Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte genérica deve ser ligada direto na tomada ou no estabilizador?


Posts recomendados

Tava dando uma olhada aqui no fórum e vi uns posts que diziam que não usar estabilizador é recomendado para fontes de melhor qualidade pois elas já possuem uma espécie de filtro de linha embutido, quero tirar o estabilizador do meu pc mais minha fonte é da wise case e sei que não é uma fonte tão boa assim (ela possuir a chave 110/220) então queria saber se mesmo assim posso ligar ele diretamente na tomada, semana que vem vou comprar um filtro de linha mais queria saber se posso deixar na tomada até la pois o estabilizador está esquentando muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gustavo_786966 Olá novamente! =)

 

Na verdade, o uso de estabilizadores é contraindicado para qualquer fonte, não só para as ruins (como essa sua). Entenda o seguinte: todo equipamento elétrico/eletrônico foi criado, concedido, para ser ligado na tomada. Basta ler seus manuais. Em lugar nenhum estará sendo dito para ligá-lo em estabilizador, ou em nobreaks (exceção possível para servidores, equipamentos sensíveis, etc) ou filtros.

 

Abraços e bem vindo ao século 21! =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Tenho um aqui que tirei o estabilizador e em poucas horas uma memória foi pro espaço.

 

É literalmente impossível uma coisa ser relacionada com a outra.

 

A alimentação da memória segue este "caminho":

tomada (127v/220v AC) --> fonte (12v, 5v e 3v DC) --> placa-mãe (1,5v DC no caso de memórias DDR3) --> memória

Impossível um problema na tomada danificar a memória sem danificar a fonte e a placa-mãe.

 

O que você está sugerindo seria o equivalente a falar "troquei o disco de freio do meu carro e apareceu um vazamento no radiador" 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Luiz Gustavo_786966  Usar Filtro de Linha ou Estabilizadores (para locais com oscilação de tensão superior a 40V - sim aqui em casa já foi assim), são essenciais com fontes de alimentação baratas... Mas...

 

O tempo passou e qualidade da energia elétrica melhorou e as fontes de alimentação (que antes as daqui do Brasil eram um porcaria - ainda existe ruins mas agora são poucas), Sim as fonte de alimentação agora são melhores e as com PFC ativo fazem a seleção da tensão automaticamente, logo usar estabilizador nessas fontes só a atrapalha e não ajuda em nada, só sobrando filtro de linha que pode ou não ser útil, pois as novas fonte já vem com filtro de linha embutido na fonte, logo pode ligar direto na tomada, o máximo que pode acontecer é queimar o fusível da fonte de alimentação, ao invés de ser o fusível do filtro de linha, só trocar o fusível.

 

OBS: algumas fonte.. bem raras.. podem usar um Fusistor no lugar do fusível, assim eles "Abrem" depois fecham novamente, depois que a sobrecarga passou, esses nem precisa trocar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique PP disse:

@Luiz Gustavo_786966  Usar Filtro de Linha ou Estabilizadores (para locais com oscilação de tensão superior a 40V - sim aqui em casa já foi assim), são essenciais com fontes de alimentação baratas... Mas...

 

O tempo passou e qualidade da energia elétrica melhorou e as fontes de alimentação (que antes as daqui do Brasil eram um porcaria - ainda existe ruins mas agora são poucas), Sim as fonte de alimentação agora são melhores e as com PFC ativo fazem a seleção da tensão automaticamente, logo usar estabilizador nessas fontes só a atrapalha e não ajuda em nada, só sobrando filtro de linha que pode ou não ser útil, pois as novas fonte já vem com filtro de linha embutido na fonte, logo pode ligar direto na tomada, o máximo que pode acontecer é queimar o fusível da fonte de alimentação, ao invés de ser o fusível do filtro de linha, só trocar o fusível.

 

OBS: algumas fonte.. bem raras.. podem usar um Fusistor no lugar do fusível, assim eles "Abrem" depois fecham novamente, depois que a sobrecarga passou, esses nem precisa trocar.

 

Eu só conheço 1 dispositivo que desliga em 10% (ou 15% configurável) de carga para mais ou para menos e ainda oferece DPS classe III com filtragem decente: Indeletra Prot-x

até deveriam existir mais filtros filtros+DPS  desse tipo no Brasil. 

 

O Faller nunca gostou muito de filtro ou protetores que desligam digamos assim como exem plo a uma corrente de 198v em 220v porque a fonte é full range, ela trabalha mesmo se chegar em 105V. Os videogames moderno também trabalham de 100 até 230~240

As TVs devem ser a mesma coisa, apesar de fontes de TV nao serem de qualidade como a uma fonte de PC, elas foram feitas para trabalhar no mínimo de 115V até 230v (+- 5%). Porém eu ainda acho interessante a ideia de um dispositivo que desarma com subtensão e sobretensão num valor de 8 a 10% em 220v, o problema é que algo assim que desarma de forma rápida é complicado, não sei se é possível fazer um projeto assim que desarma com rapidez, rearmaria manualmente e que seja seguro, sem comprometer os componentes ligados a ele.

 

Em 2019 numa forte chuva no meu Ap ficou em 96V mais ou menos por quase 30 minutos. As geladeiras estavam malucas, o ar condicionado fazia bips a toda hora e as lâmpadas de LED acendiam mas não eram todas. Senti falta de um dispositivo que tivesse desarmado ao menos a geladeira e o carregador do notebook

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzomaker Aqui 90V é normal no verão quando todos da travessa ligam seus ar condicionados... ai velocidade do meu ventilador vai para metade da mínima, lâmpada halógena (que é a que uso na cozinha pois dura muito mais que led - aguenta melhor o calor e a umidade dos alimentos) fica com 1/3 do brilho, ai nesse momento tiro a geladeira da tomada e coloco o ventilador no estabilizador (mágica) ele volta a funcionar no máximo.

 

Citei estabilizador, pois na época de 2001-2006 aqui a energia era tenso, no verão todo ficava por volta de 90V, e minha fonte antiga do computador não ligava nem dava para jogar nessa época, precisando aproveitar minha internet discada gratuita no final de semana, plugava o computador no estabilizador e funcionava, dava para jogar e usar a vontade.

 

Por isso citei o estabilizador, pois o mesmo tem seus usos e utilidade, só não recomendo mesmo em fontes de alimentação com PFC ativo.

 

OBS: Liguei para light reclamando disso e eles me mandaram um técnico para verificar só o meu relógio de luz e não resolveram o problema, Obviamente acharam que era eu roubando luz por reclamar, logo EU, o cara que não tem ar condicionado e consome pouco...., problema não foi resolvido estou a me preparar para o próximo Janeiro, talvez compre mais 1 Estabilizador para a geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique PP disse:

@donzomaker Aqui 90V é normal no verão quando todos da travessa ligam seus ar condicionados... ai velocidade do meu ventilador vai para metade da mínima, lâmpada halógena (que é a que uso na cozinha pois dura muito mais que led - aguenta melhor o calor e a umidade dos alimentos) fica com 1/3 do brilho, ai nesse momento tiro a geladeira da tomada e coloco o ventilador no estabilizador (mágica) ele volta a funcionar no máximo.

 

Citei estabilizador, pois na época de 2001-2006 aqui a energia era tenso, no verão todo ficava por volta de 90V, e minha fonte antiga do computador não ligava nem dava para jogar nessa época, precisando aproveitar minha internet discada gratuita no final de semana, plugava o computador no estabilizador e funcionava, dava para jogar e usar a vontade.

 

Por isso citei o estabilizador, pois o mesmo tem seus usos e utilidade, só não recomendo mesmo em fontes de alimentação com PFC ativo.

 

OBS: Liguei para light reclamando disso e eles me mandaram um técnico para verificar só o meu relógio de luz e não resolveram o problema, Obviamente acharam que era eu roubando luz por reclamar, logo EU, o cara que não tem ar condicionado e consome pouco...., problema não foi resolvido estou a me preparar para o próximo Janeiro, talvez compre mais 1 Estabilizador para a geladeira.

Esses problemas macros eu não sei muito bem como resolver, mas provavelmente a distância do transformador até a sua rua está errada e talvez até a configuração dele também, talvez as linhas de transmissão na volta do seu bairro estejam mal dimensionadas

Seria o caso de entrar com uma ação judicial, infelizmente. Nem pedindo instalação bifasica iria resolver seu problema eu acredito, mas posso estar errado

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...