Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falência Da Lingua Portuguesa Em Profissionais


Quemel

Posts recomendados

"(...)Como fa sso para ser um proficional de sucesso"

"(...) Quanto vou ganhar de comição?"

"(...) Quando será sua pálestra?"

"(...) sua explicação parte de inpirismo e do cesso comum"

"(..) essa é a c ituação de nossa empresa atualmente".

"(...) di s que tem novas funções....

"(...) para vencer é preciso ser umilde

"(...) faça o seguinte: abilite o opção.

Olá pessoALL,

pediria o máximo de atenção na hora de grafar as palavras, pois muitos profissionais têm perdido valiosas oportunidades por que as empresas não querem comprometer a imagem com pessoas analfabetas.

Uma coisa é a linguagem da internet aceita e os erros de digitação. Outra totalmente diferente é aquela pessoa que pouco lê e acha que sabe escrever.

Dia 15 estava negociando a contratação de um profissional para uma empresa de telecomunicações, mas o pessoal de RH ficou chocado quando pedi para o candidato escrever no mínimo 5 e no máximo 30 linhas:

"Como posso com meu trabalho reduzir os custos e aumentar a lucratividade da empresa xxxxxx"

Foi um verdadeiro massacre à Flor do Lácio. A empresa não quis arriscar ter um bom profissional do ponto de vista técnico, mas analfabeto quando se trata de promover a imagem da empresa. Detalhe: 26 anos, formado em Ciência da Computação com dois certificados um de software (sistema operacional) e outro de Redes.

Foi uma pena: Salário R$ 2.5 mil :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sei lá... eu contrataria o cara formado em Ciência da Computação... que comete erros de Português... pois acho mais fácil ensinar a corrigir os erros de Português do que ensinar os erros técnicos de um cara formado em Ciência da Computação...

Quando eu ainda estava fazendo Ciência da Computação, tinha uns caras que cometia uns erros animalescos de Português... mas quando o cara ia fazer aqueles bagulhos de Cálculo Diferencial de Integral IV, ou quando era para fazer um programa de compactação de imagem ou similar... o bicho dava um Show...

Ou seja, o raciocínio lógico deles eram animais... mas eles não estavam nem aí para as aulas de Humanas que tínhamos, tais como: Português, Direito, Administração e tal...

Esses dias eu encontrei um desses amigos meus no Orkut... e hoje eles ganham bem(e muito), porque é muito difícil substituir alguém assim... mas substituir alguém que comete erros de Português é muito fácil...

Resumindo:

Quanto mais fácil, mais pessoas...

Quanto mais difícil, menos pessoas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Fala aí!

Eu tamém vou entrá neça discução!

En ciemsiaz da komputacão é só um módulo qe fala di purtuguêis, né não?

:angry: Pô aí fica parecendo outro idioma, e em se tratando de linguagens, por exemplo, como é que alguém vai me provar que dá show, se não domina nem a linguagem do meio em que vive?

Uma coisa é falar, outra coisa é dominar um idioma!

Para colocar o "cabra!" para ficar fazendo contas, etc. em meu porão, ou outro laboratório qualquer no Deserto do Saara, tanto faz, desde que eu mande ele transformar a "Chiquinha" na "Cicareli" e ele me entenda, tá limpo, se eu ficar Zilionário, é obvio que ele vai ganhar "bem".

Outra coisa é aparecer em uma revista especializada, representando a minha "IBM", ou "Microsoft", ou sei lá o que e, quando o Bill Gates abre a boca, todos fecham o olho e enxergam o "seu Creyson" :naonao:

Eu abrevio propositadamente palavras para economizar espaço, agilizar as respostas, adiar um pouco mais minha tendinite, etc.

Mas, não acho correto privilegiar áreas do conhecimento humano e desdenhar outras como se elas "ocupassem espaço inútil", pois não escolho se vou aprender só o A e o C, porque o B é feioso! :tantan:

:ahh: Isso é desculpa daqueles que preferem jogar Counter Strike 20 vezes e desdenham a leitura de bons livros, e se fosse tão difícil assim achar bons profissionais que saibam falar, escrever e trabalhar, as empresas nem sequer fariam seleção, estou plenamente de acordo com o Sr. Dr. Prof. Quemel, você passou a mensagem, quem quiser processar isso positivamente, compreenderá que nunca se deve confundir Pires de Oliveira com pratinho de azeitona. :goff:

Falou aí meus :-BEER

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por AzaZell@22 jul 2004, 14:45

Ah, sei lá... eu contrataria o cara formado em Ciência da Computação... que comete erros de Português... pois acho mais fácil ensinar a corrigir os erros de Português do que ensinar os erros técnicos de um cara formado em Ciência da Computação...

Concordo plenamente.

Mas concordo também que o sujeito precisa saber não apenas escrever seu idioma "nativo", mas também FALAR.

Aberrações como "tipo assim...", "tá ligado...", "falô aí", "pode crê", "mó loco" não podem fazer parte do vocabulário de quem pretende "voar alto".

Eventualmente pode-se usar gírias ou modismos de linguagem, mas fora do ambiente de trabalho.

Porém uma empresa vir à dispensar um bom profissional só pelos erros de Português é uma atitude no mínimo ridícula. O que eles preferem afinal? Um enganador que escreve e fala bem? Ou alguém que não se expressa tão bem mas é competente?

É como a letra de uma música que tocava por aí (nem lembro de que banda é): "Eu falo tudo o que ela gosta de escutÁ, deve ser por isso que ela vem me procurÁ"

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Clemente Silva@22 jul 2004, 15:41

Aberrações como "tipo assim...", "tá ligado...", "falô aí", "pode crê", "mó loco" não podem fazer parte do vocabulário de quem pretende "voar alto".

Eventualmente pode-se usar gírias ou modismos de linguagem, mas fora do ambiente de trabalho.

:D Concordo também com o Sr. Dr. Prof. Clemente Silva, mas, cá entre nós também é aberração um cara achar que porque sabe somar 2 e 2, subtrair 1, ou sei lá o que não precisa mais progredir, ou não tem mais necessidade de aprender.

Essa visão arcaica da éra das civilizações pré-arianas, ainda vem de castas nobres, que julgavam que por nascerem de berço esplêndido não tinham mais onde progredirem tamanha sua perfeição...

... só para lembrar, existiam em 2000 a.C., e todo sistema social era em castas, tipo assim, filho de sapateiro é sapateiro, filho de guerreiro é guerreiro, tal pai tal fio, e coisas do genero, que nem vem ao caso, mas por exemplo, hoje em dia um sapateiro pode chegar a ser um Bacharel mas fica ridículo um Bacharel falar imitando um sapateiro, certo?

Principalmente se for para dizer que é humilde, o cara falar errado, andar torto, e dar uma de burro nisso mas não naquilo...

Digo, hoje em dia, com a revolução tecnológica, onde não existe mais o empreguismo, nem o patrão é Coroné, nem o profissional é :chicote: , todos devem buscar apliar os horizontes além do conformismo...pois os empresários não se conformarão com o argumento de que "o cara é bom profissional mas não quer aprender Humanas, porque só gosta de Exatas".

:-BEER

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Clemente Silva@22 jul 2004, 15:41

Aberrações como "tipo assim...", "tá ligado...", "falô aí", "pode crê", "mó loco" não podem fazer parte do vocabulário de quem pretende "voar alto".

Por incrível que pareça... já tive contato com pessoas "muito ricas"... mas ricas mesmo!

E por mais estranho que possa parecer, essas pessoas falam desse jeito:

-Tipo Assim...

-Cabra macho...

-Manezão...

-Vai plantar abacate...

-Agora o bicho vai pegar...

-e etc...

Ou seja, os caras(todos são donos) são muito figuras... e ainda tem tudo para cima de 50 anos...

Bom, pelo menos comigo eles falam assim... e acho os caras(velhões) muito gente fina...

Mas sei lá... essa é a minha experiência... não sei se "a maioria" dos caras ricos falam cheio de gírias...

=====

Erros comuns de Português que vejo por aí... mas nem me preocupo com isso não... eu me preocupo mais com o raciocínio lógico...

Construtor

Destrutor <=errado ( constructor/destructor)

exceção <=errado, o certo seria ex: Lançar uma exceção de divisão por zero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carmagedon666@22 jul 2004, 15:33

(..) estou plenamente de acordo com o Sr. Dr. Prof. Quemel, você passou a mensagem....

Caro carmagedon66,

pode retirar o Prof e principalmente o Dr. B) se quiser pode deixar o Sr, pois já dobrei o cabo da boa esperança a muito tempo. Gracejos à parte e retornando ao assunto.

A intenção do tópico é alertar que mais uma falarcia começa a se espalhar sobre os profissionais de informática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...