Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macro para validação campos excel


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou tentando criar uma planilha em excel onde são listados alguns produtos para um pedido de compras. Gostaria de criar um botão para que verificasse se alguns campos principais estão preenchidos (como qtd e tipo de pagamento). Caso estejam que gere um PDF, caso não, que alerte ao usuário para preencher.

Vendo outros tópicos tenho mais ou menos uma ideia da sequência de análise do código, o que me falta é conhecimento com a linguagem. No arquivo em anexo detalho melhor o que eu preciso. Para quem já tem conhecimento acredito ser coisa simples de resolver.

 

Desde já, obrigado.

 

 

 

Lucas

pedido2.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luckysba segue em anexo, veja se é isso que precisa. 

A macro verifica todas as celulas no intervalo A3:E + (a ultma linha c/ dados na coluna 1) , estão preenchidas, se estiver vazia, aparecerá uma msg de alerta e a celula que esta vazia é selecionada para o usuario inserir a informacao.

Se todos os dados estiverem preenchidos a macro salva o intervalo como PDF, na mesma pasta que esta salva a planilha.

 

 

pedido2-Basole.xlsm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole, era isso mesmo, só faltaram alguns detalhes que esqueci de mencionar... Na tabela que mandei como exemplo eram apenas 10 linhas, mas estas poderão aumentar, de acordo com o tamanho do pedido (50, 100, 200... 1, 2, 3 folhas...). Neste caso observei que o pdf gerado limita a apenas aquelas primeiras 10 linhas da tabela. Tem como ajeitar isso?

 

A outras observação é quanto as formulas que coloquei. Para que elas não fiquem disponíveis aos usuários, teria como colocá-las dentro do script da programação?

 

Mais uma vez, obrigado!

 

 

Lucas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole, quase td certo...

 

Se não for abusar da tua boa vontade (tu já fez ate demais), repare que há 2 inconsistências na tabela.

1 - A célula H6 não está desabilitada quando outra forma de pagamento diferente de "parcelado" é selecionado. No exemplo que anexei pode gerar dúvida se o pagamento é realmente à vista ou parcelado.

2 - Quando se insere uma linha entre duas já preenchidas, o número do item não atualiza (ver linha 17).

 

Se puder ajustar isso, beleza!

 

teste.thumb.jpg.90b53e60f578b1bf6115aee3

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas em respostas a suas perguntas...

 

1 - Não é possivel desabilitar ou ocultar somente uma celula, o que podeser feito é ocultar uma linha inteira ou uma coluna inteira, mas como a celula H6 (Qtd parcelas), esta na mesma coluna do (Tipo de Pagamento) , neste caso as duas celulas ficariam ocultas. 

O que eu fiz foi, ao alterar a celula H2 se a opção for diferente de Parcelado, a macro remove a formatacão da celula H5 e H6, 

Caso seja selecionado outra opcao a macro cria a formatacão em H5 e H6.

 

2 - Provavelmente voce copiou um intervalo de linha e colou entre outras duas. 

Vamos lá... nos eventos do excel, no modulo da aba, propriamente dito, as macros só são estimuladas (para este caso),quando voce altera alguma celula da coluna "B" ou "E".  Quando se copia e cola mais de uma celula, as macros nao são executadas e nao atualiza os dados. Ou seja o recurso copiar e colar nao vai acionar as macros.

 

Segue em anexo com as alteraçoes implementadas. 

 

pedido2-Basole-V2.xlsm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...