Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx6300 / i5 4440 / i5 6400


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

vinha pensando em dar um upgrade no meu pc ano q vem, mas um amigo esta querendo comprar um computador para ele jogar na faixa dos 2mil

como pra ele n é vantagem pegar um processado bom (i5 4440/4460 ou 6400) e ficar c uma placa d video mais fraca, ele iria pegar um fx6300 e ficaria c a gtx960

estava conversando c ele sobre ele pegar meu fx6300 e eu compraria um I5 nv para mim.

a duvida é se vale a pena pegar o i5 6400 ou ficar c o 4440 mesmo ja q o 4460 n tem muita diferenca em relação ao mesmo intel d quarta geração (acho q a frase ficou confusa)

o clock do 6ª geração é baixa mas acredito que funcionaria igual o meu fx6300 o tempo quase todo no turbo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegar o i5 6400 e usar memorias ddr4 depende da placa-mãe. Existem placas mães ddr3 e ddr4 para essa geração.

 

Quanto a questão i5 4440 vs fx 6300, sem duvida o i5 4440 é tecnicamente superior na maioria dos quesitos em relação ao amd. Maior força bruta e menor tempo de conversão multimídia são muitos dos seus atrativos, principalmente se for usado com memórias de velocidade 1600mhz ou superior. O fx 6300 tem como atrativos o preço, é destravado para overclock e tem dois núcleos a mais, mas estranhamente não consegue performances boas mesmo com memórias de maior velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DcBarbosa  você tem um config proxima da minha você tem algum problema de desempenho com esse setup??

jogo varios os jogos, mas o que eu mais gosto de jogar que é o csgo meu desempenho é o mesmo que minha antiga gtx 650

 

ja pesquisei e dizem que o processador amd que falha na plataforma source (engine do csgo) ja que os outros jogos que aceitam multi-cores o desempenho e excelente.

 

ja encontrou algum problema??.. se sim fala ai pra gente amigão

eu fiquei muito frustrado com esse desempenho em vista que amigos meus com intel me dao um banho de fos com processadores com ghz mais baixos e menos núcleos ... =/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafael justen @LetalWeapon o 4440 é muito superior ao fx6300, eu venderia ele ao meu amigo apenas para que ele ficasse c um pouco mais d $ para investir numa placa d video mais "parruda" ja q o fx6300 aguenta até a  gtx970.

 

qual o real ganho em usar DDR4? sei q são d um geração mais nova, mas pelo q acomanhei das DDR3 n vai ter tanta diferenca se eu usar uma 1333mhz ou 1866..

e aquele negocio de CL q eu n sei o que é mas me falaram q importa.

supostamente quanto menor o numero após esse CL, melhor é o desempenho

 

tenho 8GB ddr3 1600mhz cl10

e iria pegar 

8gb ddr4 2xxxmhz cl 12

o aumento d frequencia e fato d ser ddr4 compensaria esse CL?

 

iria pegar uma mobo compativel c ddr4 se compensar

 

atualmente n tenho problemas de desempenho(tive problemas c minha fonte mas n vem ao caso).

testei cs.go um pouco e n tive problemas,

 

(minha opnião ->)ele é um jogo leve graficamente, porém mal otimizado suga minha vga e processador da mesmo forma q gta V no maximo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafael justen @LetalWeapon o 4440 é muito superior ao fx6300, eu venderia ele ao meu amigo apenas para que ele ficasse c um pouco mais d $ para investir numa placa d video mais "parruda" ja q o fx6300 aguenta até a  gtx970.

 

qual o real ganho em usar DDR4? sei q são d um geração mais nova, mas pelo q acomanhei das DDR3 n vai ter tanta diferenca se eu usar uma 1333mhz ou 1866..

e aquele negocio de CL q eu n sei o que é mas me falaram q importa.

supostamente quanto menor o numero após esse CL, melhor é o desempenho

 

tenho 8GB ddr3 1600mhz cl10

e iria pegar 

8gb ddr4 2xxxmhz cl 12

o aumento d frequencia e fato d ser ddr4 compensaria esse CL?

 

iria pegar uma mobo compativel c ddr4 se compensar

 

atualmente n tenho problemas de desempenho(tive problemas c minha fonte mas n vem ao caso).

testei cs.go um pouco e n tive problemas,

 

(minha opnião ->)ele é um jogo leve graficamente, porém mal otimizado suga minha vga e processador da mesmo forma q gta V no maximo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao quesito memoria, embora fuja do tópico. Em tese memórias ddr3 ou ddr4  tem diferenças grandes de desempenho e as ddr4 acima de 2400mhz são extremamente voltadas para esse foco. No nicho ddr3 de 1866 ate 2400mhz em comparação as ddr4 de 2133 a 2400mhz pode sim haver um empate ou uma pequena vitória da ddr3 em virtude da mesma trabalhar com latências mais baixas (8 a 11 dependendo do modelo). Mas isso depende do conjunto em si, placa-mãe top de linha combinada com processamento forte.

 

Pode-se notar que placas mães top de linha no socket 1151 com suporte a sli, não tem modelos ddr3!

 

Finalizando, se você pretende migrar para ddr4, tenha em mente que será necessário uma total reformulação do seu hardware, inclusive S.O, pois o windows 7 em certas placas, tem problemas de instalação, embora exista um artificio que permite driblar esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, LetalWeapon disse:

Respondendo ao quesito memoria, embora fuja do tópico. Em tese memórias ddr3 ou ddr4  tem diferenças grandes de desempenho e as ddr4 acima de 2400mhz são extremamente voltadas para esse foco. No nicho ddr3 de 1866 ate 2400mhz em comparação as ddr4 de 2133 a 2400mhz pode sim haver um empate ou uma pequena vitória da ddr3 em virtude da mesma trabalhar com latências mais baixas (8 a 11 dependendo do modelo). Mas isso depende do conjunto em si, placa-mãe top de linha combinada com processamento forte.

 

Pode-se notar que placas mães top de linha no socket 1151 com suporte a sli, não tem modelos ddr3!

 

Finalizando, se você pretende migrar para ddr4, tenha em mente que será necessário uma total reformulação do seu hardware, inclusive S.O, pois o windows 7 em certas placas não instala a não ser com um pequeno artificio.

valeu mesmo amigo. eu ja uso w10 e pretendo aproveitar apenas hd,ssd e placa d video. Se por acaso aparecer algum $ do ceu ia ser pra pegar um monitor maior. 

Estou aguardando meu amigo vender o macbook 2012 dele para comprar meu processador,mobo e memoria e resto do $  dele ia ser pra fonte,gabinete,placa d video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu investiria em plataforma do zero, no i5 6400 por ser soquete novo, com suporte upgrade futuro, maior tempo de suporte pela Intel, melhor ipc frente as gerações anteriores i5 2500k, i5 3330, i5 4440/4460. 

 

Minha recomendação ao i5 6400 não é pelo FX 6300 ser "muuiiiito inferior a ele", não em bem assim...um FX 6300 em Multi Thread tem desempenho parecido com os Core i5 2500k i5 4440, i5 6400, a questão é que em jogos DX 11 atuais e a maior parte da engines "gosta" de clock elevado aliado ao ipc elevado e nisto o i5 6400 se sobressai frente não só a AMD mas frente a toda as gerações antigas dos cpus que ele substitui, como i5 2500k, 3330, i5 4440/i5 4460.

 

Já postei alguns testes aqui no fórum referentes ao desempenho Multi Thread em processadores AMD FX e Intel, a diferença nos testes em single thread frente multi thread é absurdo no que tange ao desempenho dos FX, mas os AMD ficam restritos dependendo da otimiização via software para usar os vários núcleos coisa que só vem acontecendo nas apis de jogos a partir do DX 12 e Vulkan que ainda vão depender da otimização das engines e da habilidade dos programadores, vai levar um certo tempo até games em DX 12 e Vulkan ficarem bem otimizados.

 

 

Compartilhando informações:

Sei que estes benchmarks é somente em renderização e codificação de imagem e vídeo, mas é bem efetivo para se ter uma noção da capacidade de poder de processamento usando 1 núcleo ou todos os núcleos, dependendo do processador.

 

Veja aqui o desempenho dos FX em single(usa 1 núcleo o que vale mais é o ipc aí os Intel ganham de lavada) 

51119.png

 

Agora veja o desempenho em multi(todos os núcleos físicos usados):

51120.png

 

Em renderização:

Modo Single: 

 

51135.png

 

Modo Multi:

51136.png

 

Note que em todos os que usam 1 núcleo o Core i3 3220 ganha até do FX 8350, mas quando usa os vários núcleos ele fica equiparável ao i7 3770 concorrente dele em 2012.

 

Isto que postei acima é só para motivo de informação.

 

Valeu.

 

Mas o ideal visando equilibrio em bom desempenho single e multi thread, com ipc elevado e bom desempenho multi tarefa leve o i5 6400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado galera

único problema pra mim agora é que precisei gastar parte do $ com uns probleminhas pessoais e c a troca do kit teclado/mouse...

vou ter que esperar + um tempo para talvez pegar esse i5 6400

ou talvez pegar o i3 6100 / 6300 apenas para comecar o upgrade para 6ª geração c ddr4 e se a situação melhorar mudo para o i5/i7.

 

 

 

por este video, parece que o i3 6100 é capaz de bater no fx mesmo sendo apenas dual core

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Lucio Erglis disse:

@DcBarbosa Se for de I5 da 6ª geração, escolha o 6500 (por 90 a mais) ou o 6600 (200,00 a mais). Eles tem o clock bem mais alto que o 6400, seu dinheiro fica melhor investido

vou precisar segurar minha configuração atual até junho/julho e tentar pegar o melhor possivel, mas precisei trocar velas e cabo de vela do carro e la foi 250$ + 150 do teclado mouse

minha caixinha do upgrade ficou prejudicada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...