Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor como chave eletrônica/ tensão saida baixa


Ir à solução Resolvido por Jaime Francisco da Silva,

Posts recomendados

Galera to usando um esquema  como esse da foto,  mesmos resistores só q no lugar do motor é um fita de led 12v com 1, 02A, no transistor eu usei o bd139 e tip122, só q a tensão final q alimenta a fita cai muito e a fita fica com o brilho comprometido, no bd 139 caiu pela metade e com o tip122 caiu pra 10.58 volts.

Minha pergunta é o que devo trocar no esquema ? Resistores? Transistor?  

Se for o transistor por qual devo substituir? 

imageproxy-3.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@aphawk

Não funcionou nada mudou tanto com o bd tanto com o tip122

Não seria o transistor ?

Pois o bd a tensão cai pra 7vlts e o tip cai pra 10.98 v

O bd esquenta bem mai q o tip 

 

É polarização ruim.

Mantenha R2 como está e use 300 Ohms em R1.

Testa aí e me avise 

 

 

Eu vi aqui no datasheet que o BD139 tem ganho de 25 com corrente de 0.5A no coletor.

 

Significa dizer que se dividirmos 1A da sua carga, pelos 25 de ganho, teremos que pôr 0,04 amperes na base para o bd139 liberar 1A fechado. 

 

Como sua fonte de acionamento é de 5V, temos: 

5 dividido por 0,04A (Corrente de base necessária) = 125 Ohms de resistor de base. 

Você precisa de um resistor de no minimo 125 Ohms na base, para fornecer 1A. 

Use um de 100 Ohms por ser mais fácil de achar. 

 

Agora vamos comprova: 

5V dividido por 125= 0,04 amperes na base. 

 

Com o resistor de 100 Ohms você terá a corrente de 1A na carga. 

Na verdade terá uma capacidade além de 1A. 

 

Mas funcionará perfeitamente como chave. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule ,

 

Curioso esse BD139 ... Tenho 5 deles que são Bd139c-16, com ganho mínimo de 100. E foi isso que eu supus como ganho deles, pois usei muito ele como estágio excitador de amplificador de áudio.

 

Mesmo assim, supondo ganho=100, não dá para saturar o transistor, sem abaixar bastante o valor de R1, para corrente de coletor de 1 A.

 

Eu não havia notado que a corrente de coletor era de 1,02A, eu lí 02 A porque o 1 tava separado, e imaginei que era 200 mA kkkkkk !

 

É o que dá responder sem ler atentamente pelo menos 2 vezes !

 

Mesmo assim, deveria ter funcionado no TIP 122, pois é um Darlington. Deve estar pifado.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gente nao funcionou, fiz com vocês disseram mas nada se alterou.teriam algum outro esquema q possa usar?

Eu tenho aqui 

Bc 546, 547, 548, 558

Tip 122

Bd 139 140

Mosfet irf 630

Tem algum esquema q posso fazer (mesmo q precise comprar outro transístores) pra acionar a carga de 12v com 5v?

E com o mosfet? Ele é bem parrudo , não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom usar um diodo em paralelo com motor(diodo de roda livre pesquisa no google).Um exemplo que fiz,mais se quiser mais detalhe do funcionamento do mosfet,so jogar no google que vai achar.O modelo de mosfet que você tem(irf630) é muito ruim,pois ele tem ron de 0.4Ohm,valor muito alto,com corrente de 3a,gera  entorno de 4w de pontencia dissipada,busca modelos de mosfet irf1404,tem 0.004mOhm ou qualquer outro com baixa resistencia

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, aphawk disse:

@Jaime Francisco da Silva ,

 

Tem alguma coisa errada ou na sua fita de Leds, ou em seus transistores.

 

De maneira nenhuma a tensão do TIP122 seria maior do que a do BD139, pois ele é um Darlington, com muito mais ganho !

 

Paulo

 

Justo por ser darlington seu VCEsat é maior e consequentemente o valor tensão sobre a fita de led é menor..

Repara ei que essa tensão VCE pode assumir valores máximos de 2 a 4 Volts em função da corrente de coletor. Claro que se o VCE atinge 2 Volts a tensão sobre a fita terá de cair para 10 Volts... Não estou vendo nenhum erro ai...

 

Tip122%20VCEsat_zpsmlwhysbn.jpg~original

 

Veja ai o VCEsat do BD139, em torno de 0,5 Volts. Ai o problema passa a ser outro, falta de polarização para saturação do transistor...  Se tivesse a correta polarização de saturação a tensão sobre a fita de led chegaria a quase 11.5 Volts...

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/BD/BD135.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller ,

 

No caso do TIP 122 :

 

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/TIP120-D.PDF

 

Fazendo a modificação que o Albert falou, mantendo o Resistor de base com 330 ohms, a corrente de base será maior do que 2 mA sem precisar fazer nenhuma conta de malha.... 

 

Na página 6, gráfico 10, para uma corrente máxima de coletor de 1A, está muito claro que o transistor está saturado, com tensão VCE abaixo de 1,4 Volts, o que permite a fita receber 10,6 volts, e já deve ter um bom brilho com isso.

 

Se isso não serviu para o postulante, então tem de trocar mesmo por um transistor comum.

 

Agora, supondo o BD139, com a mesma modificação do Albert :

 

http://www.redrok.com/NPN_BD135_45V_1.5A_12.5W_Hfe40_TO-126.pdf

 

Supondo ganho de 100 , e corrente na base acima de 10 mA , o transistor deveria estar no limite de iniciar a saturação, mas podemos esperar  tensão VCE abaixo de 1 Volt.

 

O postulante informou que mesmo com a alteração a tensão sobre a fita se manteve na ordem de 6 volts....

 

Isso que eu não consigo entender..... algo está errado nesse caso.

 

No caso do BD 139, deve ter pego um daqueles transistores com ganho muito baixo, então só mesmo trocando ele. Se mesmo assim não mudar, complicou kkkkk  e nesse caso não sei o mais dizer kkkkk

 

Mas no caso do TIP 122, não tem como ficar melhor do que já está.....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro aphawk

Com os transistores carimbados que o mercado costuma vender não me assustaria eles sequer ser BD135 e sequer ter ganho acima de 10 a 15..

 

Mas chegamos a uma mesma conclusão: Não tem muito o que melhorar ai com o TIP 122 pois os transistores Dalingtom perdem uma tensão pouco maior de VCEsat pela topologia.

 

Acho que tem pelo menos 3 saídas ai se o demandante quiser ter 12 Volts sobre a fita led:

- Bota relé;

- Bota fet para comutar, com baixa resistência equivalente

- Coloca uma fonte com mais de 12 Volts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller ,

 

Você tem toda a razão sobre isso dos transistores..... a remarcação é algo que já existia em 1984, quando eu trabalhava no CQ fazendo casamento de transistores com um traçador de curvas .... e com certeza hoje deve ser muito maior. Cansei de receber transistores "estranhos"  remarcados como se fossem BC547 / BC557 .... alguns tinham até a cara-de-pau de dobrar o terminal da base para o outro lado , pois o Coletor e o Emissor eram invertidos em relação ao invólucro do BC 547 / BC557 .....

 

Também acho que a melhor opção é um Mosfet, do tipo desses de porta lógica que acionam com tensões acima de 3,5 Volts no gate. Algo como o 30N06L, comprei alguns bem baratinhos no início do ano, e são bem parrudos....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @faller

Trocando em miudos...

Colocando resistor de base de 330ohm, mantenho R2 com 1k como no esquema original? Ou o de 47k como sugerido depois?

Vou precisar de uns bd 135 pra outro projeto posso usar ele ? Tenho q mudar as resistências? quais? 

Quando falam em transistor comum a qual se referem? 

O que seria fet?

Teria algum outro mosfet de porta logica pois esse 30n06l não tem nem no mercado livre

Não queria usar  relé pois o projeto é de decoração na estante, então nao queria aqueles  estalinhos toda vez q é ligado e desligado.

E Obrigado pela ajuda e atenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nao Sei

Amigo obrigado pelo seu esquema ,

O que quero acionar na verdade é uma fita led de 12v q nesseita de 1, 2A.

Ainda preciso usar o diodo?

As resistências mantenho as mesmas?

Esse mosfet não encontei poderia me indicar alguns equivalentes? 

O moc 817  tenho um  monte mas por duvida minha podia usar o moc 3020 né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...