Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer overclock máximo processador amd


Visitante

Posts recomendados

Olá, A um pouco mais de 2 meses venho percebendo que alguma coisa estava errada com o meu computador depois de ter comprado uma placa de vídeo nova. O desempenho estão abaixo do normal comparados a os que eu vejo na internet, então eu baixei o MSI Afterburner para ver se descobria alguma coisa de errado e vi que o meu processador quando eu iniciava jogos pesados como GTA V ele ficava em quase todos os núcleos entre 90/100% de uso e eu acho que ele ta gargalando com a minha placa de vídeo que agora é uma r9 280x. Quando eu entro no jogo o FPS ta muito alto fica entre 45 e 55 mais depois de alguns minutos ele despenca do nada pra 30 35 e muitas vezes chegando a 27. Então procurei saber como eu consigo aumentar a potencia do meu processador com Overclock e como eu uso um H60 e ela sempre fica entre 20 e 26 graus eu fui na BIOS e aumentei o CPU Ratio pra 4500 sendo que ele tava em 3800 e a temperatura parece que não mudou continua a mesma coisa, jogando chegou a 32 no máximo e eu tive um pouco de ganho fps mais continua usando 90/100% principalmente no CPU1, ai eu to querendo aumentar ainda mais e queria saber se isso pode danificar alguma coisa ou pode ser alguma outra coisa de errado. Lembrando que a temperatura da placa de vídeo chega no máximo a 60/69 graus e 50 normal. Meu processador é um FX 4300 e minha placa-mãe é uma GA-78LMT-USB3 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroREFER Rapaz você tem uma combinação complicada: FX 4300 + mobo 78ML. Os dois são fracos e precisam ser trocacos, pois esse seu processador até suporta over, mas essa mobo não aguenta e vai queimar se você continuar fazendo over nela. E esse processador, mesmo em over, não rende bem.

 

Venda esse kit e pegue, pelo menos, um FX 6300 + mobo 970. Se quiser algo mais seguro e simples pegue um i5 4ª geração e uma mobo H81. Se quiser economizar pegue um i5 3470 no ML usado e compra uma mobo B75 nova e seja feliz.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu li o que você escreveu sobre queimar a placa na mesmo hora reiniciei o pc e voltei pra 3800 e acabei percebendo que eu não tinha salvo quando coloquei pra 4500 por que antes tinha colocado de 3800 pra 4000 depois coloquei 4500 mais acabei não salvando. :lol:

Vai ter uma diferença boa no desempenho se eu trocar pelo FX 6300 ou por um i5 ? E a questão da placa-mãe eu não sabia que a minha era ruim assim, se eu trocar só o processador pra um i5 ou outro AMD vai ter um ganho alto de desemprenho ou a placa-mãe vai gargala com o processador ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, PedroREFER disse:

Quando eu li o que você escreveu sobre queimar a placa na mesmo hora reiniciei o pc e voltei pra 3800 e acabei percebendo que eu não tinha salvo quando coloquei pra 4500 por que antes tinha colocado de 3800 pra 4000 depois coloquei 4500 mais acabei não salvando. :lol:

Vai ter uma diferença boa no desempenho se eu trocar pelo FX 6300 ou por um i5 ? E a questão da placa-mãe eu não sabia que a minha era ruim assim, se eu trocar só o processador pra um i5 ou outro AMD vai ter um ganho alto de desemprenho ou a placa-mãe vai gargala com o processador ?

 

 

Do FX 4300 para o 6300 tem um diferença razoável, mas não vai tirar totalmente o gargalo que há entre processador e GPU no seu PC. Se você escolher o i5 vai ter que trocar de placa-mãe também, se for para o FX 6300 pode até usar a mesma placa, mas ela é ruim e vai limitar seu processador um pouco.

 

11 horas atrás, PedroREFER disse:

Tava vendo um FX 9590 vale a pena ou é melhor um i5 ?

 

Não vale a pena esse processador, pois ele consome uma montanha de energia e seria necessário uma mobo muito superior à sua para utilizá-lo.

 

O que te recomendo, para ficar tranquilo, é pegar um i5 3470 usado no ML e uma mobo B75 nova, ou um i5 4440 usado no ML e uma mobo H81 nova.

 

Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroREFER Não, nenhum FX supera um i5 em jogos. Quanto às placas mãe é o seguinte: se for pegar qualquer FX, use uma mobo com chipset 970, se for pegar processador da 3ª geração da Intel, pegue uma mobo com chipset B75, e se for pegar a 4ª geração da Intel pegue uma mobo H81 ou B85. Se quiser ir de 6ª geração da Intel pegue uma mobo B150, mas aí vai ter que pegar memórias DDR4.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@raulgrangeiro E se eu só trocar o processador pra um i5 3470 e continuar com a placa-mãe ?

 

Não, você não pode mais manter essa placa-mãe. Não devias nem ter comprado ela. É muita sacanagem continuarem vendendo um produto desses...

 

Se você pegar o i5 3470 você tem que comprar uma placa-mãe B75.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim essa que eu tava vendo mais achei estranho o preço ^^ ta muito baixo 

https://www.boadica.com.br/produtos/f1282/117409.html

 

Pronto, melhor preço ainda. Vá na loja e pegue logo ela. O i5 3470 você encontra somente usado no ML, mas os preços dele são muito bons e é certeza que não vai gargalar sua VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pra vender o FX 4300 por 200 e final do mês eu vejo melhor sobre comprar usado... Depois que eu comprei minha placa de vídeo usada com coil whine fica difícil comprar mais alguma coisa desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

To pra vender o FX 4300 por 200 e final do mês eu vejo melhor sobre comprar usado... Depois que eu comprei minha placa de vídeo usada com coil whine fica difícil comprar mais alguma coisa desse tipo.

 

Amigo, placa de vídeo é algo que não recomendo jamais comprar usada, pois possui componentes mecânicos (ventoinhas) e capacitores que podem vir a estourar.

 

Processadores não tem componentes mecânicos e nem capacitores, e a vida útil deles é de mais de 20 anos, então pode comprar usado sem preocupação. Apenas recomendo que procure modelos bloqueados para overclock, pois somente assim você terá certeza que ninguém fez overclock no processador, pois um overclock mal feito é uma das únicas coisas que podem levar um processador "à falência".

 

Eu já comprei 4 processadores usados na minha vida: meu antigo Q9550, meu atual i5 4570, um antigo i3 2100 pra meu irmão, e o atual i5 3470 do meu irmão. Todos vieram sem problemas e não me arrependi nem um pouco de tê-los pego usados, pois paguei menos da metade do preço em cada um, com exceção do i5 4570 que economizei cerca de 40% do valor dele novo.

 

Esse i5 3470 que te recomendei é bloqueado pra over, então pode comprar tranquilo, apenas veja a qualificação do vendedor.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Vou pegar um i5 4440 ou i5 4460 ainda não sei qual dos dois e a placa-mãe vai ser uma H81M-C/BR ou H81M-A/BR só não sei qual seria a melhor opção.

Também to pensando em comprar mais uma memoria 8gb 1333mhz ai vai ficar 2x8gb 1333 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, PedroREFER disse:

@raulgrangeiro Vou pegar um i5 4440 ou i5 4460 ainda não sei qual dos dois e a placa-mãe vai ser uma H81M-C/BR ou H81M-A/BR só não sei qual seria a melhor opção.

Também to pensando em comprar mais uma memoria 8gb 1333mhz ai vai ficar 2x8gb 1333 

 

Ótima escolha. Qualquer um dos dois processador vão te atender muito bem, assim como qualquer das duas mobos. Quanto à RAM 8 GB está de bom tamanho, mas se estiver barato, compre o outro pente também.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...