Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória para Note ASUS VivoBook S400CA...


Posts recomendados

Bom.... tenho um Notebook ASUS VivoBook S400CA ( https://www.asus.com/br/Notebooks/ASUS_VivoBook_S400CA/specifications/ ) com 4GB (2GB onboard e um módulo no slot de 2GB DDR3 1600MHz CL11 1.35v).

 

Pelas especificações, posso adicionar até 8GB no slot (que deve totalizar 10GB, e reservaria 256 ou 512 para vídeo).

 

Uma das dúvidas é se um módulo de 1.5v funcionaria pois o módulo de 2GB de fábrica é de 1.35V

 

A dúvida é o seguinte - encontrei duas opções de memória:

1. Kingston 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook KVR16LS11/8 1.35V ( KaBuM! - Memória Kingston 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook KVR16LS11/8 )
2. Corsair 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook CL11 Sodimm-CMSO8GX3M1A1600C11 1.5V ( KaBuM! - Memória Corsair 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook CL11 Sodimm-CMSO8GX3M1A1600C11 )
 

Assim, minha dúvida é qual das duas opções escolher para evitar incompatibilidades e danos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a primeira a memoria ram é de 1.35V so instale memoria com essa tensão memoria ram com tensão diferente pode fazer o notebook queimar o modulo da memoria tanto placa mãe como a própria memoria ram ou fazer o seu pc voar magicamente pelo céu se despedaçando resumindo explodir  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde, Elvio!

 

Possuo o mesmo notebook e com as mesmas especificações do seu. Você concluiu o upgrade de memória? Conseguiu adicionar os 8GB? Optou por comprar qual?

 

Eu já fiz um upgrade trocando o HD por um SSD. O boot agora ocorre em cerca de 20 segundos. Estou usando o Windows 10 Pro de 64bits. Melhorou em muito a agilidade do notebook com um SSD.

 

Atenciosamente,

 

Alex.

adicionado 0 minutos depois

@Elvio Lampugnani

 

Boa tarde, Elvio!

 

Possuo o mesmo notebook e com as mesmas especificações do seu. Você concluiu o upgrade de memória? Conseguiu adicionar os 8GB? Optou por comprar qual?

 

Eu já fiz um upgrade trocando o HD por um SSD. O boot agora ocorre em cerca de 20 segundos. Estou usando o Windows 10 Pro de 64bits. Melhorou em muito a agilidade do notebook com um SSD.

 

Atenciosamente,

 

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Alexvix13 disse:

Boa tarde, Elvio!

 

Possuo o mesmo notebook e com as mesmas especificações do seu. Você concluiu o upgrade de memória? Conseguiu adicionar os 8GB? Optou por comprar qual?

 

Eu já fiz um upgrade trocando o HD por um SSD. O boot agora ocorre em cerca de 20 segundos. Estou usando o Windows 10 Pro de 64bits. Melhorou em muito a agilidade do notebook com um SSD.

 

Atenciosamente,

 

Alex.

adicionado 0 minutos depois

@Elvio Lampugnani

 

Boa tarde, Elvio!

 

Possuo o mesmo notebook e com as mesmas especificações do seu. Você concluiu o upgrade de memória? Conseguiu adicionar os 8GB? Optou por comprar qual?

 

Eu já fiz um upgrade trocando o HD por um SSD. O boot agora ocorre em cerca de 20 segundos. Estou usando o Windows 10 Pro de 64bits. Melhorou em muito a agilidade do notebook com um SSD.

 

Atenciosamente,

 

Alex.

Boa tarde, Alex.

 

Bom, depois de entrar em contato com a Kingston e a Asus e consultar o site da corsair, acabei optando (para não me arrepender depois), pela memória:

Memória Corsair Vengeance 4GB 1600Mhz DDR3 p/ Notebook CL9 - CMSX4GX3M1A1600C9

http://www.kabum.com.br/produto/64201/memoria-corsair-vengeance-4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl9-cmsx4gx3m1a1600c9

Com garantia de 100% de compatibilidade e, realmente, funcionou, totalizando 6GB de memória RAM. Só não comprei a de 8GB pois a própria kingston afirmou não ser compatível.

Enfim, mesmo trocando somente a memória, elevando para 6GB no total e instalando o Win 10 Pro 64bits, já melhorou a performance.

Próximo passo é instalar um SSD de 240GB e deixar esse de 500GB num case externo para minha esposa com os trabalhos de faculdade dela.

 

Espero que esses detalhes possam te ajudar.


Sds.,

Elvio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
7 horas atrás, Stephane Miranda disse:

@Alexvix13 Bom dia!

 

Você optou por qual SSD? 

 

Obrigada,

 

Stephane Miranda

 

Boa tarde!

 

Optei por um SSD SanDisk de 240GB.

Atende as necessidades.

O HD de 500GB, coloquei num case e conecto ao note via USB para backup.

 

Atenciosamente,

Elvio.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia !

 

No final das contas comprou esse modelo ? http://www.kabum.com.br/produto/64201/memoria-corsair-vengeance-4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl9-cmsx4gx3m1a1600c9 

Mesmo ele sendo 1.5v ? Esta funcionando ok ? Você conseguiu achar os detalhes do modelo da placa-mãe ? Queria saber mais detalhes da mesma mas nao acho.

 

Desde já agradeço.

adicionado 0 minutos depois
agora, Pgm1 disse:

@elvio.tche

 

Bom dia !

 

No final das contas comprou esse modelo ? http://www.kabum.com.br/produto/64201/memoria-corsair-vengeance-4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl9-cmsx4gx3m1a1600c9 

Mesmo ele sendo 1.5v ? Esta funcionando ok ? Você conseguiu achar os detalhes do modelo da placa-mãe ? Queria saber mais detalhes da mesma mas nao acho.

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pgm1 disse:

Bom dia !

 

No final das contas comprou esse modelo ? http://www.kabum.com.br/produto/64201/memoria-corsair-vengeance-4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl9-cmsx4gx3m1a1600c9 

Mesmo ele sendo 1.5v ? Esta funcionando ok ? Você conseguiu achar os detalhes do modelo da placa-mãe ? Queria saber mais detalhes da mesma mas nao acho.

 

Desde já agradeço.

adicionado 0 minutos depois

Bom dia!

 

Acabou sendo essa memória mesmo, pois avaliei também a compatibilidade com o chipset. Lembro que foi bem complicado e encontrei muitas divergências em relação a tensão. Fiquei com receio de colocar uma de 1.35 e não funcionar. Inclusive enviei e-mail para fabricantes de memória e para a ASUS. A asus não sei se não entendeu bem meu questionamento ou se tem "respostas padrão", mas não deixou muita coisa mais clara do que eu já tinha em mente.

Enfim, o máximo que consegui de informações oficiais foi no link:

https://www.asus.com/br/Notebooks/ASUS_VivoBook_S400CA/specifications/

... e lá diz: Memória: DDR3 1600 MHz SDRAM, , 1x DIMM socket *1 ( *1:OnBoard Memory 2 GB / 4 GB+ 1x DIMM socket (total 4G/6G/8G)  )

Ou seja, em teoria, eu poderia colocar um módulo de 8GB tranquilamente. Mas, a resposta da ASUS foi que o máximo seria 4GB (totalizando 6GB com os 2GB onboard).

Sei que foi bem complicado decidir devido as informações lidas e respostas recebidas por e-mail.

Mesmo assim, acredito que qualquer um dos módulos a baixo:

1. Kingston 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook KVR16LS11/8 1.35V
2. Corsair 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook CL11 Sodimm-CMSO8GX3M1A1600C11 1.5V

pois a documentação da Kingstion fala que o seu módulo opera tanto em 1.35V quanto em 1.5V.

 

No final, com receio de comprar produto errado, gastar e dar algum problema, acabei por comprar o módulo de 4GB mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, elvio.tche disse:

 

    Muito obrigado pelo retorno.

 

Também estou muito na duvida pois vasculhando a tal de internet cheguei ate esse vídeo, e nos comentários tem varias pessoas dizendo que colocaram um modulo com 8GB de ram e deu certo... Totalizando 12GB ou 10GB.

Você chegou a instalar o SSD ? A performance melhorou muito com esses upgrade´s?

 

Att,

 

 

 

 

6 minutos atrás, elvio.tche disse:

 

Bom dia!

 

Acabou sendo essa memória mesmo, pois avaliei também a compatibilidade com o chipset. Lembro que foi bem complicado e encontrei muitas divergências em relação a tensão. Fiquei com receio de colocar uma de 1.35 e não funcionar. Inclusive enviei e-mail para fabricantes de memória e para a ASUS. A asus não sei se não entendeu bem meu questionamento ou se tem "respostas padrão", mas não deixou muita coisa mais clara do que eu já tinha em mente.

Enfim, o máximo que consegui de informações oficiais foi no link:

https://www.asus.com/br/Notebooks/ASUS_VivoBook_S400CA/specifications/

... e lá diz: Memória: DDR3 1600 MHz SDRAM, , 1x DIMM socket *1 ( *1:OnBoard Memory 2 GB / 4 GB+ 1x DIMM socket (total 4G/6G/8G)  )

Ou seja, em teoria, eu poderia colocar um módulo de 8GB tranquilamente. Mas, a resposta da ASUS foi que o máximo seria 4GB (totalizando 6GB com os 2GB onboard).

Sei que foi bem complicado decidir devido as informações lidas e respostas recebidas por e-mail.

Mesmo assim, acredito que qualquer um dos módulos a baixo:

1. Kingston 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook KVR16LS11/8 1.35V
2. Corsair 8GB 1600MHz DDR3 p/ Notebook CL11 Sodimm-CMSO8GX3M1A1600C11 1.5V

pois a documentação da Kingstion fala que o seu módulo opera tanto em 1.35V quanto em 1.5V.

 

No final, com receio de comprar produto errado, gastar e dar algum problema, acabei por comprar o módulo de 4GB mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pgm1 disse:

 

    Muito obrigado pelo retorno.

 

Também estou muito na duvida pois vasculhando a tal de internet cheguei ate esse vídeo, e nos comentários tem varias pessoas dizendo que colocaram um modulo com 8GB de ram e deu certo... Totalizando 12GB ou 10GB.

Você chegou a instalar o SSD ? A performance melhorou muito com esses upgrade´s?

 

Bom... quando atualizei a memória, ainda era o windows 8 e melhorou... depois instalei o Windows 10, mas, por conta de acessar bancos (banco do brasil, banrisul e outros para cartões de crédito), muitos demoraram para atualizar seus sistemas de segurança, então, voltei para o Windows 7, porém, antes de voltar, coloquei o SSD de 240GB, formatei e coloquei o Windows 7. A performance ficou bem satisfatória. Só fiquei roendo as unhas pensando se não teria sido melhor investir em um módulo RAM de 8GB direto. 

Enfim, agora a performance está boa, acesso bancos sem dor-de-cabeça e, como é minha esposa que utiliza (mais para a faculdade) ela disse que está bem tranquilo (melhor que antes, na avaliação dela). Eventualmente (1x ou 2x por mês) eu faço manutenção, tipo, limpeza de temporários, java, navegadores, windows update, etc e fica tudo em ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdoe minha ignorância, to tentando entender essa questão do onBoard + offBoard e o que posso fazer de upgrade.

Também tenho um ASUS, só que ele tem 4 off e 2 on. Nas especificações, também diz que posso aumentar até 8 ( DDR3L 1600 MHz SDRAM, OnBoard Memory 4 GB , DIMM Up to 8 GB). 

 

A minha dúvida é, esses 8 estão contando os 2 OnBoard? Eu tenho um pente de 8GB DDR 1600, se eu tirar o de 4 e colocar ele, vai rodar com 10GB?

 

(Desculpe usar o mesmo tópico, como o assunto é parecido, não quis criar um novo, caso tenha quebrado alguma regra do fórum, só me informar que corrijo ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Israel Antonio Stedile disse:

Perdoe minha ignorância, to tentando entender essa questão do onBoard + offBoard e o que posso fazer de upgrade.

Também tenho um ASUS, só que ele tem 4 off e 2 on. Nas especificações, também diz que posso aumentar até 8 ( DDR3L 1600 MHz SDRAM, OnBoard Memory 4 GB , DIMM Up to 8 GB). 

 

A minha dúvida é, esses 8 estão contando os 2 OnBoard? Eu tenho um pente de 8GB DDR 1600, se eu tirar o de 4 e colocar ele, vai rodar com 10GB?

 

(Desculpe usar o mesmo tópico, como o assunto é parecido, não quis criar um novo, caso tenha quebrado alguma regra do fórum, só me informar que corrijo ;) )

 

é... tem modelo com 2GB onboard e com 4GB onboard... então, você coloca um módulo offboard e o sistema soma, no caso, adicionar um módulo offboard de 4GB + os 4GB onboard vai totalizar os 8GB; colocar um offboard de 8GB + os 4GB onboard, deverá totalizar os 12GB.

Em teoria é isso e, na prática, para mim, como tem 2GB onboard e adicionei 4GB offboard, totalizou 6GB de mem RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite,

 

Possuo um ASUS S400C, fiz 2 upgrades nele, 1 memoria ram passei para 10gb, e troquei o HD por SSD, ficou uma nave o notebook, desempenho melhorou muito, simplesmente parece um novo notebook.

 

caso ajude, segue a memoria e o SSD que eu comprei:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1154139988-memoria-8gb-ddr3l-1600-mhz-135v-low-voltage-kingston-note-_JM?quantity=1

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758797440-hd-ssd-kingston-480gb-ssdnow-a400-sata-3-6gbs-novo-lacrado-_JM?quantity=1&variation=22009983119

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 09/08/2019 às 15:26, Alexvix13 disse:

@Lucas S. Farias Muito obrigado. Finalmente alguém colocou um módulo de 8GB no note. Vou comprar agora mesmo um pra colocar no meu e passar pra um total de 10GB. Já havia feito o upgrade de SSD. Só faltava a RAM mesmo. Valeu!!!!

Módulo de memória chegou hoje, instalei e já está funcionando normalmente. O notebook reconheceu o módulo de 8GB (Kingston KVR16LS11/8) e agora tenho 10GB de RAM.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alexvix13 disse:

Módulo de memória chegou hoje, instalei e já está funcionando normalmente. O notebook reconheceu o módulo de 8GB (Kingston KVR16LS11/8) e agora tenho 10GB de RAM.

Show de bola!  Estou pensando em instalar o Linux no note... creio que com 6GB já fica bom, mas, se o preço compensar, talvez eu passe ele para 10GB mesmo.

Muito bom termos esses retornos.

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@elvio.tche @Pgm1  Sou leigo no assunto... Possuo o modelo s400ca com 2 gb de RAM de fábrica. Quando procurei na asus, apareceu essas especificações:  https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS_VivoBook_S400CA/specifications/ Seria o mesmo modelo do post desse assunto? Ele veio com Windows 8 mas travava muito aí instalei o 7. Rodou razoável até.  Mas agora procurei um técnico pra fazer um upgrade, inclusive esse mesmo, me passou que o modelo era s400ca, mas ele me disse que consultou, e só teria como adicionar 1 memória de no máximo 8 gb. Estou em dúvida, pois vocês estão dizendo que um slot ficaria com 2gb onboard e adicionaria até 8 gb a mais em outro slot... seria isso? Pois esse técnico me disse que esse notebook não teria como somar as memórias e eu ficaria no máximo com 8gb.  Somente acrescentando achei essas informações na nf Produto: Notebook Touch Asus VivoBook S400CA-CA186H com Intel® Core™ i3-2365M, 2GB, 500GB, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Webcam, LED 14" e Windows 8 - Notebook Touch . 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Eusebio Persegil disse:

@elvio.tche @Pgm1  Sou leigo no assunto... Possuo o modelo s400ca com 2 gb de RAM de fábrica. Quando procurei na asus, apareceu essas especificações:  https://www.asus.com/br/Laptops/ASUS_VivoBook_S400CA/specifications/ Seria o mesmo modelo do post desse assunto? Ele veio com Windows 8 mas travava muito aí instalei o 7. Rodou razoável até.  Mas agora procurei um técnico pra fazer um upgrade, inclusive esse mesmo, me passou que o modelo era s400ca, mas ele me disse que consultou, e só teria como adicionar 1 memória de no máximo 8 gb. Estou em dúvida, pois vocês estão dizendo que um slot ficaria com 2gb onboard e adicionaria até 8 gb a mais em outro slot... seria isso? Pois esse técnico me disse que esse notebook não teria como somar as memórias e eu ficaria no máximo com 8gb.  Somente acrescentando achei essas informações na nf Produto: Notebook Touch Asus VivoBook S400CA-CA186H com Intel® Core™ i3-2365M, 2GB, 500GB, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Webcam, LED 14" e Windows 8 - Notebook Touch . 

Obrigado 

Prezado Eusébio, no notebook da minha esposa, S400C (sem o "A"), eu adicionei os 4GB de RAM e somou aos 2GB soldados na placa, ou seja, totalizou 6GB.

Agora pretendo trocar, retirar os 4GB e adicionar um módulo de 8GB, ou seja, vai totalizar 10GB de RAM.

Então, sim, ele soma a memória soldada da placa-mãe ao módulo que for espetado no slot.

Só tem que ater-se ao detalhe das configurações e tensão, conforme mencionado nas mensagens anteriores, como "1600MHz DDR3L (PC3-12800) 1.35V".

No meu caso, eu tireo o Windows 8, inicialmente, instalei o Windows 10, depois, fui para WIndows 7 e, nesse momento, está com Linux Mint 19.2, que está muito bom.

Bem, qualquer dúvida, entre em contato novamente, vamos trocando informações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal, tudo bem ?

 

Desculpa colocar outro assunto aqui e não em um novo tópico... 
Mas tinha a mesma duvida para memoria ram, e depois de toda essa conversar com tanta informação, vou trocar a minha ram também, mas não é sobre ram que eu queria falar... 
Tenho um S400CA e notei que na placa-mãe do notebook tem uma slot para SSD m2, porém achei que estava desativada, pois não cabia um SSDM2 no espaço, mas continuei pesquisando e encontrei um SSD m2 half size que eu acredito que caiba perfeitamente, estou querendo comprar um encontrei um que vou deixar o link logo abaixo.
No anuncio do SSD fala que ele é compatível com Asus s400, acho que as letras deve especificar o processador ou algo do tipo...
O SSD é da marca Kingspec alguém conhece?

Esqueci de tirar uma foto... procurei umas fotos na net e marquei onde ficaria o slot.

Não falei com a Asus ainda, mas vou perguntar agora...
Se alguém souber de algo ...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-856014040-ssd-msata-half-size-256-gb-kingspec-dell-5470-s46cb-estoque-_JM?matt_tool=90090532&matt_word=&gclid=CjwKCAiAuK3vBRBOEiwA1IMhutcz5lfk_BOvftJV_oIHnTvWibnLihvtnpWnrYUNtbddkxcr6fnAVxoCgvUQAvD_BwE

09fe96b2-ae59-11e6-8a56-0242ac110005-for-asus-s400ca-laptop-motherboard-for-intel.jpg

placa-me-asus-s400-s400c-s400ca-proc-i5-sr0n8-para-reparo-D_NQ_NP_770529-MLB29273508316_012019-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a resposta da Asus:
 

Prezado(a) Cliente,

Bom dia
 

Obrigado por entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente ASUS, Meu nome é Murilo Nunes  e é um prazer ajudá-lo.
 

Conforme verificado, o mesmo possui slot de SSD Msata, porém não aconselhamos este tipo de upgrade, visto que não foi testado, neste caso ficará mediante à teste de compatibilidade.

 

 

Bom, vou comprar um SSD halfsize e quando testar posto aqui... só vai demorar um pouco.. kkk

@elvio.tche acho que você pode conectar a nova placa wifi direto no slot do wifi antigo, depois diz se deu certo, quero trocar a placa wifi tb, quero colocar uma que tenha bluetooth, pois meu modelo vem sem.
Obrigado !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/08/2019 às 16:40, Alexvix13 disse:

Módulo de memória chegou hoje, instalei e já está funcionando normalmente. O notebook reconheceu o módulo de 8GB (Kingston KVR16LS11/8) e agora tenho 10GB de RAM.

 

Isso aí... também comprei e adicionei 8GB (totalizando 10GB) e ficou muito bom o sistema com esse montante de memória RAM.

 

adicionado 1 minuto depois
Em 10/12/2019 às 09:22, Luiz.GSilva disse:

Olha a resposta da Asus:
 

Prezado(a) Cliente,

Bom dia
 

Obrigado por entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente ASUS, Meu nome é Murilo Nunes  e é um prazer ajudá-lo.
 

Conforme verificado, o mesmo possui slot de SSD Msata, porém não aconselhamos este tipo de upgrade, visto que não foi testado, neste caso ficará mediante à teste de compatibilidade.

 

 

Bom, vou comprar um SSD halfsize e quando testar posto aqui... só vai demorar um pouco.. kkk

@elvio.tche acho que você pode conectar a nova placa wifi direto no slot do wifi antigo, depois diz se deu certo, quero trocar a placa wifi tb, quero colocar uma que tenha bluetooth, pois meu modelo vem sem.
Obrigado !!!

 

 

Isso... encomendei já recebi e substituí a wifi original do note por uma "Intel Dual Band Wireless-ac 7260hmw"... nos testes, a performance melhorou muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoas, é com muita alegria que venho dizer que a conexão MSata da da placa-mãe funcionou 100%, comprei um SSD MSata half size de 256Gb da Kingspec e fiz a instalação, minha maquina está VOANDO !!!
E ainda consigo utilizar o HD padrão. Estou utilizando Ubuntu 18.04 e a maquina tá mais rápida que quando peguei ela nova, recomendo muito !!!

 

1388968706_WhatsAppImage2020-03-06at06_56_32.thumb.jpeg.cfad2060c500b4a26627348ee68d176c.jpeg1855874804_WhatsAppImage2020-03-06at06_56_31.thumb.jpeg.3fd0ab8b51fdb73be86864aaafae0a51.jpeg581304669_WhatsAppImage2020-03-06at06_56_30.thumb.jpeg.c2522dc569bc750fb366b13e5905a0c3.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...