Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc inicia com faixas pretas horizontais na tela e trava


Posts recomendados

Olá, amigos!

Tenho este computador há uns 4 anos, e uso com bastante frequência para trabalhar, jogar, assistir filmes e navegar. No inicio tive alguns problemas de congelamento que resolvi na BIOS e expus em um outro tópico do fórum, e desde então funcionou perfeitamente por uns 3 anos.

 

Ontem, muito de súbito, o computador travou com tela preta durante a exibição de um filme. Algo a se observar é que a tela preta é meio azulada, e possui algumas listras. Se algum som estiver sendo tocado, o som fica travado e se repetindo. Tudo trava, inclusive o teclado.

 

7f9d3038-6052-4cbd-8569-c7127a3adc44.thu

 

Reiniciei ems eguida, e continuei usando tudo normalmente. Hoje aconteceu a mesma coisa, mas desta vez estava apenas navegando na internet. Mas quando reiniciei, desta vez a tela apareceu com linhas pretas horizontais, e posteriormente o sistema não se iniciou mais.

 

bbf491a6-e1b1-4c0d-b0e7-12b425362a2c.thu

 

Após fazer uma faxina na maquina, trocar cabos, pasta térmica do processador, trocar o slot da placa de vídeo, e realizar aluns testes, percebi que o problema era pior quando as duas telas que tenho estavam encaixadas (1 tv e 1 monitor), mas não necessariamente sendo usadas ao mesmo tempo. Fiz mais alguns testes, e descobri que o problema acontece quando utilizo os drivers do Catalyst, aonde está tudo configurado nas resoluções ideais. O PC só iniciou porque a resolução e os gráficos estavam no básico. Após tudo se reconfigurar e reiniciar a maquina, o problema persistiu.

 

875a6a17-8d1e-44b1-8ebe-b4c24fb5a7b4.thu

 

Neste exato momento estou utilizando o PC em modo de segurança para fazer este tópico. Já tentei atualizar os drivers, mas tudo já está indicado como em suas últimas versões. Irei tentar reinstalar os drivers, porém acredito que o problema seja no hardware, pois na tela inicial de boot do sistema estão aparecendo linhas pontilhadas estranhas que não estavam lá antes.

 

682b97ec-54e3-45cb-bcaf-96eaef293ee4.thu

 

Embora isto seja estranho, no modo de segurança nada parece estar fora do comum... Então imagino que seja algum problema com a resolução usada, o que me leva a crer que seja algum defeito na placa de vídeo que não está mais suportando altas capacidades gráficas. Já testei com ambas as telas, e elas só funcionaram com gráficos básicos.

 

Ainda não tive chance de testar com outros Hardwares. Minha dúvida é se alguém já passou por isto, ou se este problema soa familiar. Isto me parece algum tipo de defeito na hora de administrar os gráficos, só não tenho certeza se é a placa de vídeo mesmo.

 

Assim que os drivers forem reinstalados estarei atualizando o tópico. Desde já, agradeço aqueles que puderem me dar uma luz.

 

CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA:

-Placa de vídeo: 
MSI Radeon HD 6870 HAWK (com Propeller Blade Twin Frozr III)

-CPU: 
AMD FX 6-Core Black Edition FX-6100 (com Air Cooler A50)

-placa-mãe:
GIGABYTE GA-970A-UD3 AM3+

-Fonte:
Corsair CX600 (REAL)

-Memória:
Vengeance Corsair 8GB (2x 4GB) 1600 DDR3 (Dual Channel [7-8-8-24] CMZ8GX3M2A1600C7R)

-Gabinete:
Aerocool Strike-X ONE Black com 4 coolers.
1 na lateral ventilando para dentro + 1 atrás e 2 em cima jogando o ar para fora

-HDs:
2 Seagate 7200:
Um de 500 GB (SATA-III 6.0Gb) com Windows 7 (64b),
+ outro HD de 1 Tera (SATA-II 3.0Gb/s).

 

-Telas:
TV Philips FullHD 32"

+ Monitor AOC com alta frequência (E2251F WH).

 

_______________________________Atualização__________________________________

 

-Algo interessante que acabou de acontecer:

Reiniciei a maquina após colocar a placa de vídeo no slot original, e a mesma voltou a exibir os gráficos em alta resolução e se iniciar normalmente enquanto utilizo apenas 1 monitor (a tv). Só que o problema ainda persiste, e aleatoriamente a tela preta azulada acontece, e tudo trava. Então voltei a utilizar no modo de segurança.

 

7f9d3038-6052-4cbd-8569-c7127a3adc44.thu

 

Dá para perceber quando a maquina vai se iniciar sem problemas pela tela inicial de boot, que se apresenta normalmente, sem as linhas pontilhadas da imagem postada anteriormente...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite caro amigo! também me deparei com esse mesmo problema pela manhã, mas não foi em meu micro, mas sim no notebook de um Cliente.

 

Consegui solucionar o caso, foi muito simples pelo fato de termos passado por esse problema mais vezes!

E foi justamente em um "Computador de Mesa".

Não sei se você já tentou esses passos que lhe passarei, Mas ai vai!

 

Geralmente quando geram falhas no monitor, logo pensamos que é falha em algum software ou resolução gráfica, mas não é! Pensa comigo: " Se fosse alguma alteração gráfica da resolução de vídeo, essas listras não apareceriam na inicialização antes de iniciar o sistema! Mas aparecem. Ou seja seu problema não esta relacionado com resolução de vídeo! Mas vamos logo á solução e chega de bla bla bla!

 

Retire a memória do slot da placa-mãe e limpe-a com um borracha branca! Porque a memória? A memória é um chip composto por milhões de transistores e capacitores. O sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de “zeros Essa leitura é feita de forma muito rápida é coisa de milésimos de segundos. Após fazer isso recoloque-a! Se não resolver tente trocar a memória!

 

Em meu caso nessa manhã não resolveu limpar a memória! Mas quando troquei solucionou meu problema!

 

Forte abraço espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...