Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memória. compatibilidade com chipset + dúvidas


brupsilva81

Posts recomendados

Tenho um PC com mobo Asus P8H77-M LE. Está hoje com um par de pentes Corsair Vengeance de 4Gb 1333 (8Gb 2x4). E o micro engasga muito, principalmente quando uso o Lightroom ou Photoshop, que é minha atividade principal com o PC. Sou fotógrafo. 

Estou pensando em trocar esse par por um que me dê ao menos 16Gb de Ram. Esta mobo só tem 2 slots de memória. Vendo na listagem dos pentes de 16 (2x8) não vi nenhum dizendo que é compatível com o chipset Intel H77, Só o H67 ou Z77. 
Qual a implicação de usar memórias que não estão na Vendor List?

Exemplo: 

Kingston HyperX FURY 16GB (2x8GB) 1866MHz DDR3 CL10

 

Outra coisa. O que seria melhor? 16Gb 1600MHz CL9 ou 1866MHz CL10?

 

Anexei uma imagem com a config completa do PC.

 

Valeu, pessoal!
 

Computador.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se até o H61, chipset mais simples, é compatível, por que o H77 não seria? A partir do B75 (que vem depois do H61), os chipsets suportam até 32Gb. Mas será que essa sua VGA não ajuda um pouco no engasgo, não? É uma VGA de uns 8/9 anos, que já foi lançada como low-end. A HD Graphics 4000, placa integrada do seu processador, tem 2.5x mais desempenho que ela, se livre dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se até o H61, chipset mais simples, é compatível, por que o H77 não seria? A partir do B75 (que vem depois do H61), os chipsets suportam até 32Gb. Mas será que essa sua VGA não ajuda um pouco no engasgo, não? É uma VGA de uns 8/9 anos, que já foi lançada como low-end. A HD Graphics 4000, placa integrada do seu processador, tem 2.5x mais desempenho que ela, se livre dela.

 

Eu só estou usando ela agora pra liberar a ram. Antes já usava com a integrada e os engasgos eram os mesmos. Por isso coloquei ela, pra testar, e acabou ficando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Widelux disse:

De acordo com a especificação do seu processador, suporta memória com frequência de até 1600Mhz:

http://ark.intel.com/pt-br/products/65520/Intel-Core-i5-3570K-Processor-6M-Cache-up-to-3_80-GHz

 

Verdade. Acabei de ver. Então melhor um par de 1600MHz CL9?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CL9, CL10, no final, não vai mudar nada. Mas como os valores entre CL9 e CL10 são equivalentes, 1600Mhz CL9 é uma boa pedida sim.

Ah, apenas uma observação: como você já tem memórias com frequência de 1333Mhz, se por acaso for usar uma delas, ela trabalhará na frequência mais baixa, no caso a 1333Mhz. Apenas para comentar, acho relevante saber disto.

 

Mas eu entendi que você vai trocar o par e que tem apenas 2 slots disponíveis na sua mobo.

 

Boa sorte.

 

[ ] ' s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Widelux disse:

CL9, CL10, no final, não vai mudar nada. Mas como os valores entre CL9 e CL10 são equivalentes, 1600Mhz CL9 é uma boa pedida sim.

 

O que tá me deixando encucado é que pela config do PC não era pra estar assim. Montei faz pouco tempo, tá bem limpo. HD não é SSD mas é um Barracuda novo de 1Tb bem rápido. Funcionava bem no i7 de 2ª geração que eu tenho aqui. Rola uns engasgos estranhos, tipo em transferência de arquivos de um HD pra outro, até em upload de arquivos pra web. (tipo, se estou ouvindo música, começa a cortar). Já tentei de tudo pra descobrir o que rola, mas nada. 

Detalhe: Está assim desde que montei, que ligou a primeira vez. Já configurei de tudo. E nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brupsilva81 i7 2ª geração? Por que não usa ele? Core i7 vai se sair melhor que seu i5, principalmente para Photoshop, que se aproveita de seus 8 núcleos virtuais. você até pode colocar memórias de alta frequência, mas elas ficarão limitadas a 1600Mhz pelo padrão do processador, então é gasto de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Widelux disse:

Já testou com um outro HD para ver se o problema persiste?

 

 

Já, sim. Já testei com outras memórias Corsair value tb, mas mesma coisa.

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@brupsilva81 i7 2ª geração? Por que não usa ele? Core i7 vai se sair melhor que seu i5, principalmente para Photoshop, que se aproveita de seus 8 núcleos virtuais. você até pode colocar memórias de alta frequência, mas elas ficarão limitadas a 1600Mhz pelo padrão do processador, então é gasto de dinheiro.

 

Não uso porque a placa-mãe dele é muito antiga, não tem nem SATA 6 pra usar no meu HD. Ele tá com 3 pentes de 4Gb da Corsair também, tá um pouco melhor que esse nesse sentido. Mas montei esse i5 3ª geração com tanto carinho. haha Queria ele como meu PC. Além disso dá pra fazer overclock nesse processador K. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, andei dando uma pesquisada e parece que o i7 2600 não é tão superior ao 3570K como eu pensei, a diferença é de 10% mais ou menos. Melhor deixar como está...

 

http://www.anandtech.com/bench/product/287?vs=701

 

Mas você praticamente fez um downgrade do i7 2600K para um i5 3570K, se pelo menos tivesse uma Z77, poderia fazer um OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brupsilva81 Não vá muito na fé de achar memórias nessa lista de compatibilidade, lá só existe alguns dos diversos modelos que existem no mundo. Atendendo os "requisitos" da placa-mãe (DDR3 1333/1600Mhz), qualquer uma é compatível, ainda mais uma placa-mãe e memória desse porte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Widelux @GuilhermeGB bom, é esperar que esses 16Gb de ram melhore bem minha performance. To quase apelando pra um Mac Mini. Mas não queria. Vocês indicariam mais alguma coisa a fazer? Não tanto troca de componentes porque to já ferrado nessas ram. Saco a GPU velha fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brupsilva81 Bom, no caso de jogos, a placa mais custo x benefício seria uma R7 360, abaixo dela, todas as outras possuem um desempenho baixo pelo preço. Não sei se o Photoshop se aproveita da VGA de alguma maneira (CUDA Cores, ou sei lá), assim como os editores de vídeo, se sim, seria bom ter uma decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...