Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 680/3 monitores/sli de 680/gtx 970


AgnusKalef

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo tranquilo?

 

Bom, já faz alguns anos que não me aventurava pelo fórum. Já de antemão peço desculpas por qualquer transtorno que eu possa causar caso esse tópico esteja no setor errado.

Vamos resumir a história. Me afundei no mundo dos games online e abandonei toda rede social e fóruns que frequentava, depois recentemente parei de acompanhar as notícias e reviews sobre componentes em geral de PC. 
Abandonei os jogos por um período considerável e parti pro Airsoft, mas... como todo bom filho... Volto a casa, volto aos games e a acompanhar as notícias. Mas como sempre, preciso de uma opinião de outros parceiros para fazer a melhor escolha.

Vamos começar com a atual configuração do meu PC:

Processador Core i7-2600K @ 4,4Ghz
Placa-mãe: Asus P8Z77-V LK 

Water Cooler Corsair H100i
Memória RAM: 2x4GB Gskill Ripjaws Z 2400Mhz (funcionando em XMP a 2133Mhz)

Armazenamento: 1xSSD Samsung 840 120GB + 1xHD Seagate 2TB 7200RPM 64MB cache

Placa de Vídeo: EVGA GTX 680 Signature SC (1185Mhz na GPU e 7200Mhz na Memória)

Fonte: Corsair CX500W v2. 

Monitor Samsung S23B550V 23" Full HD 2ms.

 

 

Bom, atualmente rodo todos os meus games de maneira satisfatória, as vezes tenho de baixar algo ali ou aqui, mas nada que afete a jogabilidade.
Jogo Battlefield 3 e 4, GTA V, Far Cry3 e 4, e alguns outros, e pretendo comprar e jogar por agora Rainbow Six Siege, Tom Clancy's The Division, H1Z1, Need For Speed (2015), Far Cry Primal, e por ai vai.

Bom qual é minha dúvida?

 

Tenho algumas opções para dar um UP na brincadeira.

Primeira Opção:
Compro outra GTX 680 e faço um SLI (porém vou ter de trocar a fonte, ou acrescentar uma).


Segunda Opção:
Comprou mais 2 monitores e uso em Surround 2D (5760x1080) e jogo os jogos nessa resolução com alguns ajustes, deixando alguns games no médio, tiro um filtro aqui, ajusto ali e jogamos a 60FPS.

Terceira Opção:
Troco minha 680 em uma GTX 970 Amp Extreme Core

 

Quarta Opção:

Seguro por mais tempo e espero os novos lançamentos de Placas de Vídeo e vejo qual a melhor opção.

 

 

Ou qualquer uma das opções misturadas, só não posso ga$tar com monitor e placa de vídeo junto e vice-versa, se for comprar um deixo o outro pra depois.

 

 

 

Bom estou um pouco desatualizado, mas por alguns reviews que vi o SLI de GTX 680 fica em torno de 10 a 15% melhor que a GTX 970.
Em 5760x1080 dá para jogar a maior parte dos games no médio/alto a 60FPS na GTX 680, já na GTX 970 dá pra jogar no alto/ultra.

Uma GTX970 tem quase o dobro de performance da minha GTX 680.

3 Monitores me dão a vantagem de FOV real, ganho de imagem lateral considerável.
Não estou sabendo nada sobre os lançamentos desse ano da NVidia, então não sei o que esperar.




Bom, fica a minha dúvida, espero não ter sido prolixo, já de ante mão agradeço qualquer opinião.
Estou aberto a outras opções também.

Grato, fico no aguardo do apoio dos colegas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu descartaria o SLI de 680 de cara. Só vai achar placa usada, vai precisar de uma mini usina pra segurar as duas, enfim.

O surround de monitores me é agradável, se você não ligar para configurações no médio em jogos. Não se engane, no 4k, que seria basicamente 4/3 deste surround aí, a GTX970 tmb começa a chorar. Pra jogar de boa teria que ser pelo menos uma 980TI.

 

Sei lá, se pra você, hoje, a 680 ainda tá sobrando, eu iria de 3 monitores. Se você tiver alta perca de desempenho, até final do ano/ano que vem quando surgirem novas placas você poderá coçar o bolso novamente e arrumar o estrago.

 

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu descartaria o SLI de 680 de cara. Só vai achar placa usada, vai precisar de uma mini usina pra segurar as duas, enfim.

O surround de monitores me é agradável, se você não ligar para configurações no médio em jogos. Não se engane, no 4k, que seria basicamente 4/3 deste surround aí, a GTX970 tmb começa a chorar. Pra jogar de boa teria que ser pelo menos uma 980TI.

 

Sei lá, se pra você, hoje, a 680 ainda tá sobrando, eu iria de 3 monitores. Se você tiver alta perca de desempenho, até final do ano/ano que vem quando surgirem novas placas você poderá coçar o bolso novamente e arrumar o estrago.

 

[]'s

É mais ou menos o que pensei a respeito do SLI, já tive, não é ruim, mas consume muita energia elétrica a conta de energia aumenta pra caramba.

O meu único impasse com o Surround é que novos jogos vão começar a ir para além da margem que minha 680 aguenta.
Não sei como está a previsão dos novos lançamentos da Nvidia, se forem sair até o meio do ano será que compensa aguardar?
A princípio havia pensado em fazer o surround, segurar até o meio ou fim do ano e pegar a 970. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AgnusKalef

 

A sua configuração ainda é ótima, não mexeria em placa-mãe e processador.

 

A GTX 680 é um canhão, a principio dar um upgrade para uma GTX 970 é a melhor opção no quesito $$$$, melhora notável mesmo é seu consumo de energia, até porque a 970 é mais forte que a 680 mas não é uma diferença absurda de desempenho.

 

Eu ainda daria um tempo para pensar este upgrade, para ver os lançamentos de placas no fim de ano.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, entre um Upgrade para 3 monitores e upgrade para GTX 970, o que compensa mais?


Os monitores vou pegar usados mesmo e não vou comprar nada de mais, apenas sendo full HD e com proporções parecidas com o meu atual já ta de bom tamanho. Não vou ligar para estética e nem para marca, sendo um bom e barato ok.

Em ambos os casos o valor que eu vou gastar vai ser o mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se está mesmo pensando em surround eu nem iria de 970. 2 monitores 1080p comuns são razoavelmente mais baratos do que uma 970 ou 980TI, e se encavalar em algum jogo basta desligá-los. Pense tmb no desktop bonitão ali em multitarefa, vídeo em um monitor, bate papo no outro, trabalho no outro, enfim, só vejo vantagens.

 

@GuilhermeGB , no caso dele não é uma tela com esta dimensão horizontal mas sim múltiplos monitores, e acho que desde a série GTX 4XX, as nVidia aguentam 3 monitores.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB , então, na verdade eu olhei alguns testes, e a maioria dos games que eu jogo e pretendo rodar em 5760x1080, alcançam os 60 fps em configs media/alta sem filtro ou um ou outro ajuste.

Na verdade os 3 monitores sempre foi um "sonho" de consumo pela experiência que tras, mesmo com gráficos reduzidos.

A GTX 680 suporta sim essa resolução, veja a descrição do site Geforce.com na aba de surround, system requirements:

GeForce GTX 680 Single GPU With 2D Surround (Landscape)

> Orientation: Landscape
> Accessory Display: Yes, no additional GPU
> Maximum Resolution: 7600x1600
> Maximum Resolution (Bezel Correction): 8192x1600
> Maximum number of displays: 3 in Surround
   1 Accessory Display

Special Instructions:
> Any connectors can be used to enable Surround.
> Once Surround is enabled, users can use any
   connector for the Accessory Display.

 

@Phoenyx Exatamente isso que me deixa no impasse. O "prazer" que o surround pode proporcionar às vezes pode compensar os gráficos não tão lisinhos como seria em apenas um monitor. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, acredito que vou partir para os 3 monitores, e posteriormente quando sair a nova geração de placas eu penso se troco para uma GTX 970 mesmo ou se pego da nova geração que vai sair.
 

Se a moderação quiser fechar o tópico, pode fechar, se quiser deixar em aberto para que eu poste a aquisição posteriormente para servir de consulta para outros usuários com dúvida parecida, pode deixar também que eu posto posteriormente a compra como ficou.

 

Valeu pessoal, muito obrigado pela opinião de vocês.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Foxwalt Na verdade faria sentido, sim, seria como trocar uma GTX 960 por uma 970, a diferença de desempenho entre elas é de mais ou menos 40%.

Por isso mesmo eu acho que não faz sentido. Principalmente se ele quer jogar acima de 1440p ou com mais de um monitor, a placa não aguenta direito do mesmo jeito.

 

Mas aí é questão de opinião. Eu não faria essa troca. Esperaria e compraria algo realmente bem melhor e que suporte a resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...