Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A latência da memória interfere no desempenho do computador?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá, @Rafael Coelho!

Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns ao Clube do Hardware pelos seus artigos, testes e tutoriais!
Na minha experiência, timings mais baixos melhoram o desempenho, ao menos em alguns aplicativos, porém nunca havia testado em jogos.
Decidi então refazer alguns testes para verificar isto. Como o material com os resultados ficou um pouco extenso, estou lhe enviado diretamente por e-mail para você dar uma olhada se puder.
Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/10/2016 às 23:51, Darkmana disse:

Olá, @Rafael Coelho!

Antes de mais nada gostaria de dar os parabéns ao Clube do Hardware pelos seus artigos, testes e tutoriais!
Na minha experiência, timings mais baixos melhoram o desempenho, ao menos em alguns aplicativos, porém nunca havia testado em jogos.
Decidi então refazer alguns testes para verificar isto. Como o material com os resultados ficou um pouco extenso, estou lhe enviado diretamente por e-mail para você dar uma olhada se puder.
Abraço!

Obrigado! Vamos acertar para publicar seus testes na área de memórias do fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Parabéns pela matéria, mas usar uma AsRock pra fazer os testes foi dose. Tem alguma coisa errada nestes testes. Está claro que o barramento está sendo o gargalo e por isso usar timings menores não fizeram a diferença. Vi alguns comentários que as pessoas tiveram ganhos com phenonII. Eu também tenho um phenom ii, os sistemas para este processador são feitos para overclock mesmo e overclock de memória neste sistema é bem sensível. Também tenho um i7 6800k e qualquer melhora nos timings representa também melhora no sistema.

Talvez a cache interna esteja fazendo seu papel, embora este i7 5775C tem cache de 6MB.

Sugestão: Fazer outros testes e tentar descobrir porque houveram resultados estranhos apresentados nesta matéria. A resposta tem que ser positiva para a pergunta: a latência interfere sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Luiz G Pereira disse:

Parabéns pela matéria, mas usar uma AsRock pra fazer os testes foi dose. Tem alguma coisa errada nestes testes. Está claro que o barramento está sendo o gargalo e por isso usar timings menores não fizeram a diferença. Vi alguns comentários que as pessoas tiveram ganhos com phenonII. Eu também tenho um phenom ii, os sistemas para este processador são feitos para overclock mesmo e overclock de memória neste sistema é bem sensível. Também tenho um i7 6800k e qualquer melhora nos timings representa também melhora no sistema.

Talvez a cache interna esteja fazendo seu papel, embora este i7 5775C tem cache de 6MB.

Sugestão: Fazer outros testes e tentar descobrir porque houveram resultados estranhos apresentados nesta matéria. A resposta tem que ser positiva para a pergunta: a latência interfere sim.

Você poderia fazer os testes em sua máquina, usando uma metodologia semelhante à nossa, e compartilhar os resultados mostrando as suas conclusões. Se der muito diferente do que achamos em nossos testes, podemos refazer, em plataformas atuais, para tirarmos a dúvida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, @Luiz G Pereira !

 

Em 19/04/2018 às 17:29, Luiz G Pereira disse:

Tem alguma coisa errada nestes testes.

No meu entendimento os testes estão corretos. Entretanto eu também suspeitava que poderiam haver resultados diferentes em outras situações.

 

22 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Você poderia fazer os testes em sua máquina, usando uma metodologia semelhante à nossa, e compartilhar os resultados mostrando as suas conclusões. Se der muito diferente do que achamos em nossos testes, podemos refazer, em plataformas atuais, para tirarmos a dúvida.

Foi exatamente isto que eu fiz.

Você pode ver os meus testes no tópico a seguir:

Acredito que esclareça as suas dúvidas.

 

Ricardo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...