Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Federico

Dicas para uma configuração "antiga"

Recommended Posts

Bom dia pessoal, 

peço desculpa se o meu português não for ótimo, mas enquanto natural da Itália me considero justificado.:)

Recentemente montei um segundo PC com varias peças que tinha e uma pequena grana (400R$) que uso quase exclusivamente para jogos antigos como Half life 2 ou FarCry:

Placa positivo 775 com 8GB DDR2-800 (4x2GB)

Xeon X5450 quad 3.00Ghz (771 modificado para 775)

Hdd 1TB Sata 7200RPM

DVD Sata

MSI Nvidia 650ti OC 1GB (com alimentação adicional plug 6 pin)

Creative X-Fi 5.1 USB

Ventoinhas: 1x80mm + 1x92mm 

Dual boot Ubuntu/Win7(que uso só pra jogar)

A configuração é mais que suficiente para o tipo de jogos que gosto e roda bem redondinho em uma tela 1440x900 a 75hz.

A fonte não é boa, é uma k-nex 450w (340 reais) e está bem no limite. Alem disso tem mais que 6 anos.

Usei o eXtreme Power Supply Calculator para verificar a minha configuração considerando 24h de uso por dia, e a calculadora tirou fora os valores de 

Load Wattage:350 W
Recommended UPS rating:700 VA
Recommended PSU Wattage:400 W

Agora é só decidir qual fonte, o seja se vale a pena ficar na area dos 400-430W o sair um pouco e pegar uma 500W pensando no futuro.

Minhas escolhas pessoais são:

400W: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=59467 (192,87 mais frete, não disponível no momento)

430W: http://www.kabum.com.br/produto/60473/fonte-pcyes-atx-430w-reais-electro-series-80-plus-bronze-21972 (262,56 mais frete)

500W: http://www.kabum.com.br/produto/48575/fonte-evga-500w-80-plus-white-100-w1-0500-kr (283,81 mais frete)

Não acho que vou mudar a configuração nos próximos meses. Nem valeria a pena mas ter uma fonte boa é melhor, hein?

Sugestões?

Obrigado.

F.

Editado por Federico

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Era exatamente o que estava pensando. Vi agora o preço da 430cx 80 Plus Bronze:

http://www.kabum.com.br/produto/34214/fonte-corsair-cx-430w-cp-9020046-ww-80-plus-bronze

Nem 8 reais a mais, agora fiquei na duvida! 

Editado por Federico

Compartilhar este post

Link para o post

Das alternativas citadas a de 500w ( mas claro faria uma pesquisa mais ampla em busca de promoções..:D )

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Estou já considerando as saídas reais. Estou só considerando fontes com bastante Amperes na 12V. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Deixa entender @Manjaro , você está aconselhando de comprar uma fonte que nem chega a 300W reais na 12V?

22494-MLB7722475427_012015-O.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
    3 minutos atrás, Federico disse:

Deixa entender @Manjaro , você está aconselhando de comprar uma fonte que nem chega a 300W reais na 12V?

22494-MLB7722475427_012015-O.jpg

Negativo.... apenas peguei uma fonte real de forma aleatória....( aliás., não sou expert nesse assunto) 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos... seguinte... vamos esclarecer de uma vez por todas essas histórias de Fonte real, fonte irreal, fonte surreal, etc

Essa peleia já vem da época de RMS/PMPO para rádios, e nunca se chegou a consenso nenhum, e so gerou intrigas... vamos à velha e querida analogia....

Dois carros, certo.... ignoremos quantos cavalos tem cada um, se é turbo ou não... etc....

Um veículo 1.0 e outro 2.0. Ambos andam "a 100km/h reais"

Agora ponha ambos em 5a marcha, com 200kgs no porta-malas, lomba acima.... sem trocar de marcha qual provavelmente manterá os 100km/h?

Então, na nossa página produtos bomba:

http://www.clubedohardware.com.br/pagina/bomba/14/2

São feitos alguns testes, dos quais:

A fonte é rotulada a X watts

A saída de 5V deve fornecer Y amperes,

a linha de 12V deve fornecer Z amperesA linha de 5v fornece quanto? a de 12, quanto? a fonte consegue entregar o que 'promete'? sim? não? quando não entrega ela faz o que, desliga? estoura? e o nível de ruído.?

lendo, sim, as linhas de 5v e 12V e com um conceito simples de p=V.I, ou potencia em watts é igual a tensão, ou volts, multiplicado pela corrente, ou amperes, já podemos em muitas fontes ver se ela tem ou não a potencia rotulada.... mas... o que principalmente importa é saber se 1) ela entrega o que promete, 2) de forma segura 3) até quanto ela entrega 4) e se não entrega, o quanto ela entrega

Ademais,  vamos esquecer "watts reais", por favor, isso é papo de vendedor. Leiam os produtos bomba, e verão que "muitos watts reais" dos vendedores explodiram ao ser extraído 60% da potencia que ela deveria ter... ;)

@Federico  É bacana tua preocupação com bastante corrente na linha de 12V, mas não esqueça, também, da bitola dos fios.  E se puderes optar por uma modular, assim tu tens apenas os cabos necessários

Aqui

http://www.tecmundo.com.br/fonte/74899-pcyes-fabricante-brasileira-fontes-supera-evga-corsair-testes.htm

o teste da fonte pcyes foi melhor que a corsair, mas... eu ainda torço o nariz para quem não põe em texto os dados do teste e a metodologia bem detalhada. Obrigar a ver o vídeo, eu julgo, nada muito bom... mas isso sou eu.

Outra dica de leitura:

http://www.tecmundo.com.br/fonte/49216-7-marcas-de-fonte-que-usam-certificacao-80-plus-falsa.htm

Editado por ilkyest

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •  @ilkyest Interessante, escolhi a fonte PCYes hoje de manha depois ter lido aquele post da Tecmundo. ;)

Concordo em tudo o que você disse, a bitola é complicado ver se pelo menos chega a 18 AWG sem ter achado uma boa review antes.

Falta só uma coisa no seu post... Qual seria a sua escolha par a minha configuração?

Desde já, grato.

Editado por Federico

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, melhor não existe... Eu diria que uma boa de 400W daria conta, de boas... eu iria de CX430.

Isso sou eu

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Entendi, fico de olho aberto para um cx430 modular (cx430m). Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais