Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
bru.moura.cap

Trocar i3 por i5 em notebook e bios zuada.

Recommended Posts

Fala galera, tenho um notebook com processador i3 2310M e comprei um i5 3320M pra fazer upgrade.

Segundo o Everest e o CPUZ, minha Mobo tem socket rPGA 988B, portanto, ambos os processadores são compatíveis(segundo o site da Intel).

MÃÃÃSSS olhando fisicamente, está escrito rPGA 989B no socket, direto na Mobo(detalhe que eu não notei antes de comprar o novo processador).

Agora estou encucado com isso.

As especificações de ambos os processadores são 988B, mas só o i3 funciona no meu PC. 
O i5 funcionou perfeitamente no notebook do rapaz que comprei(testei pessoalmente la).

Será algo com o Chipset? O meu é HM65. Não consegui encontrar uma "lista" de processadores compatíveis com HM65...

Alguém aí já passou por isso ou pode me dar um help?

EDIT:

Minha bios é a BxxTA da INSYDEH2O. Não consigo atualizar isso, não existe como. Minha versão é 3.5(UU282) e não acho nem no inferno alguém que conseguiu atualizar isso.
By the way, alguém teria esse arquivo? 

Editado por bru.moura.cap

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por este link https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_G1 o seu soquete é um híbrido que aceita 988A e 988B. Mas a questão é do frabricante ter suporte no BIOS para determinado processador. 

Tentou carregar o "Load Optimized Defaults" depois de fazer a troca? Restaurar o padrão do BIOS ou fazer uma limpeza do CMOS? Porque se não tiver suporte no BIOS não vai rodar. Às vezes roda em algumas placas-mãe, mas roda meia boca, porque o BIOS não reconhece a especificação da CPU.

Se não conseguir mesmo, a opção seria comprar um SSD no lugar do i5 (se couber um SSD e o HD). Ou então só um SSD de 256GB e você guardar os arquivos mais pesados em um HD externo. Vai dar um gás enorme no sistema, talvez mais do que com o i5.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Então, após realizar a troca do processador, o notebook não liga e fica como se tivesse algum conflito, ele não realiza o POST.

O note só "volta" quando eu coloco o i3 novamente.

O modo de Optimized Defaults eu não testei.

Já fiz a limpeza do CMOS e também já restaurei o padrão da BIOS!

Mas isso tudo ANTES de trocar, porque depois, como eu disse, o sistema nem liga.

Eu realmente pensei que o problema fosse a BIOS, pois antigamente eu tinha um i5 3570k e upei pra um i7 3990x, mas minha bios nao reconheceu(mesmo problema), só que foi muito mais fácil de resolver porque foi só atualizar a bios e ser feliz. 

Mas com esse notebook e com essa BIOS Insydeh2o, não acho meios de atualizar... Creio que já esteja na ultima versão(mesmo o Aida64 me falando que eu tenho que atualizar).

Enfim, vou tentar com o Optimized defaults e volto aqui pra falar se deu certo ou não

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tentei a sugestão do amigo alí e nada.

Infelizmente vou ter que aguardar alguém que saiba atualizar BIOS da InsydeH2O...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nem todos os notes vêm com atualização para esse processador. Talvez você simplesmente não tenha compatibilidade com ele. 

Ah, i7-3990X não existe. Tem o i7-3960X que é outro soquete do i7-3570K. Nem encaixaria para você fechar a tampa.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 3960 mesmo, perdão o erro! 

Então... é justamente essa a minha dúvida: COMPATIBILIDADE, conforme eu citei no primeiro post!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais