Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao ligar mais de uma fita de led rgb no mesmo controlador.


osatoas

Posts recomendados

Pessoal, estou instalando uma fita de led rgb 5050 na minha sanca. Assisti a varios videos na internet e decidi colocar 4 fitas ligadas em um unico controlador. Entre as fitas coloquei um amplificador de sinal ligado a uma fonte de alimentação. Ja testei em separado e todas as fitas estão funcionando perfeitamente. Ocorre que quando ligo as fitas em serie somente a primeira fita acende a cor vermelha. As demais so acendem o led azul e verde. Ja troquei vairos amplificadores/controles e nada. Ou todos os meus controladores e amplificadores estão com defeifo ou estou fazendo algo errado.

 

Vou postar uma foto que mudei a cor roxa (vermelho+azul). Na primeira fita fica roxo, ja na segunda em diante fica azul, porque a cor vermelha nao acende.

 

Alguem sabe?

20160507_121922.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligue-as em paralelo, certificando-se que a corrente fornecida pelo controlador é suficiente para as 4.

 

Ao ligá-las em série estás fazendo um divisor de tensão, ou seja, necessitas de uma tensão 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentar as 4 em série com 48v x 200mA.

Ao ligá-las em paralelo estás fazendo um divisor de corrente, ou seja, necessitas de uma corrente 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentas as 4 em paralelo com 12 x 800mA.

 

Em paralelo você deve obter sucesso, já que a tensão do controlador deve ser ideal para um fita, ao mesmo tempo em que deve ter uma folga na corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou meio leigo no assunto. Eu segui os exemplos que vi em alguns sites como:

 

 

 

 

E neste tutorial que ta bem explicado:

 

 

http://blog.cidadeled.com/2014/01/tutorial-como-instalar-fita-led-rgb.html

 

E ai, sera que nao tem como fazer igual o pessoal acima?  To com medo do problema ser nos meus amplificadores ou controladores. Alguem ja viu um problema parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

 

 

 

Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

 

20160510_220536.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, osatoas disse:

Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

 

 

 

Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

 

20160510_220536.jpg

Também é brincadeira de sua parte, uma falta de objetividade total. Só agora você aporta esse dado importantíssimo que é a demanda ultra alta dessa sua fita, de 12V x 6A..  Isso dai dá 72 Watts. Ou essa sua fita é especial ou tem mais de 5 metros...

Estou até estranhando essa sua fita com tamanha demanda... Tens certeza de que a fita demanda 6A????????????

Ai tem de trocar esse seu controlador, as coisas tem de casar, isso é o mínimo do mínimo. você não vai colocar uma caminhonetinha da Fiat para carregar terra e pedras em uma obra de barragem, por exemplo..

 

Mas que a ligação ainda vai ser em paralelo, isso vai. O controlador vai ter de segurar a corrente de 24 ou mais Amperes..

 

Você vai ter como resposta sempre na direta proporção da qualidade da informação que você presta.. Ajude a lhe ajudar.. As informações de tensão e corrente, tanto da fita quanto do controlador que pretendes usar eram as primeiras informações que deverias ter informado. Aliás, era tão simples sacar a resposta que a análise desses valores iria até mesmo definir a resposta..

 

Ademais a única informação dada e foi de uso da fita com led SMD5050.

Ora, o led CI 5050 pede 20 mA tipicamente, veja...

 

LED%20SMD%205050_zpsmo7gsgsd.jpg~origina

quem pensaria em demandas do tamanho de 6A.. (o que se explica com fitas extremamente grandes com 5 metros ou mais)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

pessoal estou tendo este problema.

 conectei tudo em paralelo cuidando os fios como é mandado. porém quando é alguma cor que tenha azul (roxo por exemplo) apenas uma fita acende corretamente, as outras duas ficam em outra cor.

ps: para algumas cores as três fitas acendem normalmente.

o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osatoas Conseguiste resolver o problema? Como?

Andei dando uma olhada sobre estes amplificadores e existem alguns casos que realmente as cores ficam alteradas. A principal justificativa (normalmente dos vendedores de amplificadores) é que a fila LED RGB não aceita o amplificador.

 

@faller e @ljMonteiro

A foto que o @osatoas colocou representa o controlador do LED RGB, com os valores de input e output, ele não indicou quando é o consumo da própria fita LED. Pelo que eu andei pesquisando, as Fitas LED SMD5050, pelo menos para o rolo de 5 metros (que é o mais comum e acredito que seja o mesmo em questão) tem um consumo de 36W e necessitam de 3A por rolo (150 LEDs por rolo). Assim o controlador daria conta de pelo menos um rolo de fita. Caso sejam 300 LEDs por rolo, aí acredito que teremos problema com a(s) fonte(s) e com os amplificadores, pois somente amplificam 3A.

 

Fonte:

http://www.revoled.com.br/blog/aprenda-como-calcular-a-potencia-ideal-de-fonte-de-alimentacao-para-ligar-fitas-led/

 

Com relação a ligação em paralelo, não entendo como seria realizado. Da forma que a foto foi enviada, para mim, a ligação já estaria em paralelo. A fonte, que pode ser a mesma, caso suporte o consumo, é ligada paralelamente ao se inserir o amplificador, somente restando a passagem da configuração de cor de uma fita para a outra na ligação entre as fitas LED.

Um requisito importante é a utilização de somente um controlador da cor do LED dentro do circuito inteiro, ou seja, todas as fitas devem estar sincronizadas na mesma cor.

 

Paralelo:

cbe0001_19.jpg

Série:

cbe0001_17.png

 

@osatoas

Acho interessante seguir exatamente os passos do primeiro vídeo que postaste, nele as conexões são realizadas após a ligação do LED, e sempre a conexão da fonte é realizada antes de se conectar a próxima Fita LED. Talvez isto seja um ponto de atenção.

 

Enfim, ainda não comprei nenhum aplificador, mas tenho receio de cair em um caso semelhante.

Também gostaria de mais opiniões e se possível de um esquema eletrônico quanto a este assunto.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 11 meses depois...

ola eu comprei um kit Cooler fan RGB com fita de led porém quando liguei todos no Gabinete do computador os cooler ficarão com uma cor fraca e sem pegar todas as cores a fita de led ficou com cores fortes porém não fusiona todos os botão do controle na fita alguém pode me ajudar? 

cooler rgb comconj-3-cooler-fan-120mm-rgb-cfita-led-controladorcontrole-D_NQ_NP_770321-MLB26945380085_032018-F.thumb.jpg.c9d0cac5ef08ccc47ee6d3b50010fa34.jpg fita de led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...