ou menos...

    post-718171-0-48811600-1448548409_thumb.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    É aquilo que eu já falei, aquecimento de capacitores é causado por aumento de corrente, agora como saber se ela realmente aumentou, aonde aumentou e a causa?

    Me refiro a questão do técnico, ele não irá descobrir isso porque para fazer teria que ter um diagrama da placa para saber a corrente, tensão em cada ponto, e também conhecer a função exata de cada componente; além do esquema teria que ter instrumental de medição, fora isso é ir tentando aqui e ali.

    Não direi que é normal estar fervendo porque teria que conhecer a temperatura de trabalho dele e a gerada pela função que ele ocupa nesse circuito; voce há de convir comigo que 127 ºC é muita coisa para ser considerado normal.

    Em capacitores, o aquecimento da resina forma vapores que fazem aumentar a pressão interna e causam a expansão da caneca, mais conhecido como "estufamento", se for erro de projeto como as tvs LG resolve, se for defeito trocar sem pesquisar o problema é repetir o erro.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Entendo. Estou tentando alternativas. Será que a pasta térmica pode ser a causa do problema? Recentemente comprei uma pasta dourada e acredito que enfrentei problemas de travamento por causa dela. Comprei uma Implastec para trocar (sei que será preciso trocar daqui 3 anos novamente, mas tranquilo). Será que uma pasta térmica de má qualidade pode causar problemas deste tipo?

     

    Embora, não possa garantir que a placa tenha vindo com o problema de loja... Somente em jogos e aplicações 3D pesadas que ocorre travamento.


    Meu processador é um AMD 3870K de 4 núcleos. No manual da placa mãe, consta que é compatível.

     

    Pensei que pudesse ser o processador, porém a temperatura não passa de 60 ºC em jogos...

     

    Tenho certeza que são esses capacitores... Mas realmente não sei que componente ou circuito pode estar aumentando a temperatura.

     

    Agradeço os comentários e a ajuda misterjohn. Acontece que vou tentar resolver o problema mais um pouco...  a placa mãe não foi tão cara na época, pode ser que manutenção especializada cobre muito caro, inviabilizando o custo x benefício. Faço manutenção de computadores direto e é a primeira vez que tenho esse tipo de problema.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×