Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para montar computador com 4 Titan X!


Posts recomendados

Oi. Sou aluno de mestrado em engenharia de computação na Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Estamos planejando montar um computador com 4 GeForce Titan X, que será usado para treinar redes neurais. Eu pensei na seguinte configuração:

placa-mãe:

ASUS ROG RAMPAGE V EXTREME/U3.1 LGA 2011-v3 Intel X99 SATA 6Gb/s USB 3.1 Extended ATX Intel Motherboard - Newegg.com

Processador:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16819117404

Memória:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16820233801

SSD:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=9SIA3FA3KF3036

GPU: Quatro dessas:

http://www.amazon.com/EVGA-GeForce-GAMING-Graphics-12G-P4-2992-KR/dp/B00UXTN5P0/ref=sr_1_1?s=pc&ie=UTF8&qid=1452885546&sr=1-1&keywords=titan+x

Fonte:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=9SIA24G28N1850

 

Eu fiquei com algumas duvidas:

Existe algum problema de compatibilidade nessa configuração:

Será que vai ter espaço na placa-mãe pra colocar as 4 Titan X?

Como vamos refrigerar isso tudo? Qual gabinete seria ideal?

 

Eu também fiquei em duvida sobre o que exatamente seria isso?

http://www.amazon.com/EVGA-GeForce-Cooling-Graphics-12G-P4-1999-KR/dp/B00YDAYMIE/ref=sr_1_1?s=pc&ie=UTF8&qid=1452900469&sr=1-1&keywords=titan+x+HYBRID

É uma placa de vídeo refrigerada a agua?

Como se instala isso?

É só ter um gabinete com 4 espaços para ventilador de 120 mm?

Qual gabinete teria essa característica?

 

Pensei nesse gabinete, mas talvez não seja suficiente:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16811139019&cm_re=corsair_obsidian_900-_-11-139-019-_-Product

 

Preciso da ajuda de vocês, gostaria de resolver essas duvidas até segunda.

Muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, a pergunta pode parecer *****, mas é necessário ter um processador LGA 2011 para rodar software de GPGPU? São 4 placas de vídeo, geralmente cada uma fica com 1 thread controlador e não mais. Se não me engano o poder single thread desse processador não é diferente dos processadores i7 da mesma arquitetura, que têm 4 núcleos reais e 4 virtuais, ou seja, sobra capacidade de gerenciamento desses 4 monstrinhos.

E SSD pra quê? Por acaso um HD Sata3 seria limitador de rendimento para a entrega de resultados das placas de vídeo? Que eu saiba, seja qual for o trabalho que as placas de vídeo desenvolverem, usarão muito suas próprias memórias, as memórias do computador e por fim fazer alguma entrada no disco. Por exemplo, eu faço parte da rede de computação distribuída Folding@Home, recebo trabalhos cujo resultado de 3 a 5 horas na minha GTX 780Ti não somam mais que 30 MiB... se pudesses explicar que tipo de cálculos e respostas essas redes neurais dão, ficaria mais claro a necessidade de um disco SSD e todos nós aprenderíamos um pouco mais.

Ok, um SSD tem desempenho bem superior em relação a um HD. Mas se você precisa de espaço, não é com um SSD que se consegue isso. O custo é muito alto e é possível obter velocidade no que se precisa usando unidades menores trabalhando em RAID0, deixando o trabalho de armazenamento pesado com HD's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre essa

http://www.amazon.com/EVGA-GeForce-Cooling-Graphics-12G-P4-1999-KR/dp/B00YDAYMIE/ref=sr_1_1?s=pc&ie=UTF8&qid=1452900469&sr=1-1&keywords=titan+x+HYBRID

e essa

http://www.amazon.com/EVGA-GeForce-GAMING-Graphics-12G-P4-2992-KR/dp/B00UXTN5P0/ref=sr_1_1?s=pc&ie=UTF8&qid=1452885546&sr=1-1&keywords=titan+x

é que a primeira vem com um sistema de refrigeração líquida já pré-instalado, entretanto, para quem quer colocar 4 TitanX uma do lado da outra, não parece ser a melhor opção. Nesse caso o melhor seria um sistema de refrigeração líquida customizado, utilizando blocos a serem montados diretamente sobre o processador e controladores de tensão (DRM, acho que é esse o termo), para no fim ligar tudo a uma única bomba ligada a um radiador grande e que seja projetado para resfriar mais de 1000W de potência. Acho que não existe isso para gabinete nenhum, é um sistema de exceção, tudo deverá ser pensado minuciosamente e levando em consideração cada detalhe. Quanto ao espaço físico, colocando blocos para refrigeração líquida deve sobrar um espaço de circulação de ar entre as placas.

Por fim, o lugar onde fica esse monstrengo deve ser refrigerado, mantendo temperatura ambiente baixa, caso contrário o sistema de refrigeração, seja qual for, não vai dar conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o SSD acho que não precisa, mas já que vamos gastar tanto não faz sentido economizar no HD. De qualquer jeito a decisão final não é minha, só estou fazendo o orçamento. Além disso pode ser útil no futuro, em outras aplicações.

Sobre o gerenciamento das GPUs, isso deve ser feito pelo framework que vamos utilizar. Acredito que não vai haver necessidade de muito gerenciamento, que a maior parte do fluxo de dados vai ser entre a GPU e a memória de vídeo mesmo. O processador tem 8 núcleos físicos e 16 threads, talvez seja possível fazer parte dos cálculos nas GPUs e outra parte em CPU, mas mesmo que não seja esse processador certamente vai ser útil em outros projetos.

 

Pelo visto a refrigeração vai ser um problema sério, ainda não sei como vamos resolver isso. Eu nunca nem vi um Water Cooler de perto, espero que a gente encontre alguém que já tenha mexido com isso.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Edit: Assisti o vídeo, e pelo que eu entendi eles só colocaram water cooler no processador e simplesmente meteram as 4 titans uma do lado da outra. Mesmo assim a temperatura ficou na casa dos 85°, que eu acho que é aceitável, mesmo com uso de GPU acima dos 95%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao vídeo postado, fica muito bonito, mas você pode ver que as quatro placas de vídeo ficam grudadinhas. Na prática sai um calor infernal dali, com o tempo a temperatura só sobe e não duvido que as placas de vídeo comecem a decair o clock para evitar superaquecimento... enfim, paga-se por 4 GTX TitanX e se recebe, depois de uns 30 min de trabalho pesado, 4 GTX 960-970...

 

Uma fonte de 1600W 80 Plus Platinum parece ser muito boa, dá conta do recado, mas já que o problema não é dinheiro e a refrigeração é um problema, se encontrares uma 80 Plus Titanium de 1800-2000W ligada a uma rede de 220-230V fica de melhor tamanho para a exigência que terás: ~1000 W no pico de consumo, em torno de 50% da capacidade da fonte significa 96% de rendimento, ou seja, somente 4% de perdas com dissipação térmica e outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fica bem apertado. Mas se a gente conseguir 4 das titans refrigeradas a agua acho que fica bom. O problema vai ser achar um gabinete com 4 "furos" pra cooler de 120mm. Talvez a gente tenha que abrir espaço no gabinete na marra.

Sobre a fonte, parece que existe uma de 2000W:

https://www.techpowerup.com/reviews/SuperFlower/SF-2000F14HP/11.html

Mas pelo visto é difícil de achar até nos EUA. Não sei se tem como importar da Alemanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a fonte, uma de 1600W aguenta sem problema. O seu maior desafio na montagem desse monstro é justamente pensar em um sistema de refrigeração eficiente. Como você bem disse, no vídeo o cara botou o WC no processador e deixou as titans à ''deriva''. Outro grande problema é que no vídeo eles colocaram o ''sentido'' do ar de forma errada. Você tem que criar uma corrente de ar que passe pelo gabinete, mantendo sempre refrigerado. Não vou nem citar o papo de nitrogênio líquido porque acho que isso está completamente fora dos planos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Bessone disse:

Sobre a fonte, uma de 1600W aguenta sem problema. O seu maior desafio na montagem desse monstro é justamente pensar em um sistema de refrigeração eficiente. Como você bem disse, no vídeo o cara botou o WC no processador e deixou as titans à ''deriva''. Outro grande problema é que no vídeo eles colocaram o ''sentido'' do ar de forma errada. Você tem que criar uma corrente de ar que passe pelo gabinete, mantendo sempre refrigerado. Não vou nem citar o papo de nitrogênio líquido porque acho que isso está completamente fora dos planos. 

 

Aguentar, aguenta. A questão é a eficiência da fonte. Com 70% da carga a eficiência cai um pouco. O ideal, sempre que pensamos em fontes, é trabalhar com 50% da carga, é nesse ponto que a eficiência é máxima. No caso de uma Platinum fica em 94% e uma Titanium, 96%, ambas trabalhando em rede de 230V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não seria melhor duas fontes então? Uma de 1200W pra ligar 3 titans, e uma de uns 1000W pra ligar todo o resto?

Cada titan consome em torno de 230W, acredito que todo o resto (processador, placa-mãe, SSD, etc) deve consumir uns 270, ou menos, não é? A melhor eficiência ocorre quando a fonte trabalha com 50% da carga, não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
43 minutos atrás, Églen Protas disse:

Cada titan consome em torno de 230W, acredito que todo o resto (processador, placa-mãe, SSD, etc) deve consumir uns 270, ou menos, não é? A melhor eficiência ocorre quando a fonte trabalha com 50% da carga, não é isso?

Cada Titan X pode alcançar picos de aproximadamente 250W em full load: http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-titan-x-gm200-maxwell,4091-5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Cada Titan X pode alcançar picos de aproximadamente 250W em full load: http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-titan-x-gm200-maxwell,4091-5.html

Sim, mas isso no test de "torture", que não corresponde à condições reais. Em "gaming" ficou em 224W. É claro que o nosso caso é diferente dos testados, então não tem como prever exatamente quanto elas vão consumir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
35 minutos atrás, Églen Protas disse:

Sim, mas isso no test de "torture", que não corresponde à condições reais. Em "gaming" ficou em 224W. É claro que o nosso caso é diferente dos testados, então não tem como prever exatamente quanto elas vão consumir.

Eu apenas quis chamar atenção para as cargas de pico, que são o valor mais importante ao dimensionar uma fonte, apenas para acrescentar informações. Em nenhum momento eu quis dizer que isso ia ser o consumo real ou que deve ser aplicado ao cálculo de eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Eu apenas quis chamar atenção para as cargas de pico, que são o valor mais importante ao dimensionar uma fonte, apenas para acrescentar informações. Em nenhum momento eu quis dizer que isso ia ser o consumo real ou que deve ser aplicado ao cálculo de eficiência.

Sim, mas acho que no caso dessa configuração, com uma fonte alimentando exclusivamente 3 das titans, não tem a menor possibilidade da carga de pico chegar perto dos 1200W. Não sei bem o consumo dos outros componentes, mas duvido que todos eles e mais uma titan cheguem a puxar perto 1000W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Églen Protas disse:

Sim, mas acho que no caso dessa configuração, com uma fonte alimentando exclusivamente 3 das titans, não tem a menor possibilidade da carga de pico chegar perto dos 1200W. Não sei bem o consumo dos outros componentes, mas duvido que todos eles e mais uma titan cheguem a puxar perto 1000W.

Então, não chega mesmo. Ficará tranquilo. Coloquei a informação ali somente para ajudar nisso, e você pôde confirmar o que já estava pensando. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...