Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Izac Alves da Silva

Cooler master seidon 120v vazou

Recommended Posts

Boa tarde galera, estou com um ***** problema, hoje liguei meu computador e percebi o aumento do barulho do cooler da cpu e que estava travando, fui verificar as temperaturas e mesmo com o uso do processador em 1% (é um i7 4790k stock) a temperatura estava em 99 - 100 graus, imediatamente desliguei o pc e abri o gabinete, quando toquei no water cooler percebi que estava umido, pegajoso removi ele e estava com uma substancia gosmenta amarronzada em alguns pontos como onde é o encaixe das mangueiras, no local onde tem o adesivo de não remover ou furar, e no meio onde aparentemente tem o encaixe das duas partes ( a que vai no processador), não tem como eu mandar foto agora pois meu celular quebrou e estou sem, outra coisa que notei é que está muito leve, aparentemente sem liquido algum, estou usando pasta térmica TG-2 da Thermaltake, o produto está na garantia, não sei se a garantia é aqui no Brasil, estou desesperado pois uso o pc todo dia, alguém já precisou da garantia da cooler master? O processador estava em stock, tudo sem alterações, tava tudo bem encaixado e não fico mexendo no sistema de refrigeração, o cooler box do meu i7 não tenho mais pois dei pra um amigo, além do mais estou com medo de ter dado algum problema no processador, pois ficou todo melecado com algo que dá pra ver que se misturou a pasta térmica, help me galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desliga tudo da energia, tira a bateria da placa-mãe e desmonte ele todo.. Faça uma boa inspeção nas suas peças..

 

Invariavelmente, algo mais vai pro saco, nesse tipo de acidente..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Desmontei tudo, montarei de volta quando eu voltar da faculdade, vou ver se arrumo um cooler pra testar depois ver se o pc vai funcionar, dei uma chacoalhada no radiador e parece ter uma pequenina quantidade de liquido, o processador limpei bem, a placa de vídeo aparentemente não chegou a receber pingos, placa-mãe está seca também

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    58 minutos atrás, Izac Alves da Silva disse:

    Desmontei tudo, montarei de volta quando eu voltar da faculdade, vou ver se arrumo um cooler pra testar depois ver se o pc vai funcionar, dei uma chacoalhada no radiador e parece ter uma pequenina quantidade de liquido, o processador limpei bem, a placa de vídeo aparentemente não chegou a receber pingos, placa-mãe está seca também

     

    Se você usa o micro todos os dias e depende dele, jamais instale um water cooler. 

     

    Compre um bom air cooler e nunca mais se preocupe de fritar as suas peças. Water cooler é para quem gosta de barulho ou está fazendo over extremo e está usando do H100 para cima com mods nos fans, push pull, etc.

     

    Ainda mais esse Seidon 120v, que é semelhante ao Hyper 212X só que muito mais caro.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Com relação a vazamento do Seidon 120, você é o segundo que vi relatando em fórum.

     

    É novo, usado, há quanto tempo você tem ele?

    Pelo que sei a garantia é de 2 anos com a Cooler Master.

     

    Recomendo que você tire fotos para comprovar o vazamento do cooler e dos componentes que foram afetados.

    Abra um ticket relatando o problema no site da CM aqui.


     

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Aparentemente nenhuma peça foi danificada, liguei o pc aqui e deu pau no windows, tirando isso acho que está ok,  entrei em contato com a Cooler Master e vou enviar para o RMA dia 10/04 vai fazer um ano que instalei ele, comprei novo no Kabum. Sei que sistemas de refrigeração a água são mais pra quem faz over e tal, mas aqui na cidade que eu moro no Mato Grosso as sensações térmicas ficam frequentemente na casa dos 48º, fiquei  1 mês com cooler box, mas sofri uns 3 apagões no Battlefield 4 ( obs uma das vezes foi logo que abri o jogo, e nas outras vezes foi depois de umas 5 horas), nesses casos a temperatura de 60º subia pra 100 em questão de segundos.

    Editado por Izac Alves da Silva
    falta informação

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    3 minutos atrás, Izac Alves da Silva disse:

    Aparentemente nenhuma peça foi danificada, liguei o pc aqui e deu pau no windows, tirando isso acho que está ok,  entrei em contato com a Cooler Master e vou enviar para o RMA dia 10/04 vai fazer um ano que instalei ele, comprei novo no Kabum.

     

    @Izac Alves da Silva Conseguiu arrumar outro cooler?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    6 minutos atrás, Izac Alves da Silva disse:

    @Contiusa instalei com o cooler box, tô tentando reparar o windows 10 agora, já que formatar não é uma boa opção.

     

    Só fica de olho nas temperaturas. Mas por que não seria uma boa opção reformatar?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Mais de 100 jogos instalados, diversos programas, alguns da faculdade que é difícil conseguir instalador, mas restaurei o sistema e agora vou fazer uns testes pra ver se não vai torrar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Izac Alves da Silva

     

    Infelizmente vazamentos podem acontecer, é questão de loteria.

     

    Tenho também o Seidon 120V e achei sua qualidade de construção muito boa, com boa resistência nas mangueiras, mas ainda assim recomendo ter cuidados durante a instalação e limpeza para acabar não fragilizando o wc.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Como o amigo acima disse, nesse tipo de acidente algo mais vai pro pau, visualmente não tinha nada de estranho em meus componentes, até que sexta feira começou o pc desligar, o processador que agora está com cooler box não parava de esquentar, as vezes em idle com 1% de uso aquecia a ponto de desligar a máquina, fiz os procedimentos padrões de limpar, verificar o encaixe dos cooler, trocar pasta térmica e não adiantou, comecei a fazer testes, fui desligando cooler extras, os demais hds deixando apenas o ssd, até que tive que remover a placa de vídeo, daí testei em jogos simples como cod 4 (tava desligando o pc antes disso) e apesar de chegar aos 80 graus não desligou, fiquei o fds inteiro sem minha vga, o que deduzi foi sobrecarga da fonte, mas no cs go o processador chegou a 95 graus, desmontei o pc de novo, resetei a bios mais uma vez e nada de melhorar, então fui na bios e desativei o turbo bost da intel, e coloquei a vga, por enquanto não desligou apesar de alcançar os 80º no nfs The run, e no Battlefield 4 offline não passa dos 75, por enquanto está dando pra usar, não testei em demais programas, exceto o teste de stress da cpu no aida 64 que em qualquer uma das situações sempre chega aos 99º em segundos, o que pude observar é que o processador aquecia mesmo com a cpu em 5% de uso, será o que que foi danificado? Minha placa-mãe é uma Gigabyte z97x - gaming 7, a vga é a geforce GTX 760 OC Windforce 3x, tenho 2 hd seagate de 1tb e 320gb, um ssd kingston de 120gb, memória ddr3 1333 (1600 mas como parte do processo de diminuir a potencia baixei o dela também), tenho 3 cooler thermaltake (só 1 ligado mesmo no topo ao lado do processador como exaustor), e tudo isso sei que a fonte não é tão potente mas uma corsair CX500W bronze, coloquei ela e por mais de 1 ano nunca tive nenhum problema, a fonte nem a vga esquentam, a vga nunca passou dos 75º a fonte está sempre fria, não sei o que ocorreu no pc, problema na placa-mãe, na fonte, no processador, mas preciso muito dele por esses dias, to quase pra comprar um cooler para o processador mas estou com medo de não ser cooler, alguém me da um help?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    8 minutos atrás, Izac Alves da Silva disse:

    fiz os procedimentos padrões de limpar, verificar o encaixe dos cooler, trocar pasta térmica e não adiantou,

     

    @Izac Alves da Silva Antes de tudo, o mais importante é saber:

     

    1 - Qual a marca da pasta térmica?

    2 - Como aplicou a pasta térmica? Gota, traço, encheu de pasta?

    3 - tem 100% de certeza que o cooler está corretamente encaixado? Já viu vídeos de como instala? Essas presilhas são meio chatinhas.

    4 - a ventoinha do cooler box roda normalmente? Qual o rpm em repouso? Dá para ver pelos programas como AIDA64, HWmonitor.

     

    Se passar nos quatro, aí você já descarta o cooler, porque mesmo que o cooler box seja ruim, ele jamais estaria acima de 90ºC em repouso.

    Editado por Contiusa

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Está bem encaixado, tá ai o problema, passei a vida toda montando pcs, trabalhava em uma assistência, até abri a lateral do gabinete e verifiquei os pinos do processador, o cooler foi no máximo a 2600 rpm, as temperaturas quando sobem são exponenciais, em questão de 4 segundos pula de 48 para 99, a pasta térmica é uma thermaltake essa aqui: http://www.kabum.com.br/produto/40575/pasta-termica-thermaltake-tg3-thermal-grease-clz0022 que comprei junto com o seidon 120v, a pasta foi colocada de forma de uma fina camada a partir do centro em modo circular, tá cobrindo cerca de 80% do processador. Vou mandar as prints de antes de eu estabilizar o sistema, não sei achei os valores do vcore estranhos, mesmo sem overclock, por isso desativei o turbo bust, em nenhum momento  o processador chega perto dos 50% de uso, mesmo assi ma temperatura sobe. Nas prints a temperatura estava baixa, mas ao abrir qualquer jogo por mais antigo que fosse a temperatura subia

    temp1.jpg

    temp2.jpg

    Editado por Izac Alves da Silva
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Engraçado que em repouso as temperaturas estão boas.

     

    Ali embaixo, onde está "Potência Dissipada", está lendo 14.79W. Já viu como fica quando você exige um pouco da CPU? Se bem que eu não sei se essa leitura é precisa.

     

    Você também pode ver como estão os TMPINs da placa-mãe com o HWmonitor, HWinfo. Porque a tensão precisa passar pelo VRM para alimentar a CPU e as memórias. Se algum TMPIN estiver superaquecendo, o líquido do water cooler pode ter danificado algum capacitor, mosfet ou trilha do VRM. A VGA é alimentada direto pelas pistas PCI (e os conectores da fonte), então o VRM não influencia.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então fiz um teste no AIDA com o stress da CPU e apesar da temperatura não reiniciou (print 1), o cpu package chegou a 68W. Resetei a placa-mãe e o processador voltou a frequência  normal de 4.4GHZ e voltou a desligar mesmo com um game ultrapassado como COD 4 (foto 2). O mais estranho de tudo é que não há queda de frames, nem travadas.

    overt.jpg

    cod4.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mas qual o padrão dos testes? Porque tem um CPU 28% com temp 95ºC.

     

    No Hardware Monitor tem clock em 4Ghz, mas ao lado o AIDA está com a CPU a 100%... O Vcore também está baixo, mas pode ser normal a 4Ghz, mas tem que saber qual dado e de qual.

     

    Alguma coisa não bate, ou são testes diferentes, com CPU em repouso, load, etc, tudo misturado.

     

    Você teria que encontrar o Vcore em load em vários programas de análise para saber se existe um padrão. Temperatura da CPU, etc. Isso tudo com o BIOS no default.

     

    Viu algum dos TMPINs? Nenhuma leitura da placa-mãe?

     

    Chegou a reinstalar o Windows ou está com o antigo, de antes do vazamento?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • As TMPINs são esses PCH que aparecem no primeiro print, ai foi a unica forma do pc não desligar, diminuindo a frequencia pra 4.0GHZ, no segundo print foi com o reset da BIOS, como pode ver as temperaturas vão a altura. não formatei o pc ainda desde que  tive os problemas. Acabei de achar um tópico no forum em inglês da Intel de dezenas de pessoas com o mesmo problema nesse processador, e segundo muitos usuários esse é um problema do processador, alguns fizeram modificações nele pra melhorar. https://communities.intel.com/thread/54032?start=120&tstart=0

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mas o seu problema não começou depois de o water cooler vazar? O que eles estão reclamando no tópico da Intel é de temperaturas altas e dizendo que a solução é fazer o delid. Mas devem ser chips defeituosos que vieram com a pasta TIM mal aplicada.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Na verdade não no dia que comprei o pc já tive que comprar o water pois a temperatura subiu de repente como está acontecendo agora e tive 3 desligamentos, coloquei o water e só tive problema de temperatura 1 vez, estou observando que a grande maioria dos que tiveram problema tem uma mb Gigabyte, só fiquei uns 2 dias com cooler box quando comprei porque culpei o calor da minha cidade, ai nem considerava isso.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ah, é verdade. Você voltou para o cooler box.

     

    Se estava assim no iníco, quando você usou o cooler box por dois dias, você podia acionar o RMA da Intel, porque normal não é. O cooler box precisa manter o processador dentro do Tcase, e está não só passando, mas desligando. 

     

    Qual é a temperatura ambiente?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Contiusa em torno de 35 a 40, não acionei o RMA pois o problema era o mesmo de agora, temperatura baixa em stand by ou mesmo em jogos mas subia de uma vez, não causava lag, não tinha queda de frames nem nada, verifiquei aqui e meu processador é do mesmo lote daqueles do post, e semelhante ao caso deles só resolveu desabilitando o turbo bust e setando a frequência em 4GHZ, o meu water segurava de boa, raramente chegava aos 70, mas pelo que vi é problema no processador mesmo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Mesmo com 40ºC de temperatura ambiente ele não poderia bater em 100ºC e desligar.

     

    Eu entraria em contato com a Intel. 

    Editado por Contiusa

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×