Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD SSD 24GB não aparece no DISKPART


Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou com uma grande dúvida, na qual venho procurar solução há dois dias, não vi outra alternativa a não ser perguntar aos meus amigos do fórum.

Vou resumir tudo e abaixo coloco o que fiz passo a passo.

RESUMO: Formatei meu notebook que veio com Windows 8 original (mas atualmente já estava com o 10 através dos upgrades da Microsoft) alterei partição de GPT para NTFS, mudei a configuração de AHCI para IDE.
depois alterei para AHCI novamente pelo Regedit do Windows sem precisar formatar. Quero utilizar os 24GB SSD que tenho para cache, porém não está listando no DISKPART.

 

Segue abaixo passo a passo:

ultrabook asus s46ca i7 6GB RAM 500HD+24SSD

Windows 8 original, upgrade 8.1, upgrade pro 10. Quis formatar pois estava com muita lentidão, então fiz os seguintes procedimentos:

Alterado o modo do HD de AHCI para IDE, também alterado o modo de partição de GPT para NTFS (através do shift+f10, diskpart > select disk 0 > clean > create partition primary)

foi excluído todas as partições e criado apenas duas. C: para SO com 200GB e D: para Dados com 300GB.

Formatado via CD (haviam várias partições, partições OS, DATA, Restore, exlcuí todas elas para deixar apenas a do SO e a de arquivos)

Após instalação foi alterado a configuração do HD para trabalhar via AHCI pelo regedit, sem formatar o notebook.

Verifiquei em alguns fóruns que ainda posso ter o desempenho do SSD em cache funcionando no notebook instalando o Expresscache da Asus.

instalei o Expresscache e fiz o procedimento:


    1-Baixar o aplicativo ExpressCache no site da ASUS (essa aplicativo está na categoria Utilities para Windows 8 x64 do modelo do seu notebook)

    2-Instalar o ExpressCache e reiniciar o sistema

    3-Abrir o CMD como administrador

    4-Digitar diskpart para abrir o gestor de discos e partições

    5-Executar o comando list disk para ver os discos disponíveis

    6-Digitar select disk X (substitua o X pelo número do disco de 24GB mostrado na listagem anterior)

    7-Executar o comando clean para limpar o volume

    8-Sair do diskpart digitando exit (não saia do prompt)

    9-Navegar até o diretório C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache diretamente pelo prompt (use o comando CD para isso)

    10-Digite ECCmd -partition para habilitar o cache

    Saia do prompt e reinicie o sistema novamente

Após o reinicio do sistema, se quiser conferir para ver se o cache está ativo, abra o prompt novamente como administrador e navegue até a pasta

C:\Program Files\Condusiv Technologies\ExpressCache. Execute o comando ECCmd -info.

Logo no início da tela na seção EC Cache Info, deverá aparecer o item Mounted: Yes, confirmando que o cache está habilitado.


Travei na parte 6, pois não aparece a unidade ssd de 24GB, aparece duas unidades uma de 500GB (HD mecânica) e uma de apenas 2MB (que não sei se é o SSD ou qualquer outro tipo de unidade)

Gostaria de saber se tenho como recuperar esses 24GB e deixá-lo como cache. Na BIOS aparece duas unidades de disco, mas não aparece a capacidade de armazenamento de cada um.

Se precisar formatar o notebook ou resetar a BIOS não tem problema, só preciso do passo a passo, obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes gostaria de fazer uma pergunta:

-Ultrabook difere de notebook pelo fato do primeiro não ter driver ótico, seria isso?

-Em notes books, para instalar dois hds, é necessário eliminar o driver ótico e instalar o ssd com um suporte no lugar do mesmo;

-Seja como for, acesse o gerenciador de discos do windows e veja se aparece o ssd, pode estar off line, também pode estar necessitando atribuir uma letra, pode ainda estar como "unallocated disk" necessitando ainda criar uma partição, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2016 às 07:58, misterjohn disse:

Antes gostaria de fazer uma pergunta:

-Ultrabook difere de notebook pelo fato do primeiro não ter driver ótico, seria isso?

-Em notes books, para instalar dois hds, é necessário eliminar o driver ótico e instalar o ssd com um suporte no lugar do mesmo;

-Seja como for, acesse o gerenciador de discos do windows e veja se aparece o ssd, pode estar off line, também pode estar necessitando atribuir uma letra, pode ainda estar como "unallocated disk" necessitando ainda criar uma partição, etc.

Boa tarde @misterjohn o meu tem driver ótico, tem HD mecânico e um SSD 24GB. Pois então...já acessei o Gerenciador, me aparece duas 3 unidades, sendo uma de 500HD que é o HD mecânico, outro de APENAS 2MB e o terceiro é o driver ótico. Gostaria de saber se esse de 2MB é o meu SSD, e se for, como é possível deixá-lo com os 24GB trabalhando como cache, veja na imagem abaixo:

28v6i3t.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto Boa noite Fernando!

 

Fiz essa tentativa, porém sem êxito! Continua mostrando uma unidade de 500GB e outra de 2048KB. Gostaria de saber se essa unidade de 2048KB é o SSD, e se for, como utilizar os 24GB que ele tem como cache do Windows. Veja a imagem abaixo: 

 

 

 

 

rescan_image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na imagem do Gerenciamento de Disco ele está como Não Inicializado, ou seja está sem a Tabela de Partições (MBR).

Esta tabela é que traz todas as informações do disco, como tamanho, partições, sistemas de arquivos das partições, etc..

Clique com o botão direito nele e veja se tem a opção de Inicializar e virá duas opções:MBR e GPT, recomendo escolher a MBR.

Se não der no Gerenciamento de Disco, tente usar um programa de terceiros como o Macrorit:

http://macrorit.com/partition-magic-manager/free-edition.html

Clique em Local Download Portable Edition

No ambiente Linux o Gparted resolveria facilmente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2016 às 02:12, Fernando Apratto disse:

Na imagem do Gerenciamento de Disco ele está como Não Inicializado, ou seja está sem a Tabela de Partições (MBR).

Esta tabela é que traz todas as informações do disco, como tamanho, partições, sistemas de arquivos das partições, etc..

Clique com o botão direito nele e veja se tem a opção de Inicializar e virá duas opções:MBR e GPT, recomendo escolher a MBR.

Se não der no Gerenciamento de Disco, tente usar um programa de terceiros como o Macrorit:

http://macrorit.com/partition-magic-manager/free-edition.html

Clique em Local Download Portable Edition

No ambiente Linux o Gparted resolveria facilmente isso.

Boa noite @Fernando Apratto  Tentei as duas possibilidades, sendo que pelo Gerenciamento de Disco ele fica online, escolhi a opção MBR, mas não acontece nada, não aparece os 24GB que o SSD tem! =(

 

E com o Macrorit, ao tentar criar disco, me aparece um erro, veja as imagens abaixo:

disk_manager.png

macrorit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou online, agora está com a Tabela de Partições mas sem as informações corretas sobre o disco.

E ai complicou, pode ser preciso atualizar o firmware dele, ou ainda na fase de tentativas pode tentar um formatador de baixo nível (wipe), este tipo de formatação preenche com zeros todos os setores do disco inclusive a MBR que depois terá que ser refeita.

O Macrorit tem essa opção mas pela mensagem de erro, o Macrorit não conseguirá trabalhar no disco.

Eu uso o Zero Linux que é um CD bootável, baixe a ISO grave em CD e inicie o pc pelo CD.

Digite zera (mostra o Ajuda)

Digite lista (para identificar o disco, ex. sdb)

Digite zera sdb t (irá zerar todo o disco)

Download:

http://sabugo.net76.net/zero.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Ficou online, agora está com a Tabela de Partições mas sem as informações corretas sobre o disco.

E ai complicou, pode ser preciso atualizar o firmware dele, ou ainda na fase de tentativas pode tentar um formatador de baixo nível (wipe), este tipo de formatação preenche com zeros todos os setores do disco inclusive a MBR que depois terá que ser refeita.

O Macrorit tem essa opção mas pela mensagem de erro, o Macrorit não conseguirá trabalhar no disco.

Eu uso o Zero Linux que é um CD bootável, baixe a ISO grave em CD e inicie o pc pelo CD.

Digite zera (mostra o Ajuda)

Digite lista (para identificar o disco, ex. sdb)

Digite zera sdb t (irá zerar todo o disco)

Download:

http://sabugo.net76.net/zero.htm

 

Eu tenho 6 hds no computador e mais dois externos, se eu usar esse programa ele irá zerar apenas o disco setado?

Se o disco for particionado ele atua apenas na partição escolhida?

Há muito tempo atras, quando fui usar o Killdisk, ele não obedeceu o comando de apagar apenas a partição e apagou o disco todo, dai a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Ficou online, agora está com a Tabela de Partições mas sem as informações corretas sobre o disco.

E ai complicou, pode ser preciso atualizar o firmware dele, ou ainda na fase de tentativas pode tentar um formatador de baixo nível (wipe), este tipo de formatação preenche com zeros todos os setores do disco inclusive a MBR que depois terá que ser refeita.

O Macrorit tem essa opção mas pela mensagem de erro, o Macrorit não conseguirá trabalhar no disco.

Eu uso o Zero Linux que é um CD bootável, baixe a ISO grave em CD e inicie o pc pelo CD.

Digite zera (mostra o Ajuda)

Digite lista (para identificar o disco, ex. sdb)

Digite zera sdb t (irá zerar todo o disco)

Download:

http://sabugo.net76.net/zero.htm

Olá @Fernando Apratto criei um CD bootavel do Zero Linux, mas quando dou o comando lista me aparece só as duas unidades do mesmo jeito do list disk do Diskpart, o que sugere? apagar as unidades? Segue imagem

zeralinux.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exclua nenhuma unidade.

Como eu falei era apenas mais uma tentativa usando este tipo de formatador, mas como nem ele enxergou o SSD voce terá que procurar outra solução.

Talvez atualizando o firmware mas ai foge dos meus parcos conhecimentos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou com o mesmo problema, utilizo um ASUS SC46B, um HD de 1TB que está funcionando normalmente e o SSD de 24GB que está me mostrando apenas os 2MB do mesmo jeito que foi relatado. Já tentei os mesmos procedimentos que foram citados no tópico más até o momento não obti sucesso. Se o seu problema já tiver sido resolvido por favor compartilhe a solução. Desde já agradeço.

Captura de Tela (2).png

Captura de Tela (3).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@rodrigodga infelizmente os procedimentos que poderiam trazer ele de volta estavam além da minha capacidade de persistência. Entrei em contato com o @ViniCristovao e ele também desistiu do caso dele. Ele comprou um SSD e substituiu o HD, recentemente meu HD também queimou e agora comprei um SSD para colocar no lugar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Foi encontrada a solução no seguinte tópico :

A felicidade de ter encontrado a solução foi tanta que nem me lembrei que havia outro tópico com o problema e só hoje eu me lembrei de voltar aqui no fórum, logado, eu também achava que todos os envolvidos aqui estavam acompanhando o outro.

 

Espero que ainda ajude a quem precisar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...