Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unidade de alocação? (Inclui screenshots)


Posts recomendados

Minha situação:

 

 

 

Quero formatar a minha unidade F, como na imagem abaixo:

 

 

Capturar1.PNG.6a0806d7b35bcb31a1383cce6f

 

 

 

O problema é que, quando eu clico em formatar, aparecem várias opções, como na outra imagem:

 

 

 

 

 

Capturar2.PNG.615e6f53ef3c18c1702eb0d023

 

QUERO USAR A UNIDADE "F" PARA ARMAZENAR PROGRAMAS, JOGOS, ARQUIVOS, COMO FOTOS, FILMES, TEXTOS, OU SEJA, TUDO, MENOS O SISTEMA OPERACIONAL, QUE FICARÁ NO SSD, NA UNIDADE "C".

 

 

Agora, as minhas dúvidas:

 

1) Por qual tamanho da unidade de alocação devo optar? As opções são 512 bytes, 1024, 2048, 4096 e 8192. Eu li na internet que optando por 512 você consegue armazenar mais conteúdo e o desperdício de espaço é menor. Eu posso ter entendido errado, mas acho que as pessoas optam pelo tamanho da unidade de alocação maior quando elas precisam trabalhar com o Sistema Operacional na mesma unidade, só que no meu caso, o Sistema Operacional estará no SSD. Por favor, me iluminem. Estou confuso.

 

2) Para que serve esse "restaurar padrões do dispositivo"?

 

3) "Rótulo do volume" é o nome que darei à unidade?

 

4) Devo desmarcar a opção "formatação rápida"? Afinal, a pressa é a inimiga da perfeição, não?

 

5) Depois de formatado, como posso fazer para armazenar meus jogos e programas nessa unidade e inicia-los pelo SSD? É possível? Por exemplo, digamos que eu comprei um Battlefield, um jogo de tiro. Tem como eu salvá-lo na Unidade "F" e jogar-lo pela Unidade "C"? Talvez criar um atalho, com o "launcher" do jogo na Unidade "C"? Como posso fazer isso? O mesmo vale para os meus programas. Estou confuso.

 

 

Tentei deixar o tópico o mais claro possível, por favor não me ignorem, as dúvidas podem parecer bobas para vocês, mas para quem é leigo é terrível. Se puderem responder de forma numerada, eu agradeço. Um abraço e, desde já, obrigado pela atenção.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Obrigado por organizar e expor claramente tua dúvida. Isso ajuda muito!

 

1- O tamanho de alocação é a menor porção lógica de espaço em disco que pode ser alocada para armazenar um arquivo. Um tamanho de alocação maior trará maior velocidade de leitura por ter um número menor de clusters. O tamanho de alocação menor é valido para quando se tem uma grande quantidade de arquivos pequenos, assim evitando o desperdício de espaço causado por clusters grandes. A imagem abaixo ilustra o desperdício e a disparidade causado por isso. A Microsoft recomenda o uso do tamanho de 4096 bytes para um usuário padrão.

 

2- Essa opção fará a escolha dos itens conforme o padrão de fábrica. Ao invés de usar essa opção, selecione manualmente o sistema de arquivos NTFS (por ser mais seguro) e o tamanho de alocação de 4096 bytes (por ser o padrão recomendado e por ser um meio termo entre desempenho e desperdício)

 

3- Sim, esse é o nome dado à unidade, coloque o nome que desejar.

 

4- A formatação rápida é mais utilizado em momentos de pressa com, por exemplo, pendrives. Em um HD é recomendável que se faça uma formação completa (desmarcando essa caixa). Isso fará que seja formatado e seja feita uma busca por setores defeituosos, garantindo estabilidade á unidade.

 

5- O sistema é capaz de ler e utilizar qualquer arquivo, estando ele na unidade C ou F. Você pode instalar tranquilamente seus jogos e arquivos na unidade F, porém o desempenho não será igual como se fosse instalado no SSD, pois o mecanismo que fará a leitura será o do HD (que é mais lento). O uso do HD ou SSD influenciará na velocidade de carregamento e leitura de jogos e programas, mas não em FPS (desempenho gráfico). Instale os jogos e programas novamente no HD e não apenas copie eles já instalados de outra unidade, pois isso poderá ocasionar erros em programas e jogos.

 

Tentei deixar a resposta o mais simples e completa possível. Qualquer dúvida poste novamente!

 

Atenciosamente,

 

Ufrarion

Imagem.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ufrarion  Muito obrigado pela ajuda, caro ufrarion. Para quem é leigo, como eu, poder tirar dúvida com quem entende do assunto é sempre um alívio.

 

Tenho apenas mais duas perguntas, que é a respeito da pergunta 5 que escrevi anteriormente.

 

Para instalar meus programas e jogos no HD, unidade F,  o site dá essa opção para escolher o local em que eu desejo instalá-los?

 

E na hora de iniciá-los, mesmo eles estando na Unidade F, o ícone deles irá aparecer em minha área de trabalho, na Unidade C e poderei jogar-los clicando no ícone na Unidade C, sem problemas?

 

Obrigado desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Citar

Para instalar meus programas e jogos no HD, unidade F,  o site dá essa opção para escolher o local em que eu desejo instalá-los?

 

1- Não entendi muito bem o que você quis dizer com site, pois site é um local na internet. Mas tentando esclarecer então: todo programa ou jogo antes de ser instalado dará a opção de local onde você preferir que instale, eles podem ficar na unidade C, F ou até mesmo num pendrive.

 

2- Exatamente, funcionará sem problemas. Você mesmo se quiser pode testar isso instalando um programa e colocando o ícone na área de trabalho e verá que funcionará, eu mesmo tenho jogos na unidade C e outros na unidade D. Quando tu inicia um programa, incluindo por ícone na área de trabalho, parte do programa será copiado para memória RAM que desse ponto poderá fazer leitura em disco adicionais, independente da unidade onde se encontra.

 

Qualquer dúvida adicional estamos a disposição!

 

Atenciosamente,

 

Ufrarion

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ufrarion  Sim, foi isso mesmo que eu quis dizer na primeira pergunta. E eu entendi o que você respondeu na 2, obrigado. Com a sua ajuda pude formatar o HD sem problemas.

 

Mas agora, mexendo no meu computador me veio mais algumas dúvidas...

 

1- Meus drivers da placa de vídeo, assim como qualquer outro arquivo da Nvidia e suas pastas foram instalados pelo técnico no SSD, a unidade C, onde está meu Sistema Operacional. O recomendado é realmente os drivers ficarem nessa unidade ou eu devo reinstalá-los no HD para poupar espaço no SSD? Caso eu tenha que reinstalá-los, haverá algum problema para visualizar a tela do PC ao desinstalá-los, afinal, são drivers de vídeo?

 

2- Algumas pessoas dizem que é bom instalar o SO e programas mais utilizados no SSD, o resto no HD. Porém, existem outras pessoas que dizem que é melhor instalar apenas SO no SSD e deixar todo o resto no HD. Qual destes você prefere?

No caso, se eu quiser instalar, por exemplo, o Microsoft Office no SSD, pois é um conjunto de programas mais utilizados por mim, mas na hora de salvar meus trabalhos, posso salvá-los no HD? Ou seja, programa instalado no SSD e documentos , salvos, alterados e abertos no HD, é possível isso? E, se for possível, devo tomar cuidado com alguma parte específica da instalação do Office?

 

3- Google Chrome e Mozilla, no SSD ou HD?

 

4- Antivírus, no SSD ou HD?

 

5- Meu computador sempre é infestado por um vírus que ataca os navegadores, que direciona-os, ao abrir as suas páginas inicias, para um site chamado 123rede, top 8844, alguma coisa assim. Dessa vez o formatei e quero tomar muito cuidado para não infectá-lo novamente. Quais são as melhores maneiras para evitar esses vírus sacanas?

 

 

Muito obrigado pela atenção, camarada ufrarion, você está me ajudando bastante!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

1- Não há necessidade de tamanha economia no uso do SSD. os drivers aqui no meu PC não chegam a ocupar 100MB, valor irrisório perto dos 120GB que o SSD tem. Mas você poderia instalar no disco F, pois os arquivos realmente importante irão pra pasta de drivers do Windows (apesar de incomum e não haver motivo para isso). Ao desinstalar os drivers da NVIDIA você vai enfrentar problemas de vídeo, como lentidão em gráficos e diminuição da resolução e talvez até audio. Ao ter que reinstalar os drivers baixe ele antes de desinstalar os antigos para ficar o menor tempo possível com essas limitações.

 

2- É recomendável que deixe no mínimo 20% da capacidade de qualquer HD ou SSD livre para que o sistema e outros programas tenham espaço suficientes para suas rotinas e manter o desempenho. Dentro desse "limite" use a vontade, entretanto é bom utilizar o espaço do SSD com arquivos que irão ter real benefícios com o uso da velocidade maior, como o sistema e programas e deixar fotos, vídeos, filmes, instaladores de programas (setups), jogos grandes e outros para o HD. Eu instalei todos os programas, sistema e jogos pequenos no SSD e o resto no HD e tenho ainda 70GB livres do meu SSD de 120GB. Eu recomendaria a você também instalar todos os teus programas no SSD, inclusive o Office que é muito utilizado por ti para te beneficiar das altas velocidades de leitura e gravação do SSD. Não há nenhuma configuração especial sobre o Office que tenha que ser feita, assim como os outros programas poderão salvar o teu trabalho em qualquer unidade normalmente.

 

3 e 4- Como disse acima, recomendo que instale no SSD para te beneficiar das altas velocidades de leitura e gravação do SSD.

 

5- Esse tipo de praga nem chega a ser vírus e sim malware, geralmente eles vem embutidos em programas free baixados pela internet para rentabiliza-los e em propagandas que buscam enganar como naqueles banners de "download". Para minimizar ao máximo a possibilidade disso voltar a acontecer preste bastante atenção em qualquer instalação de programa gratuito e desmarque qualquer "oferta' incluída e para as propagandas utilize a extensão AdBlock nos teus navegadores (procure na loja dos navegadores), que eliminará qualquer propaganda indesejada, contudo adicione uma exceção para sites que você gosta por exemplo o Clube do Hardware, pois as propaganda desses sites que mantém eles online.

 

Leia também esse guia de otimização de SSD que poderá te ajudar:

É um prazer ajudar amigo, qualquer dúvida estamos a disposição!

 

Atenciosamente,

 

Ufrarion

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ufrarion Muito obrigado mais uma vez, ufrarion. Vou seguir as suas dicas, com certeza e instalarei os programas no SSD, mas isso me deixa com mais uma dúvida.

 

Existem 2 pastas de programas no SSD: "Arquivos de programas" e "Arquivos de programas (x86)" . Como agora terei que tomar muito cuidado ao instalar meus programas, não clicarei mais na "instalação expressa" para poder selecionar a pasta em que quero instalar os programas e é aí que surge a minha dúvida.

 

Como vou saber diferenciar a pasta em que devo instalar meus programas (entre Arquivos de Programas e Arquivos de Programas x86)?

 

Por exemplo, se eu quiser instalar um navegador, como o Google Chrome, em qual delas devo instalá-lo? 

 

E se eu quiser instalar um Sony Vegas, aí já seria na pasta de arquivos de programas oposta? Ou seria a mesma? Como vou saber selecionar a pasta correta para cada programa? Se eu instalar um programa na pasta de "Arquivos de Programa" quando na verdade ele deveria ter sido instalado na pasta "Arquivos de Programa x86" não pode gerar um conflito?

 

 

Antes quando eu tinha apenas o HD eu selecionava instalação expressa e tudo era feito no automático. Agora, com o SSD, que terei que optar pela manual fico com medo de fazer cagada. 

 

Obrigado mais uma vez pela atenção!  =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Deixarei um artigo no final desse post que detalha ou que é 32 ou 64 bits, mas como uma brevíssima descrição: 32 bits = arquitetura x86 - 64 bits = arquitetura x64.

A Microsoft no intuito de organizar melhor os programas criou essas duas pastas (apesar de ser algo confuso a pessoas leigas). Elas servem somente nesse objetivo de organizar, você pode instalar qualquer programa em qualquer pasta, independente da arquitetura. Os programas por padrão escolherão as pastas correspondentes a sua arquitetura, a fim de manter essa organização (não obrigatória): programas 64 bits já mostrará a pasta "Arquivos de programas" e programas 32 bits a pasta "Arquivos de programas (x86)".

Então quando for instalar um programa como o Google Chrome que tem versões 32 e 64 bits ele mostrará a pasta correspondente a arquitetura que o programa foi escrito, mas você poderá modificar o destino dele e de qualquer programa sem problemas e conflitos.

Na instalação dos programas os teus melhores parceiros serão a leitura atenta e o Google. Na "instalação personalizada", provavelmente, as mesmas opções que seriam instaladas na "instalação expressa" já estarão assinaladas, necessitando somente de uma revisada. Talvez as duas ou três primeiras vezes seja algo que trará alguma novidade, porém depois se tornará algo bem simples e automático. Então pode instalar qualquer programa sem medo, o máximo que pode acontecer é você talvez tirar alguma função do programas (evitável com a leitura), mas caso isso aconteça poderá ser corrigido com uma simples reinstalação.

 

Novamente reitero, estamos a disposição para qualquer dúvida!

 

Link para artigo sobre o que é 32 ou 64 bits:

Atenciosamente,

 

Ufrarion

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...