Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição de energia


Posts recomendados

Boa noite,

 

Desculpem mas nãoa chei uma categória melhor para postar minha dúvida.


Estou com uma situação em meu condomínio e gostaria de saber como resolver.

Estamos precisando individualizar a energia do condomínio.

Fora dos apartamentos tem alguns shafts em que se concentram os disjuntores geral de todos os paramentos, nesses shafts que pretendo instalar os medidores, uma das preocupações é não ter interferência dentro do apartamento.

Até ai tudo bem, as fases de cada apartamento estão identificadas mas os neutros não. Há um barramento e um fio que sai para cada apartamento. A única forma que encontrei para determinar qual neutro é de cada apartamento é cortar cada fio e verificar em que apartamento a energia desliga.

Há algum medidor que não precise do neutro do apartamento para medir a corrente ?
Tem alguma ideia mais simples para verificar qual neutro é de cada apartamento?
O que acontece se eu ligar o relógio no neutro da rede e não no neutro do apartamento em questão?

Muito obrigado
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O medidor precisa de uma referência de tensão. Por isso precisa do neutro.

Daí mede a tensão de fase para neutro e mede a corrente em série com a fase. 

 

Daí faz um processo matemático e define o consumo. 

Se ligar o medidor no neutro da rede, vai contabilizar do mesmo jeito. 

 

 

Alguns espertalhões cravam uma barra no chão e tenta pegar o neutro do chão para não passar pelo medidor. 

Termina contando a energia do mesmo jeito :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo que o Albert falou.

O que precisa é medir a potencia, P=VxI, para medir a corrente basta passar a fase pelo medidor entrando em um lado e saindo do outro e para medir a tensão é só pegar uma referencia de 0 volts e ligar no terminal neutro, não precisa nem entrar por um lado e sair pelo outro, como você tem que fazer com a fase, é só pra servir de referencia, e sugiro que esta referencia seja o mesmo pra todos os medidores.

Agora se você quer que as contas de luz venham separadas e cada um pague a sua terá que colocar tudo nos conformes e procurar a concessionária da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...