Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que é aquecimento?


Posts recomendados

Fala pessoal.

Bom, eu não sei ao certo o que pode ser, mas eu venho tendo problemas a muito tempo e gostaria da ajuda de vocês para resolver.

Meu pc dava problemas quando eu estava jogando, e até reiniciava de vez em quando...

Eu achava que era super-aquecimento, e colocava o ventilador para ver se resolvia, e resolveu, por um tempo.

No mês passado, nem o ventilador tava dando conta de manter o pc funcionando durante o jogo.

Eu procurei ajuda aqui, e vi que minha placa-mãe era incompatível com o processador, por isso ela era forçada d+ até o ponto que n aguentava.

Hj eu troquei a placa por uma que aceita perfeitamente a minha configuração, e para a minha surpresa, os jogos continuam travando e até reiniciou uma vez.

Eu não sei o que pode ser, ja que o pc funciona perfeitamente, mas na hora de jogar, ele não aguenta por muito tempo.

 

Configuração do PC:


Placa-mãe - Gigabyte GA-970A-DS3P 
Processador - FX 8120 125w
Fonte - Corsair CX 600w
Placa de Video - R9 270x Assus
Memória Ram - 1x 8GB DDR3 1333 MHz
HD - 1 TB 
Water Cooler para o Processador - Corsair Hydro H55
Gabinete - Warrior GA124

 

Aqui tem uma imagem das temperaturas dos componentes, logo após o jogo travar.

 

YX4Lj3Y.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O que achou da instalação do H55?
Foi um pouco trabalhoso, não?

 

2) Acredito que a instalação tenha sido feita corretamente.
Imagino que você tenha ligado a bomba no CPU FAN, pelo vi ela parece estar funcionando em sua máxima rotação.

 

Minha sugestão seria ligar a fan na CPU FAN e a bomba no PWR FAN.

 

3) As temperaturas parecem estar dentro do normal.
Somente a temperatura do HD parece estar acima da média, mas não deve trazer problemas.

 

4) Recomendo que faça testes com o processador, memória e placa de vídeo.

 

Para o CPU e memória recomendo o AIDA 64.

 

Recomendo também o Cinebench, pois possui testes tanto para o CPU e GPU.

 

Se quiser, existe também o Furmark que testa o GPU no limite. 

Caso queira fazer o teste com ele, recomendo que fique de olho nas temperaturas da placa de vídeo.

Caso a temperatura fique muito alta, não deixe rodando por muito tempo.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da Cpu pode até estar mas a temperatura do Hd está absurda para o dispositivo,ele provavelmente está sofrendo de mau refrigeração,já que uma boa e agradável temperatura para o Hd trabalhar é de 30 a 35 Graus e no máximo 45 o seu já está em 46, tente refrigerá-lo melhor ou desligue o pc por umas 3 horas coloque o Hd no ventilador por uns 20 minutos depois ligue o pc e jogue com ele aberto se dar problema rápido não é ele se o problema demorar mais que o normal para apresentar suspeite do Hd 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EdsonSM disse:

1) O que achou da instalação do H55?
Foi um pouco trabalhoso, não?

 

2) Acredito que a instalação tenha sido feita corretamente.
Imagino que você tenha ligado a bomba no CPU FAN, pelo vi ela parece estar funcionando em sua máxima rotação.

 

Minha sugestão seria ligar a fan na CPU FAN e a bomba no PWR FAN.

 

3) As temperaturas parecem estar dentro do normal.
Somente a temperatura do HD parece estar acima da média, mas não deve trazer problemas.

 

4) Recomendo que faça testes com o processador, memória e placa de vídeo.

 

Para o CPU e memória recomendo o AIDA 64.

 

Recomendo também o Cinebench, pois possui testes tanto para o CPU e GPU.

 

Se quiser, existe também o Furmark que testa o GPU no limite. 

Caso queira fazer o teste com ele, recomendo que fique de olho nas temperaturas da placa de vídeo.

Caso a temperatura fique muito alta, não deixe rodando por muito tempo.


 

No que influencia ligar no CPU Fan ou no PWR Fan?

Não sei se é assim mesmo, mas ta ai...

eLQclgY.png

1 hora atrás, DiegoSouzaBR disse:

Da Cpu pode até estar mas a temperatura do Hd está absurda para o dispositivo,ele provavelmente está sofrendo de mau refrigeração,já que uma boa e agradável temperatura para o Hd trabalhar é de 30 a 35 Graus e no máximo 45 o seu já está em 46, tente refrigerá-lo melhor ou desligue o pc por umas 3 horas coloque o Hd no ventilador por uns 20 minutos depois ligue o pc e jogue com ele aberto se dar problema rápido não é ele se o problema demorar mais que o normal para apresentar suspeite do Hd 

Tem um Fan frontal puxando ar direto no HD, será que não é suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielGTR

 

1) Foi apenas sugestão, o mais importante seria a bomba funcionar sempre em 12V.

 

Supondo que que o H55 viesse com uma fan de 4-pinos, preferencialmente seria recomendado ligá-la na CPU FAN para que a placa-mãe fizesse o controle de rotação.

 

Já a bomba poderia ficar ligada na PWR FAN, já que não necessita de controle de rotação.

 

2) Os testes seriam mais para verificar se existe algum problema com o hardware ou problema de aquecimento.

 

O processador e placa de vídeo passaram do teste, significando que não foi detectado nenhum problema.

 

Creio que possa valer a pena fazer o teste pelo AIDA 64 e Furmark por alguns minutos.

Se passar pelo teste, pessoalmente não saberia te dizer onde poderia ser problema com os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@DanielGTR Você tem o water cooler que absorve o calor gerado pelo processador, mas como

você dissipa e elimina do gabinete o calor gerado pelo resto dos componentes,como chipsets, 

memórias, HD, DVD etc...? Como nosso colega @DiegoSouzaBR alertou, a temperatura do HD

realmente está alta, ele recebe alguma ventilação para dissipar o calor gerado por ele?

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, adcarvalho disse:

@DanielGTR Você tem o water cooler que absorve o calor gerado pelo processador, mas como

você dissipa e elimina do gabinete o calor gerado pelo resto dos componentes,como chipsets, 

memórias, HD, DVD etc...? Como nosso colega @DiegoSouzaBR alertou, a temperatura do HD

realmente está alta, ele recebe alguma ventilação para dissipar o calor gerado por ele?

 

 

adcarvalho

Tem um fan frontal puxando ar em cima do HD, ele é 12v 120mm.

Mas o HD iria fazer o pc reiniciar com essa temperatura?

A placa-mãe ta chegando a 71º, as vezes 60º em repouso...

Tem um Fan traseiro do WC expulsando o ar quente gerado pelo Processador,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielGTR verifique a posição do cooler frontal que joga ar pra dentro e a posição do hd, se o hd estiver mais pro meio em relação ao cooler, então ele está na parte do eixo do cooler, então deve coloca-lo para cima ou para baixo(o hd), fazendo com que a ventilação seja melhor, já no caso da fonte, verifique se colocou ela com o cooler para baixo, se estiver para cima então vire ao contrário, faça o teste para ver o que dá, experimente também colocar mais coolers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@DanielGTR verifique a posição do cooler frontal que joga ar pra dentro e a posição do hd, se o hd estiver mais pro meio em relação ao cooler, então ele está na parte do eixo do cooler, então deve coloca-lo para cima ou para baixo(o hd), fazendo com que a ventilação seja melhor, já no caso da fonte, verifique se colocou ela com o cooler para baixo, se estiver para cima então vire ao contrário, faça o teste para ver o que dá, experimente também colocar mais coolers

O HD está no meio, vou mudar ele pra ver o que acontece, mas novamente... Será que ele é o problema?

A fonte ta com o cooler pra baixo, pelo menos isso eu sei. '-'

Eu tenho 4 Fan's.

Lateral e Frontal puxando ar, Traseira (WC) e Superior expulsando o ar quente.

Todas elas são 12v de 120mm

O que eu não entendi até agora, é que a minha placa-mãe anterior, não era compatível com meu processador, e mesmo assim não esquentava tanto assim, só quando jogava.

Essa placa nova, fica com 60º em repouso, e jogando chega até 73º.

Ela foi instalada corretamente e não acho que tenha vindo com defeito, mas não sei o motivo dessa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...