Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
FmixVirtual

Algorítimo em C - Posicionamento de Números

Recommended Posts

FmixVirtual    1

Na Final Nacional da Maratona de Programação de 2013, em Uberlândia, durante um período de lazer, o Prof. Carlinhos (USP) propôs uma atividade a todos os estudantes. Ele primeiro organizou os estudantes em ordem lexicográfica crescente, considerando apenas o primeiro nome e desconsiderando diacríticos. Em seguida, sorteou um estudante e montou duas equipes, A e B: a equipe A seria formada por todos os estudantes na ordem até o estudante sorteado, inclusive; a equipe B seria formada por todos os estudantes na ordem a partir do estudante sorteado, exclusive. As duas equipes, então, competiriam num cabo de guerra tradicional, e os vencedores ganhariam um café.

Muitas coisas curiosas o Prof. Carlinhos percebeu naquele dia:

  • A força de cada estudante, quando posicionado imediatamente em frente ao adversário (posição 1), era exatamente igual à soma dos valores correspondentes aos caracteres de seu primeiro nome na tabela ASCII. Dessarte, a força do estudante Leandro, se ficasse na posição 1 de uma equipe (fosse A ou fosse B), serial igual a:

709 = 76 + 101 + 97 + 110 + 100 + 114 + 111 = ‘L’ + ‘e’ + ‘a’ + ‘n’ + ‘d’ + ‘r’ + ‘o’

  • Quanto mais distante da equipe adversária, menos intimidado — e, portanto, mais forte — ficava um estudante. Mais especificamente, um estudante na posição 2 de uma equipe tinha o dobro da força que teria se ficasse na posição 1. Na posição 3, o triplo, e assim por diante. As posições de ambas as equipes são numeradas a partir da posição mais próxima da equipe adversária, começando a contagem em 1. Por exemplo, se o estudante Leandro ficasse na posição 3 de uma equipe, teria força igual a 3 × 709 = 2127.
  • A força de uma equipe era igual à soma das forças de cada um de seus integrantes. Não obstante, se a força da equipe A fosse maior que a da equipe B, a equipe A certamente ganharia. Por outro lado, se a força da equipe A fosse menor que a da equipe B, a equipe B certamente ganharia. Finalmente, se as forças de ambas as equipes fossem iguais, haveria um empate.

Existe algum estudante que o Prof. Carlinhos poderia sortear que fizesse as equipes A e B

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×