Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock q9550 + evga 790i ultra sli


Posts recomendados

Boa Noite amigos, preciso de uma ajuda.

 

Quero um Overclock no meu processador, mas não entendo nada disso, pesquisei no google e o que eu encontrei foram videos e textos gringos sobre o overclock desta dupla e eu não falo inglês mas o pouco que entendi vi que eram pessoas já antenadas no assunto querendo aumentar o que já tinha feito, mesmo caso de posts aqui no fórum de pessoas com processadores similares ao meu com esta placa-mãe que já haviam feito algum over e queriam aumentar ainda mais e com segurança.

 

Minha configuração é a seguinte:

 

Processador: C2Q q9550;

Memória: 8GB (2x4Gb HyperX 1600mhz);

Placa de vídeo: GTX 570 hd DS;

placa-mãe: EVGA 790i Ultra SLI;

Fonte: Corsair 600cx;

HD: 1 SSD 120GB - 1 HD Seagate SATA 1TB e outro mesma marca mas mais fraquinho de 500GB;

Cooler: Cooler Huper TX3 CoolerMaster e o conjunto: 2 coolermaster 120mm(um exaustor e um ventilador) 2 cooler reaproveitados menores (processador antigo) um como ventilador e outro exaustor.

 

E a questão é, como eu faço um overclock seguro e interessante nesta configuração? Como devo faze-lo do inicio?

 

Se alguém puder ajudar ou indicar algum consultor (mesmo que pago) vou agradecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha recente e prática experiência em overclock com o Q9550 + um Cooler Hyper 101 Plus( um pouco inferior ao TX3) foi péssima, tive que investir em um novo e bom cooler intermediário(aguardando chegar) para estabilizar as temps, mesmo em stock e tensão padrão ele passava de 70º devido as altas temperaturas ambientes da minha região.

 

Então, antes de começar a fazer overclock o 1º passo é ter um bom sistema de resfriamento para o overclock e fazer com que o CPU fique abaixo de 70 graus em utilização máxima(FULL), caso contrário melhor investir em um bom cooler + uma boa pasta térmica antes de fazer o overclock.

 

Antes de fazer over é necessário que você baixe o utilitário gratuito OCCT, depois de baixar, instale-o execute o teste por 30 minutos.

Fazendo isto poste as temperaturas que o processador alcançou, dependendo delas começaremos a subir o Q9550.

 

Outro detalhe que atentei nas especificações da sua mobo é que ela tem 4 slots para DDR3 até 2000 mhz, creio que futuramente se você quiser pode colocar mais 2 pentes de 4GB 1600 mhz ficaria com 16GB DDR3 1600 mhz, talvez um update na bios faça ela aceitar 16GB, sem falar que ela tem 3 slots PCI-E para SLI sendo que 2 deles são PCI-E 2.0, também muito boa para overclock, realmente é uma placa-mãe para durar anos.

 

Caso não tenha visto o review dela, tem aqui no clubedohardware feito pelo Gabriel Torres:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-evga-nforce-790i-ultra-sli/1474/1


Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas estão dentro das normalidade o Q9550 segundo a Intel, pode chegar no máximo até 72 graus, mas se você fizer overclock provavelmente estas temperaturas vão aumentar, mas vamos tentar subir aos poucos.

 

Vamos fazer o primeiro teste.

 

 

1- Vai na bios, seleciona o pci-e em 100 mhz a frequência do FSB em 333 mhz  verifica em alguma aba HW monitor o vcore na bios, feito isto anota em um papel,, reinicia.

2-Vai na bios novamente seleciona manualmente o vcore que você anotou no papel e aproveita e reduz a frequência das memórias para 1333 mhz, reinicia.

3-Vai na bios e sobe o FSB para 360 onde o clock vai aumentar para 3.06 ghz(overclock de 200 mhz), reinicia

4- Inicia o Windows e faça novamente o teste por 30 minutos rodando o OCCT, depois poste os resultados.

 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Destaquei as opções onde você deve alterar a frequência do PCI-Express em 100 MHz. Veja. 

 

BIOS_Settings.JPG

 

Se você notar a foto, vai ver que a frequência já está em 100 MHz, porém está em "AUTO" isso significa que se deixar assim, a frequência vai subir junto com o CPU na hora do over, então deve-se configurar manualmente em 100MHz para que não suba junto e cause instabilidade. Outra coisa que e interessante é você tirar e postar uma foto a cada alteração que fizer pois como está iniciando em overclocking, todo cuidado é pouco, ainda mais com uma placa-mãe dessa.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a todos...

 

Fiz as mudanças conforme a orientação dos dois amigos, mas no quesito FSB eu alterei direto para 1600mhz, o que elevou a 3,4Ghz o processador, o PC ligou normal e no teste de 30 minutos travou nos primeiros minutos e a tela azul surgiu, diminui a metade, e em 1466 foi para 3,1Ghz e tudo ligou normal e no teste de 30 minutos passou sem erros e abaixo de 70ºC, vejam as imagens.

2016-03-24-21h01-CpuUsage-CPU Usage.png

2016-03-24-21h01-Frequency-Bus.png

2016-03-24-21h01-Frequency-CPU #0.png

2016-03-24-21h01-Frequency-GPU #0 Mem.png

2016-03-24-21h01-Frequency-GPU #0.png

2016-03-24-21h01-Memory Usage-Memory Used.png

2016-03-24-21h01-Temperature-Core #0.png

2016-03-24-21h01-Temperature-Core #1.png

2016-03-24-21h01-Temperature-Core #2.png

2016-03-24-21h01-Temperature-Core #3.png

2016-03-24-21h01-Temperature-CPU.png

2016-03-24-21h01-Voltage-+3.3V.png

2016-03-24-21h01-Voltage-+5V.png

2016-03-24-21h01-Voltage-CPU FSB.png

2016-03-24-21h01-Voltage-CPU VCORE.png

2016-03-24-21h01-Voltage-DRAM.png

2016-03-24-21h01-Voltage-VIN0.png

2016-03-24-21h01-Voltage-VIN1.png

2016-03-24-21h01-Voltage-VIN2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker aumentei para 1,24 a tensão do core e 1600mhz no fsb, ele rodou bem mais que da ultima vez, ligou normal, iniciei o teste e o PC reiniciou com quase 10 minutos de teste rodando, não apareceu a tela azul de erro, apenas reiniciou, a temperatura não passou de 69ºC. O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Cristiano Bittencourt disse:

@PH Benchmarker aumentei para 1,24 a tensão do core e 1600mhz no fsb, ele rodou bem mais que da ultima vez, ligou normal, iniciei o teste e o PC reiniciou com quase 10 minutos de teste rodando, não apareceu a tela azul de erro, apenas reiniciou, a temperatura não passou de 69ºC. O que eu faço?

 

 

 

Detalhe antes de subir o vcore novamente veja nas opções de economia de energia onde tem: Intel Speed Step, Thermal Monitor, EIST, C1E, execute disable bit deixe DESATIVADOIS a única opção a deixar ATIVADA é a virtualização.

 

Depois disto faz o teste com vcore 1.24 no OCCT, se der erros ou reiniciar faça o mesmo teste só que o vcore em 1.25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker @OCCT  Reparei que mesmo alterando o valor da tensão, ela na verdade continua a 1.20, detalhe que o valor normal dela é 1.23 mas ao lado tem a informação de Current Value que indica 1.20 e no occt a tensão não passa disso mesmo eu tendo feito a alteração.

 

O que eu fiz de errado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Bittencourt

 

Procura alguma opção na bios referente a loadline calibration e deixa em ENABLE.

 

"Reparei que mesmo alterando o valor da tensão, ela na verdade continua a 1.20, detalhe que o valor normal dela é 1.23 mas ao lado tem a informação de Current Value que indica 1.20 e no occt a tensão não passa disso mesmo eu tendo feito a alteração." 

 

Esta diferença que mencionou acima em que na bios o vcore está 1.23 e quando você vai olhar no OCCT está 1.20 é o vdroop.

 

Quanto menor esta diferença entre vcore na bios e o vcore no OCCT(vdroop), melhor será para achar o vcore ideal e estabilizar.

 

Mas como eu te disse inicialmente, se quiser estabilizar o over tem que ativar a opção LOADLINE CALIBRATION para reduzir esta diferença e também ajudar no overclock.

 

***OBS***

 

Veja que no site da Intel a temperatura máxima que o processador pode chegar é 71,4º C, independente do clock que você conseguir subir e as temperaturas dos núcleos ultrapassarem este valor, tenta desabilitar algum controle de ventoinha na bios deixa em rotação máxima e faz os testes novamente para ver se melhoraram as temps.

 

Mas fique atento, só faz isto se a temp passar dos 71,4º C. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Bittencourt

 

Se você não conseguiu em 1.24 era melhor ter testado com 1.25, fazer overclock com o vcore em automatico ele aumenta muito, não é recomendável e também esquenta mais o processador.

 

Tenta deixar na bios nas opções de monitoramento, as ventoinhas com rotação máximo, faz o teste com vcore em 1.25 e posta os resultados, se não passar testa em 1.26, depois 1.27, depois 1.28 e por aí vai.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Bittencourt

 

Pode ser erro no software ou no sensor da placa-mãe.

 

Faz assim seta o vcore em 1.25, salva reinicia e entra na bios e olha em alguma aba Hardware Monitor o vcore que consta, se é igual ao que você selecionou, detalhe é que geralmente esta aba fica junta com os controles de rotação das ventoinhas.


Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, OCCT disse:

@Cristiano Bittencourt

 

Se você não conseguiu em 1.24 era melhor ter testado com 1.25, fazer overclock com o vcore em automatico ele aumenta muito, não é recomendável e também esquenta mais o processador.

 

Tenta deixar na bios nas opções de monitoramento, as ventoinhas com rotação máximo, faz o teste com vcore em 1.25 e posta os resultados, se não passar testa em 1.26, depois 1.27, depois 1.28 e por aí vai.

 

 

Concordo

 

45 minutos atrás, OCCT disse:

@Cristiano Bittencourt

 

Pode ser erro no software ou no sensor da placa-mãe.

 

Faz assim seta o vcore em 1.25, salva reinicia e entra na bios e olha em alguma aba Hardware Monitor o vcore que consta, se é igual ao que você selecionou, detalhe é que geralmente esta aba fica junta com os controles de rotação das ventoinhas.


Valeu!

Concordo

 

Em 31/03/2016 às 12:00, OCCT disse:

 a única opção a deixar ATIVADA é a virtualização.

 

@OCCT  Não, virtualização não é obrigatório deixar ativado, pode desativar para o over, não ajuda nem atrapalha, só deve deixar ativado caso ele use máquinas virtuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...