Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook não desliga


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Meu notebook (Dell Vostro 5470) veio apresentando problemas ultimamente. Até antes de ontem eu utilizava o Linux Mint 17.3, e ao dar comando para desligar tinha vezes que desligava normalmente e vezes que parava em uma tela com a logo do Mint e ficava assim, só desligando na força. Ontem formatei e instalei o Windows 10 de novo e o mesmo vem ocorrendo: as vezes desliga e as vezes para em uma tela preta sem nada (depois da tela de desligando do Windows) e fica assim. Quando isso ocorre percebo que o LED de funcionamento do processador para de piscar, ficando aceso somente o LED que indica que o aparelho está ligado. Ouço também atividade do notebook, acredito que seja o HD.

 

Alguém sabe dar uma luz? Ah, quando eu usava o Mint, no gerenciamento de disco informava que o HD possuía 8 setores defeituosos (bad blocks?) mas que funcionava normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é seu sistema? instalou todos os drives e software do fabricante? Há alguma atualização de bios no fabricante? Será que seu note não esta atualizando quando você manda deligar? Já entrou em contato com o fabricante?

 

Hd com ´´bad block``se estiver em um ambiente critico deve ser substituído (com apenas um eu passo a substituição) os bads foram gerado pelo desligamento incorreto.

 

Não acredito que os bads podem esta segurando o sistema de desligar mas não descarto, fazendo um busca rápida no Google eu vi que centenas de pessoas tem esse mesmo problema que pode ser causado pelo drive ´´Intel Management Engine Interface``  experimente desinstalar  utilizar os drives do windows nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremassuia

Utilizo Windows 10 Home Single Language. Todos os drivers foram atualizados pelo site da Dell. Tem uma atualização da BIOS que sempre que eu instalava o Windows 10 de novo precisava fazer, pois o driver da placa de vídeo voltava a ficar desatualizado cada vez que o sistema era reiniciado; porém dessa vez o driver da GPU funcionou normalmente então não fiz essa atualização. Não entrei em contato com a Dell pois meu note não está mais na garantia.

 

Eu não sei se é bad block, no Linux Mint era referido como setor defeituoso se não me engano, então associei a bad block. Será que pode ser por isso? porque tem vezes que o sistema desliga de boa. Descarto a possibilidade do sistema estar atualizando pois no Mint ocorria o mesmo problema, uma vez inclusive eu mandei desligar e fui dormir, e no meio da noite acordei e o note estava ligado ainda kkkk.

 

Será que pode ser esse Intel Managemente Engine Interface? No Mint não tinha isso instalado.

 

Ah outra coisa que lembrei, esses dias (no Windows 10 já) eu mandei reiniciar e após a tela de reinicialização o sistema desligou.

 

Vou experimentar atualizar a BIOS e desligar algumas vezes, então volto e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui atualizar a BIOS mas o instalador me alertou que a versão que eu estava tentando instalar era a mesma que eu tinha instalado, e era a mais atual no site da Dell.

 

Então dei uma pesquisada sobre o que você falou do driver Intel ME, e realmente tinha a ver com isso!. Fui no gerenciador de dispositivos, nas opções de gerenciamento de energia desse driver e desabilitei a opção "o computador pode desligar o dispositivo para economizar energia". Depois disso o note voltou a desligar normalmente!

 

Agradeço sua ajuda@andremassuia  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremassuia Rodei o programa agora, deu um sinal de alerta no ID 5: Reallocated Sectors Count: 8. Isso confirma a nossa suspeita de bad blocks certo? A questão agora é: esses 8 setores defeituosos, isso é muito? Tem alguma forma de corrigir isso ou ao menos contornar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremassuia Vou deixar como está então, não estou tendo mais nenhum outro problema. Tudo o que preciso já tenho backup feito. Quando começar a apresentar problemas mais sérios eu compro outro HD, espero que o dólar abaixe até lá kkk.

 

Agradeço novamente a ajuda e a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...