Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com 3gb ram + 8400gs-1gb na p5vd2-vm


Richard Motzkus

Posts recomendados

Bom dia, boa tarde e boa noite. Esse é meu primeiro tópico aqui. Sou técnico de Hardware a 5 anos. É um prazer estar aqui com vocês do fórum, e lá vai:

Estou com um problema que me tirou o sono ontem. Comprei uma Geforce 8400GS de 1GB, usadinha mesmo por R$60,00, e coloquei na minha mobo ("véia pra regaçá") P5VD2-VM da ASUS. Eu já tinha um 6200 Turbo Cache, com 128MB expansível para 512MB através da memória e tal, porém estava tendo gargalos no youtube e em jogos fracos como Combat Arms (na verdade meu irmão mais novo, porque eu não jogo no PC, só no console, pelas configurações já da pra perceber né?), e precisava desse upgrade.

 

O computador deu vídeo normalmente após substituir a 6200, porém o Windows não deu boot. Estou utilizando Windows 10 Pro x32, e ele não chegou nem a aparecer a bandeira azul de boot, depois da tela da BIOS. A tela fica preta e o PC reinicia. Claro que foi por causa da alteração de Hardware, mas tomei cuidado de desinstalar o driver da placa antiga antes de fazer a troca pra não ter problemas. Pensei que podia ser o Windows, e cogitei formatá-lo, porém nem no DVD de instalação apareceu a bandeira de boot, mesma situação, tela preta.

 

Daí comecei a pesquisar. A minha mobo tem PCI-E x16 e já rodou uma GT210 1GB que emprestei de um colega uma vez, não era pra ter problemas com a 8400GS. Achei um dado interessante sobre conflito de memória, e pra constar, meu PC tem 3GB DDR2 (2GB Kingston + 1GB Smart). Percebí na BIOS que depois de colocar a placa de vídeo nova a mobo ainda reconhecia os 3GB porém o utilizável baixou pra 2GB. Achei estranho e tirei a Smart de 1GB. PUM! O Windows bootou sem mais nenhum problema. Instalei o driver original da 8400GS e testei, tudo OK. Porém quero o meu PC com os 3GB e não com 2GB apenas, já que a GT210 funcionava em conjunto com os 3GB normalmente. Alguém poderia me ajudar. Mesmo com 1GB de vídeo agora, sentí um pouco a perda de 1GB de RAM, e queria ele funcionando. Porém não sei se tem alguma limitação por causa da 8400GS, e a P5VD2-VM suporta até 4GB, não vejo o porque de não funcionar.

Se alguém precisar das frequências mais exatas das minhas memórias, do processador e da mobo eu passo depois, mas as specs que tenho de cabeça são as seguintes:

 

CPU: Intel Core 2 Duo 2.20Ghz.

Motherboard: ASUS P5VD2-VM (Sei que, pelo site da Asus, só chega a 400 de frequência a Memória).

Memoria: Atualmente instalado somente 2GB DDR2 Kingston, porém tenho uma de 1GB DDR2 Smart também, que não esta trabalhando em conjunto com a 8400GS, sistema não boota com ela junto).

Vídeo Off-Board: Geforce Zogis 8400GS 1GB DDR3 64bits. (Ligada por HDMI em monitor Full HD).

OS: Windows 10 Pro x32.

HD: Sata Samsung 80GB (irrelevante, mas tá aí).

Power Suply: Kmex 200W Reais.

 

Bom é isso, qualquer um que puder me dar uma luz de como fazer funcionar os 3GB na mobo com a 8400GS instalada, por favor me ajude. A BIOS está na última versão possível, não vou resetar pelo Jumper do CMOS pra não perder a versão e também tenho um medo desgramado de a placa ir pro pau, a julgar pela sua idade avançada. Porém já resetei a BIOS pela bateria.

 

Obrigado e aguardo possíveis opiniões e conselhos.

Abraço a todos e obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Motzkus Nestes casos, eu sempre recomendo aos amigos para, se possível, utilizar as memórias de um mesmo modelo e fabricante.Mas, tente fazer o seguinte:

 

1 - Ligue a maquina com os 2GB

2 - Aponte para Iniciar > Executar > msconfig

3 - Selecione a aba "Inicialização do Sistema" e clique em "Opções Avançadas..."

4 - Desmarque a opção "Memória Máxima" e clique "OK"

5 - Desligue a maquina.

6 - Coloque o pente de 1GB

7 - Ligue a maquina e veja os 3GBs são reconhecidos pelo sistema.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, só vou poder fazer a tentativa de noite. Mas obrigado pela dica. Porém tenho uma ressalva. Já que na própria BIOS a memória se diz reconhecida mas só pode utilizar 2GB, não vejo muito como o sistema afetará nisso, mas enfim, é uma boa dica. Vou tentar sim. Obrigado @Dinei!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei Fiz o que você me aconselhou e infelizmente não deu nenhum resultado. Realmente eu estava com a opção "Memória Máxima" marcada. Desmarquei, desliguei o PC, coloquei a memória de 1GB e o problema persistiu. Voltei a ficar só com os 2GB. Se alguém tiver mais alguma opinião ou ideia, fico muito grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...