Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolução 4k (3840x2160 @ 60hz) no pc


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, minha primeira vez aqui no fórum, estou fazendo um upgrade do computador e resolvi montar uma maquina para jogar em 4k, porém está sendo uma verdadeira dor de cabeça, comprei uma Smart TV Samsung Ultra HD (UN40JU6500FXZA) e uma placa de vídeo da MSI R9-390 de 8GB.

     Ao ligar tudo reparei que a TV estava funcionando numa resolução de 4096x2160 em 30hz, mas com o desktop cortado, tanto do lado direito quanto do esquerdo, mudei a resolução para 3840x2160, ficou direitinho na área de trabalho, porém continuou em 30hz o que atrapalha muito na velocidade dos jogos, depois de pesquisar vi que poderia ser meu cabo hdmi que era 1.4, então procurei e comprei um cabo hdmi bom 2.0 com suporte 4k em 60 hz,  mesmo assim não mudou nada, continuei pesquisando e descobri que as placas AMD mesmos as novas não tem suporte ao hdmi 2.0, e o conector da minha placa era 1.4a, e só conseguiria chegar aos 4k e 60hz utilizando a Displayport 1.2 da minha placa de video, é ai que vem minhas duvidas.

  Com um cabo Displayport 1.2 4k 60hz, meu problema estaria resolvido e eu conseguiria usar a resolução de 3840x2160 em 60hz certo ?

  Minha TV só tem saídas hdmi, utilizando algum cabo ou adaptador displayport 1.2 para hdmi 2.0 ela funcionaria em 4k @ 60hz ?

Se alguém conseguir me ajudar agradeço muito, faz dias que to quebrando a cabeça nisso e não consegui encontrar nenhum cabo ou adaptador displayport 1.2 por aqui no Brasil, só tinha no amazon :(, fico no aguardo, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, minha primeira vez aqui no fórum, estou fazendo um upgrade do computador e resolvi montar uma maquina para jogar em 4k, porém está sendo uma verdadeira dor de cabeça, comprei uma Smart TV Samsung Ultra HD (UN40JU6500FXZA) e uma placa de vídeo da MSI R9-390 de 8GB.

     Ao ligar tudo reparei que a TV estava funcionando numa resolução de 4096x2160 em 30hz, mas com o desktop cortado, tanto do lado direito quanto do esquerdo, mudei a resolução para 3840x2160, ficou direitinho na área de trabalho, porém continuou em 30hz o que atrapalha muito na velocidade dos jogos, depois de pesquisar vi que poderia ser meu cabo hdmi que era 1.4, então procurei e comprei um cabo hdmi bom 2.0 com suporte 4k em 60 hz,  mesmo assim não mudou nada, continuei pesquisando e descobri que as placas AMD mesmos as novas não tem suporte ao hdmi 2.0, e o conector da minha placa era 1.4a, e só conseguiria chegar aos 4k e 60hz utilizando a Displayport 1.2 da minha placa de video, é ai que vem minhas duvidas.

  Com um cabo Displayport 1.2 4k 60hz, meu problema estaria resolvido e eu conseguiria usar a resolução de 3840x2160 em 60hz certo ?

  Minha TV só tem saídas hdmi, utilizando algum cabo ou adaptador displayport 1.2 para hdmi 2.0 ela funcionaria em 4k @ 60hz ?

Se alguém conseguir me ajudar agradeço muito, faz dias que to quebrando a cabeça nisso e não consegui encontrar nenhum cabo ou adaptador displayport 1.2 por aqui no Brasil, só tinha no amazon :(, fico no aguardo, obrigado.

Se tu achar este adaptador, o que é difícil, o audio não sairá da TV, e sim de alguma caixa de som externa, já que o DVI manda apenas video.

Ainda acho que se você deixar como está, e colocar o Vsync ativado para os 30 fps ficarem fixos, creio que não sentirá muita diferença. o que as vezes da sluttering, é a variação da quantidade de frames, e também que em 4k, raramente vai ter um jogo que rodará nessa placa em 60fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral, a maioria dos jogos daria para jogar numa boa em 30 fps, porém nem todos os jogos é possível jogar em 30 fps, jogos de carro e luta por exemplo em 30 fps, da um lag input muito alto e não fica bom, por isso queria dar um jeito de resolver isso. Sobre o que falou do DVI, não pretendo usar adaptador para DVI, e sim de Displayport para hdmi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Consegui sim, mas não aqui no Brasil, comprei o adaptador mas ainda não chegou, pelo que dizem, esse é o único que realmente funciona em 4k e 60 fps.
 

Especificações do adaptador:

http://www.club-3d.com/index.php/products/reader.en/product/displayport-12-to-hdmi-20-uhd-active-adapter.html

 

Link do amazon para a compra:

http://www.amazon.com/gp/product/B0194F1MY4?psc=1&redirect=true&ref_=oh_aui_detailpage_o00_s00

 

Parece que a demanda está muito grande, porque já faz umas duas semanas que reservei e até agora está sem estoque, mas pelo que diz no site do fabricante, ele realmente funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto em R$ saiu?

Estou na mesma situação que você... Comprei uma TV Samsung 48JU6500, faz chroma 4:4:4 à 4K @60hz, infelizmente não sei se minha atual placa de vídeo consegue utilizar o HDMI 1.4 ou 2.0 (tenho uma GTX760), ela tem DisplayPort mas a TV não tem. Esse adaptador, até la fora é difícil de encontrar. Caso não consiga comprar esse adaptador, estou pensando em vender minha atual GPU e trocar por uma GTX960 que possuí HDMI 2.0 e talvez consiga rodar alguns conteúdos/jogos em 4K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é problema do Brasil em si, esse adaptador é novo, foi lançado em dezembro e parece que nem o pessoal dos outros países recebeu ainda, o diferencial dele, pelo que eu vi, é que ele não só converte, ele é um adaptador ativo, ele tem uma tecnologia para converter entre o DP para o hdmi sem perder a qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

O jeito então e comprar um adaptador para jogar a 4k 60 hz? tenho uma 980 ti e um hdmi 2.0 também e nao consigo nem o desktop a 60 Hz no 4k, a tv e 4k nativo, mais n manjo dessas parada de hz, na caixa fala que e 960hz

 

sera que tem como aqui ou so trocando cabo ou comprando adaptador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 01/10/2016 às 11:25, Luan suzigan de sales disse:

O jeito então e comprar um adaptador para jogar a 4k 60 hz? tenho uma 980 ti e um hdmi 2.0 também e nao consigo nem o desktop a 60 Hz no 4k, a tv e 4k nativo, mais n manjo dessas parada de hz, na caixa fala que e 960hz

 

sera que tem como aqui ou so trocando cabo ou comprando adaptador?

Não precisa de adaptador. A GTX 980 TI realmente tem hdmi 2.0. Você precisa saber se a TV 4k tem a entrada hdmi 2.0.

Muitos modelos de 4k não estão saindo com hdmi 2.0 e sim com hdmi 1.4. Nesse padrão, você poderá rodar seu jogo em 1920x1080p a 60hz. Se subir a resolução para 3840x2160, a frequência dessa mesma tv irá apenas até 30hz.

A tv ser 4k não é garantia de frequência maior se os conectores hdmi são padrão 1.4. A minha tv tem apenas uma entrada hdmi 2.0 e todas as outras são 1.4. Verifique se a sua tem alguma hdmi 2.0 e se o seu cabo hdmi suporta 2.0.

O meu cabo é hdmi 2.0 e foi enviado com a tv. Não precisei comprar.

O que você tem é uma tv 4k com refresh rate alto (960hz), isso é usado como um processamento interno para imagens mais nítidas em movimentos rápidos e evitar borrões. Faça uma pesquisa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 26/10/2016 às 14:42, Max Nascimento disse:

Não precisa de adaptador. A GTX 980 TI realmente tem hdmi 2.0. Você precisa saber se a TV 4k tem a entrada hdmi 2.0.

Muitos modelos de 4k não estão saindo com hdmi 2.0 e sim com hdmi 1.4. Nesse padrão, você poderá rodar seu jogo em 1920x1080p a 60hz. Se subir a resolução para 3840x2160, a frequência dessa mesma tv irá apenas até 30hz.

A tv ser 4k não é garantia de frequência maior se os conectores hdmi são padrão 1.4. A minha tv tem apenas uma entrada hdmi 2.0 e todas as outras são 1.4. Verifique se a sua tem alguma hdmi 2.0 e se o seu cabo hdmi suporta 2.0.

O meu cabo é hdmi 2.0 e foi enviado com a tv. Não precisei comprar.

O que você tem é uma tv 4k com refresh rate alto (960hz), isso é usado como um processamento interno para imagens mais nítidas em movimentos rápidos e evitar borrões. Faça uma pesquisa.

Abraços.

 

Estou pensando em comprar um monitor 4k, especificamente este modelo: 

http://www.philips.com.br/c-p/288P6LJEB_00/brilliance-monitor-lcd-ultra-hd-4k/especificacoes

 

Meu computador possui: 

i3 4170

8gb de ram

EVGA gtx 960 2gb SC

NET de 10mb 

 

Gostaria de saber se comprando um cabo hdmi 2.0, adquirindo este monitor e melhorando a velocidade da internet será possível assistir filmes em 4k @60Hz? Sei que a maioria dos jogos não vai rolar, mas aí é só diminuir a resolução pra full HD. 

To comentando aqui porque to vendo muita gente reclamar que não consegue chegar o monitor 4k @60Hz, só ficam presos em 30Hz e fica horrenda a imagem e aí tô perguntando antes de comprar e gastar dinheiro à toa. 

 

Obrigada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Coelho_519876 em teoria funciona, a 960 já tem hdmi 2.0, comprando a tv 4k e um cabo hdmi 2.0 já seria possível rodar em 3840x2160 em 60hz, porém sua internet é um pouco fraca, você só iria conseguir assistir baixando o filme anteriormente, porém não creio que seja um problema.

 Quando digo em teoria, é porque não sei o funcionamento da 960, mas creio que ela seja forte o suficiente para decodificar 4k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Martins Andrade Então, Tiago, achei esse vídeo no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=hLXWXAIbKxM&ab_channel=TeleconJundiaí) que diz que isso não funciona para HDMI, mesmo sendo 2.0. Só display port, quero saber se você conseguiu arrumar seu problema ou se ele persiste? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Coelho_519876 Desde que meu adaptador chegou, está funcionando direitinho em 4k 60hz, as vezes da um bug na imagem ficar cortada no meio, mas só acontece algumas vezes quando abro algum jogo que não esteja em 4k, mas alterando a resolução volta ao normal, ele também roda em resoluções abaixo de 4k normal, é só um bug que ocorre as vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Martin N. Cano Não sei te informar se você vai encontrar em outro lugar, quando comprei no próprio site do fabricante direcionava para o amazon, mas já faz um ano, a produção era pequena, tinha muita gente reclamando que tinha comprado e estava demorando para chegar, porque a demanda era muito grande nesse adaptador, talvez agora seja mais fácil de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 28/11/2016 às 21:06, Tiago Martins Andrade disse:

@Martin N. Cano Não sei te informar se você vai encontrar em outro lugar, quando comprei no próprio site do fabricante direcionava para o amazon, mas já faz um ano, a produção era pequena, tinha muita gente reclamando que tinha comprado e estava demorando para chegar, porque a demanda era muito grande nesse adaptador, talvez agora seja mais fácil de encontrar.

Eae Tiago beleza, então, to com a mesmo duvida que você tinha, to usando Cross de R9 290 e tava pensando em pegar uma TV 4k da Samsung que segundo umas reviews e sites de teste é o melhor custo beneficio no que se diz de Tv's 4k com tela curva, UN40KU6300GXZD vou juntar uma grana e tentar pegar ela num desconto bom, mas seguinte, sabendo que essas R9 não tem suporte HDMI 2.0, o jeito é só comprando esse adaptador q você pegou e ligando a placa no display port mesmo ? pra rodar a 4k com 60 hz ? claro que não vou jogar a 4k 60 fps sempre, mas em alguns games, a ideia é pegar uma 1070 ou  1080 mais pra frente mas to esperando a AMD lançar a RX 490, porque ate lá eu iria fazer uma "gambiara" por asim dizer tenho uma tv Full HD 60hz de 46'' to pensando em ligar ela no pc e usar o VSR pra meio q emular um 2.5k ou talvez 4k, sera q compensa? valeu@Tiago Martins Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @Frankly delanio , somente com esse adaptador você vai conseguir 60 fps nos jogos usando uma TV 4k com amd, qualquer resolução acima de full hd vai ficar em 30 fps, e sendo sincero fica horrível sem esse adaptador, impossível jogar, Mortal Kombat por exemplo, se você tentar jogar em 30 fps, vai ficar em câmera lenta, e pra usar em 1080P nem compensaria ter uma TV 4k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...