Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vai comprar um processador e não sabe qual leia esse post(Atualizado 14/03/2018)


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Olá a todos os usuários e visitantes do Clube do Hardware, decidi criar este tópico para ajudar algumas pessoas que algumas vezes fazem besteiras(eu também já fiz muitas haha) comprando algo desnecessário

então vamos lá, nesse tópico estarei falando sobre processadores, e dica de qual modelo adquirir etc...

primeiro de tudo vamos citar os mais usados sockets tanto intel(1150, 1155, 1151, 2011, 2011-3) quanto AMD(AM3+)

então vamos lá começando pelos AMD's

muita gente, mais muita gente mesmo fica fascinado com eles(eu também fiquei no começo), com o FX-8350 FX-9590 entre outros, somente porque eles possuem clocks bem altos como o 9590 que vem com clock de fábrica com 4,7Ghz e com OC chega a 5Ghz no seu Turbo Boost

geralmente a turma que vem aqui pra querer montar um computador é geralmente focada em games e trabalho, e veem esses processadores de 4 4,5Ghz e pensam "nossa eu vou aloprar em jogos''

Más hoje em dia clock de processador não influencia muita coisa, falo isso por experiencia própria, pois meu processador veio com 3Ghz de fábrica e eu o deixo em 4Ghz e não tenho ganho quase nada em games, eu ganhei mais foi em benchmarks e tal mais isso não vem ao caso, 

voltando a falar dos AMD, caso você queira comprar um aAMD o máximo recomendado seria uma FX-6300 ou estourando um 8350 porque o 6300 tem quase o mesmo desempenho do 8350

o problema com processadores AMD como o 9590 é o TDP dele, até hoje é o processador com maior TDP que está hoje no mercado brasileiro, com seus 220w de TDP, ou seja você precisaria comprar uma placa-mãe topo de linha pra suportar ele e teria que colocar um cooler bem robusto pra suportar ele porque ele n vem com cooler box, e assim você gastaria uns 1000 reais no processador + uns 1200-1500 no kit placa-mãe e cooler

Um dos maiores problemas também pra quem quer uma configuração custo/benefício é querer comprar uma FX(qualquer modelo) e comprar placa-mãe com Chipsets 760 760G, que não é adequado pois é um chipset consideravelmente antigo e poderá até dar uma leve perda de desempenho dependendo de cada caso, o aconselhavél para esses casos seriam as placa-mãe com chipsets mais atuais como 970 990(não é necessário, essa 990 é como se fosse a "Z97" da linha amd, é mais o modelo top de linha e tal)

 

Processadores Intel

 

 

Agora gente vamos falar um pouco dos Intel que é polêmica hoje como vocês sabem os tão queridos I7, seja de qualquer geração, são excelentes processadores, embora para o pessoal voltado a games, 99% dos casos ele é desnecessário, acontece muito, mais muito mesmo da pessoa comprar um 4790k ou até um 5960x e as vezes nem comprar um placa de vídeo ou comprar uma de entrada, pensando que vai excelente compra, processadores hoje em dia são secundários hoje em games, caso queira montar um PC gamer mesmo que seja um High-end você pode colocar um i5 ou até i7(dependendo do preço) o problema é que as pessoas ficam fascinadas por esses produtos e acabam comprando(como eu que comprei o 5960x e fiquei um tempo sem VGA porque eu achei que iria ser bom  e me ferrei), quando for comprar um processador veja muito bem o que você precisa, porque sempre tem gente que quer um i7 sendo que um i3/i5 daria e sobraria pra isso ontem mesmo um amigo pediu uma recomendação pra mim de um processador skylake(depois falarei da linha skylake), e eu falei que não era um bom negócio e ele iria pegar mesmo assim, então expliquei tudo a ele e ele conseguiu economizar uma boa grana e conseguiu até colocar uma boa Placa de Vídeo no PC dele.

SOCKET 1155(Sandy Bridge 2° Generation, Ivy Bridge 3° Generation):

Bom, quem possui alguma placa-mãe H61/B75/H77/Z77 entre outras dependendo do processador que tiver ou de quanto quer investir ainda pode escolher optar por esta geração, um dos casos mais comuns é de uma pessoa que tem o i7 3770/3770K e quer saber se troca-o por um da 6° ou 7° geração, na verdade a troca nem vale a pena pois este processador por mais que tenha uma levíssima perda de desempenho em relação à os mais novos, ainda é um excelente processador, se você possuir um i3 de 2°/3° geração ai sim valeria a pena ou um upgrade para um i7 3770/3770k ou caso esteja afim de investir mais em uma plataforma nova. É a mesma coisas que com os i5's para cada caso temos um solução diferente.

O que eu recomendaria à usuários que já possuem um processador da 2° ou 3° geração que pretendem fazer overclock é adquirir uma P67 / Z68 / Z77, porém se o usuário tiver um processador de 3° geração e for usar ou uma P67 / Z68 será necessário uma atualização do BIOS para que o processador seja reconhecido.

Para esta nova geração de placas de vídeo um i5 3570/3570k já bastaria muito para suportar as placas novas sem ter problema de gargalo excessivo, porém para extrair o máximo possível o recomendado seria o 3770/3770K dependendo da sua placa-mãe, pois ele consegue segurar todas as placas até hoje sem sofrer queda de desempenho.

Chipsets mais recomendados:

Lista dos principais Chipsets do socket 1155:

  • H61: O mais básico para computadores simples com apenas 2 slots de memória RAM, poucas conexões satas e sem USB 3.0 Frontal, porém é bem barata.
  • B75: Chipset intermediário, que possui 4 slots para memória RAM, suportando assim 32GB DDR3 1600MHz, Suporte à CrossFireX(2-Way Cross da AMD), suporte à mais de 4 conexões Satas 3 de 6Gb/s.
  • H77: Chipset mais completo para quem planeja realizar um RAID(redundant array of independent disks), além de permitir as mesmas coisas funções que as B75's porém são mais cara que as B75, pois suportam leve overclock(variando apenas de modelo em modelo), e suportando memórias de até 1866MHz.
  • Z77: São os chipsets mais "tops de linha" da 2°/3° Geração de placas mães, tendo todos os suportes mencionados acima como os da B75 e H77 além de permitir o 2-Way SLI(até 4-way SLI dependendo do modelo da placa-mãe), além de ser excelente para quem busca realizar um overclock.

SOCKET 1150(Haswell 4° Generation, Devil's Canyon 4° Generation Refresh):

Bom, Caso o usuário possua uma destas 2 geração ainda não recomendaria fazer a troca para os processadores mais atuais, pois tratam-se de excelente processadores que ainda tem muito à oferecer, porém se a pessoa ainda não tiver um kit, eu só recomendaria processadores abaixo da 6° e 7° geração se o preço estiver bem abaixo destas.

Os melhores custos benefícios desta geração são o processador i3 4170, que é um processador de entrada só que bem barato, temos o i5 4460 que é o i5 mais barato e fácil de ser encontrado no brasil, tornando ele o Melhor custo benefício da linha "mediana" da intel, e temos os "i7's" que são representados pelos i7 4790/4790k, temos também os 4770 e 4770k porém não são encontrados facilmente, a principal diferença é que os processador 4790/4790k possuem um base clock pouco maior que os 4770/4790k, isto valo também para os i3, e i5 desta mesma geração, como nos i5's 4670 e 4690(o 4690 que possui o clock maior), entretanto como já dito, clock maior não é sinônimo de desempenho.

Chipsets mais recomendados:

Lista dos principais Chipsets do socket 1150:

  • H81: É o chipset mais básico para este socket, porém já possui várias melhoria à mais em relação às H61 da série anterior, como a facilidade de atualização de seu BIOS através do @BIOS do APPCENTER, sendo que a 2°/3° geração não possuíam, além de ter mais conexões satas e serem de 6Gb/s. Seu único problema é a questão de ter apenas 2 slots de memórias. No caso limitando o máximo suportado para 16GB DDR3 1600MHz, vale lembrar que se memórias mais rápidas como as 1866-2400MHz forem adicionadas o BIOS as "setaram" para trabalharem em 1600MHz. Outra desvantagem desta geração como na geração passada é que ao utilizar processadores liberados para overclock(que possuem "K" no final), seu VCC é pouco maior do que em uma placa adequada para overclock.
  • B85: É o chipset intermediário deste socket, porém mesmo sendo intermediário tem várias vantagens em relação à sua antecessora como suporte à memórias 1866MHz e Várias aplicações à mais nos software, como controladores de Fans, ajustes para latência de memória(timing e clocks).
  • H87/H97: Assim como na série anterior, possuem as mesmas finalidades porém suportam um overclock descente além de suportarem multi GPU.
  • Z87/Z97: São as placas mais top de linha desta geração, permitindo um bom overclock estável, suporte à memórias chegando à quase 2800MHz(lembrando que nativamente à 1600, você tem de ativar o XMP para ativar esse "boost"). E suporte à multi GPU em ambos os lados AMD, quanto Nvidia.

 

Veja a seguir Testes de vários processadores intel e AMD

Nos dias de hoje como podem ver a Linha Skylake está com um excelente Custo benefício, como o 6700k que está na faixa dos 1300 reais, entretanto ele não acompanha cooler box.

E outro fator é a nova série de processadores que sairá em breve em ambos os times(Intel & AMD)

SOCKET 1151(Sky Lake 6° Generation):

Lista dos principais Chipsets do socket 1151:

  • H110: Chipset mais simples porém houve um grande avanço destas placas mães por terem já entradas frontais USB 3.0 e já possuírem Satas 3 6Gb/s que no caso das H61 e algumas H81 possuíam apenas 3Gb/s. Fazendo que se você possuísse um SSD nestas entradas, não extrairia o desempenho máximo dele.
  • B150: Basicamente são as mesmas coisas que as B85 porém com design melhor principalmente em suas fases de energia, permitindo até um overclock(porém temos de ver cada modelo atentamente).
  • H170: Mesma coisa que as H87/H97 pórém foi otimizado a capacidade de overclock que você consegue fazer neste tipo de placa-mãe, más variando o modelo da placa em si.
  • Z170: Por padrão é a placa-mãe mais voltada para quem procura utilizar ou um sistema Multi-GPU ou pretende realizar um overclock mais "parrudo" digamos assi,.

PROCESSADORES KABY LAKE

Atualmente os Processadores de 7º geração não compensam mais para comprar, recomendamos ou um Kit da AMD como Ryzen ou 8º Geração.

Os Intel's serão os KabyLake sequênciais dos Skylake como esses à seguir

I5 7600k, i7 7700k.

Bom pessoal, pelo o que aparenta a 7° geração(kaby lake) tem desempenho idêntico à os skylake. Porém o preço destes processadores agora está quase igual aos Skylakes, más se você for usar algum kaby lake com alguma H110/B150/H170/Z170 será necessária uma atualização de BIOS para que seja comportado o processador.

Sem falar que todas estas placas mães da 6° Gen suportaram a 7° (H110, B150, H170, Z170).

Se você já possui um skylake NÃO VÁ PARA OS KABY LAKE.

Minha sugestão é esperar outra geração. Se você ainda vai comprar um dos 2, pegue o que estiver mais barato, pois desempenho é a mesa coisa.

Deixando desnecessário comprar outras.

 

PROCESSADORES COFFEE LAKE(8º GEN)

 

O principal diferencial desta nova geração de processadores foi o fato da intel adicionar mais cores/threads em processadores de entrada e nos Top de linha, agora os i5 de 8º gen, como o i5 8400 possuem 6C/6T enquanto os i7 antigamente possuiam 4C/8T e agora possuem  6C/12T um aumento interessante feito pela intel. Porém neste momento só recomendo ir na 8º geração que possuir um orçamento um pouco maior já que a única placa-mãe que temos no mercado é a Z370(chipset) cujo é voltado mais para Multi GPU(embora não compense) e Overclock.

 

Teste Core i3-8100 - Não compensa investir num i3 agora e ir numa Z370 pois você pagaria caro pela placa-mãe e sua placa de vídeo teria menos orçamento para investir nela.

 

Teste Processador Core i5-8400

 

Teste Processador Core i7-8700K

 

PROCESSADORES ZEN'S (AM4).

Bom primeira coisa à respeito deles que gostaria de falar é parabéns para a AMD por ter feito algo que preste e que finalmente irá competir novamente no mercado, como podem ver, nosso colega Rafael Coelho postou à pouco o Teste do Ryzen 7 1700X, que estarei disponibilizando no final. Más vamos ao que interessa, como podem ver aqui:

O processador Ryzen se sobressai muito acima dos FX's na maioria dos games que são CPU Bounds e games padrões, vejam á seguir:

PS: Foi comparado utilizando uma GTX 1080. Gráficos e outras configurações no final do tópico.

Segue à seguir testes realizados com os melhores Processadores Custo Benefícios da Série Zen da AMD:

Teste Processador Ryzen 3 1200 - Junto de uma A320M é um dos melhores custo benefícios atuais no mercado para PC's de entrada.
 

Teste Processador Ryzen 5 1400

 

Teste Processador Ryzen 7 1700 - Para quem quer um processador topo de linha e não se quer precisa desperdiçar dinheiro no 1700x e 1800x.

 

PROCESSADORES ZEN DE 2º GERAÇÃO(AM4)

Atualmente são a nova geração de processadores da AMD, sua principal característica é que trazem APU's integradas ao Chip de Processador da CPU, algo que vimos em teste pode se comparar a uma GT 1030 e a uma RX 550 utilizando um kit de memória entre 2666Mhz já que a memória dedicada seria compartilhada pela memória RAM(neste casos de pessoas que não vão usar Placas de vídeos externas e sim as APU's não recomendamos utilizar 4GB, pois alocando 2GB para os gráficos internos, você teria apenas 2GB para o resto do sistema, causando um extremo gargalo, o recomendável hoje seria no mínimo 8GB). Porém ao ser lançado os processadores ocorria bastante problema de instabilidade de frequência da iGPU(APU integrada) que variava muito durante as gameplays causando uma perda de FPS, os fabricantes estão mandando atualizações de BIOS que "prometem" acabar com estes problemas. Eu recomendaria esperar mais alguns meses antes de investir na 2º Geração da AMD. Segue à seguir testes dos Processadores de 2º geração:

 

Teste Processador Ryzen 3 - 2200G

 

Teste do Processador Ryzen 5 - 2400G

BF1.png.7aeb4a9d355ff3ccbf44b1d3ca8185d3.png

58c7facc5777f_dirtyRally.png.8c7c0548e87182bdc9882993975afc86.png

58c7fad342895_GTAV.png.e5b9aff176327ba296cb4781c87563f8.png

 

16183300446500.png

16182658429453.png

16182714170454.png

16182815525461.png

16182853511463.png

16183238356499.png

BF4 ultra GTX 960.JPG

dying light GTX 960.JPG

dying light GTX 960 Médio.JPG

farcry 4 GTX 960.JPG

shadow of mordor GTX 960.bmp

OUTROS TÓPICOS EXCELENTE QUE RECOMENDO LER:

 1)

 

 

2)

3)

 

OUTRO TÓPICO RELACIONADO À ESTE ASSUNTO QUE RECOMENDO LER:

 

TESTE DO PROCESSADOR DO RYZEN 7 1700X

TESTE RYZEN 7 1700X

TESTE DO PROCESSADOR RYZEN R5 1600X

 

 

  • Curtir 44
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @GabrielLP14 ! Valeu pelas dicas!

 

Tudo gira em torno do equilíbrio! Se a ideia é montar um equipamento para jogos, não adianta nada investir milhares de reais num processador e colocar uma placa de vídeo mid-end, por exemplo. O mesmo vale para o contrário: colocar uma placa de vídeo de ponta num processador de pouco desempenho, pois a placa de vídeo ficará limitada (gargalo).

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLP14 disse:

@Hol Horse opa valeu cara dps eu vou editar e colocar uns testes de desempenho e tal e corrigir os erros de português q ta ***** kkk 

Que nada da para entender certinho. Uma dica caso você ache útil, seria bom bom falar das MOBO AMD com socket 760G, pois o pessoal vê o processador amd mais barato e compra uma mobo ruim que capa o desempenho dele. Se você falou não notei eu li meio com sono ainda.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hol Horse

 

Exemplos das mais "queridinhas" entre os usuários quando optam em comprar uma mobo com este chipset:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-gigabyte-78lmt-usb3/3149/8

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-asus-m5a78l-m-lx-br/3111/8

 

Como pode observar até mesmo o CdH não recomendam estas placas mãe por ter um chipset ultrapassado e "capado" para processadores FX.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Sr. Coxinha disse:

@Hol Horse

 

Exemplos das mais "queridinhas" entre os usuários quando optam em comprar uma mobo com este chipset:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-gigabyte-78lmt-usb3/3149/8

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-asus-m5a78l-m-lx-br/3111/8

 

Como pode observar até mesmo o CdH não recomendam estas placas mãe por ter um chipset ultrapassado e "capado" para processadores FX.

Haha realmente, eu nem tinha especulado os processadores FX, mas ai vi  promoção na kabum e fiquei doido para comprar, pois você vê que tem 6 núcleos ou mais e fica instigado a comprar, ai quando vai olhar a mobo mais barata ela só tem comentários ruins, e a mobo indicada custa o olho da cara. Por isso hoje estou de boa com meu I3 + H81.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GabrielLP14 disse:

@Hol Horse cara podem reclamar a vontade mais um I3+H81 é bem melhor que um FX-**** + 760/760G(chipset)

Fora que depois você pode fazer upgrade. Essa H81 ai é  junção do útil (ao bolso) mais a qualidade. Mais caso o cara consiga comprar uma B85, ai que a coisa realmente fica boa, mas se quiser economizar a H81 cumpre o papel com perfeição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o parabéns!

 

Eu estou tendo um pouco disso hoje, montei um pc (da assinatura) com um processador e usava uma placa de 2G, agora surgiu uma GTX e não consigo usar tudo do PC pois o processador parece não acompanhar a placa, mesmo com um OC e o processador a 3.5 ( não consegui fazer ele ir a mais que isso) em alguns jogos da alguns lags de vídeo.

 

Maasss... como a maioria dos jogos que jogo eu prefiro jogabilidade e não gráficos e os que gosto de mais gráficos não exigem tanta jogabilidade faço um balanço legal e me dou com o que tenho tranquilamente.

 

Pra editar meus vídeos no Premiere não tem nada melhor, então por enquanto estou sossegado com o que tenho, mais ainda sim acho que quando comprei deveria ter pego um I5 e uma placa-mãe asus.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...