Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita LED RGB ligar no modo branco


rafaelbs86

Posts recomendados

Olá galera,

 

Tudo bem?

 

Vez ou outra faço algumas decorações de vídeo game, móveis, espelho e TVs com fitas de LED RGB, contudo atualmente estou finalizando a construção da minha casa e vou iniciar a iluminação da casa. Em alguns ambientes quero iluminar a sanca com fita de led RGB e também uma iluminação frontal decorativa.

 

A dúvida é que essa iluminação toda será utilizada interruptores comuns embutido na parede, que interrompe a corrente do circuito como uma lâmpada e/ou sensores de movimento, a intenção seria ligar e desligar nesse interruptor/sensor e utilizar a controladora da fita e seu controle remoto apenas para alterar as cores e efeitos quando quisesse, contudo gostaria que acendesse na cor branca, e utilizar o controle apenas para alterar, só que hoje recordei-me que todas fitas RGB que utilizei até hoje ao ligar a corrente a fita liga em modo aleatório e colorido, portanto todas as vezes que eu ligasse teria uma árvore de natal na casa... O que não quero!!


Pensei em algumas soluções, contudo não se são possíveis e como fazer:

     - Existe alguma controladora de fita já configurada assim?

     - Ou seria possível alterar a configuração da controladora para que ligue em modo branco ao invés do aleatório?

     - Ou só conseguiria fazer essa alteração ligando num Arduíno?

 

Alguém me ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

 

Se não tem a opção de configuração no controle ... não tem jeito não... a não ser que você faça uma engenharia reversa e reprograme o micro controlador dele(caso seja, isso vai necessitar de um programador e técnicas que façam isso com o microcontrolador "in circuit"- dentro do circuito já soldado) ou solde nos pontos corretos para controlar a placa do RGB IR controller com outro microcontrolador como no link abaixo.

AQUI

Fora isso, você teria que fazer seu próprio circuito RGB IR com o drive para teus leds para poder controlar isso e você pode até guardar na memória um préconfig dependendo do seu nível em programação ou de quem for lhe ajudar nisso...

adicionado 1 minuto depois

 

 

Ah! Ou você arranje um RGB IR controller que já faça isso de fábrica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ou fazer um driver para ele a partir de um microcontrolador como pic ou arduino( ou só atmega dele) e alguns TIPs... ou comprar um já pronto...

adicionado 2 minutos depois

Claro, para colocar controle remoto e até criar o projeto precisa de conhecimento em eletrônica ou talvez você seguir tutoriais...

adicionado 9 minutos depois

ah! dá para usar também módulos  de rádio frequência* para controlar o led de forma mais simples... mesmo assim vai precisar do TIP+resistor e , claro seguir algum tutorial.

adicionado 10 minutos depois

Sem controle remoto dá para fazer com botões e um circuito de alimentação... mas assim vai ser localmente o controle.

 

 

enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 27/07/2017 às 12:01, Bommu Perneta disse:

Ou fazer um driver para ele a partir de um microcontrolador como pic ou arduino( ou só atmega dele) e alguns TIPs... ou comprar um já pronto...

adicionado 2 minutos depois

Claro, para colocar controle remoto e até criar o projeto precisa de conhecimento em eletrônica ou talvez você seguir tutoriais...

adicionado 9 minutos depois

ah! dá para usar também módulos  de rádio frequência* para controlar o led de forma mais simples... mesmo assim vai precisar do TIP+resistor e , claro seguir algum tutorial.

adicionado 10 minutos depois

Sem controle remoto dá para fazer com botões e um circuito de alimentação... mas assim vai ser localmente o controle.

 

 

enfim...

 

adicionado 0 minutos depois

Não tem a possibilidade de colocar uma bateria tipo 2032 para segurar uma memória no dispositivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa, os programas do arduino uno por exemplo são gravados na memória dele, se você desligar ela volta com o programa básico que você gravou. Agora se você colocou alguma configuração depois você pode escrever na memória através de programação para guardar uma variável por exemplo.

 

Tem arduino mini por exemplo menor ainda chines que dá para usar por exemplo... ocupa pouco espaço. Mas como disse tem que seguir algum tutorial para uma projeto maios ou menos que você quer. Ou pedir ajudar por aqui que o povo te indica.

adicionado 2 minutos depois

@Alcidinei Savoldi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Uma solução puramente elétrica demanda manter o controlador energizado de forma permanente, utilizando um interruptor na fase (fio preto ou amarelo) que sai dele para se conectar na fita rgb. Não chega a ser uma solução possível para todos os casos, mas funciona. A cada acionamento do interruptor, o modo que estava ativo retornará. Com o led ligado, será possível alternar modos e cores via CR. Faço o alerta de que pode mesmo haver controladores com função memória nativa, embora eu ainda não tenha encontrado nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Também estou em busca de trocar a configuração padrão, pois instalei no quarto do meu filho, e se eventualmente acaba a luz, e se noite fica piscando. Lógico que não é toda noite que ocorre isso, mas gostaria de reconfigurar isso. Já para os colegas que estão com essa dificuldade com relação ao uso do INTERRUPTOR, minha sugestão seria vcs usarem o 12v+/positivo da fita no interruptor, assim você cortaram o circuito da fita mas não desligam o driver dela, toda vez que você clicar no interruptor ela ligara na última configuração, desde que não haja algum corte de luz, que obrigatoriamente reiniciará o driver e ficará piscando novamente. valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...