Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de fonte para configuração com fx-6300 e gt 740


Posts recomendados

Olá meus queridos, primeiramente gostaria de agradecer ao tempo que você está gastando para ler e tentar me ajudar neste tópico, sou novato aqui no fórum apesar de já ter caído de paraquedas aqui por DIVERSAS vezes nos últimos anos quando tentava buscar solução pra algumas dúvidas no Google.! Mas, vamos ao que interessa.

 

Vou passar a minha configuração para facilitar as coisas:

 

- CPU: FX 6300 Black Edition

- GPU: Nvidia GeForce GT 740 SC 1gb

- RAM: 2x4gb (8gb) Hyper X Fury 

- HD: Sata 7200rpm 1tb

- WC: Seidon 120v 

- FANS: 4x120mm 

- Leitor de Blu-Ray

 

então senta que lá vem história..

Uma semana atrás tive problemas com meu módulo isolador (mie G3) que tenho a cerca de 4 ou 5 anos, sem motivo aparente ele começou a estralar e desligar, sem que tivesse variação de energia ou coisas do gênero, digo isto pois tem outro aparelho igual no escritório aqui de casa e o mesmo não estava estralando e desligando. 

 

Fui pesquisar na net e me deparei com um vídeo aqui do CDH de um carequinha super didático explicando perfeitamente que em muitas situações o Modolo isolador poderia atrapalhar o funcionamento do PC, pesquisei um pouco mais e acabei indo adquirir um filtro de linha, no caso optei pelo Clamper tão citado tanto aqui quanto na internet no geral, principalmente pelo fato de que o mesmo tem a opção de proteger também a linha telefônica! Mas então percebi que na montagem de meu computador havia cometido um erro "grave" na escolha da fonte, escolhi uma fonte de 70 reais que prometia entregar 420w reais, o que provavelmente é uma falsa propaganda, pois acredito que não entregue essa potência. Pesquisei, pesquisei e cheguei à conclusão de que estava na hora de trocar a mesma, então comecei a busca por uma fonte que suprisse minha necessidade, que fosse de boa qualidade e que não me custasse mais doque posso gastar no momento ( algo na casa dos 200 ~ 250) porém a gama de fontes é absurda e eu simplesmente não sei por qual optar, já que gostaria de uma com um bom custo/benefício com PFC Ativo, que fosse 80 Plus e que tivesse uma folga de 40, 50% na sua potência para trabalhar naquela medida de 50% de uso que é tão recomendada.! 

 

Fui hoje a uma loja aqui da cidade e ao passar minha configuração para o vendedor ele fez um cálculo louco e me disse que minha máquina consumia na casa dos 300w, sendo assim me foram oferecidas pelo vendedor as seguintes opções:

- TR2 600w (Thermaltake)

segundo ele ela é 80 Plus bronze e tem PFC ativo.

 

- Auto Switch 600w (Casemall)

segundo o vendedor uma ótima fonte custo/benefício.

Ficam as perguntas:

- Está minha configuração usa mesmo apenas 300w?

- Estás fontes são boas opções?

- Qual fonte se encaixaria no meu orçamento que seria uma boa opção levando em consideração o que eu pontuei a cima?! 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

link ára você entender mais sobre as fontes>>

 

fonte boa e evga, xfx ,pcyes,,corsair ,seasonic e antec   fique nessas marcas ficara tudo bem qualquer fonte de 430w + ja da conta do sistema   clique aqui 264 reais > evga 43ow  ou  pcyes 430 w > 260 reais > clique aqui
evga 500 w >> 307 reais
 <clique aqui

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corsair, EVGA, XFX, Seasonic sem dúvidas são as melhores escolhas, porém acho meio complicado você achar uma boa e barata (até as melhores fabricantes tem seus defeitos) 

Aconselho a investir em uma fabricante nacional, como Coolermaster, C3Tech, Xigmatec e entre outras (se for comprar pesquise muito sobre a fonte, pois existem fontes da c3 tech que são horrendas) Recomendo muito a Coolermaster das nacionais, tanto que a minha é uma G750M semi modular que paguei um pouco mais do que pagaria em uma CW-600 da Corsair e não me arrependo nem um pouco

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Andei pesquisando e encontrei algumas boas alternativas seguindo as marcas que você pontuou, mas falando especificamente da tr2 600w da Thermaltake, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a mesma, tenho uma com duas semanas de uso para pegar por 150 reais, olhando no site da Thermaltake vi que ela tem eficiência de 82 ~ 85% e que tem PFC ativo, isso confere?! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vituauvis O modelo TR2 antigo não possui PFC ativo. Você deve ter olhado as especificações de outro modelo, provavelmente da nova linha de fontes. Veja a chavinha de seleção de tensão na parte traseira da antiga aqui. Quando a fonte tem essa maldita chavinha, isso indica que não tem PFC ativo. 

 

A fonte TR2 antiga de 600W é uma fonte de projeto antiquado que, além de não ter PFC ativo, não tem certificação 80 Plus, tem eficiência ruim e mente na promessa de potência. 

 

Aparentemente a Thermaltake usou o mesmo nome na nova linha de fontes, que parece ser boa. Você precisa saber se estamos falando do modelo antigo ou do novo... Vai pegar usada? Pergunte por fotos.

 

Ah, e sua configuração não consome 300W. Não chega perto disso. Consome bem menos em pico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2016 às 02:40, Sérgio Gobbo disse:

Aconselho a investir em uma fabricante nacional, como Coolermaster, C3Tech, Xigmatec e entre outras (se for comprar pesquise muito sobre a fonte, pois existem fontes da c3 tech que são horrendas) Recomendo muito a Coolermaster das nacionais, tanto que a minha é uma G750M semi modular que paguei um pouco mais do que pagaria em uma CW-600 da Corsair e não me arrependo nem um pouco

Estas marcas citadas, mais de 60% dos modelos é fonte bomba. 

Não aconselho a ninguém. 

Infelizmente as boas fontes de 350W, já não tem mais para a venda. Estoque esgotado, 

talvez pra sempre. 

@vituauvis a EVGA 430W usada é a melhor barata que achei o Mercado livre 195,00. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743089515-fonte-430w-evga-80-plus-_JM

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Encontrei a Corsair CX 430 com bom preço e o vendedor parece ótimo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749567411-fonte-corsair-cx-430w-_JM

 

Ela é melhor que a EVGA e está mais barata. Por pouco a mais você compra ela nova.

 

Mas responda primeiro sobre a Thermaltake. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alissomrex Realmente existem muitas fontes "bomba" de marcas nacionais, PORÉM foi o que eu citei: PESQUISE ANTES DE PEGAR A FONTE! Tive uma C3 Tech 600w por 5 anos e vendi ela funcionando, e até hoje vejo ela funcionar no pc do meu colega, tenho uma CoolerMaster na minha máquina que segura Over na CPU com tensão em 1.39v e o boost da GPU que chega a passar dos 1215 core clock, e como disse, corsair, XFX, EVGA são com certeza superiores, mas temos que visar também o CUSTO BENEFÍCIO! Não há necessidades dele investir alto em uma fonte porruda se o pc não necessita, então fica a dica, não podemos desmerecer fontes nacionais de jeito nenhum

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Foxwalt disse:

@vituauvis O modelo TR2 antigo não possui PFC ativo. Você deve ter olhado as especificações de outro modelo, provavelmente da nova linha de fontes. Veja a chavinha de seleção de tensão na parte traseira da antiga aqui. Quando a fonte tem essa maldita chavinha, isso indica que não tem PFC ativo. 

 

A fonte TR2 antiga de 600W é uma fonte de projeto antiquado que, além de não ter PFC ativo, não tem certificação 80 Plus, tem eficiência ruim e mente na promessa de potência. 

 

Aparentemente a Thermaltake usou o mesmo nome na nova linha de fontes, que parece ser boa. Você precisa saber se estamos falando do modelo antigo ou do novo... Vai pegar usada? Pergunte por fotos.

 

Ah, e sua configuração não consome 300W. Não chega perto disso. Consome bem menos em pico.

FATO!!!  Depois que você falou eu fui conferir no site da Thermaltake especificamente o MODELO e percebi a grande diferença entre as duas versões, mesmo as duas tento a mesma nomenclatura. 

 

Segue as duas versões mais populares da TR2 600w que encontram-se no mercado, como adendo caso algum transeunte caia aqui de paraquedas.

 

MODELO TR2-600AH2NFB: PFC Ativo e 80% de eficiência. 
MODELO TR2-600NL2NC: PFC inexistente e 72% de eficiência. 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

@Sérgio Gobbo @Foxwalt @xalfax @alissomrex

 

O debate esta sendo tão produtivo que me fez repensar, estava indo realmente pro lado de uma fonte usada, com um bom custo/benefício, porém tinha sim a intenção de futuramente (próximos 6 meses) pegar uma de marca mais consagrada e com garantia de qualidade, porém estou percebendo que vai acabar sendo um trabalho duplicado e partindo desta premissa resolvi gastar um pouquinho mais e já por no pacote o investimento na fonte que vai ser a DEFINITIVA em minha maquina (Este mês gastei 350 em um Gabinete Aerocool DS200 que achei em uma promoção irrecusável aqui na minha cidade), levando em consideração que  vou fazer um futuro up na GPU. Estou namorando umas EVGA 80 Plus no mercado livre.. Mas dai gostaria de levantar mais uma pergunta pra vocês.. 

Li muito sobre a faixa de utilização que deve estar na casa dos 40 ~ 60% da potencia da fonte, como minha configuração usa menos que 280w e que acredito eu que nos proximos upgrades ela suba pra casa dos 300w ~ 320w de consumo, vocês me indicam pegar uma 600w para ficar no patamar dos 50 ~ 60% de uso da fonte?! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vituauvis Sua configuração fica longe de 280W em pico. Bem abaixo disso. Não chega a sequer 200W. As fontes de 400W ou 430W que citei seguram com muita folga. Se quer comprar algo quase universal, compre uma de 500W das mesmas marcas, vai segurar quase qualquer configuração que você for montar. 

 

 

@Sérgio Gobbo A barragem de Mariana ficou em pé por muito tempo. E caiu. O fato de uma fonte não explodir e nem queimar nada durante algum tempo não significa que ela é boa. O fato de "segurar" determinada configuração também não quer dizer que uma fonte é boa, já que o que importa mesmo é a segurança que ela deve proporcionar. Uma fonte pode suportar determinada configuração e gerar níveis altíssimos de oscilações e ruídos, por exemplo, o que poderia gerar funcionamento errático e causar danos ao computador. Logo, o fato aqui não é somente a fonte entregar a potência prometida, o fato aqui é como a fonte a entrega. 

 

A C3Tech é marca nacional. Ela produz uma ou outra fonte boa no meio de um monte de fontes ruins. A Cooler Master e a Thermaltake produzem fontes ótimas e totalmente seguras, mas apresentam algum número considerável de produtos reprováveis também. Essas duas são um ótimo exemplo para mostrar como marcas internacionais também produzem fontes ruins (diferentemente do que você disse, a Cooler Master não é uma marca nacional). 

 

Devemos desmerecer toda fonte que não presta, toda fonte que não é segura. E isso, infelizmente, inclui a esmagadora maioria das marcas nacionais. Sobre aquelas que produzem porcarias, devemos torcer por seu fracasso ou por mudança total de comportamento. Felizmente há esperança no meio da escuridão: fabricantes nacionais confiáveis e de ponta como a PCYes! mostram isso. Devemos torcer para que consigam fazer sucesso. 

 

Economizar é comprar bem. Custo x benefício é comprar uma fonte suficiente e que não danifique o computador. Comprar fonte barata e que não te garante segurança não é custo x benefício, é apenas custo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, xalfax disse:

@vituauvis pode evga,pcyes,seasonic,corsair,antec,xfx    todas essa  sao boas marcas!!!

 

tem que ficar de olho na EVGA, parecem que agora eles estão mandando alguns modelos fontes feitas para o BR com menos componentes e menor qualidade que as gringas (prestem atenção se tem a bandeira BR na caixa) mas com a mesma revisão apesar disso ela não é uma bomba só não cumpre algumas especificações 

 

a EVGA 600B 80plus bronze nem conseguiu o white!

(OBS: Teve um cara que confirmou nos comentários que a fonte dele (que tinha a bandeira BR na caixa) não tinha o varistor)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...