Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock + overvolt funcional point of view gt 630


cooler98

Posts recomendados

Olá pessoal, vou compartilhar com vocês minha experiência do dia...

 

Bom... Estou aqui com minha velha placa (GT630 que ha um tempo foi colocada como substituta de uma 8400GS falecida)

 

Stock (810MHz (GPU) / 1620MHz (Shader) / 667 (MEMO).

Decidi fazer overclock e overvolt nela... Overclock, com tensões em stock, estável até 935MHz... (GPU)... Queria eu chegar até o 1GHz... Então resolvi fazer um overvolt, mas como? Software não deixa... Bom, façamos então por hardware mesmo... Vi um tópico em um outro fórum de um pessoal fazendo overvolt em uma GT 210 e resolvi experimentar... As placas são diferentes mas por amor do destino, os CI's PWM que controlam os conversores buck (redutores de tensão de linha da fonte para tensão da GPU) são os mesmos ( up1503 ). Para realizar a modificação deve-se colocar um resistor (pode ser potenciometro) entre os pinos de feedback e GND do CI, ao detectar uma queda de tensão no pino de feedback, o mesmo irá aumentar o ciclo de trabalho fazendo com que a tensão aumente... Tomando como referência alguns valores citados pelo autor do tópico, comecei com um resistor de 10k e fui abaixando até uns 6k... Melhor valor, tensão da GPU de 1.08V foi para 1.225V! 

 

Não fiz testes de benchmark, mas utilizo a placa para minerar "nevacoins", uma nova criptomoeda, obtive um ganho de uns 10% em velocidade de mineração... Não recomendo que faça o mod se não souber onde está mexendo e não tiver conhecimentos básicos de eletrônica. Abaixo, algumas fotos.

 

1.08 -> 1.18 -> 1.225 (GPU);

1.55 -> 1.6 (MEMO);

 

Podem ver que o resistor na foto é de 9.1K, este fez com que o conversor me desse uma tensão de 1.18V na placa, para chegar a 1.225 fiz um ajuste fino utilizando um resistor de 15k em paralelo.

 

Foi necessária a modificação também no cooler, porém, com 1.0GHz e 1,225V a placa está segurando 71°C em FULL.

 

No Euro Truck Simulator 2 tive um ganho de 10FPS no HIGH em FULL HD (1920x1080 com vsync desativado, claro).

 

:devil::devil:  :devil:  :devil:   :devil:   :devil:

 

~Não me responsabilizo por eventuais danos.

 

uP 1503 : Feedback, pino 6, GND pino 3.

 

over.png

WP_20160318_001.jpg

WP_20160318_003.jpg

WP_20160318_004.jpg

WP_20160318_006.jpg

WP_20160318_013.jpg

WP_20160318_014.jpg

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...