Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
osatoas

Problema ao ligar mais de uma fita de led rgb no mesmo controlador.

Recommended Posts

Pessoal, estou instalando uma fita de led rgb 5050 na minha sanca. Assisti a varios videos na internet e decidi colocar 4 fitas ligadas em um unico controlador. Entre as fitas coloquei um amplificador de sinal ligado a uma fonte de alimentação. Ja testei em separado e todas as fitas estão funcionando perfeitamente. Ocorre que quando ligo as fitas em serie somente a primeira fita acende a cor vermelha. As demais so acendem o led azul e verde. Ja troquei vairos amplificadores/controles e nada. Ou todos os meus controladores e amplificadores estão com defeifo ou estou fazendo algo errado.

 

Vou postar uma foto que mudei a cor roxa (vermelho+azul). Na primeira fita fica roxo, ja na segunda em diante fica azul, porque a cor vermelha nao acende.

 

Alguem sabe?

20160507_121922.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue-as em paralelo, certificando-se que a corrente fornecida pelo controlador é suficiente para as 4.

 

Ao ligá-las em série estás fazendo um divisor de tensão, ou seja, necessitas de uma tensão 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentar as 4 em série com 48v x 200mA.

Ao ligá-las em paralelo estás fazendo um divisor de corrente, ou seja, necessitas de uma corrente 4 vezes maior para alimentar os leds. Ex: Se cada fita utiliza 12v x 200mA, terás que alimentas as 4 em paralelo com 12 x 800mA.

 

Em paralelo você deve obter sucesso, já que a tensão do controlador deve ser ideal para um fita, ao mesmo tempo em que deve ter uma folga na corrente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu sou meio leigo no assunto. Eu segui os exemplos que vi em alguns sites como:

     

     

     

     

    E neste tutorial que ta bem explicado:

     

     

    http://blog.cidadeled.com/2014/01/tutorial-como-instalar-fita-led-rgb.html

     

    E ai, sera que nao tem como fazer igual o pessoal acima?  To com medo do problema ser nos meus amplificadores ou controladores. Alguem ja viu um problema parecido?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    30 minutos atrás, osatoas disse:

    E ai, sera que nao tem como fazer igual o pessoal acima? 

    É só ligar as diferentes fitas em paralelo, nenhum segredo, simples demais..

    Você ligou em série... Fio a fio cor de fio com cor de fio...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

     

     

     

    Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

     

    20160510_220536.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    3 horas atrás, osatoas disse:

    Bom, o problema da ligação em paralelo, se entendi bem o que voce esta me aconselhando a fazer é que o controldor aguenta uma corrente máxima de 6A, cada fita usa 5A, ligar 4 fitas em paralelo usaria 20A.

     

     

     

    Se estou errado e nao se importar,  pode fazer um rascunho simples para esta ligação em paralelo?

     

    20160510_220536.jpg

    Também é brincadeira de sua parte, uma falta de objetividade total. Só agora você aporta esse dado importantíssimo que é a demanda ultra alta dessa sua fita, de 12V x 6A..  Isso dai dá 72 Watts. Ou essa sua fita é especial ou tem mais de 5 metros...

    Estou até estranhando essa sua fita com tamanha demanda... Tens certeza de que a fita demanda 6A????????????

    Ai tem de trocar esse seu controlador, as coisas tem de casar, isso é o mínimo do mínimo. você não vai colocar uma caminhonetinha da Fiat para carregar terra e pedras em uma obra de barragem, por exemplo..

     

    Mas que a ligação ainda vai ser em paralelo, isso vai. O controlador vai ter de segurar a corrente de 24 ou mais Amperes..

     

    Você vai ter como resposta sempre na direta proporção da qualidade da informação que você presta.. Ajude a lhe ajudar.. As informações de tensão e corrente, tanto da fita quanto do controlador que pretendes usar eram as primeiras informações que deverias ter informado. Aliás, era tão simples sacar a resposta que a análise desses valores iria até mesmo definir a resposta..

     

    Ademais a única informação dada e foi de uso da fita com led SMD5050.

    Ora, o led CI 5050 pede 20 mA tipicamente, veja...

     

    LED%20SMD%205050_zpsmo7gsgsd.jpg~origina

    quem pensaria em demandas do tamanho de 6A.. (o que se explica com fitas extremamente grandes com 5 metros ou mais)

    Editado por faller
    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A ligação deve ser em paralelo. (Melhor forma)

     

    Se o controlador não suporta, utilize dois ou compre um com o dobro da potência. Verifique as informações da fita, como @faller disse, tem que ser uma fita enorme para consumir tanto.

    Editado por ljMonteiro

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    pessoal estou tendo este problema.

     conectei tudo em paralelo cuidando os fios como é mandado. porém quando é alguma cor que tenha azul (roxo por exemplo) apenas uma fita acende corretamente, as outras duas ficam em outra cor.

    ps: para algumas cores as três fitas acendem normalmente.

    o que pode ser?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @osatoas Conseguiste resolver o problema? Como?

    Andei dando uma olhada sobre estes amplificadores e existem alguns casos que realmente as cores ficam alteradas. A principal justificativa (normalmente dos vendedores de amplificadores) é que a fila LED RGB não aceita o amplificador.

     

    @faller e @ljMonteiro

    A foto que o @osatoas colocou representa o controlador do LED RGB, com os valores de input e output, ele não indicou quando é o consumo da própria fita LED. Pelo que eu andei pesquisando, as Fitas LED SMD5050, pelo menos para o rolo de 5 metros (que é o mais comum e acredito que seja o mesmo em questão) tem um consumo de 36W e necessitam de 3A por rolo (150 LEDs por rolo). Assim o controlador daria conta de pelo menos um rolo de fita. Caso sejam 300 LEDs por rolo, aí acredito que teremos problema com a(s) fonte(s) e com os amplificadores, pois somente amplificam 3A.

     

    Fonte:

    http://www.revoled.com.br/blog/aprenda-como-calcular-a-potencia-ideal-de-fonte-de-alimentacao-para-ligar-fitas-led/

     

    Com relação a ligação em paralelo, não entendo como seria realizado. Da forma que a foto foi enviada, para mim, a ligação já estaria em paralelo. A fonte, que pode ser a mesma, caso suporte o consumo, é ligada paralelamente ao se inserir o amplificador, somente restando a passagem da configuração de cor de uma fita para a outra na ligação entre as fitas LED.

    Um requisito importante é a utilização de somente um controlador da cor do LED dentro do circuito inteiro, ou seja, todas as fitas devem estar sincronizadas na mesma cor.

     

    Paralelo:

    cbe0001_19.jpg

    Série:

    cbe0001_17.png

     

    @osatoas

    Acho interessante seguir exatamente os passos do primeiro vídeo que postaste, nele as conexões são realizadas após a ligação do LED, e sempre a conexão da fonte é realizada antes de se conectar a próxima Fita LED. Talvez isto seja um ponto de atenção.

     

    Enfim, ainda não comprei nenhum aplificador, mas tenho receio de cair em um caso semelhante.

    Também gostaria de mais opiniões e se possível de um esquema eletrônico quanto a este assunto.

     

    Obrigado!

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×