Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você está pensando em comprar uma fonte de 700w, 800w, 900w ou mais? Leia ANTES!


Posts recomendados

2 minutos atrás, braconius disse:

Pode ser uma fonte com defeito, simples assim. Isso não quer dizer que a fonte não aguenta.

 

Estabilizador é um lixo e não deve ser usado.

Eu acionei a garantia e depois falei que ela não suportava o meu PC e se eu podia trocar por uma de 750w pagando pela diferencia. Vou mandar so pra eles fazer alguma coisa e se não der certo eu troco.

Ve o meu edit em cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, biielfx disse:

Eu acionei a garantia e depois falei que ela não suportava o meu PC e se eu podia trocar por uma de 750w pagando pela diferencia. Vou mandar so pra eles fazer alguma coisa e se não der certo eu troco.

Ve o meu edit em cima

Vai gastar dinheiro à toa, já que fontes de 750w só são necessárias para configurações parrudas (com 2 ou 3 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, braconius disse:

Vai gastar dinheiro à toa, já que fontes de 750w só são necessárias para configurações parrudas (com 2 ou 3 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo).

Então vou enviar pra lá e esperar a resposta. Vai demorar um pouco mas tudo bem, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá pessoal, li bastante sobre suas recomendações e acabei por ficar com mais dúvidas do que esclarecido sobre qual fonte comprar pro meu PC rsrsrsrs.

 

O fato é que estou dividido entre as Corsair HX1000i e RM1000x.

 

Tenho uma TX750w (das primeiras com cerca de 8 anos de uso e que comprei depois de ver os testes feitos pelo Clube do Hardware) que infelizmente está morrendo e sei que ela está dentro do meu perfil de configuração, porém creio que ela sempre trabalhou a margem de seu limite, seja pelo SLi que hoje sei que consome bem menos ou pelo OC na CPU, além do monte de USBs que tenho no PC.

 

De acordo com alguns cálculos que fiz pela internet, minha config em stock consome aproximadamente 400w, mas ao fazer os calculos considerando OC e os periféricos (USBs, Controlador de fans e tudo mais) os valores saltam para uma média de 750w.

 

Pelo que entendo em suas recomendações, o ideal é ter uma fonte que trabalhe entre 40~70% de seu valor pra manter um bom custo/benefício. Então eu gostaria de sua ajuda pra que eu não faça uma compra desnecessária, mas tb não quero uma fonte que trabalhe no limite com risco de comprometer meu sistema ou que me impeça de enfiar mais tralhas no PC rsrsrs.

 

I7 980 @4.2-1.35v (uso diário)

24GB (0.65v)

1 SSD + 1HD 7.2k + 1HD 5.4k

2x GTX 970 (ambas com OC de fábrica)

Controlador de Fans c/ display

Leitor óptico

Corsair H110 GT

6 USB 2.0 + 2 USB 3.0 (todas ocupadas e pretendo colocar mais rsrs)

e um total de 1 fans todas com leds.

 

Meu planos de upgrade são para mais uns HDs e mais USBs

 

O que vocês me recomendam?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2017 às 00:21, _ShogunBr_ disse:

Olá pessoal, li bastante sobre suas recomendações e acabei por ficar com mais dúvidas do que esclarecido sobre qual fonte comprar pro meu PC rsrsrsrs.

 

O fato é que estou dividido entre as Corsair HX1000i e RM1000x.

 

Tenho uma TX750w (das primeiras com cerca de 8 anos de uso e que comprei depois de ver os testes feitos pelo Clube do Hardware) que infelizmente está morrendo e sei que ela está dentro do meu perfil de configuração, porém creio que ela sempre trabalhou a margem de seu limite, seja pelo SLi que hoje sei que consome bem menos ou pelo OC na CPU, além do monte de USBs que tenho no PC.

 

De acordo com alguns cálculos que fiz pela internet, minha config em stock consome aproximadamente 400w, mas ao fazer os calculos considerando OC e os periféricos (USBs, Controlador de fans e tudo mais) os valores saltam para uma média de 750w.

 

Pelo que entendo em suas recomendações, o ideal é ter uma fonte que trabalhe entre 40~70% de seu valor pra manter um bom custo/benefício. Então eu gostaria de sua ajuda pra que eu não faça uma compra desnecessária, mas tb não quero uma fonte que trabalhe no limite com risco de comprometer meu sistema ou que me impeça de enfiar mais tralhas no PC rsrsrs.

 

I7 980 @4.2-1.35v (uso diário)

24GB (0.65v)

1 SSD + 1HD 7.2k + 1HD 5.4k

2x GTX 970 (ambas com OC de fábrica)

Controlador de Fans c/ display

Leitor óptico

Corsair H110 GT

6 USB 2.0 + 2 USB 3.0 (todas ocupadas e pretendo colocar mais rsrs)

e um total de 1 fans todas com leds.

 

Meu planos de upgrade são para mais uns HDs e mais USBs

 

O que vocês me recomendam?

 

Obrigado.

Vamos lá:

 

Uma configuração mais parruda que a sua, com I7 top de linha overclockado e uma GTX 970 apenas, consome cerca 300w:

 

67931.png

 

 

GTX-970-STRIX-49.jpg

 

O consumo máximo de uma GTX 970 sozinha gira em torno de 170w:

 

power_maximum.gif

 

Vale lembrar que, num SLI, a segunda placa de vídeo nunca alcança o seu consumo máximo.

 

Sendo assim, considerando o conjunto, temos um consumo de:

 

300w da máquina inteira com uma GTX 970

170w da segunda placa de vídeo

 

Total: 470w

 

Cada HD a mais aumenta o consumo em, no máximo, cerca de 10w. Em resumo, sua configuração mal chegará a 500w de consumo. Logo, não faz nenhum sentido comprar uma fonte de 1000w, uma fonte de qualidade com cerca de 750w já atende a configuração com exagerados 250w de folga.

 

Recomendo a RM750i Gold.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Minha fonte é de 500 W real, uso uma placa de video fraca uma GT 420 Gigabyte, um processador Phenom 2 x2 555. Eu costumo jogar jogos mais antigos o dia todo, percebi algumas vezes que meu quarto todo estava meio quente, e o cooler da fonte estava empoeirado e com ruidos. Depois de um tempo simplesmente a fonte desligou e entrei no setup e vi as tensões estavam fora do padrão em vermelho a da 3,3 v estava em 2,8 v, então resolvi abrir a fonte e apenas passei WD-40 para lubrificar o cooler, o ruído acabou e por estranho que pareça a fonte voltou a funcionar normalmente.

Será que o problema era superaquecimento  por falta de ventilação e também dei um certo "descanso" para a fonte? 

Depois que a fonte deu problema troquei por uma de 220 w e funcionou normalmente, isso quer dizer que seu post faz sentido, porque os requisitos falsos diziam que precisava de no mínimo 300 w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Francis Zornitta disse:

Minha fonte é de 500 W real, uso uma placa de video fraca uma GT 420 Gigabyte, um processador Phenom 2 x2 555. Eu costumo jogar jogos mais antigos o dia todo, percebi algumas vezes que meu quarto todo estava meio quente, e o cooler da fonte estava empoeirado e com ruidos. Depois de um tempo simplesmente a fonte desligou e entrei no setup e vi as tensões estavam fora do padrão em vermelho a da 3,3 v estava em 2,8 v, então resolvi abrir a fonte e apenas passei WD-40 para lubrificar o cooler, o ruído acabou e por estranho que pareça a fonte voltou a funcionar normalmente.

Será que o problema era superaquecimento  por falta de ventilação e também dei um certo "descanso" para a fonte? 

Depois que a fonte deu problema troquei por uma de 220 w e funcionou normalmente, isso quer dizer que seu post faz sentido, porque os requisitos falsos diziam que precisava de no mínimo 300 w.

Alguns pontos importantes:

 

1) Não existe fonte "real", nem "watts reais" nem nada dessa ladainha. Isso é invenção de vendedor de fonte porcaria pra enganar comprador desavisado.

 

2) A única forma confiável de se medir as tensões de uma fonte é com um multímetro. Nenhum software, nem mesmo a BIOS, são meios confiáveis de se aferir as tensões da fonte.

 

Sem saber que fontes são essas (marcas e modelos) não da pra dizer nada, mas tudo indica que são fontes ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, otimo topico, bem explicativo!! =)

porém gostaria de tirar umas duvidas e ver se faz sentido esse pensamento.

Estou pensando em montar uma maquina com os componentes atuais... e comecei a ler sobre fontes... ja li bastante e acabei caindo hoje aqui nesse topico, estava decidido por uma ax1500i (pois tinha o pensamento de nunca mais precisar comprar uma fonte na vida...) mas ja vou começar a pensar melhor depois que li esse topico...  porém um detalhe ainda fica martelando na minha cabeça...

Mesmo eu optando por uma fonte de menor potencia, acredito que ainda deveria focar em uma com selo Titanium para ter uma eficiência de 94%... do que realmente for consumido pela fonte, é assim que funciona, não? Ja que uma gold tem eficiência de 80%... essa diferença de 14% no longo prazo, pode ser uma economia, não?

Fiz um calculo de padeiro, me corrijam se for um pensamento muito muito errado...
Vamos supor que a config do PC fique em um consumo real de 300w em um uso diário de 8hrs


Situação 1: Fonte Gold 80%

360w da rede eletrica x 8hrs x 30dias = 86,4 kWh/mês = R$37,15(tarifa 0,43 em SC)

Situação 2: Fonte Titanium 94%
318w da rede eletrica x 8hrs x 30 dias = 76,82 kWh/Mês = R$32,82 (tarifa 0,43 em SC)

Ta certo esse jeito de observar uma fonte?
Em 6 anos que eu estou com a minha fonte atual...se eu tivesse uma titanium, teria economizado aprox R$300,00... não é muito, mas já é quase um SSD! =P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, AlissonCP disse:

Opa, otimo topico, bem explicativo!! =)

porém gostaria de tirar umas duvidas e ver se faz sentido esse pensamento.

Estou pensando em montar uma maquina com os componentes atuais... e comecei a ler sobre fontes... ja li bastante e acabei caindo hoje aqui nesse topico, estava decidido por uma ax1500i (pois tinha o pensamento de nunca mais precisar comprar uma fonte na vida...) mas ja vou começar a pensar melhor depois que li esse topico...  porém um detalhe ainda fica martelando na minha cabeça...

Mesmo eu optando por uma fonte de menor potencia, acredito que ainda deveria focar em uma com selo Titanium para ter uma eficiência de 94%... do que realmente for consumido pela fonte, é assim que funciona, não? Ja que uma gold tem eficiência de 80%... essa diferença de 14% no longo prazo, pode ser uma economia, não?

Fiz um calculo de padeiro, me corrijam se for um pensamento muito muito errado...
Vamos supor que a config do PC fique em um consumo real de 300w em um uso diário de 8hrs


Situação 1: Fonte Gold 80%

360w da rede eletrica x 8hrs x 30dias = 86,4 kWh/mês = R$37,15(tarifa 0,43 em SC)

Situação 2: Fonte Titanium 94%
318w da rede eletrica x 8hrs x 30 dias = 76,82 kWh/Mês = R$32,82 (tarifa 0,43 em SC)

Ta certo esse jeito de observar uma fonte?
Em 6 anos que eu estou com a minha fonte atual...se eu tivesse uma titanium, teria economizado aprox R$300,00... não é muito, mas já é quase um SSD! =P

 

Você ta pensando em gastar 2500 reais numa fonte, com potência pra alimentar uma configuração com, sei lá, 6 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo e está preocupado em economizar 50 reais por ano? É sério isso?

 

A pergunta que não quer calar: você vai montar uma máquina com seis placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo?

 

Não faz qualquer sentido isso...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, braconius disse:

Você ta pensando em gastar 2500 reais numa fonte, com potência pra alimentar uma configuração com, sei lá, 6 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo e está preocupado em economizar 50 reais por ano? É sério isso?

 

A pergunta que não quer calar: você vai montar uma máquina com seis placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo?

 

Não faz qualquer sentido isso...


Sua resposta fugiu completamente da minha duvida no post anterior...

Enfim, no post eu ja citei que depois que li aqui...mudei de ideia quanto a potencia da fonte... 
Então... esquece os 1500w ou 2500,00 como você comenta...

Minha duvida ainda continua, é valido o que eu comentei no meu post? sobre procurar uma fonte baseado no selo de eficiência? (antes que alguém comente, ja li sobre os selos falsos e sei que deve se ver tambem os outros pontos que a fonte oferece em segurança...)

Minha duvida é só sobre a eficiência da fonte... no caso, eu iria procurar uma fonte que atende a potencia do PC (que eu ainda n sei qual é..), junto com as proteções e tudo mais...

Enfim, minha duvida ainda é essa.... no mais, o post é muito bom e esclarecedor... ja me ajudou bastante

 

valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AlissonCP disse:


Sua resposta fugiu completamente da minha duvida no post anterior...

Enfim, no post eu ja citei que depois que li aqui...mudei de ideia quanto a potencia da fonte... 
Então... esquece os 1500w ou 2500,00 como você comenta...

Minha duvida ainda continua, é valido o que eu comentei no meu post? sobre procurar uma fonte baseado no selo de eficiência? (antes que alguém comente, ja li sobre os selos falsos e sei que deve se ver tambem os outros pontos que a fonte oferece em segurança...)

Minha duvida é só sobre a eficiência da fonte... no caso, eu iria procurar uma fonte que atende a potencia do PC (que eu ainda n sei qual é..), junto com as proteções e tudo mais...

Enfim, minha duvida ainda é essa.... no mais, o post é muito bom e esclarecedor... ja me ajudou bastante

 

valeu

 

No meu ponto de vista, a eficiência da fonte é a última coisa que me preocupa. Tem várias coisas mais importantes do que isso ao fazer a escolha (projeto, qualidade dos componentes, ripple, etc, etc, etc).

 

No caso da eficiência, especificamente, penso que a diferença é irrisória na esmagadora maioria dos casos. Explico com um exemplo:

 

Corsair CX850M 80 Plus Bronze: seu pico de eficiência é atingido por volta dos 50% de carga (88,72%)

 

Corsair TX850M 80Plus Gold: seu pico de eficiência é atingido por volta dos 50% de carga (91,65%)

 

Corsair HX 850 80Plus Platinum: seu pico de eficiência é atingido, também, por volta dos 50% de carga (92,19%)

 

Temos, portanto, um aumento de menos de 4% de eficiência de uma certificação para outra. Vale a pena investir centenas de reais a mais pela HX850 80Plus Gold? Na minha opinião, não, se estiver levando a eficiência como fator decisivo. É óbvio que a HX850 será muito melhor que a CX850, devido aos componentes de muito melhor qualidade.

 

Outra coisa importante é que, de modo geral, as fontes atingem sua eficiência máxima entre 50% e 60% de carga, logo, de nada adianta comprar uma fonte 80Plus Platinum e fazê-la trabalhar numa carga cuja eficiência é equivalente a certificação 80Plus Gold.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braconius disse:

No meu ponto de vista, a eficiência da fonte é a última coisa que me preocupa. Tem várias coisas mais importantes do que isso ao fazer a escolha (projeto, qualidade dos componentes, ripple, etc, etc, etc).

 

No caso da eficiência, especificamente, penso que a diferença é irrisória na esmagadora maioria dos casos. Explico com um exemplo:

 

Corsair CX850M 80 Plus Bronze: seu pico de eficiência é atingido por volta dos 50% de carga (88,72%)

 

Corsair TX850M 80Plus Gold: seu pico de eficiência é atingido por volta dos 50% de carga (91,65%)

 

Corsair HX 850 80Plus Platinum: seu pico de eficiência é atingido, também, por volta dos 50% de carga (92,19%)

 

Temos, portanto, um aumento de menos de 4% de eficiência de uma certificação para outra. Vale a pena investir centenas de reais a mais pela HX850 80Plus Gold? Na minha opinião, não, se estiver levando a eficiência como fator decisivo. É óbvio que a HX850 será muito melhor que a CX850, devido aos componentes de muito melhor qualidade.

 

Outra coisa importante é que, de modo geral, as fontes atingem sua eficiência máxima entre 50% e 60% de carga, logo, de nada adianta comprar uma fonte 80Plus Platinum e fazê-la trabalhar numa carga cuja eficiência é equivalente a certificação 80Plus Gold.

 

 

 

Sim, saquei, ontem estava dando mais uma olhada em reviews depois que vi as fotos aqui

 

Ontem comecei a ver alguns reviews... e mesmo as selos gold (que eu entendia por ser 80%) atingem uma eficiencia mais alta perto de um selo Platinum... então a diferença é pouca mesmo

Seasonic  é uma marca boa para fonte? Vi alguns reviews e as notas deles no tech power up são muito boas!

Aproveitando, quais marcas de fonte vem com software tipo o Link da corsair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, AlissonCP disse:

 

 

Sim, saquei, ontem estava dando mais uma olhada em reviews depois que vi as fotos aqui

 

Ontem comecei a ver alguns reviews... e mesmo as selos gold (que eu entendia por ser 80%) atingem uma eficiencia mais alta perto de um selo Platinum... então a diferença é pouca mesmo

Seasonic  é uma marca boa para fonte? Vi alguns reviews e as notas deles no tech power up são muito boas!

Aproveitando, quais marcas de fonte vem com software tipo o Link da corsair?

Selo Gold tem eficiência bem maior que 80%.

 

Sim, a Seasonic é marca referência em fontes. É uma das pouquíssimas marcas que você pode comprar de olhos fechados.

 

Desconheço outras fontes que possuem esse tipo de Software.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite @braconius

Seu post foi de extrema ajuda pra mim, aprendi muito sobre qual fonte escolher, entretanto ainda estou com uma pequena duvida, comprei uma fonte barata, uma mymax high power 600w reais pra substituir uma fonte antiga de 500w modelo wise se nao me engano, estava com ela tem uns 5 anos e realmente ja tava na hora de trocar haha porém tive uma triste surpresa ao instalar minha fonte nova! o desempenho dos jogos caiu absurdamente T.T como o fallout 4 e o the witcher 3 começaram a travar em qualquer luta que acontecia. eu estava olhando a corsair rm650x e a rm550x e pelo que eu li a rm550x vai suprir muito bem a minha necessidade ne? e tb gostaria de saber se isso esta acontecendo com a fonte por ela ser nova ou se realmente a qualidade dela é ruim.

desde ja muito obrigado e abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcel Andrade disse:

Boa noite @braconius

Seu post foi de extrema ajuda pra mim, aprendi muito sobre qual fonte escolher, entretanto ainda estou com uma pequena duvida, comprei uma fonte barata, uma mymax high power 600w reais pra substituir uma fonte antiga de 500w modelo wise se nao me engano, estava com ela tem uns 5 anos e realmente ja tava na hora de trocar haha porém tive uma triste surpresa ao instalar minha fonte nova! o desempenho dos jogos caiu absurdamente T.T como o fallout 4 e o the witcher 3 começaram a travar em qualquer luta que acontecia. eu estava olhando a corsair rm650x e a rm550x e pelo que eu li a rm550x vai suprir muito bem a minha necessidade ne? e tb gostaria de saber se isso esta acontecendo com a fonte por ela ser nova ou se realmente a qualidade dela é ruim.

desde ja muito obrigado e abraços

Essa Mymax é uma péssima fonte. Talvez não tão horrível quanto a Wiselixo, mas ainda sim ruim.

 

Pra que quer uma fonte de tantos watts? Qual é a configuração que você possui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera sou leigo sobre fontes. Eu tinha uma Thermaltake smart serie 730w, que morreu essa semana.

Minha duvida é se meu setup precisa de mais potencia ou se 730 ja tem muita sobra.

 

placa-mãe Azus Z87k

Processador: i5 4670K

Memoria: 2x 8gb corsair vengeance 2400mhz pro serie

HDs: SSd 120, Hd 1 TB, hd 500GB, Hd 250

Monitor Lg 23 LED

Teclado GX imperator Pro

Placa de Video: RX 480 XFX GTR

Gabinete com 7 colers 120 mm

 

OBS: Processador roda a 100% no BF1

 

Preciso de  de mais Potencia? 730W ta suficiente? Ou ja ta sobrando muita coisa ae?

 

Ajuda ae quem conhece do assunto
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2017 às 18:15, olaaaa disse:

Eu tenho uma fonte de 350w , ela suporta a GT 710?

Depende do resto do seu PC e de que "fonte de 350 Watts", você tá falando...

 

 

Em 26/07/2017 às 13:26, Wenderlei Silva disse:

placa-mãe Azus Z87k

Processador: i5 4670K

Memoria: 2x 8gb corsair vengeance 2400mhz pro serie

HDs: SSd 120, Hd 1 TB, hd 500GB, Hd 250

Monitor Lg 23 LED

Teclado GX imperator Pro

Placa de Video: RX 480 XFX GTR

Gabinete com 7 colers 120 mm

 

OBS: Processador roda a 100% no BF1

 

Preciso de  de mais Potencia? 730W ta suficiente? Ou ja ta sobrando muita coisa ae?

O problema não era falta de potência, e sim falta de qualidade da fonte..

 

Uma fonte BOA, na casa dos 500 Watts, leva seu PC tranquilamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, RS Faria disse:

Depende do resto do seu PC e de que "fonte de 350 Watts", você tá falando...

 

 

O problema não era falta de potência, e sim falta de qualidade da fonte..

 

Uma fonte BOA, na casa dos 500 Watts, leva seu PC tranquilamente..

Qual marca e modelo me indicaria, a um custo máximo de R$500,00 ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ola amigo tenho essa placa e esse processador  e memoria de 16 gb "Processador Intel Core I7 7700 Kaby Lake Lga1151 7ª Geraçao, placa-mãe Asus Prime Z270-p Lga 1151 Chipset Intel Z270" e pretendo comprar uma placa de video razoavel,nao muito potente.  

Pra essa configuração qual fonte me recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Não sei se o pessoal daqui conhece mas achei esse site onde você monta a sua configuração com todos os componentes e ele calcula automaticamente a fonte necessária e ainda indica por níveis de eficiência 80plus. 

O site é esse: https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Espero que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...