Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

Recommended Posts

olá amigos do fórum tenho um CCE Studio 6060 q meu pai ganhou de um amigo ele é completo tem equalizador, tuner, toca disco,s tape deck, apenas faltando o mixer. Mas meu problema é o seguinte as vezes ele começa a dar umas batidas em um dos 2 canais de saida uns estouros no falante, ai me obrigo a tirar o volume deste canal.

Queria saber se alguem tem ideia do que poderia se tratar e talvez uma solução para isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que verificar!, isso pode ser só mau contato nos potenciômetros, em soldas, ou até algum capacitor gasto!...

Comece verificando os cabos de ligações entre eles.... Cabos zinabrados podem provocar mau contato e produzir ruidos indesejáveis...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o capacitor estiver na linha de realimentação, pode provocar o ruido, caso seja de filtro, não acredito que seria ele!

Como são muito baratos, coloque um novo no local...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • opa, pessoal o defeito que eu tinha foi agravado digamos que o amplificador estaria em curto. Ele liga e o normal é o led vermelho ficar verde depois de uns segundos o que indicaria que estaria pronto para o funcionamento, mas ele fica apenas vermelho e não acontece nada pelo pouco que entendo acho que poderia se tratar de um curto em algo que não o deixa trabalhar.. alguma ideia de por onde começar a examinar?

PS: estou sem o esquema do radio se alguem possuí-lo e conseguir me passar agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Comece verificando os diodos da fonte e os capacitores de filtro dela, depois parta para os circuitos de saída de áudio...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ok segui com meu inetor de sinais até o relé schrack ali não há continuidade como testo ele para saber se ele esta com problemas?

Compartilhar este post

Link para o post
    9 horas atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok segui com meu inetor de sinais até o relé schrack ali não há continuidade como testo ele para saber se ele esta com problemas?

Tire ele da placa e aplique 12V nos pinos da bobina dele e com um multímetro meça os contatos, pode ser que ele esteja ruim...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • testei o rele e esta ok, mas um transistor na bobina apresenta defeito e então não estão vindo os 12v para o acionamento pelo que li se trata do d1370 mas nao tenho plena certeza pois sua numeração esta meio apagada alguém nao teria o esquema para eu verificar?

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique se o esquema abaixo "Bate" com o amplificador ai...

CCE SA-6060 

Pode ser que esse transistor esteja aberto, se for o caso pode colocar um transistor comum no lugar dele...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • coloquei outro transistor o bd139 no lugar mas parece que tem algo em curto que evita que o rele se arme, poderia ser esta a causa?

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente está faltando tensão na base para que o transistor sature e acuone o rele.

Apesar que 9 volts no coletor ja seria suficiente...

Vamos esperar mais respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser que algum transistor da saída de potência esta com fuga, ai o relé não vai armar para proteger os falantes. 

Compartilhar este post

Link para o post

Os principais seriam: Q223, Q225, Q226, e Q224, mas tem que verificar os transistores que estão nas bases deles também, (os DBs.)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • testando os transistores na escala de diodos o b541 b/e 0,126v e b/c sobe de 2 a 3v ja no d388a b/e 0,126v e b/c 0,49v lembrando efetuei o teste com eles no circuito e com o aparelho desligado e usando a escala de diodos estes valores estariam normais ou tenho de efetuar outro teste?

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar, eles vão apresentar uma leitura enganosa! Pois tem resistores e diodos no circuito que influenciarão na leitura!

Então, remova um por um da placa e meça separadamente, isso evita de você coloca-los de volta no local errado!...

PS: Lógico, a medição é feita na escala de diodos mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • ok um b5441a e d388a apresentaram leituras diferentes de 0,55v na escala de diodos, um apresentou b/e 0,007 b/c 0,007 e o outro b/e 0,025 b/c 0,024. esta leitura me indica que devo troca-los mas seria esta a solução para o relé armar novamente?

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Ivan Carlos Lutz disse:

ok um b5441a e d388a apresentaram leituras diferentes de 0,55v na escala de diodos, um apresentou b/e 0,007 b/c 0,007 e o outro b/e 0,025 b/c 0,024. esta leitura me indica que devo troca-los mas seria esta a solução para o relé armar novamente?

Realmente essa medida sugere que eles estão em curto...

Pode ser só eles, na dúvida teste os outros também...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • testei os 4 de potencia e pesquisando não encontrei novos para compra teria algum equivalente? como descubro?

Compartilhar este post

Link para o post

Você não enganou nessa leitura ai não?

Se for B541 você vê o equivalente nesse site: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=B541

Para o D388 você vê no link: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=D338

Verifique se o invólucro bate com o seu ai...

O primeiro da lista é sempre o mais correto.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • bom a situação é a seguinte, efetuei a troca dos dois transistores mas antes em teste encostei 2 pontas de um com o aparelho ligado, no inicio verifiquei 2 resistencias de 0r47 queimadas troquei tambem, porém agora ele não iga nen o led e ha uma tensão de 39v em um dos polos da bobina do rele... estou a verificar os diodos na mesma trilha da bobina seria por ali o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que seja no acionamento do relé!

Para eliminar essa parte, teste ele usando um fone de ouvido.

Provavelmente um dos canais estará com um ronco...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais