Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo final


Posts recomendados

Fala galera, bom dia! Sou novo aqui no fórum e estou com uma dificuldade. Estou terminando uma fonte de alimentação regulada e gostaria de saber como faço os cálculos finais para poder obter a tensão da saída.

 

Aqui vai a imagem da minha fonte:

 

preciso saber calcular o a partir do capacitor para o fim... essa parte não estou sabendo fazer

Quem puder me ajudar...

FONTE SIMÉTRICA 15V.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago soares oliveira ,

 

Ué ... você está usando reguladores 7812 e 7912, então a tensão de saída já está definida : +12V e  -12V !

 

Preste atenção em duas coisas : A tensão na entrada do regulador não pode cair abaixo de 16 Volts, senão a saída poderá variar; e a tensão na entrada também não pode ser muito alta sob pena de queimar o regulador.

 

Ao dimensionar o capacitor, ele tem de ter um valor tal que consiga manter a tensão sob ele no mínimo de 16 Volts na condição de maior corrente fornecida da fone ( 1 A em cada saida ).

 

Ao dimensionar o transformador, do tipo Center Tape, lembre-se de que ele tem de fornecer 2 A de corrente no mínimo.

 

Veja o datasheet dos reguladores LM7812 e LM7912 para você ter uma melhor ideia.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá paulo @aphawk

Primeiramente muito obrigado atender meu pedido e contribuir para que eu possa estar entendendo mais sobre o assunto.

Eu imaginei isso, em relação a tensão sair 12, porém quando fiz o relatório não foi considerado a resposta de que ao colocar um regulador de tensão 12 ele sairá com 12 volts, foi exigido um cálculo para poder explicar, ou seja, para poder provar o por que de estar saindo 12v.

 

Entendeu amigo ? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago soares oliveira ,

 

Entender, eu entendi... mas você está querendo explicar o funcionamento de um regulador de tensão que foi desenvolvido na década de 70, e desde então é usado em milhares de projetos de TCC sem nenhuma contestação de explicar o seu funcionamento ? 

 

Me parece uma exigência absurda de seu professor, meu amigo, isso é pura perda de tempo, e explicar como funciona internamente está bem acima de seu atual estágio de conhecimento. Basta saber que a saída dele é regulada na tensão de 12 Volts internamente, e possui proteção contra curto na saída e também limitação térmica.

 

Se quiser ver todos os detalhes, estão aqui : 

 

http://www.ti.com/lit/an/snva512b/snva512b.pdf

 

A série 78XX é uma pequena evolução do regulador LM109.

Repare a data original : 1971 ......

 

Este artigo a seguir também apresenta uma visão bem interessante do funcionamento :

 

http://www.righto.com/2014/09/reverse-engineering-counterfeit-7805.html

 

Enfim, pode ser que eu esteja muito velho e rabugento para entender essa exigência de seu professor como séria, então espere por mais respostas de outros membros, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk É amigo, poxa, mil desculpas caso eu tenha dito algo que talvez esteja fugindo da realidade, mas foi exatamente isso que foi pedido. O pior é que não sou o único com essa dificuldade, todos estão pendentes nessa situação, só não estão outros que optaram por outras técnicas, porém a pontuação será inferior. Mas desde já lhe agradeço pelas informações, e gostei muito de saber mais sobre isso. Eu faço curso de Automação, estou ainda no primeiro período, uma das matérias é eletrônica e, por coincidência, tenho prova de eletrônica hoje, mas é sobre transformador, diodo zener, capacitores ... bem tranquilo. 

 

Muito obrigado @aphawk

 

@faller kkk , o que é isso amigo? Desculpa, mas fiquei curioso! hahaha Só não vou começar a pesquisar agora porque preciso estudar um pouco mais para a prova. Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago soares oliveira ,

 

Eu entendí pela sua primeira resposta que você havia passado isso em seu relatório, mas ainda assim lhe pediram para apresentar os cálculos da tensão de saída.

 

Quanto à usar uma fonte com regulador de tensão fixo, não existe uma "outra técnica" , teriam de usar um regulador ajustável, ou uma fonte regulada com transistores, onde aí sim caberia apresentar um mínimo de cálculo.

 

Enfim, se realmente seu professor continua insistindo que você apresente os cálculos da tensão de saída, mas aceitou o seu circuito de fonte como correto mesmo usando um regulador de tensão fixo, sugiro trocar de professor kkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...