Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(resolvido) placa de vídeo - fonte


MNetoX

Posts recomendados

Olá.

 

Tenho uma placa de vídeo GeForce GT 630 que atendia plenamente as minhas necessidades.

 

Há alguns dias, ao iniciar o Linux, começaram a aparecer algumas manchas coloridas nas áreas onde a tela era atualizada (por exemplo, próximo ao campo de texto para digitar o login, apareciam alguns blocos coloridos que se moviam conforme eu digitava ou movia o mouse).

 

Como no mesmo computador tenho o Windows instalado, reiniciei para ver se o problema era no Linux. Não era: o Windows nem iniciou.

 

Após algumas tentativas de ligar e desligar o computador, este voltou a funcionar normalmente por uns dois dias. Mas hoje, quando fui ligar novamente o PC, este não iniciava no modo gráfico (nem no Windows e nem no Linux). Com a placa de vídeo, eu consigo ver somente o Setup da máquina. Mas no mesmo, aparecem umas listras alaranjadas verticais, com tracejado um pouco intermitente. Às vezes, as listras desaparecem e, tempo depois, voltam a aparecer.

 

Troquei a placa por uma outra (GeForce 7200 gs) que estava sem uso aqui. O PC voltou a funcionar normalmente, só tive que reinstalar os drivers em ambos os sistemas...

 

Será que o problema é a fonte? Será que a GT 630 não funciona porque a fonte não consegue mandar energia suficiente para ela?

O que acham?

 

A fonte é uma BlueCase 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, FunkyClearMen Cat disse:

São a mesma coisa, só pintada de preto

A BlueCase vende a mesma porcaria em diversos formatos diferentes. Tem a genérica cinza "clássico da destruição" normal, que já é "batida". Tem a pretinha formato genérico normal e a preta maior com fan de 12cm. São todas péssimas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas.

 

Já me avisaram em um outro tópico que a fonte não era de boa qualidade.

Mas como eu já estou com ela há uns dois ou três anos, não senti necessidade de trocar (pelo menos não até agora).

 

O chato é que não tenho nenhuma outra fonte de 500W aqui para testar... só uma genérica de 200W que não consegue nem ligar o computador.

 

Configuração completa:

 

4 pentes de memória DDR3 de 2GB.

2 HDS (500 GB e 1TB).

Placa de vídeo GeForce 7200GS (antes era GT 630).

Drive de DVD.

placa-mãe ASUS P7-P55-LX.

 

Vou ter que segurar por enquanto essa fonte até poder comprar uma outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 horas atrás, MNetoX disse:

Já me avisaram em um outro tópico que a fonte não era de boa qualidade.

Mas como eu já estou com ela há uns dois ou três anos, não senti necessidade de trocar (pelo menos não até agora).

Troque imediatamente, assim que puder. Caso não queira, daqui a uns meses quando você voltar com algo do computador queimado (ou ele inteiro, quem sabe), vou virar e dizer "nós te avisamos".

 

10 horas atrás, MNetoX disse:

Configuração completa:

 

4 pentes de memória DDR3 de 2GB.

2 HDS (500 GB e 1TB).

Placa de vídeo GeForce 7200GS (antes era GT 630).

Drive de DVD.

placa-mãe ASUS P7-P55-LX.

E qual é o processador? De qualquer forma, esse computador deve puxar menos que 100W em pico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Foxwalt disse:

E qual é o processador? De qualquer forma, esse computador deve puxar menos que 100W em pico.

 

O processador é um Intel core i3 da primeira geração (i3-540).

 

Obrigado a todos pelo alerta sobre a fonte. Vou trocá-la o mais rápido possível (e usar o PC o menos possível por enquanto).

 

Qual o procedimento que se usa, no caso de uma fonte de boa qualidade, para se decidir quando se deve trocá-la?

Por exemplo, se eu comprar uma fonte Corsair de 500W, quanto tempo poderei ficar usando ela sem necessidade de trocá-la? Como saber se a fonte está começando a apresentar problemas?

 

[Eu sei que essa pergunta deveria ir para outro tópico, mas acho que está relacionada ao meu problema com a placa de vídeo].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, MNetoX disse:

Qual o procedimento que se usa, no caso de uma fonte de boa qualidade, para se decidir quando se deve trocá-la?

Por exemplo, se eu comprar uma fonte Corsair de 500W, quanto tempo poderei ficar usando ela sem necessidade de trocá-la? Como saber se a fonte está começando a apresentar problemas?

Você troca quando ela parar de funcionar. O que é difícil. Isso é fonte pra vida toda.

 

Edit: NUNCA use estabilizador. Se usar, a fonte vai pro saco mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível! É difícil descrever a minha satisfação agora!

Muito obrigado a todos!

 

Vocês estavam 100% certos! O problema era a fonte! Estava muito velha e, provavelmente, já não fornecia energia suficiente para a placa de vídeo.

 

Troquei a minha fonte por uma CX600 da Corsair (comprei logo uma de 600W porque estou já pensando em futuros upgrades). Para minha surpresa a placa de vídeo, agora, está funcionando normalmente.

 

Inclusive meu monitor é full hd, mas só possui entrada VGA. Assim, em qualquer das duas placas de vídeo, aparecia uma interferência (umas ondas horizontais percorrendo a tela). troquei vários cabos VGA para tentar resolver o problema, e nada de solução. Mas, essas ondas simplesmente sumiram com a nova fonte, tanto na placa mais fraca (7200 GS) quanto na placa mais forte (GT 630).

 

É impressionante.

 

Em 25/02/2016 às 18:12, Foxwalt disse:

Edit: NUNCA use estabilizador. Se usar, a fonte vai pro saco mesmo.

Conectei o computador direto no filtro de linha. Acho que assim não tem problema, correto?

 

Além disso, fica a tranquilidade de saber que as demais peças do computador (HDs, placa-mãe, etc) estão protegidas, pois a fonte é de melhor qualidade.

 

Novamente, muito obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@MNetoX O problema não era a BlueCase ser velha. O problema é que ela já era um lixo quando você a tirou da caixa, só ficou pior. Chamar aquilo de fonte é insulto.

 

E você não precisava ter comprado fonte de 600W. Se pensou em upgrades, saiba que uma de 500W suporta até mesmo placas do nível da GTX 980Ti com folga.

 

E qual é o seu filtro de linha? O ideal é usar um filtro de linha mesmo, mas que seja algo bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Foxwalt disse:

E você não precisava ter comprado fonte de 600W. Se pensou em upgrades, saiba que uma de 500W suporta até mesmo placas do nível da GTX 980Ti com folga.

 

Entendi... mas como a diferença de preços entre a de 600W e a de 500W era de algo em torno de R$ 50,00, acabei levando a CX600...

 

Há algum efeito colateral em usar uma fonte de 600W no lugar da de 500W?

 

37 minutos atrás, Foxwalt disse:

E qual é o seu filtro de linha? O ideal é usar um filtro de linha mesmo, mas que seja algo bom.

Como assim? Na verdade, nem sei qual é a marca do meu. Ele está colado na lateral da bancada, e não posso ver a marca dele no momento (deve estar indicado por trás da peça). Ele custou algo numa faixa de R$ 20,00 a R$ 30,00 se não me engano.

 

Mas agora que você escreveu isso, eu ouvi uma vez, vindo dele, uma espécie de zumbido. Era um ruído bem baixo. Isso pode afetar a fonte?

 

Analisando um texto da Wikipédia, desconfio que o meu filtro é realmente uma mera extensão... (https://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_de_linha).

 

Conhece alguma marca boa de filtro de linha, que tenha todos os mecanismos de filtragem?

 

Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@MNetoX O único problema em usar fonte muito superdimensionada, como é o seu caso, é a curva de eficiência. A fonte é mais eficiente quando está com 50% de carga. Quando a carga é muito alta ou muito baixa, perde eficiência (conta de luz mais cara). No entanto, a diferença é pequena. Qual é a configuração completa do seu computador? Com uma GT 630, mal deve passar de 120W...

 

A melhor marca de filtro de linha é Clamper. Sim, é caro, mas é extremamente bom.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem aterramento? Caso contrário, metade das proteções de um Clamper não vão ser utilizadas por exemplo. Estes filtros costumam ser caros.

Se não tiver aterramento continue com seu filtro de linha (na verdade régua de tomadas) ou arrume um filtro de linha com varistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

Qual é a configuração completa do seu computador? Com uma GT 630, mal deve passar de 120W...

 

Configuração completa atual:

  • Processador Intel Core i3-540 (1ª geração).
  • placa-mãe Asus P7P55Lx.
  • Dois HDs Sata 7200 RPM (1TB e 500 GB)
  • Uma unidade de DVD.
  • 4 pentes de memória DDR3, 2GB cada.
  • Cooler para CPU Xigmatek Tyr.
  • Placa de vídeo GT 630.
  • Fonte Corsair CX600.
1 hora atrás, Phoenyx disse:

Você tem aterramento? Caso contrário, metade das proteções de um Clamper não vão ser utilizadas por exemplo. Estes filtros costumam ser caros.

 

Possuo aterramento.

 

Usando o site http://outervision.com/power-supply-calculator, calculei mais ou menos a potência que o meu computador usa: fica numa faixa de 211W. Então isso equivale a 35% da potência da fonte, que é de 600W. Então, pelo que eu entendi, a fonte vai ter que gastar mais potência para poder dar contra desses 211W. Com uma eficiência de 80%, a fonte usaria algo em torno de 260W, mas como a eficiência vai ser menor, vai gastar mais que 260W. É esse o raciocínio?

 

Se a diferença é pequena, tudo bem.

Mas isso, de alguma forma, prejudica a fonte, ou apenas aumenta o consumo energético?

 

Até.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MNetoX disse:

Mas agora que você escreveu isso, eu ouvi uma vez, vindo dele, uma espécie de zumbido. Era um ruído bem baixo. Isso pode afetar a fonte?

 

O meu é baratinho também, eu presenciei esse zumbido por um ou dois dias e depois passou

 

Ah, o zumbido era quando eu ligava ele, e o pc não estava ligado. É como se a energia escapasse.

Era só o ligar o pc que o ruído não se ouvia mais.

Assim como o meu, o seu também deve passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos novamente.

 

Infelizmente, os problemas iniciais voltaram.

Ao iniciar o sistema começo a ver figuras (artefatos) coloridos em torno do mouse e de áreas que estão sendo atualizadas.

 

Isso vem acompanhado de uma queda de desempenho.

Em uma das vezes que iniciei o sistema, ele congelou também...

Depois de um tempo, aparentemente o sistema voltou ao seu funcionamento normal. Por exemplo agora, o único artefato que vejo é uma caixa colorida residual acompanhando o ponteiro do mouse. (Tentei ingenuamente tirar um screenshot mas, é claro, não apareceu na captura de tela :)).

 

A interferência no monitor, (as ondas no fundo das áreas mais escuras), retornaram, mas bem fraquinhas, mas desaparecem depois de entrar no sistema.

 

Só para esclarecer: A dica da troca da fonte foi válida, e agradeço a sugestão. É provável que com o tempo a minha fonte anterior comprometesse o resto do hardware (principalmente meu HD de 1TB novinho).

 

Agora as dúvidas:

  1. Descartada a hipótese de ser a fonte, porque ela é nova, vocês acham que o problema é na placa de vídeo mesmo ou pode ser na própria placa-mãe? Já viram um caso semelhante como o meu, de uma placa de vídeo parar de funcionar e depois voltar a funcionar novamente e, depois, voltar a apresentar os mesmos problemas?
  2. Se eu constatar que o problema é mesmo da placa de vídeo, terei que substituí-la. Estou em dúvida entre a MSI GTX 750 1GB DDR5 (não é a GTX 750 Ti) e a Gigabyte R7 260X 2GB DDR5. Não pretendo comprar pela Internet, portanto essas duas são minhas únicas opções. Meu processador i3-540 aguenta essas placas? Terei um ganho de performance no sistema operacional? Eu poderia comprar também a R7 250, mas ela está quase o mesmo preço das outras duas, e a performance é menor...

Agradeço, antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Solução simples, espeta outra placa de vídeo aí, a mais vagabunda que encontrar, e teste!

Não tem como a gente ficar só dando pitacos, você tem que colocar a mão na massa. Minha suspeita é VGA esbagaçada. Se até no setup tem artefatos, este GPU tá indo pra casa do capiroto.

 

Edit: Pelos sinais, talvez um simples reflow ou reballing já consertariam o problema nesta plaquinha, o problema é que tu vai pagar quase o mesmo valor dela pra fazer isso.

 

Depois de aferir que o problema é na placa de vídeo, tu pode fazer o reflow de pobre, que seria basicamente "assar" a placa no forno. Pesquise sobre o assunto (reflow no forno, assar placa com papel alumínio), quem sabe ela não tem mais algum tempo de vida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema vai e volta. Agora ela voltou a funcionar normalmente...

 

11 horas atrás, Phoenyx disse:

Solução simples, espeta outra placa de vídeo aí, a mais vagabunda que encontrar, e teste!

 

Realmente eu tenho outra placa de vídeo. Inclusive eu mencionei ela logo no primeiro tópico (GeForce 7200 GS). Com essa outra placa o problema não existe.

 

Essa do reflow eu já havia lido, mas prefiro evitar. Acho um pouco perigoso. Fico imaginando se no processo do reflow não são liberados alguns gases perigosos vindos dos componentes da placa superaquecidos... Fazer isso em casa está fora de questão. Além disso, a maioria das pessoas que fizeram isso voltam a ter problemas depois de um mês ou menos.

 

Vou usar a minha GT 630 até ela parar de funcionar definitivamente. Depois troco por outra. Pode até ser uma mal contato na placa-mãe. Vou dar uma limpeza geral em todos os contatos das duas placas e ver o que acontece.

 

Novamente agradeço a todos.

Até.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... agora é definitivo.

Tive que trocar a placa de vídeo pela outra definitivamente. Congelamentos, travamentos. No Linux, ela ainda funciona, mas com artefatos na tela e erros. No Windows, nem inicia.

 

Vou comprar a GeForce GTX 750. Acho que ela vai renovar bastante o desempenho do meu computador. Ela só tem 1GB, mas é DDR5. A GT 630 que eu tinha era de 2GB, mas DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...